Jornal Olho nu - edição N°101 - abril de 2009 - Ano IX

Anuncie aqui

 Susanne Cassal

por Pedro Ribeiro*

O grande barato dos Encontros e de Congressos naturistas realizados por este nosso imenso país é a chance que eles proporcionam de fazer novas amizades e de travar conhecimento com pessoas que têm histórias de vida muito interessantes para contar. O XI CongreNAT não fugiu à regra.

 

Pela primeira vez oficialmente presente em evento da federação brasileira, a sueca Susanne Cassal, 40 anos, é a sub-secretária de Turismo do município do Conde, na Paraíba e tem uma interessante história para contar.

 

Nascida na cidade de Katrineholm, 140 km a sudoeste de Estocolmo, é moradora do município há mais de uma década. Foi nomeada, em janeiro deste ano, sub-secretária de Saulo Barreto, titular da pasta.

 

A cerca de 12 anos, ela e um amigo resolveram viajar "a pé" pelo mundo inteiro, para conhecer novos destinos. Um dos primeiros foi o Brasil. Vieram direto para o Nordeste. O objetivo era conhecer locais mais isolados e não apenas as grandes cidades.

 

Em João Pessoa ficaram sabendo que havia praias maravilhosas no município vizinho do Conde. Queriam então ir para um hotel e pegaram uma carona com um viajante que ia para Jacumã. Ele se aproximou do município pela praia e os amigos ficaram extasiados e resolveram ficar por lá mesmo. Foram conhecer a praia de Tambaba e acabaram ficando hóspedes da pousada que funciona dentro da praia.

 

E foi o fim da viagem para ela. A paixão falou mais alto, pois decidiu não mais sair do Conde, ou melhor, de Tambaba, porque resolveu morar na própria praia e passou a trabalhar no restaurante como garçonete e ajudando a organização do local.

 

Algum tempo depois se estabeleceu realmente no município e foi trabalhar em outras atividades, como professora de inglês em João Pessoa e hostess de restaurantes. Aos poucos foi juntando dinheiro e é proprietária, atualmente, da Pousada das Conchas, em Tabatinga.

 

Daí para a política foi um pulo, pois se tornou conhecida e fez muito conhecimento. Acredita que há ainda muito trabalho a fazer pelo turismo do município. Sabe que Tambaba é uma das molas propulsoras para esse desenvolvimento almejado. Para o desenvolvimento da praia por exemplo, ficou estabelecido na atual gestão que a renda do estacionamento em frente a ela fica totalmente revestido para o pagamento de pessoal que trabalha lá, como seguranças e orientadores.

 

"A população do Conde, hoje em dia, encara com muita tranqüilidade a existência da praia naturista, diferente da desconfiança que havia assim que cheguei por aqui", declara e completa "tanto é assim (o bom relacionamento) que durante o Congresso Internacional, foi decidido que seriam usados funcionários locais e todos queriam trabalhar".

 

*pedroribeiro@jornalolhonu.com

(concedida em 22/03/09)


Leia Também

 

Aloísio Vinagre Régis, Prefeito do município do Conde, onde se localiza a praia de Tambaba, é o único político brasileiro que se considera naturista, fala disso abertamente e frequenta as áreas respeitando as regras, ou seja também fica nu como os demais mortais.

 

José Antonio Tannús, o novo presidente eleito da FBrN, que vai liderar o movimento nos próximos dois anos.

 

José Wagner de Oliveira, o novo presidente da Sociedade Naturista de Tambaba, e agora também membro do Conselho Maior da FBrN para a região Nordeste, não esconde sua origem indígena.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.