') popwin.document.close() }


Republicação e atualização das notícias apresentadas na seção Últimas Notícias de 8 de fevereiro a 6 de abril de 2006

Campanha anti-tabaco usa modelos nus

Criada pela agência EBM, propaganda anti-tabagismo da ONG ADESF (Associação de Defesa da Saúde do Fumante).

O link para o site é: http://www.adesf.com.br/index2.htm

  

(enviado em 30/03/06 por Flaviano Augusto)

Não é delito exibir-se nu pela Internet

 

A Justiça desacatou a denúncia da mãe de uma jovem de 19 anos que trabalha mostrando seu corpo em salas de bate-papo, ao considerar que o trabalho que está desempenhando "é parte de una escolha de sua esfera íntima"

(Télam).- A justiça determinou que se uma jovem exibe seu corpo em forma voluntária através de um sitio da Internet, essa conduta não configura um delito, pois "é parte de uma escolha de sua esfera íntima" e não pode ser "submetida a ingerências arbitrárias (da justiça) em sua vida privada".

A medida foi adotada através da resolução do juiz de instrução Roberto Ponce pela qual desacatou a denúncia d mãe de uma adolescente de 19 anos, que trabalha exibindo seu corpo através da Internet em um local fixo.

A mulher havia feito a denúncia por uma pressuposta "privação ilegal da liberdade" de sua filha, "corrupção de menores" e "redução a serviço escravo" entre outros delitos.
 

Apesar disso, a própria denunciante havia afirmado que sua filha "não era obrigada a permanecer no dito lugar - localizado na Rua Charcas, 5100, na capital da Argentina - onde tinha um horário de trabalho e uma vez finalizado o mesmo se retirava para seu domicílo".

 

Leia a notícia completa em castelhano clicando aqui.

(enviado em 23/03/06 por Verónica Nistal)

1500 Venezulanos posam nus em público

 

CARACAS, Venezuela Mais de 1500 venezuelanos tiraram suas roupas na principal avenida da  cidade, neste domingo, 19 de março, para posar para o fotógrafo americano Spencer Tunick, formando um mosaico humano em frente a um símbolo nacional: a estátua do herói da independência Simon Bolívar.

Quando Tunick gritou ordens através de um megafone, pessoas nuas de toda as as formas, tamanhos e tons de pele se colocaram sobre a avenida e escadas da estátua um pouco antes do amanhecer.

"Há algumas pessoas lá longe de roupas, tire-as de lá!" disse Tunick, um artista do Brooklyn, N.Y., que tem documentado grupos de pessoas nuas em lugares públicos ao redor do mundo desde 1992.

Para os voluntários, ser parte da ate de Tunick significa livrar-se das inibições e suportar uma série de duas horas de posições muitas vezes desconfortáveis sobre o asfalto.

 

O artista escolheu como cenário para as suas fotos a avenida Bolívar, de Caracas, onde se encontra a estátua do libertador e palco de numerosas manifestações políticas d e partidários e adversários do presidente Hugo Chávez. Rodeados de dezenas de curiosos e jornalistas, os eufóricos voluntários brincaram e aplaudiram constantemente Tunick e até pousaram espontaneamente para a imprensa ao longo dos três cenários preparados pelo artista.

 

"Trabalhei muito duro nesta foto. O que ocorreu é que havia muita emoção por parte do público e por isso demorou um pouco", disse a jornalistas Tunick no final da sessão. O fotógrafo é conhecido por fotografar pessoas nuas nas ruas das principais cidades do mundo. No Brasil, Tunick fotografou no parque do Ibirapuera, em São Paulo.
Apesar do atraso na sessão de fotos, que foi convocada para as primeiras horas da madrugada deste domingo, os participantes ficaram satisfeitos por participarem da obra do artista.

 

"É uma experiência nova e vai muito além da desinibição de tirar a roupa... Em nenhum momento você se sente nu", disse Jerry Limo, um participante de 30 anos.
Apesar de mais de 7.800 pessoas terem se inscrito para o evento, somente se apresentaram para a foto entre 1.500 e 2.000 participantes, disse o artista.

 

A figura de Bolívar é o principal baluarte do discurso de Chávez, que diz liderar uma "revolução bolivariana" a favor dos pobres.
 

 

Matéria de Christopher Toothaker - Agência the Associated Press.

