Jornal Olho nu - edição N°101 - abril de 2009 - Ano IX

Anuncie aqui

 Zé Wagner

por Pedro Ribeiro*

José Wagner de Oliveira, conhecido como Zé Wagner, professor da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), formado em Educação Física, com especialidade em psicomotricidade, músico registrado na Ordem dos Músicos do Brasil, foi eleito presidente da SONATA (Sociedade Naturista de Tambaba), no dia 1° de março passado. Como votante e candidato a uma cadeira no Conselho Maior da Federação Brasileira de Naturismo, esteve presente ao XI CongreNAT realizado em Igaratá, onde concedeu entrevista ao jornal OLHO NU.

 

Olho Nu: Quais são seus planos como presidente da SONATA?

Zé Wagner: Pretendo implantar nos currículos mínimos das escolas fundamentais do município do Conde conteúdos programáticos sobre naturismo, aproveitando o bom momento turístico que passa o município. Para isso já estou em entendimento com a secretaria de educação e de turismo.

 

ON: De que forma seria apresentado aos jovens a filosofia naturista?

ZW: Através de palestras e exposições para os alunos do que representa o Naturismo e também um ciclo de palestras para os professores. Visa aclarar as ideias que as pessoas possam ter sobre o Naturismo e permitir os alunos a uma compreensão maior da importância do turismo naturista para a vida do município, para que possam, mais tarde, participar desse processo.

 

ON: Muito interessante. E para a praia em si, algumas modificações?

ZW: Pretendo priorizar mudanças no acesso à praia, liberando-o também a todas as pessoas, com palestras sobre naturismo para os novatos. Pretendo respeitar as diversidades culturais para dialogar com os da terra e os naturistas visitantes.

 

Pretendo também promover mudanças nos estatutos da associação e já assumi o dia 19 de abril, dia do índio, como a data para a reunião para debatê-las. Neste dia também será a festa de posse, com a presença de vital Farias, o menestrel das sagas brasileiras.

 

No plano mais imediato, vou melhorar a segurança da praia, qualificando melhor os profissionais que lá trabalham, para evitar os tradicionais perturbadores que ficam no meio da mata com atitudes vouyeristas.

 

ON: Você aqui no Congresso, além de representante de Tambaba, está como candidato ao Conselho Maior da FBrN pela região Nordeste. Como você está vendo a realização deste evento.

ZW: Está tudo muito bom, porém estou sentindo falta de terem sido programadas palestras paralelamente às reuniões oficiais, para que os visitantes pudessem participar e opinar sobre o Naturismo. Coisa que causou tão boa impressão durante o Congresso Internacional, realizado em Tambaba.

 

Eu também estou aqui para defender a candidatura de Tambaba para sediar o VII Encontro Brasileiro de Naturismo, em outubro.

 

ON: Como é a relação da SONATA com a sociedade paraibana?

ZW: Muito boa. A SONATA faz parte do MNDH (Movimento Nacional pelos direitos Humanos) e outros movimentos sociais e holísticos. Faz parte também do Conselho Estadual de Direitos Humanos. Eu faço parte da Comissão Organizadora da conferência municipal de segurança Pública de João Pessoa.

 

E em todas as paradas de diversidade sexual realizadas nas cidades da Paraíba, o hino pela paz entoado, "Ponto de Vista", é de sua autoria.

 

ON: Obrigado, Zé Wagner. Boa sorte na sua gestão e na eleição.

*pedroribeiro@jornalolhonu.com

(concedida em 21/03/09)


Leia também

 

Aloísio Vinagre Régis, Prefeito do município do Conde, onde se localiza a praia de Tambaba, é o único político brasileiro que se considera naturista, fala disso abertamente e frequenta as áreas respeitando as regras, ou seja também fica nu como os demais mortais.

 

Susanne Cassal, a sueca viajante que pousou em Tambaba e acabou se transformando na subsecretária de Turismo do município do Conde.

 

José Antonio Tannús, o novo presidente eleito da FBrN, que vai liderar o movimento nos próximos dois anos.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.