') popwin.document.close() }
Jornal


Cartas para esta seção: cartas@jornalolhonu.com

Mensagens publicadas no ano de 2004

voltar para seção CARTAS ANTIGAS

 


Nudismo em Goiânia

Acho muito interessante esta filosofia de vida,aqui em Goiânia não há praias, pena pois gostaria de experimentar viver em pleno contato com a natureza. Espero um dia ser um praticante do naturismo.

Um grande abraço!             

Fernando Pereira

Goiânia - GO

fernando@68ibest.com.br

(enviada em 28 de dezembro de 2004)


 

Praia de nudismo na Ilha Grande (RJ)

Solicito informações a respeito de localização de praias na Ilha Grande para a prática do nudismo. Obrigado

Rogério Oliveira

Seropédica -RJ

roger.ol@bol.com.br

(enviada em 28 de dezembro de 2004)

Informações

Olá Pessoal

Meu nome é Delmonte, sou casado e tenho filho, mas nem mulher nem filho aceitam a filosofia.

Sou naturista desde criança, mas agora encontro muitos problemas para poder participar dos encontros com pessoas da mesma filosofia que a minha.

Desacompanhados não podem ser naturistas, ou então você precisa pagar por isto. Por favor sou de SP, me indiquem praias onde encontro essas sociedades aqui em SP, onde posso encontrar famílias desde os netos aos avós. Sem restrições. E que para isso não precise pagar para ser um naturista.

Naturalmente

Delmonte Vicencio

delvic@ig.com.br 

(enviada em 15 de dezembro de 2004)


Mensagens de Natal

- Desejo a todos que lêem esse jornal, um 2005 com muita paz, cheio de alegria, e um naturismo mais simples, com pouca roupa, e a mente livre de qualquer preconceito. Aos que diretamente fazem a edição do jornal o nosso agradecimento pela paciência e horas dedicadas a sua confecção. 

Abraços naturistas a todos. 

Luiz 

luizrosarecife@uol.com.br

(enviado em 16 de dezembro de 2004)


Obrigado , Pedro, por este e pelo jornais anteriores que fizeram desse ano um excelente ano de informações Naturisticas.

Feliz Natal pra VC e para toda sua equipe que lhe ajuda na confecção desse excelente jornal e um Maravilhoso 2005 pra VC e para Todos que vão contribuir com o Jornal nesse ano que virá.

Abração 

Naturalmente

Eduardo Mendes

silvaemd@ig.com.br 

(enviado em 15 de dezembro de 2004)


Aos Naturalistas de todo o País

Desejo a todos os naturalistas um Feliz Natal e um Próspero ano novo com muita Paz e Amor. Que o mundo reconheça o naturalismo e quebre este preconceito de que "naturalista é um povo doente". Não somos doentes, apenas queremos sentir  a sensação de andarmos nu como Adão e Eva no paraíso ...

Ao Jornal Olho Nu e aos jornalistas, editores, digitadores e, enfim, desejos a vocês novos trabalhos sobre o naturalismo, sobre suas praias e quem sabe um show em uma praia do nudismo (como na paria de Abricó) em comemoração a vários anos que o Jornal Olho Nu está no ar.

Um abraço,

Isaias Cruz

Casimiro de Abreu - RJ

isaiasks@bol.com.br

(enviada 9 de dezembro de 2004)


Praias em São Paulo

Boa noite, gostaria de saber se tem praias de nudismo aqui próximo de SP, se tiver aonde fica.

 

Junior / Elaine

juninhoelaine@bol.com.br 

(enviada em 9 de dezembro de 2004)

 

Quem puder ajudar ao OLHO NU e der essas informações ao casal, agradecemos.


Para os amantes de Tambaba

Mais uma vez com minha esposa, inicio de novembro, fomos a Tambaba que gostamos tanto. Quinze dias de felicidade, apesar da falta de energia (três vezes em cinco dias! A prefeitura atual não faz muito para ajudar)... Felizmente, em janeiro, vai voltar o antigo prefeito, Aluizio Regis, que foi o promotor deste paraíso naturista! Acho que muitas coisas vão mudar.

A pousada tem um novo gerente e a paz voltou. Também os chalés receberam nova palha , colchões e mosquiteiro novos. Muitas coisas para melhorar a estadia. Na praia também as coisas melhoraram, pois agora tem um passadiço de madeira para entrar na praia, e um posto de ducha de água fresca que vai demorar muito se os utilizadores aceitarem a idéia de não gastar a água, ficando só o tempo mínimo necessário... Também, agora, o limita da área naturista está indicada direito numa pedra em direção da praia Bella. Isso vai evitar confusão com os “passantes”. Assim, pouco a pouco, nossa Tambaba vai tomar valor e poder atrair outros visitantes que vão, sem dúvida, se transformar em amantes deste sitio particular.

Ciao a tolos, naturalmente,

Jacques L.

Paris - França

jl.pegasus@wanadoo.fr 

(enviada em 28 de novembro de 2004)

 

Turistas da Turquia

Hi, We are 2 nudist guys from Turkey and will visit Rio in January. We need information about nudist beaches and clubs around Rio.

Best regards, 

 

Erdal Yener

Izmir - Turkey

erdalyener@hotmail.com

(enviada em 14 de novembro de 2004)


Voltarmos à praia da Reserva

Olá, amigos naturistas

Gostaria de convocá-los a voltarmos a freqüentar a PRAIA DA RESERVA, visto que esta é a única opção para praticar do naturismo para aqueles (inclusive eu) que não possuem um meio de locomoção (carro, moto, etc) para freqüentar assiduamente a PRAIA DO ABRICÓ. Além de ser belíssima, a praia da Reserva tem uma das mais belas paisagens do Rio.

A minha convocação para marcarmos presença na PRAIA DA RESERVA é porque o número de naturistas presentes, principalmente nos fins de semana, tem sido mínimo quase sempre insignificante (um só/eu), apesar dos demais freqüentadores não criarem problemas, mesmo assim fica uma situação desconfortável.

Obrigado a TODOS que se fizerem presentes na PRAIA DA RESERVA.

Luiz Alberto

Rio de Janeiro - RJ

luizalbertofdemelo@ibest.com.br 

(enviada em 14 de novembro de 2004)


Início no Pinho

Nossa iniciação ao naturismo ocorreu na Praia do Pinho em março de 1989. Antes de adentrar à praia, fomos recebido nas vizinhanças pelo casal Celso Rossi e Paula Andreaza, na sede da AAPP, os quais, nus, nos mostraram orgulhosos todas as instalações da Associação. Na oportunidade (só para situar no tempo) compramos um LP de vinil, recém-lançado com o título “Aos amigos da Praia do Pinho” com 12 músicas, todas de autoria e arranjos do próprio Celso, relíquia que conservamos até hoje.

Depois de sofrer o primeiro impacto de tirar a roupa em público, eu e a esposa, nos ambientamos e ficamos maravilhados com aquela experiência sensacional. Ambientados e refeitos do impacto inicial, resolvemos fazer um reconhecimento da área e fomos até às pedras, região de formação rochosa e de difícil acesso, oferecendo até um certo perigo na passagem de alguns trechos. Lugar bonito, mostrando uma bela paisagem da região, mas, contendo entre as pedras muitos “esconderijos” por assim dizer. 

Naquela ocasião deparamos com um casal fazendo sexo sobre as pedras em um daqueles esconderijos. Nossa reação foi o contrário: ficamos receosos de que o casal nos pudesse ver e se atrapalhasse em seu frenesi. Isso aconteceu há 15 anos atrás e deve ter continuado acontecendo até os dias de hoje porque aquele local é isolado da Praia do Pinho, fora das vistas dos freqüentadores, como também o matagal que circunda a praia . 

Visitamos, depois, por diversas vezes a Praia do Pinho, e estamos dispostos a visitá-la quantas vezes tivermos oportunidade. Apesar de o mar ser um tanto revolto e profundo, é uma praia bonita, aprazível e dirigida por gente hospitaleira com um bom serviço de bar e restaurante. 

Agora, recentemente, o casal Dani e Antônio presenciaram uma cena semelhante àquela que acabamos de relatar e provocaram um escândalo a nível nacional. 

Eles, o casal, não puderam e nem poderiam fazer nada e tampouco a direção da Praia do Pinho. A denúncia ficou ruim para o meio naturista, espantando aquelas pessoas que pretendem aderir ao naturismo. A solução seria policiar o local? Vejam bem: na área criminal até a polícia é corrompida pelo bandidos. Será que os Seguranças do mato ou da região rochosa da Praia do Pinho também não seriam seduzidos a participarem daquelas “brincadeiras”? 

Mariano e Dalva 

Goiânia (GO) 

jjm2@ibest.com.br

(enviado em 11 de novembro de 2004)


Não pode em toda Galheta ?

Estive na Galheta SC pela segunda vez no final de outubro, pois sou naturista, porém solteiro e lá ainda posso entrar. Freqüentei a praia por duas semanas, porém dia 25/10 quando cheguei na praia e tirei a roupa próximo da primeira fonte, um surfista se aproximou e disse que eu não poderia ficar nu ali , só no final da praia. Fiquei assustado e resolvi ir embora naquele dia só retornando à praia dois dias depois.

Pergunto: O nudismo na Galheta pode ser praticado em toda a extensão da praia ou tem área reservada ?

