') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°165 - Agosto de 2014 - Ano XV

Anuncie aqui

 

(enviado em 22/08/14 por Maria Luzia)


GNC NO X EBN EM MASSARANDUPIÓ - BAHIA

 

X EBN - ENCONTRO BRASILEIRO DE NATURISMO

MASSARANDUPIÓ - ENTRE RIOS- BAHIA

Saudade!

Nenhuma outra palavra conseguirá descrever os momentos especiais vividos por todos os participantes do X EBN, realizado de 25 a 27 de Julho de 2014, no Ecoparque da Mata, Massarandupió, Bahia.

O tema do X EBN foi "Naturismo comprometido, Sustentabilidade e Inserção Social: Trilhando Novos caminhos”. Dentro deste contexto, o GNC – Grupo Naturismo Capixaba, foi citado como referência em discursos do presidente da FBRN, João Olavo, dos representantes do Ecoparque/Ecovila da Mata, Waldo Andrade e Marisa, de organizadores e apoiadores.

O presidente da FBrN, João Olavo, apresentou os objetivos e compromissos do evento, a exemplo do Naturismo comprometido: “NÃO BASTA QUE SEJAMOS PRATICANTES DA FILOSOFIA NATURISTA, NÓS TEMOS QUE ASSUMIR ESSE COMPROMISSO, NOS EXPONDO, NOS ORGULHANDO DE SER, DIVULGANDO O QUE É (NATURISMO), ASSUMINDO O NOSSO PAPEL PARTÍCIPE DE LEVAR UMA FILOSOFIA DE VIDA, A QUAL, PARA NÓS DA FBRN, É A GRANDE UTOPIA TRANSFORMADORA DO SÉC. XXI”.

Os associados do GNC ficaram muito honrados pelos agradecimentos ao empenho nas divulgações, apoio ao evento e engajamento social. Agradecimentos calorosos e expressivos também vieram da AMAM- Associação de Moradores a Amigos de Massarandupió, representada pela Sra. Tidinha, que emocionada apresentava o resultado da campanha que o grupo GANA e o GNC levantaram para arrecadar contribuições financeiras para a creche local garantindo a continuidade do espaço escolar, além das doações em material escolar: livrinhos de história, cadernos, lápis e outros. Uma noite de sábado festiva, com discursos de agradecimentos, jantar e cantorias selou uma amizade fraterna entre os naturistas e os moradores da Vila de Massarandupió.

Os 10 integrantes da comitiva do GNC começaram a chegar na quinta-feira, sendo recepcionados no aeroporto pelo presidente da FBRN, João Olavo e esposa Rayssa, e quase todos hospedaram-se no Ecoparque da Mata, apenas um casal hospedou-se numa pousada na Vila de Massarandupíó.

O primeiro dia de passeios foi na famosa e linda Praia do Forte, super badalada, localizada bem pertinho, podendo ir e retornar no mesmo dia.

Na sexta-feira continuavam a chegar naturistas vindos das diversas regiões brasileiras e os abraços apertados não cessavam, além das muitas fotos que registravam cada momento.

Com o dia lindo e sol forte todos foram para a praia naturista de Massarandupió – um complexo de praia, dunas altíssimas de areias branquinhas e um delicioso rio de águas mornas, límpidas e avermelhadas.

Almoço farto com peixes e frutos do mar preparados na barraca do Jânio, que conquistou a todos com sua simpatia, e banho nas águas mornas no rio junto aos milhares de peixinhos que ficam brincando com os visitantes.​

Às 15 horas fomos convidados para o coquetel de abertura com as boas-vindas do presidente João Olavo, embaixo de uma grande tenda montada ao lado do rio, recepcionados com buffet de frutas, sucos e biscoitos e uma baiana que distribuía cocadas, fitinhas do Senhor do Bonfim e borrifava um “xero” com água perfumada.

