') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°200 - Julho de 2017 - Ano XVII

Anuncie aqui

Capa da primeira edição do jornal OLHO NU feita em WORD

O jornal OLHO NU está lançando sua 200ª edição. Parece que foi ontem que tudo começou. A edição número 1 lançada em agosto de 2000 foi feita em Word e distribuída por e-mail a pessoas cadastradas. O objetivo era que as páginas fossem imprimidas pelo leitor, para poder levar o jornal a qualquer lugar e ler sem problemas. Não havia ainda as facilidades das plataformas digitais, tampouco ter um laptop era possibilidade viável. Com o passar do tempo surgiu também a edição on-line e o número de "assinantes" e leitores aumentou. Já são mais de três milhões de acessos oriundos de toda a parte do globo, mesmo sendo a linguagem apenas em português. Neste tempo o jornal OLHO NU colecionou respeito e credibilidade e é um dos principais meios de divulgação de informações sobre o Naturismo no Brasil e no mundo, com matérias sendo traduzidas e republicadas em outras mídias naturistas internacionalmente. Tudo isso se deve a você, leitor, que tem encontrado no jornal OLHO NU todo respeito e atenção que merece. Vencida esta etapa, vamos adiante para, quem sabe, mais 1000 edições.

 

Já pode preparar a mala. Seu próximo evento oficial é o VI Encontro Naturista Norte-Nordeste, a partir de 7 de setembro na praia de Tambaba. A programação diversificada terá como tema "Naturismo: mais qualidade de vida". Está incluído neste evento a 10ª edição do Tambaba Open de Surf Naturista, a tradicional competição esportiva que reúne dezenas de atletas naturistas das águas. Leia a programação completa em VI ENNN.

 

No mês de junho comemorou-se em todo o mundo o Dia do Meio-Ambiente. O Naturismo por sua definição e conceito tem a proteção e o respeito ao meio ambiente como uma de suas metas. Há tanta simbiose entre Naturismo e Meio-ambiente que ambas têm a data de 5 de junho como seu dia Internacional. O Naturismo precisa promover mais ações concretas pró meio ambiente nas suas áreas, nos seus encontros e nos seu eventos. Essa deveria ser preocupação primária de todos os dirigentes das associações naturistas de todo o mundo. Visando esta finalidade a SONATA promoveu no dia 10 de junho uma caminhada contemplativa pela reserva ambiental em torno da praia de Tambaba,  e, na continuação, uma oficina de reciclagem. Belo exemplo.

 

Na Bahia, associados voluntários do Ecoparque, da Ecovila da Mata e da AMANAT se juntaram a moradores da Vila de Massarandupió para praticar ações de revitalização da vegetação da praia e ainda participaram de uma reunião com representantes das secretarias de meio-ambiente de seis municípios do Litoral Norte do estado. Veja em Naturismo & Sociedade. Também veja que os Naturistas do Centro Oeste Paulista fizeram doações de roupas e objetos para uma instituição de caridade após a realização de seu evento junino.

 

Paulo Pereira analisa o livro de Mary Del Priori "Histórias íntimas" a partir de uma conversa que teve com o escritor Moacyr Sclair na livraria Leonardo Da Vinci, no Rio de Janeiro, anos atrás. O livro de Priori mostra como a sociedade brasileira dos séculos passados encaravam o corpo, o sexo, a nudez e a intimidade. Em NATCrônica.

 

Federação Internacional de Naturismo convoca as federações filiadas para novo congresso em 2017 para votar, de novo, para presidente. A eleição ocorrida em novembro passado foi impugnada. Em Notícias da FBrN. Na mesma seção saiba que a FBrN começou a distribuir para suas filiadas os certificados de entidades naturistas. E ainda, foi lançado o edital para escolher a sede do próximo Encontro latino Americano de Naturismo a ser realizado em março ou abril do próximo ano. Todas as entidades filiadas à FBrN poderão se candidatar.

 

E não esqueça de assinar a petição para aprovação da Lei que regulamentará a prática do naturismo na praia das Dunas, na Aldeia de Massarandupió, no estado da Bahia. Essa ação é muito importante para apoiar a luta incessante pela prática saudável de nossa filosofia de vida.

 

Nosso correspondente internacional, Alfredo Rojas, faz um apanhado geral das possibilidades de se praticar naturismo nas praias e resorts dos países da América Central. Venha conosco visitar sete países que possuem belíssimas paisagens, mas que possuem diferentes aceitação para a nudez social. Em NATEspecial.

 

Em MídiaNAT, os Naturistas da Grande São Paulo (SPNAT) apresenta a décima quinta edição de seu boletim informativo "Naturalmente", que traz matérias sobre a festa junina do grupo realizada no início de julho. Leia também mais uma edição do jornal NUDELOT, a revista virtual argentina que trata de assuntos de alto nível ligados ao naturismo. Veja todo o conteúdo deste exemplar clicando nos links da página.