 

Roberto 

Guaruja SP 

bettaoguaruja@msn.com

(enviada em 9 de novembro de 2004)


Obrigado pelo apoio

Pedro,

Gostaria de agradecer muitíssimo a entrevista feita e o apoio que o Jornal Olho Nu tem dado a YNAI-Brasil. Já informei a Diretoria da YNAI sobre a entrevista, acredito que estarão visitando o Jornal dentro dos próximos dias (porém como não existe uma edição em inglês, talvez não tenham como compreender tudo). Trabalhando em conjunto acredito que conseguiremos atingir todos os objetivos que almejarmos, basta crer e unir as forças. 

Valeu, 

André

andre@ynai.com.br

(enviada em 5 de novembro de 2004)


Para não dizerem que não respondemos

Caro José 

-Apontar algo que está errado não é uma forma de colaborar para o movimento naturista? -Querer defender o trabalho desenvolvido pela ex-presidente da FBrN, cobrando que os administradores sigam os estatutos elaborados por ela e aprovados por todos não é colaborar para o movimento naturista? -Como você acha que deveríamos colaborar com o movimento naturista? Levando outras pessoas a praticar o naturismo? Pois então me diga como ficaria a nossa cara quando as pessoas que levamos chegarem ate lá e verem o que acontece? Nós seriamos chamados de naturistas ou hedonistas? 

-O que devemos fazer para promover o movimento? Convencer as pessoas de que na praia elas estão seguras contra o assédio dos swingers, que não entram homens solteiros nas áreas reservadas, que existem pessoas responsáveis pelo local que estão  prontas a dar total apoio caso aconteça algum inconveniente? Pena que ao chegarem lá, estas pessoas que nós levamos verão que não é assim que acontece, pois tudo isso já vimos ocorrer por lá. Se você conseguir me responder tudo isso realmente reconhecerei que errei. 

Agora peço a você que leia com muita atenção: em nenhum lugar nós dissemos que fomos ate o mato. Nós dissemos: caminhamos ao longo da praia ate o costão de pedras.  -Se você prega a libertação das cadeias mentais do “nosso povo” aprenda a interpretar o que você lê.  -Se você acha normal e legal, o que relatamos que nos aconteceu naquele dia na praia e muitas outras coisas que já vimos ocorrer e preferimos nem falar, não podemos fazer nada. “Cada cabeça uma sentença!” Eu só não quero isso nem para mim, nem para minha família. 

E mais: Qualquer bom empresário sabe ouvir criticas a respeito do seu produto ou serviço a fim de poder melhorar a qualidade de seu atendimento. Assim deveria ser com os responsáveis pelas áreas naturistas. Se o responsável pela praia não sabia o que estava ocorrendo, agora ele está avisado, este foi o intuito de informarmos aos site naturistas. Já que avisar ao funcionário que estava presente no local não resolveu em nada. Se ele já  sabia do que ocorre no local e não fez nada para evitar, ele deveria no mínimo ser descredenciado pela FBrN. E mudar o nome de “praia naturista” para “praia hedonista” como a que existe na Jamaica. Pois procuramos uma praia afiliada a FBrN como uma garantia de que esta praia cumpre a regras da FBrN. 

Agora ele jamais poderá dizer que não sabe de nada quando algo desagradável ocorrer no local como por exemplo, o dia em que aparecer na mídia que a praia é local de turismo sexual. Imagem que o Brasil divulga tão bem no exterior. Se você acha que ficar calado seria o melhor desculpe-nos em discordar de você, se queremos ser um país de primeiro mundo temos que  cobrar dos dirigentes, seja do governo ou de qualquer entidade,  o respeito pelos nossos direitos. Tem gente lucrando muito dinheiro com o naturismo e não estão cuidando dele como devia. Ficar calado nos tornaria coniventes com o erro. Ficar calado não é sinal de respeito, é sinal de medo. 

Agora eu te pergunto quem está destilando veneno da intolerância? Se a praia que você quer pra você e sua família é o local onde ocorrem coisas do tipo do que nós contamos e você acha que se deva ficar calado como a maioria está fazendo ou preferem ficar atrás de seu teclado de computador se masturbando com perguntas do tipo “será que as denúncias são verdadeiras?” ou “o que será que eles foram fazer no mato?” Pois então faça-nos um grande favor, esqueçam que algum dia nós tentamos ajudar. Fiquem com esse “naturismo” pregado por vocês, feito pela Internet, mas que não existe nas praias do Brasil. 

Leia a matéria do mês de agosto de 2004 do jornal Olho Nu escrita pelo próprio Pedro, onde ocorreu algo parecido com uma garota que foi sozinha a praia do Abricó no Rio de Janeiro. Ela ficou na praia ate chegar o “quinto atleta sexual pra prestar uma homenagem a ela”. Se toda vez que alguém tenta mostrar que algo está errado vocês exigirem que a pessoa se cale ou questionam coisas estúpidas, vocês estão plantando para que em pouco tempo o naturismo no Brasil se torne apenas mais uma fonte de turismo sexual. Isto está se expandindo não ocorre somente em Santa Catarina, mas nas demais praias do Brasil também . 

As pessoas preferem não falar nada pois não querem se incomodar. E isso nós não queremos para nossa família, tirem a roupa e fiquem a vontade na sua praia de coronéis onde uns tentam defender os outros como que se todos tivessem o rabo preso ou com o medo de colocar o dedo na ferida. Essa não é a nossa praia. Um abraço e boa sorte.

Dani e Antonio

ksal_natura_sc@yahoo.com.br 

(enviada em 4 de novembro de 2004)


Destilando o veneno da intolerância

Lamento profundamente as críticas endereçadas às pessoas que cuidam da Praia do Pinho e à senhora Maria Luzia, feitas pelo casal Dani e Antônio. Conheço a Luzia e sei de sua grande contribuição à causa naturista brasileira. Os problemas apontados pelo referido casal no que diz respeito à Praia do Pinho poderiam ser evitados se pessoas iguais a eles, que se dizem naturistas e freqüentadores, colaborassem na promoção do movimento ao invés de ficarem apontando o dedo para pessoas do quilate da Luzia e demais bandeirantes do naturismo nacional. Ademais, como eles mesmo disseram, os urubus ficam nas pedras em meio aos arbustos, estando portanto fora da área reservada aos casais e suas famílias. Então fica a pergunta: O que esse casal estava fazendo no mato?

Deixem de hipocrisia e ajudem a construir um movimento que tem como uma de suas bases filosóficas, aproximar as pessoas, tornando-as iguais. O resto é fruto de uma moral sexual calcada nos altares religiosos e colonialistas que pouco ou nada ajuda na libertação das cadeias mentais de nosso povo.

José Figueiredo.

figueira45@hotmail.com

(enviada em 26 de outubro de 2004)


Solicitando o direito de resposta

Vitória, 24 de outubro de 2004.

Dani e Antônio.

Agradeço-lhes pela resposta.

Quando eu e meu marido conhecemos o Naturismo na Praia do Pinho, no verão 1990, fiquei hipnotizada pelo espírito solidário que reinava naquela praia e no Paraíso da Tartaruga, administrado pela AAPP. Lembro-me que observei detalhadamente a alegria que fluía dos cidadãos naturistas, e da felicidade que pairava sobre os que congregavam do mesmo ideal. Todos se respeitavam, se ajudavam, participavam e davam sua contribuição trabalhando na limpeza da praia; equipes se revezavam na portaria recebendo e orientando os visitantes, e os “vigias” com seus apitos tratavam de manter a paz e ordem, mantendo afastados aqueles alcunhados de “urubus”. Festas e comemorações eram organizadas com a participação de centenas de pessoas. Revistas e boletins eram expedidos dando ciência a todos dos acontecimentos naturistas. Tudo nos pareceu perfeito!

Encantados com tudo o que vimos, decidimos que teríamos a nossa praia, bem pertinho de nossa casa, Vitória, ES. Durante três anos e meio procuramos em nosso estado, juntamente com Márcio Braga atual presidente da NatES, um local para que pudéssemos montar o nosso pequeno paraíso. Finalmente, sob a orientação da FBrN, que funcionava no Paraíso da Tartaruga, na Praia do Pinho, inauguramos a Barra Seca em fevereiro de 1994, exatamente 4 anos após conhecermos o Naturismo, pois tínhamos a certeza de que estávamos no caminho certo. Hoje, passados quase 15 anos, sinto-me entristecida por saber das dificuldades que enfrentam os administradores das áreas naturistas, verdadeiros heróis, quase solitários na luta pela preservação e manutenção dessas áreas e da própria filosofia Naturista, que poderá perder sua essência acaso não seja difundida e acatada e, principalmente, se os naturistas não derem suas parcelas de contribuição.

E foi com esse sentimento que resolvi lhes escrever, após ler o depoimento de vocês na Naturis e no Pelados. Percebi que não poderia me calar e lhes escrevi, através de e-mail, desejando obter algumas respostas: se vocês são freqüentadores antigos da praia do Pinho, se participam de alguma associação naturista, se a AAPP está atuante e se eles foram notificados, além dos “proprietários da praia”, dos acontecimentos desagradáveis que vocês presenciaram. No e-mail ainda falava da necessidade de vocês se juntarem aos amigos e tomarem as providências necessárias, sem esperar pelos outros. Infelizmente não obtive a resposta de vocês. Conversando, por telefone, com o Vanderlei, detectei que ele também não havia recebido resposta por parte de vocês, motivo pelo qual me dirigi aos jornais virtuais naturistas, da mesma forma que vocês fizeram. E, se vocês receberam o e-mail do Vanderlei, que confirmaram ter recebido apenas um, porque não o responderam? 

