') popwin.document.close() }

Jurubá: Floresta, mar, passeios, jogos.

Naturismo Natural

 

reportagem: Pedro Ribeiro*

Fotos: Pedro Ribeiro e Marcelo Pacheco**

O CEHM Jurubá fica na Ilha do Araújo no litoral de Paraty, RJ.

No final de semana de 12 e 13 de abril passado, Pedro Ribeiro, editor do jornal OLHO NU, visitou o Centro Ecológico Naturista Helio Marinho Jurubá, na Ilha do Araújo em Paraty. Francis Breuillac, o proprietário, mostrou as melhorias feitas nos últimos dois anos que têm transformado o local em excelente opção para as férias naturistas, para aqueles que querem unir as delícias do mar, com a vida natural em meio a uma grande floresta.

Francis, 77 anos, aportou no Brasil definitivamente no início da década de 60, quando se casou com Teresa, com quem tem dois filhos, que foram criados na paradisíaca ilha em Paraty. Hoje o casal, longe dos filhos, que vivem na França, transformou o antigo casarão reformado em uma pousada rústica, mas confortável, com atendimento personalizado e carinhoso. O ambiente é de muita paz e quietude, quebrada vez por outra pelos gritos das aves e pelo barulho dos macaquinhos que povoam a densa floresta que cerca o lugar.

O clima na pousada é de família, com todos reunidos com Teresa e Francis (na frente) nas refeições.

O casarão está localizado no alto do morro, de onde partem as diversas trilhas que dão acesso às atrações do local: à área de esportes, ao deck com churrasqueira e piscina e à pequena praia, além é claro acesso à entrada da propriedade, que somente é alcançada de barco, um pequeno baleeiro, comandado por Hudson, que busca e leva os hóspedes para o ancoradouro no continente.

OLHO NU esteve aqui em 2006 e apresentou uma matéria de descoberta do lugar (Ver Jornal OLHO NU nº 71 - setembro de 2006, em NATEspecial e em NATPersonagens). De lá prá cá muitas melhorias foram feitas, que o tornaram ainda mais aconchegante, como se é isso possível.

Os esportistas poderão  se deleitar com o mini-golf, com o ping-pong, com o vôlei e com o jogo de bocha, que é mundialmente conhecido como petanga, única modalidade esportiva que tem um campeonato mundial no naturismo. Também na área esportiva há um caramanchão para papos descontraídos e um pequeno bar e alguns bancos de jardim estrategicamente distribuídos.

O Grupo ganhou de presente da Associação naturista de Abricó camisetas com o símbolo da praia do Abricó.

(da esquerda para a direita: Tersa, Francis, Marlene, Charles, Pedro e, agachado, Marcelo)

Para os que não podem ficar sem uma piscina, há uma pequena construída na beira da propriedade, usando a própria água do mar, que se renova automaticamente com a maré. Aqui foi construída uma churrasqueira e colocada mesas e cadeiras e descansos para o banho de sol. À noite conta com iluminação, para um agradável bate-papo noturno.

Diametralmente oposto está localizada a pequena praia, que só existe quando a maré abaixa, com águas rasas e tranquilas, quase o ano todo. Mas se pode também descansar nos dois decks de madeira construídos margeando o mar, apreciando a linda paisagem ao redor e as embarcações que passam por perto e que muitas vezes ancoram na praia bem ao lado com uma grande quantidade de turistas. E ninguém de lá parece se importar com a vizinhança nua.

Para aqueles que amam passeios de barco, Francis proporciona um pelas calmas e límpidas águas da baía de Paraty, em meio a uma quantidade impressionante de ilhas e ilhotas, com direito à parada para mergulho e ver de perto a grande variedade de peixes coloridos no seu habitat natural. E também com direito à parada em ilhas-bares para beliscar petiscos e bebericar um pouco. Pena que nestes momentos não se pode ficar nu. Mas vale o sacrifício de se vestir.

Curiosidade: Numa das ilhas-bares encontramos uma galinha de botas, naturais.

A pousada funciona todos os dias o ano inteiro, possui oito quartos, com capacidade total de até 20 pessoas. Mas estão sendo finalizados mais nove quartos, no andar superior, em alguns dos quais também poderão receber hóspedes tipo albergados, com camas beliches, e com custos mais baixos.

Para 2009 há projetos de fazer um novo deck e ancoradouro para o lado Norte da ilha.

Francis e Teresa participarão, em setembro, do XXXI Congresso Internacional em Tambaba. Ele espera que este fato sirva para movimemtar a imprensa colocando seus holofotes sobre o Naturismo, de forma séria e organizada. Acredita que este tipo de evento não encha muito de pessoas, por ser mais técnico do que popular, mas a repercussão na mídia é grande e acaba fazendo com que o povo em geral descubra esta ainda novidade centenária: o Naturismo.

Visite o site do Centro Ecológico Helio Marinho Jurubá e tenha todas as informações necessárias para passar alguns dias inesquecíveis: http://www.cehmjuruba.com

 

* pedroribeiro@jornalolhonu.com

**marcelo@brasilnaturista.com

 

Veja a seguir muitas fotos e alguns vídeos deste encontro.

(clique para ampliar)

 

         
         
         

           

Clique sobre as imagens para ver pequenos filmes do CEHM Jurubá

Imagens da ilha quando se vai chegando a partir do continente

Imagens da chegada no portão de entrada da propriedade

Momentos de descontração na pequena praia particular

Leia uma entrevista dada por Francis Breuillac em setembro de 2006, no jornal OLHONU nº 71

Agora, abaixou. Somente R$ 25,00

Clique aqui e saiba como adquirir a nova edição do livro de Paulo Pereira: "Corpos Nus - Verdade Natural"

Jornal Olho nu - edição N°90 - maio de 2008 - ano VIII


Olho nu - Copyright© 2000 / 2008
Todos os direitos reservados.