') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°165 - Agosto de 2014 - Ano XV

Anuncie aqui

ATA DA PLENÁRIA DO X EBN – ENCONTRO BRASILEIRO DE NATURISMO, REALIZADA NO ECOPARQUE DA MATA, EM ENTRE RIOS, BA, DIA 26/07/2014.

 

Aos vinte e seis (26) dias do mês de julho (07) de dois mil e quatorze (2014), às 9h30min, no quiosque principal do ECOPARQUE DA MATA, em Entre Rios, BA, o presidente da Federação Brasileira de Naturismo – FBrN João Olavo Rosés registrou que esta Plenária foi convocada através de mensagem convocatória enviada para todas as entidades filiadas à FBrN e amplamente divulgada pela mídia naturista, bem como por e-mails enviados aos presidentes das entidades naturistas.

 

A seguir, com auxílio do diretor Secretário Leonardo Spinola de Miranda, compôs a mesa diretora dos trabalhos: Áurea Mércia Costa Pinho e Silva, Secretária do Meio Ambiente e Turismo de Entre Rios, neste ato representando o Prefeito Municipal; Renata Barreto Freire, presidenta do Conselho Maior da FBrN e do NIP; Pedro Ricardo de Assis Ribeiro, representante do Conselho de Ética da FBrN e presidente da ANABRICÓ e Jornal OLHO NU; João Olavo Rosés, presidente da FBrN; Leonardo Spinola de Miranda, diretor secretário da FBrN e presidente do Grupo NATURISMO CAPIXABA; Valdemir Rodrigues de Andrade, diretor de Divulgação da FBrN e conselheiro maior da FBrN para a Região Centro Oeste; os organizadores do X EBN, Marisa Martin Fraga (dirigente da ECOVILA DA MATA), Miguel Vasco Calmon Gama (presidente da ABANAT) e Waldo Andrade (diretor de Eventos da FBrN e dirigente do ECOPARQUE DA MATA); Renato Figueiredo, presidente da Associação dos Moradores de Subaúma e representando também as entidades apoiadoras Associação das Artesãs de Massarandupió – ADAM e Associação dos Amigos e Moradores de Massarandupió – AMAM, todas integrantes também do Projeto ORLA regional; Tiago ..., representante da direção central do Projeto TAMAR, na praia do Forte, Mata de São João, BA.

 

O presidente João Olavo agradeceu a presença de todos, especialmente das entidades naturistas, dos dirigentes naturistas e dos naturistas presentes, que vieram dos mais distantes locais deste Brasil continente. Fez uma saudação especial aos representantes dos quatro pontos extremos do País: norte, SONAPA; sul, COLINA DO SOL; leste, MOVIMENTO NU e SONATA; e oeste, GOIASNAT; e pediu uma auto apresentação de todos os presentes. Num momento de alegria e descontração cada um fez sua apresentação, falando de sua entidade e região, tendo vários deles elogiado a ótima organização do evento. O presidente João Olavo registrou, de maneira especial, o fato de que o X EBN – Encontro Brasileiro de Naturismo foi organizado por quatro (4) organizações naturistas (ABANAT, ECOVILA e ECOPARQUE DA MATA, e ECOMAR) em absoluta consonância com a política da FBrN para a área de eventos, servindo de estímulo e motivação para as demais entidades naturistas quando da organização de seus eventos. O presidente João Olavo agradeceu aos organizadores e suas diversas equipes de trabalho, aos apoiadores e patrocinadores. Destacou o apoio recebido do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo e, especialmente à Prefeitura Municipal de Entre Rios, BA, através da sua Secretaria do Meio Ambiente e Turismo e diversas outras áreas do Executivo Municipal. Registrou agradecimentos às mídias naturista (Brasil Naturista, Jornal OLHO NU, Blog do Grupo Naturista Capixaba) e têxtil (Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Entre Rios e Camaçari Fatos & Fotos).

 

A seguir, o presidente João Olavo deu por aberta à presente Plenária, passando a palavra à secretária Áurea Mércia, que agradeceu a presença de todos e desejou um ótimo encontro. Disse que a Prefeitura Municipal apoiou este evento desde a apresentação de seu projeto e participou ativamente da busca do apoio do Governo do Estado. Registrou que o município apoia o desenvolvimento da filosofia de vida naturista e se sente muito honrado em ter, atualmente, a sede administrativa da Federação Brasileira de Naturismo. Informou que o Executivo municipal encaminhou à Câmara de Vereadores de Entre Rios um projeto de lei (PL) que cria – na região de Massarandupió – uma Zona de Interesse Ambiental – ZIA e um Parque Municipal Ambiental, antigas revindicações das entidades sociais e naturistas da região. Nesse momento a secretária Áurea Mércia foi interrompida por uma salva de palmas de toda a Plenária. Concluiu apresentando toda a sua equipe de apoio, que está colaborando diretamente com o evento, não só aqui no ECOPARQUE DA MATA, mas principalmente, na praia naturista de Massarandupió.