Sempre acreditei que o Naturismo é feito de pessoas amigas, parceiras, solidárias, participativas e que não basta tirar a roupa, tem que participar. Talvez seja exatamente essa falta de compromisso e de participação da maioria dos naturistas brasileiros os motivos pelos quais muitas áreas estão sendo alvos de pessoas que não comungam de nossa filosofia e, por isso, estão encontrando espaços para colocar em prática seus intentos sexuais. Acredito que vocês e seus amigos podem ajudar a reverter essa imagem negativa da Praia do Pinho que está sendo divulgada para todo o Brasil e para o exterior, trabalhando em conjunto com a AAPP, ou com os proprietários da área, para que os velhos e bons tempos voltem a reinar naquele tão importante espaço naturista. E também para que não vejamos acontecer novamente esse tipo de coisa.

Apenas como informe: não sou candidata a nenhum cargo na FBrN – Federação Brasileira de Naturismo, por entender que já dei minha pequena parcela de contribuição e agora, de longe, torço para que outros naturistas se candidatem e trabalhem em prol da Federação e do Naturismo brasileiro.

Saudações.

Maria Luzia

marialuziaegilson@bol.com.br 

(enviada em 26 de outubro de 2004)


Praia do Pinho

Gente chega de falar sobre esse assunto, até parece que alguém foi estuprado no local. Quem se sentiu ofendido que não volte nunca mais à praia de nudismo, vá para a Europa, porque aqui no Brasil é assim mesmo. Vocês esperavam o quê ?, praticar nudismo no Brasil onde o povo tem sexo nas veias.... chega de moralismos... temos coisas mais graves para nos preocupar.

Edivaldo                               

São Paulo- Capital

simoni@usp.br 

(enviado em 25 de outubro de 2004)


Direito de Resposta a Sra. Maria Luzia

Gostaríamos de tornar pública algumas inverdades em que a senhora está expondo na sua interessante opinião sobre o que escrevemos, como está publicado nos sites, “NATURIS”, “OLHO NU” e “PELADOS”.

Queremos deixar bem claro que desde o dia em que aconteceu aquele desagradável episódio na Praia do Pinho, a Senhora nunca entrou em contato conosco, portanto não lhe cabe dizer a todo público Naturista Brasileiro que nós não a respondemos. Em nenhum lugar, quer seja nas normas ou estatutos fixados pela FBrN, diz que temos que ser associados de alguma Área Naturista para podermos contar o que nos ocorreu naquele dia. 

Será que tem mais amparo o que diz um associado do que um cidadão comum? E se acontecesse o mesmo a uma pessoa que estivesse fazendo a primeira visita a uma Praia Naturista? O que levaria ela a pensar sobre as normas e o estatuto existente que diz ser proibido práticas sexuais em área naturista? E como se diz, “a primeira impressão é a que fica!”. 

Para a senhora nos acusar de que fizemos uma “denúncia vazia”, teria que haver uma contra resposta das partes interessadas, como por exemplo, a manifestação do responsável pela praia, dizendo que lá existe uma fiscalização e sinalização adequada para dar segurança a todos freqüentadores do local. O que não ocorreu, mesmo após um mês de termos relatado o acontecido. Você diz que nunca aparecemos para dar resposta alguma, basta ir ao site do Pelados e lá estão algumas respostas que demos para as pessoas que se manifestaram a respeito do caso. 

Com relação ao que foi escrito pela senhora sobre o Sr. Gaúcho, que passou adiante o que lhe fora contado, não como forma de denúncia apenas como uma forma de informação aos administradores das praias. Da mesma forma nós escrevemos ao Público Naturista o que nos ocorreu naquele dia na Praia do Pinho. 

Não queríamos jamais denunciar ninguém e muito menos denegrir o local. Se o quiséssemos teríamos feito o que o próprio funcionário da praia nos sugeriu, em chamar a policia e registrar a ocorrência. Preferimos buscar apoio na FBrN e aos que se interessam pelo Naturismo, contando o fato aos meios de comunicação direcionados a esta área, onde que com muito espanto recebemos vários outros relatos em que as pessoas dizem que isto não ocorre somente na Praia do Pinho, mas sim, em vários outros locais onde se tem a Prática Naturista. 

Não tivemos jamais a intenção de fazer qualquer tipo de denúncia, mas sim, chamar atenção dos freqüentadores e dos administradores da Praia, para que os mesmos tomem providências, tendo em vista, ser muito desagradável para nós que levamos nossas famílias e nossas mulheres a uma praia que achamos ser segura e lá temos que dividir o espaço com baderneiros, punheteiros e swings. 

Dani e Antonio

ksal_natura_sc@yahoo.com.br 

(enviada em 25 de outubro de 2004)


Novo grupo naturista em Belo Horizonte

Somos um grupo em fase de estruturação de Belo Horizonte, que visa à comunhão de pessoas que tem o naturismo como filosofia de vida. Esclarecemos que esse grupo não tem nenhum cunho sexual ou sensual, buscamos pessoas, independente de sexo, religião, estado civil e credo que queiram e sintam o prazer de uma vida natural... obedecendo sempre as regras e preceitos da FBrN. "Temos como ideal um estilo de vida em harmonia com a natureza, pela prática da nudez social tendo como foco o respeito por si mesmo, pelo próximo, considerando suas opiniões e diferenças individuais, e pelo meio ambiente". Procuramos naturistas de Belo Horizonte e região; esclarecemos que somos mais uma opção naturista em BHte, buscando somar esforços para a divulgação e difusão do naturismo em uma região carente de grupos engajados, efetivamente, com a causa naturista. Por um naturismo mais democrático e não excludente. 

Contatos na página http://br.groups.yahoo.com/group/BHNAT

BHNat

bhnat2003@yahoo.com.br

(enviada em 23 de outubro de 2004)


Considerações sobre denúncias

Prezada Senhora Maria Luzia, 

Primeiramente  quero dizer a respeito das considerações que a senhora apresentou ao casal Dani e Antônio, em seguida a respeito do vosso comentário sobre denúncias vazias. Eu e minha mulher juntamente com dois filhos menores somos naturistas aqui em Santa Catarina, faz uns cinco anos... e faz uns três que acompanhamos as notícias sobre naturismo através do Jornal Olho Nu o qual admiramos pela importante tarefa de informar, que é muito bem exercida pelo Pedro, com muita propriedade e competência, nos permitindo discutir e trocar idéias e experiências. 

Antes de praticar o naturismo, pesquisamos muito, principalmente na Internet, e em todos os sites obtivemos as melhores informações a respeito do estilo de vida naturista o qual se ajustou perfeitamente com o que nós procurávamos. Percebemos nos sites, que um dos alicerces da boa conduta estava justamente em ambientes filiados a FBrN. Sendo que em outros poderia haver certos riscos, pois não contam com o "aval" de ser associado a essa entidade.

Exponho o meu entender no sentido de estar "amparado" em áreas naturistas filiadas, sejam privadas ou públicas. Estas áreas cujos administradores se afiliaram a FBrN  levam o nome e o respeito da entidade nacional. Não deve ser uma afiliação apenas sugestiva, mas um fato concreto, e conseqüentemente responsável. Espera-se desses ambientes, organização, compromisso e zelo, sendo que alguns, mesmo em áreas públicas, cobram taxas de acesso. Portanto, se o código de ética é ditado pela FBrN, e essa área está filiada, necessariamente a administração desse local é responsável, SIM, pela manutenção da observância do referido código. 

Com isso quero dizer que o nome da FBrN está em jogo, está em risco, e conseqüentemente o próprio Naturismo. E o que aconteceu quando os amigos naturistas Dani e Antônio recorreram aos responsáveis pelo local? Apenas orientação para não irem naquele determinado espaço pois é assim mesmo! Seria o caso então de uma outra corda?  Mais uma divisão de espaços na praia? 

Lembro da vossa preocupação quando de sua gestão na presidência dessa Federação. Lembro por exemplo da luta veemente travada quando do surgimento de uma área hedonista no Rio de Janeiro, sendo que a senhora não mediu esforços para esclarecer junto a população e junto ao próprio mentor do referido "espaço hedonista", a grande diferença entre a nossa filosofia de vida em relação ao hedonismo. Lembro de várias intervenções de sua parte para esclarecer, para iluminar o nosso naturismo como saudável e familiar. Lembro também o vosso apelo aos naturistas no caso de assumir a condição de "soldado" e batalhar em prol de fiscalizar e encaminhar por si mesmo boas condutas. 

Considero extremamente válida sua preocupação em nos tornar fortes, por nossa própria atitude de fiscalização exigindo boa conduta de quem nos rodeia. Tenho certeza na conquista de bons resultados se permanecermos unidos nessa empreitada. Mas, precisamos RESPALDO, precisamos ter certeza de quando recorrermos a alguém, tenhamos o devido apoio e responsabilidade. Imagine a "cara de tacho" que a senhora ficaria, ao solicitar ajuda aos policias, quando deparou-se com o sujeito se masturbando no terreno baldio, e deles tivesse como resposta: Não podemos fazer nada, sugerimos que não passe por esse local! Pois é assim mesmo, mais afastado, os malandros se aproveitam para isso! 

