') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°165 - Agosto de 2014 - Ano XV

Anuncie aqui

X EBN: O Naturismo Comprometido

 

O X Encontro Brasileiro de Naturismo, ocorrido  no Ecoparque da Mata e na praia de Massarandupió no último final de semana de julho, reuniu dezenas de naturistas oriundos desde o Pará até o Rio Grande do Sul.

 

o EBN é um evento bianual que tem por objetivo "oficial" pensar, discutir e resolver questões ligadas ao Naturismo brasileiro no que tange às suas partes administrativa, financeira e ética. Por causa disso os dirigentes das diversas áreas naturistas são convocados para assembleias plenárias, onde todos podem participar e opinar, mesmo sendo apenas visitante do evento. Mas a grande maioria desses preferiu mesmo é curtir a grande área verde do Ecoparque da Mata, com suas trilhas em meio à floresta, os igarapés e laguinhos com águas geladas, mas revigorantes ou, então, ir à praia de Massarandupió com suas fantásticas atrações: o rio que a circunda como se fosse um fosso que separa o castelo do rei do seu reino, com suas águas cristalinas avermelhadas de temperatura agradável, cheia de peixinhos "sociáveis", que beliscam a pele dos banhistas, além das lindas dunas de areia branca parecendo infinita ao se olhar a partir do rio, ou ainda para curtir o mar, com suas ondas mornas e acolhedoras que quebram diante de dois bares rústicos que servem petiscos típicos da região e outros não tão típicos e as infalíveis bebidas.

 

Um dos temas do X EBN foi "Naturismo comprometido" numa tentativa de alertar aos próprios naturistas de que há necessidade de seu maior engajamento nas questões de nossa filosofia e sua prática.

 

A abertura oficial do evento foi no sábado pela manhã no Ecoparque, mas desde a quinta-feira as instalações para hospedagem já estavam quase lotadas. Os hóspedes se espalharam pelas duas outras pousadas oficiais da pequena vila de Massarandupió, além do próprio Ecoparque e de outras que tiveram hóspedes naturistas que vieram especialmente por causa do Encontro.

 

Na sexta-feira, quem já havia chegado pode participar da sensacional experiência de presenciar a soltura das tartarugas recém-nascidas no dia anterior nas areias da praia Massarandupió. Elas são largadas na areia e se orientam em direção ao mar, numa ação supervisionada pelos pesquisadores do Projeto Tamar. A turma de naturistas torceu pela chegada delas ao mar como se estivessem em uma corrida. Todas chegaram ao que será o seu habitat natural a partir de então e receberam uma salva de palmas da plateia. Em seguida, o coquetel de abertura foi realizada na região do rio atrás das dunas da praia, onde debaixo de uma enorme tenda armada especialmente para a ocasião, o presidente João Olavo Rosès deu as boas vindas às pessoas presentes, que foram recebidas com sucos, frutas e biscoitos. A prevista apresentação do grupo de Roda de Samba de Massarandupió, que seria a atração principal da abertura do evento na praia, foi transferida para o Ecoparque da Mata, após o jantar.

 

Os trabalhos "mais sérios" também começaram mais cedo, antes da abertura oficial de sábado. Na sexta feira à noite , reuniram-se os membros do Conselho Maior e do Conselho de Ética junto à presidência para discutir temas que seriam apresentados na plenária de sábado pela manhã.

 

O clima foi um capítulo à parte durante todo o EBN. A instabilidade provocava chuvas a todo momento, alternado com aberturas de sol e limpeza de céu. À noite um friozinho nada característico para o Nordeste brasileiro tomava conta do ambiente, o que fez até gaúchos se vestirem e se cobrirem com cobertores grossos para dormir. Mas estas condições climáticas em nada atrapalharam a programação prevista e o uso de todos os locais de lazer e trabalho.

 

A Secretária de Turismo e Meio-ambiente, Áurea Mércia Silva, representou o prefeito do município de Entre Rios durante o evento

O

 sábado foi de sol forte com algumas nuvens, o que provocou uma forte concorrência à plenária da manhã: a praia. Muitos visitantes deram preferência a ela. Ainda assim o quórum da plateia foi alto durante toda a reunião. Após a execução do hino oficial do Brasil e do estado da Bahia o presidente da FBrN deu por aberto oficialmente o X Encontro Brasileiro de Naturismo. Sob a imensa tenda armada no Ecoparque, a mesa diretora foi composta por membros do Conselho maior e do Conselho de Ética da federação, além da Secretária de Turismo e Meio-ambiente do município de Entre Rios Áurea Mércia Silva, representando o prefeito e de representantes da comunidade e do representante do projeto Tamar local. (veja a ata da assembleia).