 

Os integrantes dos Conselhos Maior e de Ética da FBrN registraram a importância do evento, quando temos todas as regiões brasileiras aqui representadas e que, portanto, aqui farão importantes reuniões presenciais de seus Conselhos. O presidente da ABANAT e organizador do evento Miguel fez rápida digressão histórica da praia naturista de Massarandupió e de sua entidade, agradecendo a presença de todos. O dirigente do ECOPARQUE DA MATA e diretor de Eventos da FBrN Waldo, falando em nome dos demais organizadores, agradeceu especialmente aos integrantes de todas as equipes de trabalho, aos apoiadores e patrocinadores do evento, e registrou a sua imensa alegria pela presença recorde de participantes, vindos de todas as regiões brasileiras.

 

Renato Figueiredo salientou a importância da articulação das organizações naturistas com a região, demonstrando sua preocupação com o seu desenvolvimento. Tiago ... registrou sua satisfação pela parceria com as organizações naturistas na região e sua alegria por ter podido propiciar um momento muito especial na praia naturista de Massarandupió, com a soltura de tartarugas marinhas na data de ontem.

 

Foi conferida e registrada a existência de quórum para deliberações, pois estão presentes as seguintes entidades filiadas à FBrN: 01 – AAPP; 03 – SONATA; 06 – OCARA; 07 – GOIASNAT; 09 – Jornal OLHO NU; 10 – ANABRICÓ; 14 – BRASIL NATURISTA; 15 – NIP; 18 – Colina do Sol; 19 – SONAPA; 23 – ABANAT; 24 – NATURISMO CAPIXABA; 25 – HN; 30 – OCA DE PIÁ ABORÍGINE; 32 – ECOVILA DA MATA; 37 – MOVIMENTO NU; 38 – ECOPARQUE DA MATA; 43 – ECOMAR. As procurações de representação foram analisadas e homologadas. A listagem de presenças está anexa a esta ata (Anexo 1).

 

A seguir, o presidente João Olavo solicitou ao diretor de Divulgação da FBrN Rodrigues que lesse o artigo “Aceitação, Comprometimento, Confiança e Influência” de autoria do vice presidente da FBrN José Antônio Ribeiro Tannús, não só pela qualidade de seu texto e oportunidade de sua publicação como também por estar em absoluta consonância com o tema do X EBN. Após a leitura e os comentários positivos registrados pelos presentes, o presidente João Olavo determinou ao diretor Secretário Leonardo que esse artigo ficasse anexo a presente ata (Anexo 2), bem como informou que o mesmo será postado no site da FBrN (www.fbrn.org.br).

 

O diretor Secretário Leonardo informou que o artigo já foi enviado para todos os presidentes das organizações naturistas brasileiras. Não permanece em pauta. O presidente João Olavo referiu a vital importância, não só da prática como a divulgação da filosofia de vida naturista, pois ela é a grande utopia transformadora do Século XXI. Quem a pratica na sua plenitude, transforma-se numa pessoa melhor. Ela apresenta antídotos para as duas maiores consequências negativas do atual capitalismo selvagem, que são o egocentrismo e o consumismo exacerbado. Ela é solidária, colaborativa, cooperativa, estimulando o coletivo e a ajuda mútua, e por outro lado nos ensina a viver de maneira simples e amorosa. Para que pratiquemos a filosofia de vida naturista na sua integralidade, entretanto, temos de fazê-lo de forma permanente, assumindo publicamente nossa condição de naturista. Tendo orgulho de sê-lo. Vamos convencer a sociedade têxtil da importância dessa prática através do exemplo de nosso comportamento e ações e não, simplesmente, pela palavra ou pela nudez social. Isso é naturismo comprometido. Mas não podemos esquecer da nossa definição de naturismo, razão pela qual as questões da natureza possuem enorme relevância, entre as quais a sustentabilidade, ou seja “tomamos a Terra emprestada dos nossos filhos e netos” com sempre ensinaram os indígenas pré Cabral. Mas outro valor não deve ser esquecido, que é a inserção social, entre nós mesmos e com o entorno local/regional. O naturismo defende um desenvolvimento econômico, social e ambiental, de forma harmônica e justa. Mas o Naturismo Comprometido, bem como a Sustentabilidade e Inserção Social, devem – doravante – trilhar por novos caminhos. Ou seja, devemos aproveitar a experiência dos 26 anos da FBrN não como espelho retrovisor e sim como uma catapulta que nos remeterá de forma qualificada e experiente para a solução de velhos e novos obstáculos que as rápidas mudanças nos colocam nessa caminhada de consolidar a filosofia de vida naturista no Brasil. Feita esta devida contextualização, que não permanece em pauta, o presidente João Olavo iniciou o cumprimento da pauta prevista para esta Plenária.