Uma surpresa aguardava os naturistas na praia: biólogos do projeto Tamar acabavam de chegar com muitas tartaruguinhas marinhas que nasceram naquela noite. Uma grande área foi cercada para delimitar espaço com os naturistas que, extasiados, assistiam a chegada de todas as primeiras tartaruguinhas nas ondas do mar. Uma torcida se formou para saber qual seria a primeira a chegar, percebendo-se uma forte emoção por vê-las tão pequeninas, e frágeis, entrando na imensidão do mar, local onde será suas moradias. Estima-se que quando adultas, após 30 anos, elas retornem ao ponto de partida para desovar suas primeiras ninhadas. Já passava das 18 horas quando terminaram os festejos na praia.

A noite de sexta-feira no Ecoparque/Ecovila da Mata encerrou com jantar e um grupo folclórico de músicos interpretando Samba de Roda, com muita dança, alegria e diversão.

No sábado, durante a abertura oficial do evento, foi cantado o Hino Nacional e o da Bahia. Em seguida o Diretor de Eventos, Waldo Andrade agradeceu a presença de todos: “Sejam bem vindos a Entre Rios, Massarandupió e ao ECOPARQUE/ECOVILA da Mata (sede da FBrN)”.

A Secretária de Turismo e Meio Ambiente, Sra. Mércia, esteve presente e fez parte da composição da Plenária falando sobre a importância do Naturismo: “Acompanhamos desde os primeiros momentos de sua organização, dada a sua importância no segmento turístico para Entre Rios, Massarandupió e a Bahia. É um turismo diferenciado com um nível de comprometimento social e ambiental que torna digno e necessário todo o nosso apoio”.

A tarde de sábado foi reservada para passeios. Um grupo de naturistas acompanhou o simpático Samir, técnico ambiental, já morador na Ecovila da Mata, fazer a apresentação de toda a implantação do projeto da Ecovila/Ecoparque da Mata, mostrando o início das edificações e todo o planejamento estratégico de sustentabilidade do local, gerando muitas perguntas e aplausos.

Domingo, amanheceu com muita chuva. Porém, os compromissos de agenda foram cumpridos com os naturistas seguindo para a ADAM – Associação das Artesãs de Massarandupió, que esperavam com um lanche para apresentar seus trabalhos feitos com palha típica da região: bolsas, carteiras, chapéus, viseiras, cestarias, etc. Após as compras, os naturistas seguiram para a praia.

Mesmo com a chuva caindo, os naturistas não desanimaram e a praia lotou durante todo o dia de domingo. Nem o frio e a ventania afastaram a turma da praia e do rio, presenciando o presidente da FBrN, João Olavo, fazer a entrega dos Certificados das Áreas Naturistas às Entidades Naturistas do Brasil, além de uma bela homenagem com entrega de uma placa com o título honorário ao Presidente da ABANAT, Associação Baiana de Naturismo, Miguel Calmon.

Hora da partida, muitos amigos começaram a embarcar no domingo à noite, e os muitos beijos e abraços já deixavam um nó na garganta e um aperto no peito. Muitas saudades de todos e dos momentos especiais, emocionantes e representativos.

Os associados do GNC partiram na segunda-feira pela manhã, mas antes uma parada para uma foto oficial com os amigos que ainda se encontravam na Ecovila da Mata, e o registro do “Tacho da Luzia”, que medrosa para tomar banho frio no evento anterior, em 2013, o EDN, ganhou de painho Waldo e mainha Marisa um carinho todo especial. A surpresa do X EBN ficou por conta dos banhos quentes com a instalação das placas de aquecimento solar.

Partimos para Salvador para outros passeios turísticos na Praia de Itapuã, Pituba, Ondina, Farol da Barra, Mercado Modelo, Pelourinho, Igreja do Senhor do Bonfim.

Voltamos para casa "trazendo na mala bastante saudade", com desejos de reencontro no próximo evento nacional, o CONGRENAT, QUE ACONTECERÁ NA VILA NATURISTA COLINA DO SOL, RIO GRANDE DO SUL, NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA DE JANEIRO DE 2015.