Precisamos de apoio junto a quem representa o Naturismo, assim como recorremos a quem representa a segurança e a ordem pública. 

Quanto a denúncias vazias em jornais, digo da necessidade de se ouvir a quem tem algo a dizer... Se são denúncias vazias ao denunciado cabe a resposta. O direito de resposta é o mesmo de quem denuncia. Eu pergunto: Pelo menos os denunciados estão sabendo que existe uma denúncia dessa natureza? Se estão sabendo da denúncia, deveriam se manifestar, evitando assim o chavão "quem cala consente". O fato de não se obter respostas das pessoas que denunciaram, não significa que sejam vazias. 

O anonimato é um direito que assiste a todos nós. No caso do Sr. Gaúcho, com certeza foi muito vago, "uma praia naturista, em plena luz do sol...", onde? Quando? É filiada junto a FBrN? Ou é um recanto isolado nos confins desse Brasil, onde praticam nudismo ocasional? Com certeza dificilmente se apura esse tipo de denúncia. De outra forma, o referido casal, foi bem claro quanto ao local, descreveram com precisão, o canto da praia, o camping, conversaram com pessoas e coisa e tal. Portanto muito fácil de averiguar a veracidade. Outro fato a ser considerado: A quem eles recorreram? Aos responsáveis pela praia, e não obtendo êxito, recorreram à denúncia a um jornal especializado no assunto. Sugere serem pessoas interessadas na causa naturista. 

Já li, na temporada passada, em jornal de circulação estadual matéria sobre "Garotos de Programa" onde alguns entrevistados afirmaram que "depois que começaram a freqüentar praias naturistas, conseguem com mais facilidades clientes para seus programas, na grande maioria casais". Portanto essa denúncia com certeza avilta o estilo de vida naturista, jogando no lixo nosso modo de viver. No caso Dani e Antônio, eles estão procurando respaldo em nosso próprio meio. 

Interessante salientar que apesar da frustrada tentativa de contatar com os denunciantes, a senhora inicia sua carta a esse jornal datada de 19 de outubro de 2004, dessa forma "...Não foi com nenhuma surpresa que li o depoimento de vocês sobre as práticas sexuais nas pedras da Praia do Pinho. O que vocês relatam também acontece em algumas áreas naturistas públicas brasileiras, causando indignação àqueles que querem praticar um Naturismo saudável. Nas áreas particulares, clubes e pousadas, são os casais swingers que transgridem as normas assediando outros casais..."  

Sabemos que o vosso conhecimento é irrefutável. Devidamente apurados, esses fatos não são motivo para se iniciar uma caça às bruxas, e se transformar numa neurose, mas é caso de unir os verdadeiros naturistas, que zelam por um naturismo familiar, dentro do nosso Código de Ética e respeitando os direitos Constitucionais. Juntos, nos empenhando em mostrar e direcionar esses casais ou pessoas, mostrando que o naturismo é familiar, tentando encontrar o melhor encaminhamento para as mais diferentes situações. 

Penso que é muitíssimo importante nossa participação, nos utilizando de meios como este jornal para informar, discutir, denunciar e evidentemente agir. Agir, mesmo que seja denunciando. Ao denunciar, que sejamos AMPARADOS por aqueles que dirigem e encabeçam o Naturismo, seja no local ou até mesmo a nível nacional. Minha intenção é unicamente zelar por um verdadeiro Naturismo. 

Agradeço a atenção. Desejo boa sorte a todos nós. 

Claudio Wilmar 

Cwl45@ig.com.br

(enviada em 21 de outubro de 2004)


Área de adaptação em Abricó

Estive com minha família na Praia do Abricó no último dia 10/10 , gostamos muito da praia, muito bonita, conhecemos pessoas bacanas e realmente ficamos muito à vontade para nos despirmos pela 1a. vez, contudo ficamos muito insatisfeitos com a quantidade enorme de curiosos que estavam na área de adaptação. Minha esposa mesmo já sendo praticante do topless desde 99, e portanto já estando um pouco habituada  com os curiosos também ficou muito insatisfeita com isso, nós acreditamos que essa área de adaptação só está servindo para que os curiosos freqüentem. Aqui vai uma idéia: diminuam a área de adaptação. "QUEM VAI A PRAIA DO ABRICÓ VAI PARA FICAR NU, SE NÃO FOR PARA ISSO, A PRAIA DO GRUMARI É ENORME."  

Um abraço do amigo Luiz.

Luiz Cláudio Costa Moura

morpheu2@msn.com 

(enviada em 21 de outubro de 2004)


Naturismo na Band

Muito boa a reportagem da Band sobre o naturismo,sem apelações nem erotismo, além de contar com os comentários oportunos do Daniel e do Mariano, mas uma vez a Band mostrou que tem um jornalismo sério como poucos. Seria interessante que a  FBrN emitisse uma nota a emissora,pelo reconhecimento da veracidade e idoneidade do programa da Márcia.

É muito bom ver que o naturismo está sendo mais aceito socialmente, noto uma certa mudança de atitude, mas, ainda longe de ser a ideal. No Brasil existem muitos simpatizantes que querem entrar, mas ficam com medo de se exporem e se decepcionarem, principalmente mulheres. É muito bom ver naturistas mostrando a sua vida e seu dia-a-dia, como o casal do inicio da reportagem,a aceitação dos vizinhos e amigos.

É engraçado quando se fala em aceitação, é como se fosse uma coisa errada e proibida, como se a nudez social fosse um desvio de caráter ou algo que destruísse a dignidade humana. 

Abraços

 

Flaviano Augusto

Natal-RN

engfmorais@yahoo.com.br 

(enviada em 19 de outubro de 2004)


Denúncias vazias ?

Recebemos com muito prazer as notícias sempre atualizadas do universo naturista brasileiro e mundial através de boletins dos sites e dos jornais virtuais Naturis, Olho Nu e Pelados. Ocasionalmente, respondo a algumas pessoas que escrevem a esses periódicos parabenizando, reclamando ou denunciando, por acreditar que adquirimos um pouquinho de experiência diante de 14 anos de vivência naturista e que podemos trocar experiências, conforme ocorreu com o Carlos Eduardo de Araújo, com o Luiz Rosa (Recife) e com o Rodrigo Arcoverde (Niterói), leitores do Olho Nu, muito receptivos e carinhosos. 

Porém tenho observado que alguns dos que escrevem para os jornais nem sempre nos respondem quando contatados, o que acontece geralmente com quem faz reclamações ou denúncias. Essa falta de resposta nos leva a crer que essas pessoas inexistem ou que suas denúncias são vazias, conforme concluímos em conversa telefônica, domingo, dia 17.10, com o amigo Vanderlei Castresano, naturista brasileiro morador na Alemanha, e proprietário da empresa Naturis, que por vezes também tenta contatar essas pessoas, sem sucesso. 

Recentemente isso aconteceu com o Sr. Marcos, edição 44 do Olho Nu e com o casal Dani e Antonio que denunciaram as práticas sexuais na Praia do Pinho. Por mais que tentemos um contato, eles não nos respondem. Seriam eles associados a alguma área naturista? Seriam pessoas que participam do Naturismo? Podemos dar crédito às denúncias deles? E se tudo não passar de uma farsa ou uma mentira com outras finalidades que desconhecemos? Entendo que o jornalismo tenha que dar voz  a todas as pessoas e causas, sem discriminação ou censura, mas creio que haja necessidade de uma confirmação prévia dos dados pessoais, especificamente nos casos de denúncias,  para que injustiças não sejam praticadas e logradas êxito, porque basta uma denúncia para corroer o trabalho de anos de uma equipe. 

Não se pode denunciar se não houver condições de serem apuradas a veracidade das informações. Se determinada pessoa não deseja se expor,  ou "aparecer" como costumamos dizer, que suas denúncias também permaneçam ocultas, ou então que os responsáveis pelos periódicos assumam toda a responsabilidade dos fatos publicados.

No mês de agosto recebi uma ligação de um Sr. gaúcho solicitando informações sobre a Barra Seca, pois ele pretendia vir com a esposa passar o feriado de 7 de setembro. Ele relatou ter ficado muito decepcionado com uma praia naturista brasileira, que visitara recentemente, porque teria visto casais transando, com sol quente, na areia da praia, praia essa que não era a Praia do Pinho. Que imagem poderia ter agora essa praia se a ex-presidente da FBrN a tivesse denunciado para o grande público? 

Porém, eu não me esquivei e repassei a informação, em off, para os responsáveis pela administração da praia apenas para que eles pudessem tomar conhecimento, sem formalizar nenhuma denúncia, mesmo porque nem conheço o Sr. gaúcho.

Para o bem do Naturismo precisamos adotar critérios para publicar denúncias porque corremos o risco de termos anti-naturistas fazendo denúncias vazias, e sem conhecimento de causa, a exemplo do que acontece nos grupos de bate-papo virtuais quando muitos dos interlocutores se identificam apenas por codinome. E que no meu entendimento não merecem credibilidade.

Naturalmente.

 

Maria Luzia

marialuziaegilson@bol.com.br 

(enviada em 19 de outubro de 2004)


Carta de agradecimento

Gostaria, através desta, manifestar o nosso agradecimento à direção do Programa JOGO DA VIDA, Rede Bandeirantes de Televisão, na pessoa da Srta. VERA promotora do Programa, por ter tratado o assunto do NATURISMO com a seriedade que ele merece. O nosso muito obrigado e até breve.