 

3. RESOLUÇÕES. Foram ratificadas, assinadas e divulgadas as quatro (4) Resoluções FBrN a seguir: 001/2014, que altera a Resolução FBrN 001/2010, que define procedimentos a respeito do CARTÃO INF (identidade naturista), sua missão e utilização; 002/2014, que estabelece conduta nas áreas naturistas a partir do Código de Ética, do Estatuto e das decisões de Assembleias da FBrN; 003/2014, que institui o Certificado de Entidade Amiga do Naturismo Brasileiro; 004/2014, que regulamenta o uso de imagens do naturismo na mídia, bem como o relacionamento dos meios de comunicação com as entidades naturistas. As quatro Resoluções serão postadas no site oficial da FBrN (www.fbrn.org.br) e enviadas – pela Diretoria da Secretaria – para todos os presidentes das organizações naturistas, conselheiros (maiores e de ética) e diretores da FBrN. Não permanece em pauta.

 

4. CARTÃO INF (identidade naturista). O diretor de Divulgação da FBrN Valdemir Rodrigues de Andrade apresentou o projeto piloto do GOIASNAT, que foi autorizado anteriormente, que cria o CARTÃO INF em PVC, com maior durabilidade e operacionalidade, maior número de dados, fotografia, Selo INF-FNI do ano e suporte para carregá-lo. Com bastante interatividade com os presentes o diretor Rodrigues respondeu perguntas e prestou esclarecimentos aos presentes. O diretor Rodrigues informou que o vice presidente Tannús levará um CARTÃO INF, devidamente preenchido e pronto, para a presidenta da INF Sieglinde Ivo, para sua apreciação preliminar, entregando-o no CONGRESSO INTERNACIONAL DE NATURISMO, em setembro na Irlanda. Foi aprovada, por unanimidade, a continuidade do projeto piloto e recomendada a sua apresentação no XIV CONGRENAT, em janeiro próximo, na Colina do Sol, em Taquara, RS. Permanece em pauta.

 

5. CANDIDATURA DO BRASIL PARA SEDIAR O CONGRESSO INTERNACIONAL DE NATURISMO, em 2016 ou 2018. O diretor Secretário Leonardo relatou que nenhuma organização naturista brasileira apresentou projeto e/ou enviou informação de cumprimento dos requisitos exigidos pela INF (cujos prazos venceram em 11/2013 e 02/2014). Assim sendo, não poderemos concorrer a sediar o evento em 2016, que será definido em setembro próximo, no CONGRESSO INTERNACIONAL DE NATURISMO, na Irlanda. Pelo que se tem de informação, a única concorrente é a Federação de Naturismo da Nova Zelândia.

 

Foi aprovado, por unanimidade, que se houver alguma organização naturista brasileira interessada em sediar o Congresso em 2018, as informações do cumprimento dos pré requisitos da INF devem ser informados para o coordenador geral do GT CONGRESSO INTERNACIONAL DE NATURISMO – Brasil 2018 (vicepresidencia@fbrn.org.br) até o XIV CONGRENAT, que ocorrerá em 30 e 31/01 e 01/02/2015, na Colina do Sol, em Taquara, RS. Permanece em pauta.

 

6. CONGRESSO INTERNACIONAL DE NATURISMO, em setembro próximo, na Irlanda. O diretor Secretário Leonardo informou que, considerando o prazo fatal anterior para informação à INF, foi enviado e-mail à INF – ad referendum - confirmando os integrantes da Delegação, do Delegado Representante oficial da FBrN ao CONGRESSO INTERNACIONAL DE NATURISMO e da mídia naturista. Só pode fazê-lo para aqueles que comunicaram tempestivamente à Diretoria da Secretaria a sua confirmação de participação. Soube oficiosamente que alguns naturistas estariam indo sem comunicar à FBrN, mas por ausência dessa comunicação a indicação da FBrN não pode incluí-los. As indicações ad referendum foram aprovadas por unanimidade e são os listados a seguir.

 

Delegado Representante oficial da FBrN: presidente em exercício na época (face licença saúde do presidente João Olavo nos meses de setembro e outubro próximos) José Antônio Ribeiro Tannús. Imprensa naturista brasileira: Alex Sandro Andrade de Souza (BRASIL NATURISTA) e Pedro Ricardo de Assis Ribeiro (Jornal OLHO NU). Demais integrantes da Delegação: Eliane Araujo Moraes Tannús, Rogério da Silva, Carlos Martinho de Freitas, Norberto Augusto Hormain Barcellos e João Batista de Sousa. Nesse Congresso a FBrN apresentará a Moção FBrN 001/2014, com apoio da Federação Mexicana de Naturismo e entidades da Argentina, Chile e Uruguai, em que solicita a inclusão do idioma espanhol como a quarta (4ª) língua oficial do naturismo mundial (além do alemão, francês e inglês); apresentará o CARTÃO INF (Projeto piloto do GOIASNAT) e articulará politicamente em sondagens preliminares para uma possível candidatura do Brasil para sediar o CONGRESSO INTERNACIONAL DE NATURISMO, em 2018. Não permanece em pauta.