 

Em Nu em Notícia saiba que em Nova York houve, em plena Times Square, um evento de pintura corporal com todo mundo nu com objetivo de celebrar a positividade do corpo. Na mesma seção, finlandeses tentam quebrar o recorde mundial de maior mergulho nu.

 

Veja o vídeo produzido pelo portal OS NATURISTAS que mostra um pouco da festa junina do SPNAT no último final de semana de junho. Leia também a nova edição do boletim informativo do SPNAT, "Naturalmente". Nesta edição há o resumo da Festa do Trabalhador, tema do seu último encontro. Leia também como foi a assembleia da associação que ratificou o novo estatuto. Muitas fotos e comentários. Em NATAssociações. Leia também o calendário de eventos do NATCOP e uma das ações sociais que o grupo pratica.

 

Arte: Henrique de Macedo

Mais um artista mostra seu talento retratando naturistas em suas composições. É um desenhista amador de Santa Catarina que homenageou o estudioso do naturismo Arthur de Lacerda. Em NATArte.

 

A Festa "Julina" na praia do Abricó atraiu a imprensa não naturista para registrar o evento; Programa da RedeTV exibiu conteúdo sobre naturismo no dia 26 de junho passado. O programa dividido em três partes abordou o tema nas duas primeiras. A primeira parte foi em Massarandupió, na Bahia, e a segunda na praia do Abricó no Rio de Janeiro. Clique em De Olho na Mídia e confira os dois vídeos.

 

A NATAgenda tem opções para comemorar do jeito naturista as festas Juninas, em julho. A Associação naturista de Abricó também promove o arraiá naturista. Em agosto já tem a festa Madagascar do SPNAT e, no mesmo final de semana, o PlaNAT convida para seu encontro mensal e o NATCop organiza encontro em homenagem ao dia dos pais. Já pode se organizar.

 

O Ecoparque da Mata realiza mais um Encontro de Vivências Naturais - Permacultura, em agosto e já marcou a data para mais um encontros semelhante.

 

Quem ainda não conhece a praia de Tambaba, e também para aqueles que já conhecem, há uma boa oportunidade de realizar esse sonho em outubro para participar de um evento que reunirá os amigos de Tambaba, que serão levados por uma tradicional companhia de turismo em prestigiar eventos desse tipo. Veja os detalhes em NATEvento 2.

 

Em NATNovidades leia que um novo grupo está sendo formado em Minas Gerais. Uma boa notícia para cobrir a carência de grupos oficiais no imenso e belo estado. E não só este. Mais  dois grupos estão se organizando. No Rio de Janeiro e outro em São Paulo. Os dois marcaram seus primeiros encontros oficiais de organização. No último domingo de julho Os Amigos Naturistas se reúnem e em meados de agosto é a vez do Nós Naturistas. Também haverá um evento mais holístico no Rio de Janeiro. É um encontro que tem o propósito de acalmar um pouco a mente, liberar os excessos de emoções e entrar em contato consigo integrando o que vêm sendo vivido através de silêncio, escuta e movimento do corpo. No dia seguinte um novo grupo naturista faz seu primeiro encontro, no Rio de Janeiro, no último domingo de julho. Veja mais detalhes.

 

NATNavegue com a gente e descubra que uma fotógrafa alemã faz sua arte registrando jovens em um retiro naturista. Veja também que naturista realiza vídeo entrevistando naturistas que explicam o que é ser naturista para iniciantes. Nesse vídeo você aprenderá mais sobre o mundo nu, o porque estar sem roupa é tão bom, sem o foco sexual e sem o exibicionismo corporal, se desprendendo de rótulos e sendo simplesmente você ao natural.

 

Conheça Massarandupió, a pequena localidade no Norte da Bahia, que possui a famosa paria naturista. Veja opção de como chegar lá em NATTurismo.

 

Veja como foi o último passeio naturista realizado para a Ilha Grande. Em NATPasseio.

 

O verão europeu chegou e, com a alta do calor no Velho Continente, é possível aproveitar ao máximo o lindo litoral de países como Espanha, França, Croácia e Grécia. E se você é um adepto do naturismo, saiba que, assim como no Brasil, existem diversas praias de nudismo por lá. Em NATViagem.

 

Para quem tem pretensão de visitar a França no próximo verão europeu já pode se programar para conhecer algumas das 73 praias oficiais de nudismo do país. O Guia de Naturismo da França está disponível em NATInternacional. E também neste verão europeu aproveite para ir a Portugal participar da 5ª Corrida Internacional Nudista da Praia do Meco, em setembro.

 

A Federação Internacional de Naturismo lança a edição de junho de seu boletim informativo. Leia-o na íntegra em Notícias da FBrN.

 

Nos NATClassificados um leitor sul-matogrossense massoterapeuta oferece seus serviços para todo o Brasil e também está convocando naturistas da região para formação do primeiro grupo do estado  do Mato Grosso do Sul .

 

Esta edição será atualizada durante todo o mês. Fique atento.

Até a edição de agosto.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2017
Todos os direitos reservados.