 

Miguel Vasco Calmon Gama (presidente da ABANAT) fez parte da mesa diretora da plenária e também foi homenageado  no evento

Já passava um pouco das treze horas quando foi dada por encerrada a reunião. Os pontos a destacar dos informes  e das decisões tomadas foram a criação, na região de Massarandupió, uma Zona de Interesse Ambiental – ZIA e um Parque Municipal Ambiental, antigas reivindicações das entidades sociais e naturistas da região; ratificadas quatro resoluções anteriores: definição de procedimentos a respeito do CARTÃO INF (identidade naturista), sua missão e utilização; estabelecimento de conduta nas áreas naturistas a partir do Código de Ética, do Estatuto e das decisões de Assembleias da FBrN; instituição do Certificado de Entidade Amiga do Naturismo Brasileiro; regulamentação do uso de imagens do naturismo na mídia, bem como o relacionamento dos meios de comunicação com as entidades naturistas.

 

O diretor de divulgação da federação Valdemir de Andrade apresentou o projeto de criação de um novo CARTÃO INF

O diretor de divulgação da federação Valdemir Rodrigues de Andrade apresentou o projeto piloto do GOIASNAT, que cria o CARTÃO INF em PVC, com maior durabilidade e operacionalidade, maior número de dados, fotografia, selo INF-FNI do ano e suporte para carregá-lo. Este cartão será apresentado à presidente da Federação Internacional de Naturismo, Sieglinde Ivo, durante o próximo congresso internacional a ser realizado na Irlanda em setembro.

 

Por perda de prazo, o Brasil não poderá se candidatar a sediar o congresso internacional previsto para 2016, pois nenhuma área interessada apresentou um projeto de organização.

 

A federação reclama que apenas quatro das instituições federadas seguiram a recomendação de divulgar pelo menos uma ação ambientalmente correta que estivesse sendo desenvolvida em sua entidade, de forma permanente e pública. Foi aprovado por unanimidade, que até o XIV CONGRENAT, em janeiro/fevereiro próximos, na Colina do Sol, em Taquara, RS, todas as organizações filiadas à FBrN deverão realizar essa ação.

 

Carlos Santiago(à esquerda), do MOVIMENTO NU, -ao lado de Alex Souza- fez o lançamento do 7º Tambaba Open de Surf Naturista

O coordenador geral do MOVIMENTO NU, Carlos Santiago, fez o lançamento do 7º Tambaba Open de Surf Naturista, que acontecerá na praia naturista de Tambaba, no Conde, Paraíba, dias 06 e 07/09/2014, que acontece anualmente desde 2008. O presidente da FBrN destaca a  importância de um evento esportivo como este por atrair importante participação da mídia, especialmente televisiva e, principalmente, por aproximar o naturismo da juventude. Considerou ser uma excelente oportunidade para divulgar a filosofia de vida naturista, com testemunhos insuspeitos dos jovens surfistas, que ficam deslumbrados com a liberdade experimentada no surf nu.

 

Carlos apresentou farto material promocional do evento, inclusive com vários banners alusivos à competição. Apresentou também, mais tarde, um vídeo com coletânea das matérias divulgadas nas diferentes TVs do Brasil, que comprovam o sucesso nacional do evento. Comentou, ainda, que além dos parceiros comerciais o Tambaba Open tem como parceira a entidade oficial do Surf da Paraíba, que fornece auxílio na organização técnica e os juízes da competição. A ideia futura é de se ter um Circuito de Surf Nu nas praias naturistas brasileiras. A ideia provocou intensa interatividade com os dirigentes naturistas presentes, tendo o coordenador geral Carlos Santiago respondido inúmeras perguntas e prestado esclarecimentos sobre as diversas etapas da competição e com relação ao funcionamento – em Tambaba – da Escola de Surf.