 

7. AÇÕES AMBIENTALMENTE CORRETAS. O diretor do Meio Ambiente e Sustentabilidade da FBrN Samir Said registrou que – segundo foi informado – nos anos de 2011, 2012 e 2013 os presidentes das organizações naturistas filiadas à FBrN foram recomendados a indicar, pelo menos uma ação ambientalmente correta que estivesse sendo desenvolvida em sua entidade, de forma permanente e divulgada publicamente. Nenhuma entidade respondeu a esta solicitação. Quando, há um ano, assumiu a nova Diretoria, fez a mesma solicitação e responderam apenas as organizações naturistas NATURISMO CAPIXABA, NIP e ECOPARQUE DA MATA. Recentemente o GOIASNAT lançou seu Plano Ambiental. Discorreu sobre a importância de que a sociedade em geral veja o naturismo brasileiro comprometido com a questão ambiental, pois afinal essa é uma das principais razões de sua existência (“... viver em harmonia com a natureza...”). Informou que enviou recentemente – para todos os presidentes, conselheiros e diretores da FBrN - várias sugestões de possíveis ações a serem desenvolvidas nas entidades. Definiu, e foi aprovado por unanimidade, que até o XIV CONGRENAT, em janeiro/fevereiro próximos, na Colina do Sol, em Taquara, RS, todas as organizações filiadas à FBrN deverão ter, pelo menos, uma (1) ação ambientalmente correta (por mais simples que seja), de forma permanente e publicamente divulgada.

 

Respondeu perguntas dos presentes sobre Sustentabilidade, Permacultura e Bioconstrução. Informou, que hoje à tarde aqui no ECOPARQUE DA MATA, fará uma palestra interativa sobre esses temas, para a qual estão todos convidados. Permanece em pauta.

 

8. APRESENTAÇÃO DAS DIRETORIAS DA SECRETARIA E DA TESOURARIA. O diretor Secretário Leonardo iniciou a explanação informando da importância da Ficha de Atualização Cadastral que anualmente deve ser enviada, atualizando dados, nomes, cargos, e-mails e telefones, entre outros informes, de tal forma que as informações das organizações naturistas filiadas à FBrN estejam sempre atuais. Inobstante a insistência da Diretoria da Secretaria apenas vinte (20) entidades forneceram as informações solicitadas, a maioria delas sem a respectiva assinatura do seu presidente e/ou responsável. As que enviaram a Ficha de Atualização Cadastral foram: AAPP, ABANAT, ANABRICÓ, BRASIL NATURISTA, Colina do Sol, ECOMAR, ECOPARQUE DA MATA, ECOVILA DA MATA, GOIASNAT, HN, Jornal OLHO NU, MIRANTE DO PARAÍSO, MOVIMENTO NU, NATES, NATURISMO CAPIXABA, NIP, OCARA, PLANAT, RECANTO PARAÍSO, SPNat. Faltam, portanto, as informações de dezesseis (16) filiadas, que não serão mais cobradas – pela Diretoria da Secretaria - neste ano. Apenas não receberão o Certificado de Área Naturista 2014. Segundo informes recebidos da Diretoria da Tesouraria, das vinte (20) organizações filiadas que enviaram sua Ficha de Atualização Cadastral apenas oito (8) possuem CNPJ, ou seja, estão constituídas legalmente (com registro de Estatuto e eleição formal de sua Diretoria): AAPP, ABANAT, BRASIL NATURISTA, Colina do Sol, ECOMAR, NATES, PLANAT e RECANTO PARAÍSO. O presidente João Olavo registrou que isso é muito preocupante, não só para a FBrN, mas principalmente para as próprias entidades. Acrescentou que, diante da experiência que a FBrN amealhou nos seus vinte e seis (26) anos de existência, cabe-lhe a responsabilidade de alertar para os riscos das organizações naturistas que funcionam sem regularização legal.

 

Assim sendo, a Diretoria da Tesouraria, enviará – brevemente – orientações objetivas e práticas, que foram denominadas AJUDA ORGANIZACIONAL, conforme sugestão dos dirigentes naturistas Tannús e Renata, para orientar os presidentes das filiadas quanto aos seguintes temas: 1. Legalidade da Área. 1.1. Pública, analisando a respectiva Cessão. 1.2. Privada, quanto à propriedade e concessões subsequentes. 2. Registro da organização, com Estatuto e eleição formal de Diretoria e Conselhos (cada tipo na sua forma legal). 3. Contabilidade (formal ou através de Livro Caixa). 4. Fisco (impostos municipais, estaduais e federais, quando for o caso). 5. Obtenção de Utilidade Pública Municipal (orientações). A dirigente naturista Maria Luzia (NATURISMO CAPIXABA) referiu que a sua entidade ainda não efetuou seu registro diante das dificuldades burocráticas encontradas e da possibilidade um custo elevado de manutenção.