Matéria original publicada no Washington Post de 20/03/06

http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2006/03/19/AR2006031900551.html

 

Clique nas figuras a seguir para vê-las ampliadas.

 

 

(enviado em 20/03/06 por Horacio Lopez)

 

Quem quiser conhecer muito mais da obra de Spencer Tunick visite os sites cujos links foram pesquisados por Marco Pereira (markutdotruk@gmail.com).

 

1) http://www.rp-online.de/public/bildershow_main/magazin/kultur/news/10286?picture_id=1

2) http://www.darta.art.pl/raster/sztuka/tunick2.htm

3) http://kultur.wkstmk.at/comart/Spencer-Tunick/Spencer-Tunick.htm

4) http://avtora.com/uploads/images/content/news/2005/09/13/spencer_tunick_finland_2002.jpg

5) http://www.graffitipress.it/Gp_CroTunick.htm

6) http://www.mobile.telegraph.co.uk/news/graphics/2005/07/17/unaked.jpg

7) http://www.repubblica.it/2003/e/gallerie/spettacoliecultura/nudibruges/1.html

8) http://bildergalerien.netzeitung.de/php-bin/scripts/cgalerie/cgalerie.php?gal=n24_boulevard_de_050912_tunick&bild=1&skin=553

9) http://backpagegallery.news24.com/offbeat/Tunick/index.asp

10) http://www.bluttapoil.ch/spencer/Tunik-Neuch.htm

11) http://www.inonsblootje.be/
 

12) http://www.inonsblootje.be/images/tunick_6.jpg

e na Venezuela...


1) http://www.26noticias.com.ar/adjuntos/imagen/10088.jpg

2) http://www.sinmordaza.net/blogs/jlbruzual.php/2006/03/19/pelados_en_caracas

3) http://www.flickr.com/photos/modulor/sets/72057594086024538/

4) http://www.technorati.com/tag/Spencer+Tunick

 

5) http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=10755537

 

O jornal OLHO NU já fez algumas matérias sobre Spencer Tunick

 

1) http://www.jornalolhonu.com/jornais/olhonu_n_020/tunick/index.html

 

2) http://www.jornalolhonu.com/jornais/olhonu_n_037/nunot.html
 

3) http://www.jornalolhonu.com/jornais/olhonu_n_059/nunot.html

 

Tops ficam nus para a Pirelli

 

Os modelos Naomi Campbell e Tyson Beckford (foto) são as estrelas da nova coleção primavera-verão da P Zero, design industrial da Pirelli no campo da moda. No ensaio, a dupla tirou a roupa para dar destaque aos novos calçados e acessórios da marca. Mas também posou de casaco e camiseta. O lançamento nas lojas só mês que vem.

 

fonte: jornal Meia-hora de 14 de março de 2006

 

(enviado em 14/03/06 por Markut Dokurt)

Supermercado na Itália põe homens nus à venda
 

(EFE) Etiquetados e com códigos de barra, modelos chamaram atenção das mulheres que passavam pelo local. Um supermercado em Veneza, na Itália, aproveitou o Dia Internacional das Mulheres para fazer uma promoção inusitada. Nas vitrines da loja, homens pelados, envoltos com celofane, código de barra e etiquetados, fingiam ser produtos à venda na loja.
 

Grudados junto ao corpo dos modelos estavam escritas mensagens como "Colha seu próprio homem sem músculos" e "Homem de primeira qualidade".

 

fonte: http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI910519-EI1140,00.html

 

(enviado em 8/03/06 por André Herdy)

A Nudez essencial da dança atual

 

A tendência começou em Nova York. Em muitos espetáculos de dança recentes, a pele quase tomou o lugar do vestuário. Sua ascensão não deriva da liberação sexual, como nos anos 60, nem é provocação política. A nudez atual, crua e vulnerável, parece revelar algo essencial sobre a experiência humana.

 

Esta é a introdução da matéria publicada pelo jornal argentino Clarin, que por sua vez reproduziu do New Yok Times.

 

Leia a matéria completa em espanhol clicando no link a seguir:

http://www.clarin.com/suplementos/cultura/2006/03/04/u-01151487.htm 

 

(enviado em 4/03/06 por Eduardo do grupo Apanna)

Jornal Olho nu - edição N°65 - abril de 2006 - Ano VI


Olho nu - Copyright© 2000 / 2006
Todos os direitos reservados.