Aproveitamos a mesma para agradecer os freqüentadores do Mirante do Paraíso, que no dia da reportagem, prestaram seus depoimentos e aceitaram as suas imagens, com a maior boa vontade, permitindo assim demonstrar o ótimo convívio entre os naturistas.

Não podemos deixar de citar todos os freqüentadores do Mirante do Paraíso em geral, pois sem eles não conseguiríamos ter um espaço naturista tão bom, e com um ambiente tão familiar como tem sido.                                

Atenciosamente

 

Família Mirante

Arnaldo,Ivani e Arnaldinho.       

mirantedoparaiso@terra.com.br 

(enviada em 18 de outubro de 2004)


Programa  na Rede Bandeirantes  

Gostei demais da reportagem exibida pela Tv BANDEIRANTES no programa JOGO DA VIDA da MÁRCIA, a respeito da matéria "Naturismo em Família" no Mirante do Paraíso. Material apresentado completamente sem cunho erótico e sem comentários graciosos, como foram apresentados por outras emissoras, reportagens assim elevam a luta pelo naturismo no BRASIL. 

Abraços. 

 

Luiz.

luizrosarecife@uol.com.br

(enviada em 18 de outubro de 2004)


Notícias fresquinhas do Recanto

Olá Pedro, Como vai?

Sou Fátima e estou te mandando notícias fresquinhas do Recanto. Tivemos um excelente fim de semana.  No dia 09, fiz um baile com um tecladista já muito conhecido nosso.  Estiveram presentes muitos casais.  Estava uma excelente noite para quem gosta de dançar. Passaram por nosso espaço neste feriado de 12 de outubro, muitos amigos queridos que já freqüentam o Recanto e muitos outros  de primeira vez.  Aliás, o Recanto tem sido uma ótima opção para as famílias que querem conhecer e participar dessa filosofia de vida, mas não conhecem um espaço que ofereça a segurança que nós temos.  Temos recebido e divulgado o Naturismo em família, para um bom número de pessoas que nos procuram.

Nosso Halloween de 01 de novembro também promete ser bem animado! Eu, em parceria com o Recanto Paraíso, estou planejando um novo passeio de saveiro à Angra.  Em breve, estarei lhe mandando a data.  Foi muito bom o do início do ano e estão me cobrando muito, outro igual.  Esperamos contar com a presença mais maciça de naturistas do Brasil inteiro, neste trabalho de alongar as fronteiras do Naturismo no Brasil.

Um forte abraço natural para você e sua equipe

 

Fátima Alves

fatimalves@terra.com.br 

(enviada em 14 de outubro de 2004)


Comentários gerais

Amigo Pedro, 

Obrigado pelos últimos Olho nu. Depois da leitura dos dois parece que a polêmica sobre a presença dos solteiros continua! Porém alguns reconhecem que os homens desacompanhados que se comportam mal alguns o fazem por causa dos casais que confundem naturismo e “sexo livre e exibicionista” (carta dos Dani e Antonio). Isso poderá ser resolvido somente graças a solidariedade de todos os naturistas, como escreve Maria Luzia. O grande problema que eu vi, quando alguns naturistas tentaram de falar com pessoas que estavam praticando coisas erradas, é que muitas vezes essas pessoas estavam consumindo muitas bebidas. O estado alcoólico impede um contato tranqüilo uma discussão razoável. Muitas das vezes chegavam ao limite da violência física. Prejuízo enorme para a causa. 

Eu li também a desventura do Eduardo Velasquez, que foi proibido de entrar como solteiro, apesar do seu passaporte naturista. O Importante é ele saber que isso é errado, e que a pessoa que proíbe a entrada não é dono da praia nem da pousada. Nesse assunto, cuidado com o fanatismo; o naturismo não e uma seita. E normal que a entrada de cada sitio naturista seja fiscalizado, mas é mais importante dar educação dos iniciantes, deixar entrar e ver o comportamento de cada um.

Gostei muito o resulto do processo contra o “ratinho” quem tem de verdade um nome perfeito. Vi várias vezes algumas imagens do programa dele e sempre com a vontade de vomitar... Muito dinheiro perdido por um programa péssimo.

Estou impaciente para voltar à praia de Abricó para ver todos os amigos lá.

Grande abraço, 

Jacques LeMaire.

Paris-França

jl.pegasus@wanadoo.fr 

(enviado em 12 de outubro de 2004)


Resposta a Dani e Antônio,
que denunciaram práticas sexuais nas pedras da Praia do Pinho

Não foi com nenhuma surpresa que li o depoimento de vocês sobre as práticas sexuais nas pedras da Praia do Pinho. O que vocês relatam também acontece em algumas áreas naturistas públicas brasileiras, causando indignação àqueles que querem praticar um Naturismo saudável. Nas áreas particulares, clubes e pousadas, são os casais swingers que transgridem as normas assediando outros casais. 

Mas de quem seria a culpa em permitir a presença dessa turma que somente se dirige às áreas naturistas com intenções sexuais? Dos administradores? Dos presidentes das associações de praias? Dos donos de clubes e pousadas? 

Gostaria de ressaltar que se uma pessoa praticar atos sexuais numa praia "não" naturista ela, com toda certeza, será alvo de agressão por parte dos demais freqüentadores e, se houver uma autoridade por perto, o transgressor será preso porque praticar sexo em áreas públicas é crime pelas leis brasileiras. Atualmente, até a simples nudez em área pública é crime passível de prisão. 

Há algum tempo passeava a pé pelo meu bairro quando deparei com um vagabundo se masturbando no jardim de uma casa abandonada. Encaminhei-me ao posto policial e denunciei o "atleta sexual", que só não foi preso porque teve tempo de fugir. Em minha cidade, Vitória, não se entra sem camisa ou trajando bermuda em igrejas, hospitais e em órgãos públicos. São normas impostas pelos próprios cidadãos.

Então, porque temos que permitir a presença desses indesejáveis nas áreas naturistas?  Como eles se comportariam se fossem abordados por grupos naturistas explicando-lhes o sentido do naturismo e, em último caso, solicitando suas saídas das áreas? Se houvesse uma equipe de abordagem, será que eles continuariam a praticar atos sexuais na frente de 10, 15, 20 pessoas? É lógico que não, eles se retirariam porque perceberiam que não há a conivência dos naturistas. E a prática constante da vigília e da abordagem tenderia a acabar ou minimizar, consideravelmente, as agressões sexuais.  Então, o que está faltando para organizar as áreas naturistas brasileiras e acabar de uma vez com esses abusos e com as reclamações? 

Falta participação dos naturistas brasileiros! Falta envolvimento dos naturistas brasileiros! Falta atitude dos naturistas brasileiros! Infelizmente, a maioria dos naturistas brasileiros não quer se envolver nos assuntos naturistas deixando para um pequeníssimo grupo a tarefa de fiscalizar, divulgar e ensinar a filosofia naturista.

Exemplificando bem a omissão: quando estava presidente da FBrN recebi um telefonema de um casal denunciando, e solicitando providências!!!!??? por parte da federação, porque tiveram seus pertences roubados, incluindo jóias, numa pousada "particular" em uma praia naturista. Volto a insistir: não basta tirar a roupa, tem que participar! Não basta reclamar, tem que se envolver! Não basta o corpo ser naturista, tem-se que ter a alma Naturista! 

Com tantas denúncias acontecendo, estamos correndo o risco de retroagirmos ao tempo em que ser naturista era ser considerado um "transgressor", um "imoral", um "fora da lei", etc. 

Atitude já!

Beijos.

Maria Luzia de Almeida

marialuziaegilson@bol.com.br 

(enviada em 9 de outubro de 2004)


Turismo para naturistas

Olá pessoal do Jornal Olho Nu... Beleza!

Venho sempre acompanhando seu jornal e acho super interessante as programações de vocês. Sou turismóloga e resido aqui em Passos MG, um local de rara beleza, onde a natureza dá o show. Somos privilegiados com vários canyons, montanhas, vales , lagos e cachoeiras maravilhosas. Elaboro vários roteiros, depende do gosto do turista. Aqui existe um lugar chamado Paraíso Perdido, super legal e de acordo com o que o adepto do naturismo precisa. Sem mais... quero deixar-lhes meu contato p/ maiores detalhes.

Desde já agradeço gentilmente.

Andréa Bayer

andreabayer@bol.com.br 

(enviada em 5 de outubro de 2004)


NATReflexão

Gostaria de parabenizar Pedro Ribeiro pelo texto de sua autoria que foi publicado na seção NATReflexão do Jornal Olho Nu nº 48. O texto traz um breve histórico do movimento naturista, faz uma análise crítica da situação atual, inclusive com dados estatísticos, e nos chama a refletir sobre o futuro do naturismo. 

Após a leitura concluí que antes de mais nada, é preciso que haja menos intolerância e preconceito e mais bom senso por parte de todos, naturistas ou não. Em relação a participação efetiva das pessoas no movimento, por experiência própria, pois já militei ativamente em outro movimento de caráter social, acredito que dificilmente irá ocorrer em grande número, pois normalmente a maioria, infelizmente, só quer usufruir das benesses alcançadas, sinceramente torço para estar errado. 