 

Os dirigentes naturistas Gustavo (SONAPA) e Tulio (CENAT, em organização) relataram que existem algumas dificuldades, mas que não é impossível cumprir as exigências de regularização e que o custo não é elevado. O presidente João Olavo aduziu que as dificuldades podem ser superadas com a contratação de um profissional da área ou mesmo, a localização de um expert no assunto na própria entidade, que pode realizar o trabalho de forma voluntária. Disse que, com certeza, o custo de registro de uma entidade simples (como uma associação, por exemplo) é de pequena monta. Vale a pena diante dos riscos corridos pela ausência da regularização legal, além do que assim exige o Estatuto da FBrN.

 

Conforme informações da Diretoria da Tesouraria foi apresentada listagem das organizações filiadas que estão adimplentes com a FBrN, o que ocasionou algumas discordâncias de entidades que informaram já terem pago o boleto bancário 2014. O presidente João Olavo informou que a Diretoria da Tesouraria ainda está conciliando os recebimentos deste mês corrente e que a permanência do float no Banco do Brasil, pode ter acarretado essas inconsistências. Os que ainda não pagaram receberão, em breve, comunicado da Diretoria da Tesouraria da FBrN. Informou, ainda, que os exercícios de 2011 e 2012 já foram devidamente conferidos e reconferidos e, posteriormente, auditados pela empresa contratada CONTAX. Estão fechados e aprovados por todas as instâncias deliberativas da FBrN. O mesmo procedimento será agora aplicado nos exercícios de 2013 e 2014, mas estamos buscando uma solução mais barata financeiramente, que também garanta a indispensável qualidade na conferência, conciliação e contabilização desses exercícios, cuja Prestação de Contas – com o Relatório de Atividades 2013 e 2014 – será apresentada ao Conselho Maior (que também é Conselho Fiscal), antes da Assembleia Geral Ordinária de 31/01/2015 na Colina do Sol, quando do XIV CONGRENAT. Permanece em pauta.

 

9. MATERIAL DE DIVULGAÇÃO. O diretor de Divulgação Rodrigues relatou a ausência de material de divulgação para o site oficial da FBrN (www.fbrn.org.br) que já foi solicitado várias vezes pelo coordenador geral da Comunicação da FBrN Tannús (vicepresidencia@fbrn.org.br). Solicitou novamente a remessa do material, para que o site, finalmente, possa ser atualizado. Alertou também que falta material de divulgação impresso para a sede administrativa da FBrN aqui no ECOPARQUE DA MATA, no Museu Etnológico, Naturista e Santuário OCA DE PIÁ ABORÍGINE, no Centro Histórico de João Pessoa, PB, bem como nos eventos em geral. Informou que está disponível local para colocação de material impresso aqui no quiosque principal do ECOPARQUE DA MATA. Permanece em pauta.

 

10. ACERTOS DE CONTAS. Foram ratificadas, por unanimidade, o Acerto de Contas FBrN/PLANAT e FBrN/GOIASNAT, autorizados anteriormente. O primeiro para regulariza pendência e o segundo para possibilitar contabilizações. Não permanece em pauta.

 

11. PROGRAMA INTEGRADO DE EVENTOS DA FBrN 2015/2017. O presidente João Olavo informou que estão abertas para candidaturas das organizações naturistas brasileiros os eventos que poderão ser realizados em 2015, 2016 e até março de 2017. O primeiro a ser confirmado, dada a sua proximidade, foi o XIV CONGRENAT, que acontecerá dias 30 e 30/01 e 01/02/2015 (sexta feira até domingo), na Colina do Sol, em Taquara, RS. Nesse importante evento nacional a Diretoria e o Conselho de Ética da FBrN encerram seus atuais mandatos e serão eleitos os novos dirigentes para o período 2015/2017. Sua programação será divulgada brevemente, informou o presidente da Colina do Sol, Etacir Manske, que também divulgou as condições de hospedagem, alimentação e atrativos locais/regionais. A organização do evento será realizada por três (3) organizações naturistas: Clube Naturista Colina do Sol - CNCS, Hospedagem Naturista - HN e OCARA Hotel. A ECOMAR, através de seu dirigente Neucedir Valério, colocou-se a disposição para auxiliar nos pacotes de viagens, de todo o Brasil para Porto Alegre e/ou Colina do Sol.