Registramos nossos agradecimentos a todos que nos fizeram muito felizes no X EBN!

Tin-Tin!


CONVITE

BAILE DA PRIMAVERA

DIA 20 DE SETEMBRO DE 2014

no sítio naturista em Guarapari -ES

Com o cantor Leandro Bellumat e

o tecladista Paulinho Mahal.


O GNC convida para um fim de semana super especial com um Baile da
Primavera no sítio naturista em Guarapari- ES, de 19 a 21 de Setembro,
abrindo a temporada Verão 2015. Informações com o presidente do GNC,
Leonardo S. de Miranda.

 

GNC - Grupo Naturismo Capixaba
naturismocapixaba@gmail.com

lsmiranda14@hotmail.com - Leonardo

marialuzia.vix@gmail.com

evandro.telles@terra.com.br

karmen-p@hotmail.com


"NATURISMO É UM MODO DE VIDA EM HARMONIA COM A NATUREZA, CARACTERIZADO PELA PRÁTICA DA NUDEZ SOCIAL, QUE TEM POR INTENÇÃO ENCORAJAR O AUTO RESPEITO, O RESPEITO PELO PRÓXIMO E O CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE" (INF-FNI, 1974, Definição de Naturismo)

 

PARA ADQUIRIR OS 3 (TRÊS) LIVROS DE EVANDRO TELLES - COLETÂNEAS DE TEXTOS NATURISTAS - ENTRAR EM CONTATO POR EMAIL COM EVANDRO.TELLES@TERRA.COM.BR.

 

" O decoro sexual não pode, de nenhuma forma, ser associado ao uso de
vestuário, nem a vergonha com a ausência de roupa, a total ou parcial
nudez...A nudez, enquanto tal, não deve ser equiparada ao descaramento
físico. A falta de decoro existe apenas quando a nudez desempenha um
papel negativo no que respeita ao valor da pessoa, quando o seu papel é
o de resultar em apetite sexual, no qual a pessoa é colocada na
posição de mero objeto de prazer". Papa João Paulo II - extraído do
livro "Love and Responsability".

 

(enviado em 5/08/14 por Maria Luzia)


O GNC é filiado à FBrN / INF desde 2010, fazendo cumprir integralmente o código de ética naturista. Inicialmente, teria a formação de um grupo voltado para encontros de jovens que desejavam praticar o naturismo mais perto de suas casas. Desta formação, nasceu o GNC - Grupo Naturismo Capixaba, que deu continuidade ao projeto, organizando e orientando a prática e a filosofia naturista na Grande Vitória com atividades ao natural em sítios, praia, fazendas, casas de amigos e imóveis alugados para fins de semana. Uma agenda permanente de atividades ao natural acontece num sítio localizado em Guarapari-ES. No dia 17 de abril de 2010 foi constituído oficialmente o GNC - Grupo Naturismo Capixaba, após o primeiro ano de atividades. Em 2014 iniciou-se a utilização de uma área de praia em Guarapari, ES, com tranqüilidade e privacidade, e extensão de 2 km para caminhadas. O GNC em seus encontros reúne os presentes para leitura de textos, repassar esclarecimentos, trocar ideias e conhecimento sobre a filosofia naturista.

Diretoria, formada em Abril 2014: Presidente: Leonardo S. de Miranda; Vice-presidente: Karmen Pereira; Conselheiros: Evandro Telles, Gilson Ribeiro, Jaldete Abranches e Maria Luzia de Almeida

INFORMAÇÕES:

Leonardo

(27) 9992-54219

 

Evandro Telles:

(27) 99993-6003:

 

Maria Luzia:

(27) 99902- 2401

marialuzia.vix@gmail.com


 

"Naturismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social,

que tem por intenção encorajar o auto respeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente"

 

 

(enviado em 1/05/14 por Maria Luzia)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2014
Todos os direitos reservados.