Jornal Olho nu - edição N°104 - julho de 2009 - Ano IX

Anuncie aqui

Ynai-Brasil - a volta por cima

4ª parte - A Ynai hoje e amanhã

Pedro Ribeiro entrevista

Carolina Lotz e Adam Guirro*

Fotos cedidas pelos entrevistados

 

filiação da Ynai-Brasil a Youth – INF – Espanha 2006. Andre e a atual presidente da INF.

ON: Quantos associados há? E participando efetivamente?

 

Carol: A YNAI-Brasil chegou a ter 900 associados. Todos jovens de 16 a 35 anos. Pelos relatos passados pelos Representantes Regionais daquela época podemos crer que aproximadamente 600 destes 900 frequentavam realmente as áreas e grupos Naturistas já existentes. Claro que nunca conseguimos reunir mais de 250 numa única reunião. Afinal... as dificuldades que já relatamos sempre existiram!

 

A YNAI-Brasil é a responsável pelos 2 maiores recordes de público no Mirante do Paraíso e o Arnaldo sempre comenta sobre estes eventos. Também fizemos festas no Abricó - RJ, na Colina - RS, em Pedras Altas e Galheta - SC...

 

Atualmente a YNAI-Brasil está retornando suas atividades, temos contatos com mais de 200 ex-associados para que retornem as atividades da YNAI-Brasil e muitos já sinalizaram que pretendem voltar. No entanto o número real de atuais sócios é de 80 jovens. Todos conhecidos pessoalmente dos representantes regionais.
A diretoria da YNAI-Brasil atual é composta por:
Adam Guirro - Presidente
Carolina Lotz - Secretária
Evandro - Rep de SP
João Batista - Rep do RJ
Weslley Lima - Rep de MG
Rafael Magnano - Rep ES
Tiago Carlan - Rep RS e SC
Michel Rodrigues- Rep do PR
Thiago Tannus - Rep do Centro Oeste
Jhonas Araújo - Rep da Bahia
Pedro Netto - Rep do Nordeste

 

Pretendemos ainda conseguir outras pessoas para atuarem nos demais estados do Nordeste e assim o Pedro ficar só responsável pelo estado dele (Pernambuco), alguém para SC e o Tiago Carlan ficar só com o RS, precisamos urgentemente de alguém do Norte do Brasil e o Jorge Bandeira (Vice presidente da FBrN e ex-representante da YNAI) ficou de nos indicar alguém. e também precisamos de alguém para Brasília...

 

Mas o grupo está crescendo novamente! Está forte! Esta saudável!

 

Mantemos uma grande característica de sempre... Conversar muito sobre o código de ética e sobre a filosofia naturista. Posso garantir que todos os sócios da YNAI-Brasil conhecem muito bem o que é ser naturista. Garanto que estes não estão aqui só para ficarem pelados sem saberem do que fazem parte

 

ON: Como vocês pretendem expandir a Ynai? Com quais ações?

 

Carol: A volta de nosso site ao ar é sem dúvida o primeiro e principal passo para a retomada das atividades. No entanto já estamos fazendo outras coisas. Entramos em contato com todos os ex-associados como falei antes. Temos tido várias conversas com eles via MSN e e-mails. Vários estão dispostos a voltar, vários já se inscreveram novamente no grupo virtual no YAHOO. Alias, além do Yahoo agora também usamos o TrueNudists (www.truenudists.com) o Bare Friends (www.barefriendsint.net) e o Orkut (www.orkut.com). Tudo para facilitar a retomada das atividades.

 

Pretendemos expandir a YNAI-Brasil através de realizações de eventos, de realizações de encontros em shoppings e o convite boca-a-boca que cada naturista brasileiro deveria se incumbir de fazer a todos os Jovens que estiverem nas áreas naturistas onde eles frequentam.

 

Assim, como exemplo eu acho que, se um casal de 50 anos frequenta a Praia do Pinho e lá encontram alguns jovens, este casal, mesmo não sendo da YNAI-Brasil deveria conversar com estes jovens e sugerir que entrem na YNAI-Brasil. Os líderes do NatMG poderiam falar com todos os sócios e frequentadores da NatMG que entrem em contato com a YNAI-Brasil.

 

Os jovens que estiverem lendo esta reportágem no Olho Nu também devem entrar em contato conosco!

 

Como já falei antes, a YNAI-Brasil funcionava e pretendemos que volte a funcionar de forma dinâmica e independente de cada representante. Faremos festas, encontros, e todas as atividades que os associados desejarem e combinarem fazer!

 

ON: Para fazer parte da Ynai, o que é necessário?

 

Carol: Para fazer parte da YNAI-Brasil a pessoa precisa ter entre 16 e 35 anos de idade, sendo que de 16 a 18 anos precisa de autorização por escrito dos pais para estar em qualquer evento naturista da YNAI-Brasil. Para fazer parte do grupo virtual basta que o associado declare que seus pais sabem e concordam que ele faça parte deste grupo.

 

Todos devem ser já praticantes do Naturismo ou ao menos interessados em fazer parte real deste estilo de vida. Não existe ninguém que não possa ao menos dentro de seu quarto, em casa, experimentar o que é ser naturista... Claro que a atividade social do naturismo é importante, mas a experiência começa sempre individualmente, e, portanto, pode ser só no quarto mesmo...