 

Os dirigentes da ABANAT, ECOPARQUE e ECOVILA DA MATA registraram a candidatura para organização do XV CONGRENAT, que acontecerá no primeiro trimestre de 2017. O presidente da CNCS, Etacir Manske, candidatou a Colina do Sol, em conjunto com as organizações HN e COARA, a sediar o XI EBN – Encontro Brasileiro de Naturismo, em 2016. Inexistindo mais candidaturas, neste momento, o presidente João Olavo informou que elas podem ser feitas diretamente ao diretor de Eventos da FBrN Waldo Andrade (waldo52andrade@hotmail.com) até o XIV CONGRENAT, quando será ratificado o PROGRAMA INTEGRADO DE EVENTOS DA FBrN 2015/2017.

 

A seguir, o presidente João Olavo abriu espaço para que o coordenador geral do MOVIMENTO NU, Carlos Santiago, efetuasse o lançamento do 7º Tambaba Open de Surf Naturista, que acontecerá na praia naturista de Tambaba, no Conde, Paraíba, dias 06 e 07/09/2014. Essa exitosa competição acontece desde 2008 e, este ano, diferentemente dos anos anteriores, o Lançamento Oficial do Tambaba Open deixa de acontecer em Tambaba, Paraíba, para ser realizado aqui no X EBN – Encontro Brasileiro de Naturismo, a pedido da FBrN. O presidente João Olavo refere que esse pedido é uma tentativa de mostrar para todos os dirigentes naturistas brasileiros a importância de um evento esportivo como este, que atrai importante participação da mídia, especialmente televisiva e, principalmente, aproxima o naturismo da juventude. É uma excelente oportunidade para divulgar a filosofia de vida naturista, com testemunhos insuspeitos dos jovens surfistas, que ficam deslumbrados com a liberdade experimentada no surf nu.

 

O coordenador geral Carlos Santiago apresentou farto material promocional do evento, inclusive com vários banners alusivos à competição. Apresentou também um vídeo com coletânea das matérias divulgadas nas diferentes TVs do Brasil, que comprovam o sucesso nacional do evento. Referiu, ainda, que além dos parceiros comerciais o Tambaba Open tem como parceira a entidade oficial do Surf da Paraíba, que fornece auxílio na organização técnica e os juízes da competição. A ideia futura é de que tenhamos um Circuito de Surf Nu nas praias naturistas brasileiras. Houve intensa interatividade com os dirigentes naturistas presentes, tendo o coordenador geral Carlos Santiago respondido inúmeras perguntas e prestado esclarecimentos sobre as diversas etapas da competição e com relação ao funcionamento – em Tambaba – da Escola de Surf.

 

O presidente do Clube Naturista Colina do Sol, Etacir Manske, informou que - em agosto próximo - quando do 19º aniversário do Clube, será lançado o COLINA DO SOL – 20 ANOS, um conjunto de atividades e eventos, que acontecerão em todos os meses até agosto de 2015, que festejarão essa importante data de existência da Colina do Sol. Assim que a Programação estiver completa será dada ampla divulgação. Também convidou a todos os jovens naturistas brasileiros para participarem do II EJN – Encontro da Juventude Naturista, que acontecerá em dezembro próximo, na Colina do Sol. Foi feita uma experiência piloto, onde os jovens organizadores e o próprio Clube muito aprenderam com as dificuldades enfrentadas e superadas. Permanece em pauta.

 

12. CRIAÇÃO DE NOVAS ORGANIZAÇÃO NATURISTAS. Foi aprovado, por unanimidade, o estímulo à criação de novas organizações naturistas, especialmente nos Estado que ainda não as temos, para que – de fato – sejamos uma Federação nacional. Estão engajados nesse processo, não só a atual Diretoria como todos os integrantes do Conselho Maior da FBrN. Os primeiros resultados estão surgindo, como seguem.

 

A presidenta do Conselho Maior e do NIP, Renata Barreto Freire, relatou o esforço dispendido pelo NIP, nos últimos 2 anos, para organizar uma nova entidade em Bauru e seu entorno, em São Paulo. Durante todo esse tempo foi desenvolvido intenso trabalho de conscientização para que a entidade tivesse uma sólida base estrutural. Finalmente, neste ano, toda a documentação foi providenciada e a nova organização foi legalmente constituída. Apresentou os 3 casais, que representam, neste evento, a NATCOP – Naturistas do Centro Oeste Paulista. Informou que a Diretoria já deu parecer favorável ao pedido de filiação à FBrN, pois a nova entidade cumpriu as exigências previstas no Art.6º do seu Estatuto e o Conselho Maior (com sua maioria presente no X EBN) aprovou a filiação, tendo a NATCOP ficado com o número identificador interno 44. Os dirigentes da NATCOP presentes agradeceram o apoio do NIP e a presteza da FBrN em aprovar a sua filiação. O presidente João Olavo informou que a nova entidade receberá o seu Certificado de Área Naturista 2014, amanhã (domingo), juntamente com as demais entidades, na praia naturista de Massarandupió.