De qualquer modo, recomendo a todos a leitura do texto citado e me atrevo a, juntamente com o Pedro Ribeiro, convidá-los a refletir e discutir sobre o tema, pois entendo ser de grande valia para o naturismo no Brasil.

Atenciosamente.

Eduardo

Edufw@yahoo.com.br

(enviada em 29 de setembro de 2004)


AOS NATURISTAS DA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO (2)

Moro em Nova Friburgo e sinto falta de um contato entre os naturistas da Região Serrana do Rio. Solicito aos adeptos e adeptas do naturismo das cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Cantagalo, Cordeiro, Bom Jardim, Santa Maria Madalena, o pessoal que freqüenta Sana, Lumiar, São Pedro da Serra, e de outras cidades que compõem a região da serra fluminense, que escrevam para o e-mail naturismonaserra@ig.com.br , para que possamos começar uma integração, uma troca de informações e conhecimentos. 

Penso que podemos formar um grupo e criar uma associação. Nossa região é belíssima, com muitos pontos paradisíacos, muito verde, muita água, cachoeiras, rios cristalinos. Uma natureza que precisa ser aproveita pelos amantes do naturismo.Vou em breve colocar um site na rede com o nome naturismonaserra, para facilitar este encontro naturista da serra fluminense.

Douglas Andrade

Nova Friburgo - RJ

naturismonaserra@ig.com.br

(enviada em 27 de setembro de 2004)


Não é essa a praia que queremos

Caros Colegas, 

Gostaríamos de demonstrar nossa total indignação com o ocorrido neste último dia 26 de setembro(Domingo) na PRAIA DO PINHO, Balneário Camboriú/SC. Esta que foi a primeira praia naturista do Brasil e serviu de modelo para criação dos demais grupos naturistas do País, nos parece que os organizadores que cuidam estão totalmente despreocupados com  os interesses dos naturistas e não garante aos freqüentadores as observações das regras de conduta fixadas pela FBrN.

Acontece que neste primeiro fim de semana de primavera, época em que retomamos nossas atividades naquela praia nos deparamos com o total descaso por parte dos funcionários que cuidam do camping, da praia e dos bares.

Hoje ao caminharmos ao longo da praia até o costão de pedras que fica no final da área reservada a casais e famílias, nos deparamos com vários homens solteiros. Até aí, nenhuma conduta grave, o problema é que esses estavam escondidos em meio a vegetação da encosta da praia se masturbando na frente de todas as pessoas que por ali estivessem passando. Homens jovens e de uma certa idade ficam andando livremente por entre as pedras e plantas do local, alguns já sem a parte de baixo das vestes e outros velhos segurando as calças abertas na mão como se fossem verdadeiros "adolescentes punheteiros".

Ao ver tal situação resolvemos procurar ajuda dos casais e funcionários do camping, a fim de que se fosse tomada alguma providência a esse respeito. Para nosso espanto os funcionários apenas nos advertiram a não nos aproximarmos daquela área. Pois eles não podem FAZER NADA!  Segundo eles, existem casais que no final de tarde (após as 15 h) procuram aquela região da praia para praticar sexo e que os "rapazes" que lá estavam gostam de ficar olhando, as vezes ate participam se o marido autorizar. 

Muitas outras estórias são contadas pelo funcionário que não vamos identificar para preservar sua identidade.  Alguns casais mais velhos chegaram a nos contar que na época de verão e carnaval, aquele canto da praia vira uma "terra de ninguém",  vários casais se dirigem para lá e praticam sexo livremente enquanto os outros ficam só olhando. 

Agora pergunto: onde estão as pessoas que cobram para a gente entrar na praia, mas que na hora de zelar pela segurança, ordem e principalmente pelo código de conduta fixado pela FBrN? Se nos dirigimos a uma casa noturna para nos divertir pagamos, mas existem seguranças no local para preservar a ordem, porque na praia isso não existe?

Este não é o exemplo que a primeira praia naturista do Brasil deveria dar. Nem é a praia que gostaríamos de freqüentar. Apesar de não conhecermos as demais praias e clubes do Brasil esperamos que sirva de alerta para o que estamos nos expondo, pois sabemos que esta não é a regra e sim uma exceção. Sabemos que também que existe muita gente séria, que trabalha duro para promover o naturismo sadio.

E gostaríamos que fosse levado a discussão adiante, pois não é certo termos que pagar para usufruir de uma praia e sermos alvo de pessoas sem o menor pudor. E que a FBrN se pronunciasse a respeito e cobrasse dos organizadores da Associação de Amigos Praia do Pinho alguma atitude para coibir estas ilicitudes.

Abraços Naturistas.

Dani e Antonio.

ksal_natura_sc@yahoo.com.br

(enviada em 26 de setembro de 2004)


Naturista iniciante quer contato com pessoal do Sul

Oi queridos amigos, 

sou iniciante naturista e moro atualmente em Florianópolis, gostaria de saber se vocês tem alguma informação ou contato de grupos naturistas em Florianópolis, visitei a praia de Galheta no inicio de ano com a minha namorada e duas amigas nossas, mas devido a praia não obrigar que as pessoas fiquem sem roupa, me senti ofendido de ver dezenas de pessoas passando e nos observando, e além de ser lugar de encontro para sexo ao ar livre, sentamos próximo de um casal, que era turista e também faziam naturismo, conversamos um pouco, eles eram do Nordeste, e não imaginava que a praia fosse desse jeito.

Sem muitas alternativas, na ilha, reservei-me a fazer naturismo dentro de casa, onde algumas vezes por mês nos reunimos (eu, minha namorada e algumas amigas) para almoçarmos, ou trocarmos uma idéia regada a chimarrão.

Gostaria de receber os informativos de vocês, pois me interessa está por dentro, do mundo naturista e saber como vocês tem se organizado durante esse período, se tabém tiverem noticias de algum grupo ou associação que se organiza em Florianópolis, favor me passar esses contatos.

Acauã 

pedradotao@yahoo.com.br

(enviado em 22 de setembro de 2004)

 

Lamentamos que não tenha conseguido contato com os naturistas da AGAL, Associação Amigos da Galheta. Uma simples busca na Internet sobre naturismo na Galheta teria levado ao site da AGAL (www.galheta.cjb.net) e conseqüentemente ao contato com o grupo. Queremos dar-lhe as boas vindas e esperamos encontrá-lo com freqüência na Praia da Galheta, sempre povoada pela curiosidade dos que nunca viram gente. 

 

Na Galheta não há regras ou imposições especiais; o bom senso,que rege o comportamento em qualquer lugar público, lá também se aplica. Como não há policiamento na área, não faltam inconveniências. Aliás muito comuns em nossa sociedade, mesmo com policiamento ostensivo.

 

Os naturistas da AGAL não pretendem impor nada além do bom senso. Buscamos a boa convivência com todos, sem discriminações. A bem da verdade, não temos sofrido hostilidade de vestidos nos últimos anos. Olhares surpresos ou curiosos são normais, mas não faltam também os sorrisos discretos da aprovação. O que realmente importa é que conquistamos, através de lei, o direito de ficarmos à vontade e sem roupa, ao menos na Praia da Galheta. Não pretendemos impor este direito a ninguém. Para o grande público, que tem vergonha do próprio corpo, oprimido pelas pregações caretas que ecoam da manhã à noite por todos os cantos do planeta, esquartejando o corpo em partes boas e ruins,  queremos mostrar que o corpo é bom de ponta a ponta e nada há nele de errado . É uma glória desfilar livre e natural entre a multidão dominada pelo preconceito. Queremos que a Praia da Galheta seja um espaço de reeducação, através do exemplo, para a plena aceitação e defesa da natureza, em especial da humana.

 

Affonso Alles

a.alles@uol.com.br

(resposta enviada em 23de setembro de 2004)


É preciso participar

Prezado Rodrigo.

Tomei conhecimento de sua decisão em não querer mais conhecer a Praia de Abricó através do Jornal Olho Nu, última edição (carta do dia 6 de agosto). Infelizmente não posso lhe "obrigar" a rever sua decisão, mas posso lhe repassar algumas informações que poderão fazê-lo repensar essa medida que, creio, não ser definitiva.

Talvez por você ainda não ter estreado no Naturismo, ainda não esteja entendendo o verdadeiro "Espírito do Naturismo", e a postura de um verdadeiro naturista. 

Se você se der a chance de conhecer o Naturismo, você compreenderá que o verdadeiro naturista é respeitador, camarada, companheiro, solidário, amigo, compreensivo, etc. Mas principalmente...PARTICIPATIVO.

Não basta tirar a roupa! Tem que participar! 

É isso que ainda está faltando em muita praias brasileiras e também na Praia de Abricó: naturistas dispostos a ajudar a divulgar a  filosofia naturista. A turma da ANA - Associação Naturista de Abricó, ainda está no começo de um projeto, que dará certo. Mas para isso se faz necessário a participação de todos, e não apenas dos administradores da praia. Não basta dizer-se naturista, e não participar.

Meu conselho, se me permitir: vá à praia e participe. Ajude. Dê sua contribuição ao Naturismo brasileiro. Você não vai se arrepender e só terá a ganhar. Daqui a algum tempo a gente se fala novamente.

P.S. meu marido, Gilson, também é fluminense, nascido e criado até a adolescência em Niterói, onde ainda residem seus familiares. Sei que aí só nasce gente nota 10 (rsrsrsrsr). E você não haverá de ser diferente.