 

Todos devem entrar em contato com seus representantes locais e conversar com eles. Todos devem tentar freqüentar os encontros vestidos e também as atividades naturistas, mas obviamente sabemos que cada caso é um caso e analisamos com carinho cada um para não sermos injustos com pessoas que tem maiores dificuldades...

 

No mais, é ir aos eventos que forem feitos em sua área e também ser apresentado e passar a freqüentar as áreas, grupos, clubes... de sua região.

 

Não existe nenhuma discriminação quanto à raça, sexo, orientação sexual, estado civil, escolaridade, nível econômico, bairro onde mora... pois compreendemos que isto é contrário aos princípios do Naturismo. Acreditamos que o naturismo é para TODOS sem qualquer distinção de qualquer origem e fazer distinção é quebrar os princípios do Naturismo.

 

É importante notar que fazer parte do grupo é também dar força para os princípios da YNAI-Brasil, seus representantes, membros e diretoria. Os Jovens Naturistas hoje precisam mostrar aos clubes naturistas, pousadas e associações que temos necessidades que diferem dos naturistas mais velhos, se associando a YNAI-Brasil cada um estará demonstrando que concorda com estas necessidades. A YNAI-Brasil está trabalhando muito para informar aos clubes, pousadas, e associações sobre estas necessidades para catalisar os jovens naturistas ou o nosso estilo de vida estará fadado a morrer. Além disto, nós da YNAI-Brasil estamos trabalhando para obter descontos em alguns locais naturistas em todo mundo para os membros da YNAI. Coisa que já conseguimos em nossos encontros nacionais. Logo quanto maior o numero de associados tivermos, maior a força que teremos para negociar.

 

ON: Quanto custa?

 

Carol: Não custa absolutamente NADA!

 

Os valores que são cobrados são apenas os valores que forem gastos para eventos que a pessoa for... Claro que se marcarmos um rodízio de pizza... cada um que for terá que pagar seu consumo... se marcarmos uma ida ao Mirante do Paraíso, cada um vai ter que bancar suas hospedagens e alimentação... só isto!

 

Somos contrários a quem acha que deve se ganhar dinheiro através da filosofia de vida. Acreditamos que um grupo de amigos deve ser basicamente um grupo de amigos e só. Nada de ganhar dinheiro para ter acesso a fotos do grupo, a ter acesso às informações sobre as atividades daquele grupo... isto é errado!

 

A YNAI-Brasil não recebe nenhuma contribuição oficial de nenhuma entidade, partido político ou governo. Todas as nossas despesas são cobertas por doações voluntárias de nossos associados. Ninguém será obrigado a pagar nada para ser sócio da YNAI-Brasil, porém se desejar voluntariamente ajudar ao nosso trabalho entre em contato pelos nossos e-mails.

 

ON: Como participar pela primeira vez?

 

Carol: Para participar primeiro precisa entrar em contato conosco, no grupo no Yahoo, no TrueNudists, no Orkut, no Bare Friends ou através de nossos e-mails e MSN.

 

Também acontece de caso a pessoa chegue na hora e local onde está acontecendo um encontro vestido da YNAI-Brasil, a mesma possa se juntar ali mesmo ao grupo... mas isto é mais raro!

 

Todos os jovens que já freqüentam os grupos, áreas, e locais naturistas do Brasil já são, teoricamente, associados pré-aprovados da YNAI-Brasil, portanto já estariam dentro do nosso grupo e já participariam de nossas atividades sem ser considerada primeira vez.

 

Normalmente para quem é novato mesmo, que nunca foi a lugar naturista, nós convidamos para conversar via MSN, via grupos virtuais, via e-mails... e depois que freqüente os encontros em shoppings para finalmente ir conosco a algum encontro naturista...

 

Sempre foi bom desta forma!

 

Nunca tivemos problemas com ninguém da YNAI-Brasil nos locais naturistas exatamente por causa disto!

 

ON: Quais são as atividades previstas para os próximos meses e anos?

 

Carol: Pretendemos voltar a fazer festas, encontros e eventos em todo o Brasil e pretendemos nos próximos anos ter representantes da YNAI-Brasil nos Acampamentos de Jovens Naturistas da INF, nos Rallys Internacionais de Naturismo, nos Campeonatos de Natação Naturista, e em eventos internacionais como os da VITANUDA, e da YBN (ambos já nos convidaram oficialmente para freqüentarmos com mais associados).

 

Pretendemos num futuro lançar o campeonato brasileiro de futebol naturista (a verdadeira PELADA) e levar esta idéia para os demais grupos de jovens naturistas do mundo e assim criarmos um Campeonato Mundial de Futebol Naturista.

 

Assim que realizarmos o primeiro torneio aqui no Brasil iremos comunicar a outros grupos como os da Alemanha, Espanha, Portugal, França e Inglaterra (países onde o futebol é um esporte principal) e assim falarmos em conjunto com a INFeste evento mundial.

 

Leia também:

1ª parte - A história da Ynai -Brasil

2ª parte - Os jovens e o Naturismo

3ª parte - os progressos da Ynai no Naturismo

5ª parte - Os líderes atuais


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.