 

O conselheiro de ética e dirigente da AAPP, Luiz Carlos Hack, informou que a organização naturista PINHONAT foi criada há 2 anos, quando da realização de evento nacional na AAPP, em Balneário Camboriú, SC. Já está atuando na praia do Pinho, orientando e fiscalizando o cumprimento do Código de Ética da FBrN. Brevemente estará também solicitando sua filiação à FBrN. O naturista Tulio França informou que o CENAT, nova organização naturista cearense está em fase final de organização e que – até o XIV CONGRENAT, em janeiro/fevereiro próximos – já terá também solicitado a sua filiação à FBrN.

 

O naturista Fernando Antonio informou que está sendo desenvolvido esforço adicional em Aracajú, Sergipe, para revitalizar o SERGINAT. Um pequeno grupo está se reunindo e acredita, que a médio prazo, a organização naturista voltará a plena atividade. Neste momento houve intensa interatividade com os presentes, com o presidente João Olavo e o diretor Secretário Leonardo respondendo perguntas a respeito da criação de novas entidades e seus requisitos (Art.6º do Estatuto da FBrN) e sobre os diferentes tipos de organizações naturistas previstas no Art.5º do mesmo Estatuto. Permanece em pauta.

 

13. REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ÉTICA. O presidente João Olavo chamou para compor a mesa diretora dos trabalhos do X EBN os integrantes do Conselho de Ética, Jaime Cabral Vieira, Luiz Carlos Hack e Pedro Ricardo de Assis Ribeiro, que assinaram o Regimento Interno desse Conselho, que terá uma das vias arquivadas anexas a esta ata (Anexo 3). Outra via desse documento será arquivada no dossiê “Conselho de Ética” na sede administrativa da FBrN, no ECOPARQUE DA MATA. O presidente João Olavo elogiou a inédita iniciativa do Conselho de Ética, de construir e aprovar o seu regramento interno, que dará importante segurança jurídica a análise e julgamento dos processos disciplinares. Foi um árduo e competente trabalho de criação, desenvolvido pelos três (3) conselheiros, coordenados por Luiz Carlos Hack. Dada a sua importância os conselheiros de ética autorizaram que esse Regimento Interno fosse postado no site oficial da FBrN (www.fbrn.org.br). Não permanece em pauta.

 

14. DESFILIAÇÃO DE ORGANIZAÇÃO NATURISTA FILIADA Á FBrN. O diretor Secretário Leonardo registrou que o Complexo Turístico Praia do Pinho foi, anteriormente, desfiliado da FBrN, mas que informou que continuará adotando o Código de Ética da FBrN e aceitando o CARTÃO INF (identidade naturista). Não permanece em pauta. 15. LICENÇA SAÚDE DE DIRIGENTES. O presidente João Olavo apresentou atestado médico referente à sua licença saúde de 01/01 até 30/04/2014 (Anexo 4). Informou que nos meses de setembro e outubro próximos estará novamente de licença saúde. Nesse período se submeterá a procedimentos médicos e cirurgia, já programados, retornando à Presidência no dia 01/11/2014. No mês de setembro, como também o vice presidente Tannús estará em viagem ao exterior (Delegado Representante da FBrN no CONGRESSO INTERNACIONAL DE NATURISMO, na Irlanda, e viagem particular à Europa) assumirá a Presidência em exercício da FBrN a presidenta do Conselho Maior e do NIP, Renata Barreto Freire. Será a segunda mulher a assumir a Presidência da FBrN nos seus 26 anos de existência. A primeira foi a past presidenta Maria Luzia Almeida de Almeida. Ambas, presentes à Plenária, foram aplaudidas pelos presentes. No mês de outubro assumirá a Presidência em exercício da FBrN o vice presidente da FBrN e conselheiro do GOIASNAT, José Antônio Ribeiro Tannús. Não permanece em pauta.

 

16. CONSELHO MAIOR. O presidente João Olavo registrou os agradecimentos da Diretoria da FBrN aos cinco (5) integrantes do Conselho Maior por suas ativas participações no processo de DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA da entidade, assumindo tarefas de: representação institucional da FBrN em eventos e negociações; avaliação preliminar e visitação de pretendente à filiação à FBrN; cobrança de inadimplência de filiadas da sua região; desvio de condutas; e outras questões análogas. Não permanece em pauta.