Beijos

Maria Luzia (co-fundadora da Praia Naturista de Barra Seca)

Vitória - ES

marialuziaegilson@bol.com.br 

(enviada em 19 de setembro de 2004)


AOS NATURISTAS DA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO

Moro em Nova Friburgo e sinto falta de um contato entre os naturistas da Região Serrana do Rio. Solicito aos adeptos e adeptas do naturismo das cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Cantagalo, Cordeiro, Bom Jardim, Santa Maria Madalena, o pessoal que freqüenta Sana, Lumiar, São Pedro da Serra, e de outras cidades que compõem a região da serra fluminense, que escrevam para o e-mail naturismonaserra@bol.com.br , para que possamos começar uma integração, uma troca de informações e conhecimentos. Penso que podemos formar um grupo e criar uma associação. 

Nossa região é belíssima, com muitos pontos paradisíacos, muito verde, muita água, cachoeiras, rios cristalinos. Uma natureza que precisa ser aproveitada pelos amantes do naturismo.

Vou em breve colocar um site na rede com o nome naturismonaserra, para facilitar este encontro naturista da serra fluminense.

 

Douglas Andrade

Nova Friburgo - RJ

naturismonaserra@bol.com.br

(enviada em 12 de setembro de 2004)


Resposta a Maria Luzia

Caros Maria Luzia e Gilson:

 

Agradeço as palavras gentis e a suposição bondosa de vocês sobre minha sensibilidade. De fato, tudo o que digo ali é rigorosamente o que eu e minha mulher Graça, sentimos. Na verdade, trata-se da velhíssima luta "contra-preconceito",  também contra os "lugares-comuns" e as "certezas" com que determinadas pessoas se arvoram em defensoras disto ou daquilo. Penso, entretanto, que aí nós também nos enquadramos quando eu assumo uma postura "anti" preconceito mas, o que fazer fora isso? 

 

Por isso motivei-me a escrever para o Pedrinho (que conhecemos desde a Reserva) e pelo fato de termos freqüentado durante quase um ano, recantos naturistas e percebido o que o naturismo - o desnudamento - faz com nossas cabecinhas. De fato, você tem toda razão mas não é só no naturismo que essa síndrome acontece. Ser fraterno ou receptivo e não reativo às pessoas é um empreendimento ainda de ficção científica... "_ Se você é um estranho, um terceiro que eu desconheço (ser estranho também é uma coisa engraçada...) eu, por princípio "tenho que me cuidar, ir devagar, porque senão invadem-nos, podendo ou não nos machucarmos". Só que essa é a perversidade de uma sociedade infantil, tropical, sofrida pelos descaminhos dos responsáveis pela condução das coisas da nossa nação brasileira ou da civilização latina, não sei bem. Pelo menos, temos a cordialidade nacional que é receptiva e, desde sempre, impressionou o europeu. 

 

Para finalizar, relembro aqui as narrativas belíssimas, poéticas e também eróticas, do antropólogo já falecido, Nunes Pereira, em seu último e fantástico livro, "Moronguetá, um decameron indígena" (aliás, é o único brasileiro que mereceu um busto de bronze na entrada da Universidade de Heildelberg, na Alemanha, e é completamente desconhecido aqui na nação brasileira) quando contava que quando o casal indígena tem relações, na sua cultura, o momento do orgasmo é representado pela imagem de suas almas, enlaçadas, em caminho do céu. Aí se entende porque, até hoje, essa questão sexual e seus contornos, são tratados com tanta simplicidade e naturalidade pelo caboclo, pelo indígena brasileiros. Nem pecado, nem vergonha. Tudo natural ou seja, sem culpa e com uma espécie de dignidade que é, infelizmente, a prova patente de que, talvez, o ser humano já pudesse estar desfrutando de outro plano relacional social. Tudo infelizmente (repito) em decorrência da avassaladora ambição de poder de "Instituições" - pseudo sacro-éticas - que, atravessam os séculos, montadas na hipocrisia, na mentira e em tudo que pode fortalecer o ser humano, individualmente. 

 

Bem, fico por aqui...esse assunto - AINDA - não tem fim. Nós, porém, existimos e isso deve apontar para alguma coisa esperançosa ou naturalmente (ou naturisticamente) verdadeira. 

 

Grande abraço do

 

CARLOS EDUARDO DE ARAÚJO LIMA.

caduado1@globo.com 

(enviada em 9 de setembro de 2004)


Parabéns

Caro amigo“

Mais vale tarde do que nunca” é um velho ditado português que ameniza o atraso com que em nome da Federação Portuguesa de Naturismo e de mim próprio lhe apresento os parabéns por mais um aniversário do “Olho Nu”, o jornal naturista que na Internet e em língua portuguesa muito tem contribuído com a sua seriedade editorial e a regularidade para a divulgação do Naturismo. Continue nesse rumo e todos os naturistas beneficiarão com isso. Muitas felicidades e longos anos de vida.

Saudações naturistas e um abraço do

 

Laurindo Correia

fpnat@sapo.pt 

(enviada em 8 de setembro de 2004)


Carta ao Carlos Eduardo

Prezado Carlos Eduardo.

Na edição atual do jornal Olho Nu tive o imenso prazer de ler sua carta, onde você nos "revela" todo o seu sentimento, todo o seu interior. Muito lindo!

Eu e meu marido somos fundadores da Praia de Barra Seca e desde sua implantação "SONHEI" que poderíamos implantar lá o verdadeiro Naturismo, onde as pessoas se amariam, se abraçariam, se respeitariam e que o sentimento de coletividade prevaleceria sobre o individual. Mas, infelizmente, as coisas não acontecem assim, nem lá nem nas demais áreas brasileiras. Mas ainda acredito que nem tudo está perdido e que conseguiremos, com o passar de "muito" tempo, alcançar em parte nossos objetivos.

Informo-lhe que estou tomando a liberdade de repassar para amigos e integrantes da NatEs o belo texto com que nos presenteou. Parabéns por tamanha sensibilidade.

Abraços.

 

Maria Luzia

marialuziaegilson@bol.com.br 

(enviada em 8 de setembro de 2004)


Reportagem em O GLOBO sobre as placas de Abricó

Caro Pedrinho: 

Embora sem vê-lo mais, desde o início do Abricó, quero cumprimentá-lo pela excelente matéria do jornal O Globo. Sei do seu empenho - somos testemunhas - e nada como se assistir o resultado de um esforço, de uma luta, saindo vencedor. A sua conquista (é claro, dirá você, tenho uma equipe etc...) mas repito, A SUA CONQUISTA é uma marca que ninguém apagará e nenhuma atitude fanática ou radical derrubará. Além do que, essa causa que você abraçou, é mais uma das poucas causas cívicas e se referem ao exercício da verdadeira cidadania pois que o que está em jogo, muito mais do que a mera exposição de nossos corpos ou a integração à Natureza, é um PRECONCEITO e esses, preconceitos, sejam quais forem, devem ser alijados de nossas vidas, corações e mentes... A causa naturista ganha dimensão humanista -  ser humana é de sua própria essência, quando ela enfrenta a hipocrisia de uma sociedade fraca, porque ainda jovem, e administra os limites - para tantos por aí - de temas como sexualidade, nudez, saúde e erotismo com as fronteiras vivas da pornografia, do chulo e da covardia nossa, de nos encararmos e nos vermos em nosso esqueleto frágil e DESPIDO de tudo o que uma "máscara" denominada "vestimenta" pode e faz com esta sociedade ainda submersa em gavetas medievais.

O naturismo, para mim, sempre foi um grito contra o preconceito. Um brado de alerta contra nosso lado preguiçoso, inerte, maniqueísta e faccioso. E assim, um grito pela verdade, pelo desnudamento das almas e dos espíritos, com os seres humanos se amando e se admirando muito mais pelo que são "do lado de dentro" do que pela estética imposta e antinatural que segrega quem não teve a sorte de ser belo, ou atleta, ou mais disposto, ou mais rico, ou ainda jovem. Idosos e crianças se dão as mãos e caminham juntos, sem nada a esconder um do outro, como nas estatuetas chinesas de marfim, de séculos imemoriais _  exemplificando a sabedoria que se integra à pureza e à inocência. 

Parabéns, Pedro. No bojo de seu ideal, o Naturismo incomoda porque lateja de Verdade e de Humanidade. O mais engraçado é que estamos todos nus - o Rei está nu...! Será que "eles" não sabem? 

Saudações, 

 

Carlos Eduardo de Araújo Lima

caduado1@globo.com 

(enviada em 1 de setembro de 2004)       


casal indeciso

Bom Dia . 

Moro em São Paulo, tenho 31,casado etenho uma filhinha de 2 anos!

Minha esposa e eu somos de uma família muito"fechada" católica, e nós sabemos que eles, nossos familiares, jamais praticariam o nudismo,então praticamos em casa mesmo (é lógico com cuidado para que os vizinhos não nos vejam, evitar qualquer constrangimento.

Eu adoro chegar da fábrica tomar aquele banho e ficar nu. A sensação é a melhor que existe, minha esposa também adora ficar nua em casa, há3anos atrás, antes de casarmos fomos para o Sul, em Florianópolis,e conhecemos a praia da Galheta! Ficamos muito felizes, mas na hora de tirar a sunga e a minha esposa o biquíni, ficamos muito inseguros, pois haviam alguns nudistas lá no cantoda praia, e ficamos com receio que eles viessem até nó se xingassem, pois não sabíamos se podíamos entrar e ficar sem sermos convidados. Conclusão: acabamos ficando nus ali por 2 horas no máximo, e depois fomos embora frustrados!! 