 

Os membros do Conselho de Ética da FBrN apresentaram o resultado de seus trabalhos de avaliação de processos

Novas entidades naturistas estão em fase de filiação à Federação neste evento. A NATCOP – Naturistas do Centro Oeste Paulista já obteve o título. Estão em processo a organização naturista PINHONAT, que já está atuando no gerenciamento da praia do Pinho no balneário Camboriú; a CENAT, nova organização naturista cearense está em fase final de organização e que – até o XIV CONGRENAT já terá também solicitado a sua filiação à FBrN e o naturista Fernando Antonio informou que está sendo desenvolvido esforço adicional em Aracajú, Sergipe, para revitalizar o SERGINAT, através de um pequeno grupo que está se reunindo com este propósito. Ele acredita, que a médio prazo, a organização naturista voltará a plena atividade.

 

Samir Said (à direita) liderou o grupo de naturistas interessados em saber como funcionará a Ecovila da Mata

Após a plenária seguiu-se o almoço. Mais tarde o diretor do Meio Ambiente e Sustentabilidade da FBrN, Samir Said, fez uma dinâmica para apresentar as ideias de sustentabilidade das construções nas áreas naturistas, exibindo clipes de música e fazendo debates. Depois convidou todos para irem conhecer a Ecovila da Mata, área loteada para construção de prédios com essas características. Ele foi à frente e explicou minuciosamente a filosofia que está por trás disso e mostrou como é que se poderá preparar o material para construção de maneira ambientalmente correta. O "aulão" ambiental despertou muito a atenção dos acompanhantes, que fizeram muitas perguntas interessadas.

 

Uma homenagem especial ao naturistas pelas crianças da Associação de Moradores

Noite com música ao vivo com cantores locais

 

O passeio natural pela mata...

À noite, mais um compromisso. Um jantar, feito pela comunidade, na sede da Associação de Moradores, onde funciona também uma creche. A creche foi foco do evento para onde parte da renda do X EBN foi doada. Além disso algumas instituições naturistas fizeram arrecadação de bens em seus domicílios e levaram ao Encontro para entregá-los aos beneficiários. Estava programada a apresentação de uma esquete teatral das crianças da escolinha que funciona também aqui. Mas devido ao grande atraso para a chegada dos naturistas ao local, os pais das crianças preferiram leva-las para casa para não atrapalhar seus

... foi antecipado pelo banho no lago de águas geladas

horários de dormir. Mas cinco pequenos bravos remanescentes defenderam o espetáculo apresentando um poema em homenagem aos naturistas e entregando vários cartazes de boas vindas. Após o jantar houve música ao vivo, com cantores locais, com participação do público.

 

O domingo amanheceu chuvoso e ficou assim o dia todo, com períodos de melhoras, mas isso não atrapalhou a programação planejada. Antes da ida à

praia um grupo resolveu fazer uma

Uma parada na ADAM (associação das artesãs de Massarandupió) antes de irmos á praia, mesmo debaixo de chuva.

caminhada pela mata do Ecoparque, numa tentativa de relação espiritual com a natureza, guiado por Waldo Andrade, mentor do Ecoparque, não sem antes nos banharmos no lago de água gelada e nos lambuzarmos da lama branca, numa grande farra. Depois  visitamos a Associação das Artesãs de Massarandupió, onde fomos recebidos com bolos e sucos e pudemos comprar muito do material produzido com palha típica da região. Depois seguimos para a praia em meio a muita lama e chuva. Lá seria o fechamento oficial do evento, marcado para as 14 horas.

 

Uma homenagem a Miguel Calmon emocionou o publico

Surpreendentemente a praia estava com um bom número de frequentadores apesar do tempo e temperatura, e não eram apenas os que participavam do Encontro. O encerramento oficial foi de muitas homenagens e de entregas dos certificados de áreas naturistas às instituições filiadas presentes. A homenagem mais marcante foi feita a Miguel Calmon Gama, que recebeu uma placa comemorativa por sua atuação diante da ABANAT, da qual foi fundador.

 

Dinâmica encerra o X EBN

Após uma rápida dinâmica interativa estava oficialmente encerrado o X Encontro Brasileiro de Naturismo.

 

 

 

Leia mais:

GNC NO X EBN EM MASSARANDUPIÓ - BAHIA

Confira os Murais de Fotos do X Encontro Brasileiro de Naturismo 

http://www.camacarifatosefotos.com.br/

Ata da plenária do X EBN

Aceitação, Comprometimento, Confiança e Influência: texto lido na abertura da plenária no X EBN, no Ecoparque da Mata, Massarandupió, BA.
 

 

(enviado em 28/07 e 9/08/14 por Pedro Ribeiro)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2014
Todos os direitos reservados.