 

17. PROCESSOS DISCIPLINARES. O Conselho de Ética apresentou suas conclusões deliberativas referentes aos processos 001/2014 – Pedras Altas; 002/2014 – Nature; 004/2014 – Cehm Jurubá; 005/2014 – Pousada Tambaba Naturista; 006/2014 – Site e Blog de Hildebrando Bezerra de Carvalho; e 007/2014 – Portal Turismo & Naturismo. Solicitou que a Diretoria da FBrN tome as medidas administrativas complementares às decisões dos processos. A ata dessas deliberações ficará arquivada no dossiê “Conselho de Ética”, na sede administrativa da FBrN, no ECOPARQUE DA MATA. Não permanece em pauta.

 

18. ENCA. O naturista Rogério da Silva informou ao presidente João Olavo que não conseguiu contato com a entidade à epígrafe. Quando conseguir, comunicará o fato à FBrN. Não permanece em pauta.

 

19. RELATO DA PARTICIPAÇÃO DA FNrN NOS 60 ANOS DA INF-FNI. Como novamente o dirigente Elias Alves Pereira não se fez presente e não enviou o release prometido anteriormente, o assunto não permanece em pauta. A dirigente do Grupo NATURISMO CAPIXABA, Carmen, falando em seu nome e do escritor naturista Evandro Telles chamou a atenção para a necessidade imperiosa da atenta leitura e reflexão sobre a filosofia de vida naturista. Foi aparteada pela naturista Jaldete, da mesma organização, que relatou que seu primeiro contato com o naturismo foi através da leitura. Motivada por essa leitura procurou o Naturismo Capixaba para frequentar e lá se encontra até o momento. A dirigente da ABANAT e AMANAT Lurdes apresentou seu novo parceiro “Welcome Brasil Bahia”, uma central de turismo e publicidade, sobre o qual prestou esclarecimentos e distribuiu material promocional.

 

20. ASSUNTOS PENDENTES. O presidente João Olavo e o diretor Secretário Leonardo listaram os assuntos que permanecem pendentes, inobstante tenham sido analisados e debatidos nesta Plenária: CARTÃO INF (identidade naturista); CANDIDATURA DO BRASIL PARA SEDIAR O CONGRESSO INTERNACIONAL DE NATURISMO, em 2018; AÇÕES AMBIENTALMENTE CORRETAS; APRESENTAÇÃO DAS DIRETORIAS DA SECRETARIA E TESOURARIA; MATERIAL DE DIVULGAÇÃO; PROGRAMA INTEGRADO DE EVENTOS DA FBrN 2015/2017 e CRIAÇÃO DE NOVAS ORGANIZAÇÕES NATURISTAS; e também os constantes da pauta que não puderam ser debatidos e deliberados nesta Plenária, mas que também constarão obrigatoriamente do próximo encontro nacional: CAMPANHA DE AJUDA Á CRECHE (avaliação da campanha e orientação institucional da FBrN); CENTENÁRIO DE LUZ DEL FUEGO (análise de proposta de edição de livro-álbum sobre Luz Del Fuego, para comemoração dos seus 100 anos de nascimento, em 2017; ANDA BRASIL/PARAÍBA (análise e deliberação do pedido de apoio oficial da FBrN para atividades de divulgação da filosofia de vida naturista, na região de Tambaba, no Conde, Paraíba); IDEIAS PARA SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DA FBrN (Selos, Núcleos, Informativo, COOPENAT, Patrocínio, Patrocínio Oficial, Intercâmbio de Naturistas Sabáticos/Estagiários, e Leilão de Doações, sugestões de Celso Rossi; Voluntariado, Portal, Concordância, Sugestão, Crescimento, Resultado, sugestões de Valdemir Rodrigues; Revista Naturis e Super Portal, sugestões de Waldo Andrade; Facebook, sugestão de Marisa Fraga; e Fundos de Captação, sugestão de Edson Noé da Silva; que serão retomados assim que o voluntariado indicar um responsável e um auxiliar para analisar cada um destes assuntos pendentes); LISTAGEM DE PESSOAS IMPEDIDAS DE INGRESSO NOS ESPAÇOS NATURISTAS (ratificação do rito do sistema, já aprovado anteriormente e implantado); e ADMISSIBILIDADE DE PROCESSOS DISCIPLINARES (análise e deliberação sobre a admissibilidade de 7 denúncias encaminhadas a Diretoria da FBrN)

 

O presidente João Olavo fez uma solicitação especial para as organizações naturistas baianas se engajarem no esforço da Secretária Áurea Mércia e da FBrN para aprovar na Câmara de Vereadores de Entre Rios, BA, o projeto de lei que cria a ZIA e o Parque Municipal Ambiental de Massarandupió. Tendo em vista que o almoço está servido pelos organizadores do evento, agradeceu a presença de todos, pela qualificada participação e construção dos consensos e deu por encerrada a presente Plenária, às 13h20min, cuja ata foi lavrada por mim diretor Secretário Leonardo Spinola de Miranda e assinada conjuntamente com o presidente João Olavo Rosés.

 

(enviado em 9/08/2014)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2014
Todos os direitos reservados.