') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°189 - Agosto de 2016 - Ano XVII

Anuncie aqui

 

Agosto vai ser mês de grande agitação no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, por conta dos jogos olímpicos que aqui se realizam. A cidade já conta com milhares de turistas apinhados pelas principais ruas e pontos turísticos. Muitos deles são também naturistas e estão carentes de informação onde possam praticar o Naturismo em nosso país. O Rio de Janeiro uma cidade tão grande possui apenas um local para a prática, mas assim mesmo, de acordo com o site oficial da Associação Naturista de Abricó, somente é recomendável a frequência à praia nos sábados, domingos e feriados, que são os dias em que a instituição está presente. Esse informação é dada porque embora a Praia do Abricó seja famosíssima no mundo naturista, atraindo turistas de toda parte do globo, o poder público não se dignou até hoje a disponibilizar uma dupla de agentes de segurança para a praia, como há nas mais famosas praias da cidade. O fato é que é esperada uma grande procura de turistas naquela área durante este evento esportivo, mas como sempre ficarão à mercê da própria sorte se forem nos dias de semana. Lastimável. Por conta das Olimpíadas diversas empresas de comunicação procuraram a diretoria da ANAbricó, querendo saber se haveria alguma evento especial na praia ou um esquema diferente. Foi respondido que um tímido "Jogos Olímpicos Naturistas" serão realizados na praia nos domingos de agosto, mas dependerão do ânimo dos frequentadores e do bom humor do mar, com suas ressacas inibidoras e do clima. Afinal é inverno no Hemisfério Sul do planeta. Leia a matéria do jornal O GLOBO sobre este assunto em De Olho na Mídia.

 

Na mesma seção leia que a mídia internacional se interessou pelos eventos da praia do Abricó neste período e fizeram matérias por lá.

 

Após de uma acirrada disputa de alto nível, com ótimas propostas de hospedagem e valores, o Grupo Naturismo Capixaba ganhou o direito de sediar o XV CongreNAT, no início do ano que vem, e que comemorará o centenário de nascimento da capixaba Luz del Fuego, a pioneira do Naturismo no Brasil. O evento é onde se elegem as lideranças que dirigirão a Federação Brasileira de Naturismo para o biênio seguinte e é também o momento para os debates que podem trazer mudanças nas regras administrativas da instituição. É o momento de dar e ouvir opiniões, de discutir e lutar pelo que você acredita que possa melhorar o Naturismo brasileiro. Todas as informações sobre o CongreNAT já estão disponíveis aqui no jornal OLHO NU. Leia em XV CongreNAT e em Notícias da FBrN. Aqui leia também que o Graúna tem nova presidência.

 

As conhecida sessões de fotos de autoria de Spencer Tunick já deixou de ser novidade, tanto que os meios de comunicação pouco as divulgam atualmente. No entanto a performance ocorrida em Bogotá, na Colômbia, onde foram reunidas mais de seis mil pessoas nuas que posaram para suas lentes, gerou um documentário que virou uma manifestação em favor da paz entre as FARCs e o governo da Colômbia. Veja em Nu em Notícia.

 

Na NATAgenda as associações naturistas já definiram seus eventos: O PlaNAT convida para o Encontro Nu de Setembro, no seu maravilhoso sítio, bem próximo a Brasília, no terceiro final de semana do mês. No final deste mês o NATCop - Naturistas do Centro-Oeste Paulista comemora seu segundo aniversário. O SPNAT faz mais um encontro ao natural no início de setembro  realizando a "Festa das nações" no sítio habitual no interior de São Paulo. Também em setembro o Grupo Naturismo Capixaba convoca todos para a Festa de Abertura da Primavera-verão 2017.

 

O Ecoparque da Mata convida para o curso de cura Xamãnica no final de outubro. As inscrições já estão abertas. O Clube Rincão Naturista convida para Uma Noite Italiana no primeiro final de semana de setembro.

 

A sétima edição do boletim informativo do SPNAT ainda pode ser lido. O jornal Naturalmente conta como foi a Festa da Brilhantina, no mês passado, que relembrou anos dourados.

 

Em NATNotícias: O Ecoparque da Mata presta homenagem pelo falecimento de um importante colaborador que promovia vários eventos dentro da instituição.

 

As campanhas políticas para as eleições municipais deste ano já estão nas ruas. Jornal OLHO NU pergunta: os naturistas já escolheram seus candidatos? Ao menos no Rio de Janeiro, o naturismo conta com duas opções para eleger uma representante naturista para a casa legislativa municipal. Leia em NATPolítica.

 

O Naturismo continua participando da sociedade em que está inserido com ações solidárias ou ambientais. É neste segundo caso que está inserida a ação de um grupo de empresários e adeptos de práticas esportivas que decidiu promover o Circuito de Ecoturismo da Costa do Conde. Um evento esportivo não competitivo. Leia os detalhes em Naturismo & Sociedade.

 

A empresa NOW TV está abrindo um terraço de nudismo com vista para a Praça do Parlamento, com bar ao ar livre, áreas de banho de sol e trampolim. Na mesma seção também leia que naturista de longa data acaba de lançar um livro que trata sobre a nudez e sua desmistificação. Nelci-Rones Pereira é o autor de "Pureza". Veja mais detalhes em Nudez & Sociedade.

 

A TV UOL entrevista participantes do reality show "Largados e Pelados", que falam sobre a sensação de estar nu durante os 21 dias do programa. Em Nu & Comunicação.

 

A Federação Internacional de Naturismo está divulgando uma atração do Congresso Internacional a ser realizado no mês de novembro deste ano na Nova Zelândia. Trata-se do Concurso Internacional de Fotografias com o tema "Saúde e bem-estar", no foco do Naturismo. As inscrições vão até o dia 31 de agosto. Veja mais em 35º Congresso INF.

 

A Ilha Grande recebe mais um encontros naturista em agosto. O Sítio Itaguaçu será novamente o palco e a praia para a prática naturista num cenário deslumbrante até o dia 5. Em NATPasseio. Outro passeio que promete ser bem agradável e fascinante é o Primeiro Passeio Naturista à Ilha Bela, litoral de São Paulo, a ser realizado em novembro, onde vai rolar passeio de escuna naturista. Em NATPasseio 2.

 

Para o futuro mais (nem tanto) distante programe-se para: 1)o tradicional Tambaba Open de Surfe naturista, em sua nona edição, nos dias 17 e 18 de setembro, na praia de Tambaba; 2) o V Encontro Naturista Norte-Nordeste, entre 12 e 16 de outubro, no Ecoparque da Mata, BA; 3) O Tambaba Fest, de 20 a 23 de outubro, na praia de Tambaba e 4) O 34º Congresso Internacional de Naturismo, de 18 a 20 de novembro, na Nova Zelândia; 5) Em janeiro do ano que vem já tem programa: I Encontro de Vivências Naturais, na Bahia.

 

Em NATInternacional da Argentina vem o pedido de socorro para uma praia naturista que precisa de assinaturas em abaixo-assinado para sobreviver. Vá logo lá assinar. Em Portugal também há batalha para legalizar parte da Meia Praia como naturista.  

 

O jornal OLHO NU completou neste 1 de agosto 16 anos de existência. E a partir desta data começa a jornada pelo ano XVII. Mais um ano de intnesa divulgação e afirmação do naturismo brasileiro.

 

Atenção: Novas seções serão criadas e as seções já existentes serão atualizadas durante todo o mês, portanto fique atento.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

Até a edição de Setembro.

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2016
Todos os direitos reservados.