No outro dia fomos para Camboriú e chegamos a menos de 1 km da praia do Pinho e resolvemos voltar, pois bateu aquela dúvida!! Mas no fundo era tudo que queríamos!! Eu acho que agora estamos mais preparados pois faz 2 anos que casamos. Temos uma filha linda e estamos nos despindo aos poucos dentro de casa.  Minha filhinha adora tirar a roupa e ficar nua pela casa. 

Gostaria de trocar idéias com casais que passaram pelo mesmo problema e que queiram nos dar alguma informação!!!

Estou pretendendo voltar ao Sul nas minhas férias e vamos até a praia da Galheta para curtirmos o Naturismo. Desta vez estamos certos que vamos tirar a roupa e ficarmos à vontade. 

Muito Obrigado e Bom Dia!! 

 

Valter Santos

valter.santos@globmail.com.br 

(enviada em 30 de agosto de 2004)


Até quando ?

Eu pergunto: até quando?

Primeiro vou me apresentar. Tenho 35 anos, solteiro e desde novembro do ano passado, um dos Secretário da ANA, cargo que aceitei do pres. Pedro Ribeiro com o maior prazer, justamente pelo reconhecimento de minha conduta ilibada frente ao naturismo. Todavia devido a meu estado civil, nunca me cansarei em lutar pelo meu direito, pois essa absurda proibição é totalmente inconstitucional, portanto passível de ser devidamente obtida através da justiça.

Pois bem, vejam o exemplo do grande amigo Eduardo... Barrado por ser solteiro! Será que nossos amigos da Paraíba ainda em pleno século XXI ainda acham que o casamento é a condição máxima de uma moralidade acima de qualquer suspeita, ou preferem para seu deleite visual uma praia cheia de corpos femininos? Talvez isso até justifique os garçons de sunga...Que é isso? 'Condições de higiene"? Por favor, vamos unir o naturismo e sermos coerentes, afinal de contas, como eu já disse, ou o naturismo se une, ou os solteiros vão começar a exigir seus direitos, só que na justiça.Bom naturismo a todos.

 

Cláudio Guerra

(Abricó - Rio de Janeiro)

museolog2001@ig.com.br 

(enviada em 15 de agosto de 2004)


Amantes da cultura naturista

Eu e minha esposa freqüentamos clubes de naturismo e acima de tudo gostamos da cultura naturista. Trocamos fotos com outros grupos e gostaríamos de estar participando deste grupo também. Freqüentamos atualmente o Ramanat (Extrema MG) e o Mirante do Paraíso (Igaratá SP). Gostaríamos de participar no jornal Olho Nu e de enviar fotos e receber fotos.

 

Giovani Lima de Sena

São Paulo - SP

giovani_sena@uol.com.br

(enviada em 12 de agosto de 2004)

 

Olá, Giovani. O jornal OLHO NU está sempre aberto para receber colaborações. Se for matéria escrita, não deixe de indicar a fonte caso não seja de sua própria autoria. Se forem fotos, não esqueça de dizer que elas são autorizadas para publicação, o nome do autor da foto e o lugar (se souber), caso elas não sejam da própria Internet. Um grande abraço.


Defendendo Tambaba

A respeito da matéria "Notícias (estranhas) da Paraíba" enviada pelo nosso irmão Eduardo Velasquez no dia 05 Ago 2004, tenho a dizer a todos, principalmente ao EDUARDO que ficamos felizes em você ter conhecido Tambaba, e que a praia é realmente bonita, porém, ela não tem dono e muito menos é particular, e que os garçons atendem usando sungas, o que é uma prática seguindo orientação da Vigilância Sanitária e que a nossa praia tem sua conduta ética e realmente perde a tranqüilidade com a presença de elementos com este espírito aventureiro e freqüentador de alguns desses sítios naturistas e ainda desacompanhado de sua companheira. 

Se não tomarmos conta de tais situações, acontece o que foi relatado pela garota na coluna NATLUTA sob o título "A praia que nós queremos" no jornal de nº 47 do mês de agosto/2004 na praia de Abricó-RJ. Apesar de não estar presente ao acontecimento, e ser freqüentador daquele paraíso (TAMBABA) a mais de dez anos, e ainda conhecer muito bem o nosso relações públicas RONES, saio em defesa dele e da praia para que as pessoas menos avisadas não se deixem levar por comentários sem pé nem cabeça e aproveito para convidar Eduardo a voltar a Tambaba e a todos que queiram conhecer nossa praia e desfrutar do que existe de melhor, que é a paz, a tranqüilidade, boa recepção e ótima amizade. 

Um forte abraço naturista a todos. 

 

LUIZ 

(RECIFE-PE). 

luizrosarecife@uol.com.br

(enviada em 12 de agosto de 2004)


Parabéns  

1º - gostaria de parabenizar o nosso jornal pela passagem de mais um aniversário, desejando muitas matérias boas pelos anos que se seguem, e dizer do meu orgulho de pertencer a família naturista;

2º - lamentar por não poder atender ao pedido de nosso irmão Marcelo Nóbrega de Oliveira, solicitando doação de sangue para a sogra de sua cunhada, dona ETELVINA, desejando à ela toda saúde do mundo.
Um abraço naturista a todos. 

 

Luiz Rosa

Recife - PE

luizrosarecife@uol.com.br

(enviada em 8 de agosto de 2004)
 


Esta edição está maravilhosa. Cada vez melhor ler o jornal olho nu. Que tal fazer um CD com as edições anteriores e tal, uma coletânea. Eu já reservo o meu. Um forte abraço. 

Naturalmente

 

Cesar Fleury

toktel@terra.com.br 

(enviada em 6 de agosto de 2004)

 

Obrigado, Cesar, pelas palavras carinhosas. Quanto ao CD é algo a se pensar.

 


Assustado com o que leu

Li a matéria "A praia que nós queremos" e fiquei assustado com a moça que foi a Abricó. Tenho muito curiosidade de ir a um lugar naturista e Abricó era a opção mais próxima de nós. Infelizmente não considerarei mais o local. Espero que apliquem regras mais rígidas para garantir a privacidade dos freqüentadores. Um abraço a todos, 

 

Rodrigo Arcoverde 

Niterói - RJ

arcoverde@activesystems.com.br

(enviada em 6 de agosto de 2004)


Áreas naturistas em São Paulo e no Rio

Prezados amigos naturistas, 

eu e minha esposa somos naturistas pernambucanos e freqüentávamos a praia de Tambaba na Paraíba. Mudamos para Goiânia e ficamos distante daquele paraíso. Agora estamos mudando para Paulínia - SP, muito próximo de Campinas e do estado do Rio de Janeiro. Gostaríamos de saber se há naquela região algum paraíso naturista, ainda que seja no Rio. Um forte abraço, 

 

Guilherme Brasileiro

Goiânia - GO

kgbrasileiro@yahoo.com.br

(enviada em 6 de agosto de 2004)

Olá, Guilherme. No estado de São Paulo você poderá encontrar os seguintes sítios naturistas: Rincão Naturista (www.rincao.com.br) e Mirante do paraíso (http://www.mirantedoparaiso.com.br). pode entra em contato também com SAMPANAT (http://www.sampanat.com.br), que é uma associação naturista mas que não tem sede própria. No Rio de Janeiro, há o Recanto do Paraíso (http://www.paraisonaturista.com.br) , a praia Do Abricó na cidade do Rio (www.abrico.com.br)  e a praia OLHO de Boi em Búzios, que não possui página na Internet. Quem souber de outros lugares pode escrever para ele.


Notícias (estranhas) da Paraíba

Prezado Pedro: 

Finalmente conheci Tambaba. Achei a praia bonita mas me senti numa praia particular, tal a cretinice do "dono" da praia que é também dono da pousada e restaurante . Ele fez o favor de me deixar ficar na praia, mas deixou bem claro  que não aceita as carteirinhas do Rio porque segundo ele a diretoria não tem critérios para admissão dos sócios. Tambaba perderia a tranqüilidade com a presença de tais elementos.  Os garçons andam de sunga e a garçonete nua. 

Um abraço, 

 

Eduardo Velasquez

Rio de Janeiro- RJ

eduardovelasquez@ig.com.br

(enviada em 5 de agosto de 2004)


Projeto para passeios naturistas a Massarandupió

caro Pedro, moro na região metropolitana de Salvador-BA e estou formando passeios aos finais de semana para Massaranduió. Eestou querendo usar o seu Jornal para divulgação a pessoas interessadas em participar. Ainda é projeto para que no verão possa atender a quem deseje ir na nossa praia aqui no litoral norte baiano, e irei contar com sua colaboração, pode divulgar meu e-mail para quem desejar essa nova aventura no próximo verão ou até antes... 

um abraço e parabéns pelo jornal...

 

Jardel

Lauro de Freitas - BA

jrjardel@ig.com.br

(enviada em 5 de agosto de 2004)


Doação de sangue e ajuda

Amigos, Paz e Bem!

A avó de minha cunhada está precisando de doação de sangue; qualquer tipo de sangue pois o Banco de sangue transfere p/ ela o que for compatível e o que não for, fica p/ reposição de estoque do Banco. O nome dela é Etelvina José Pessoa. O doador deve ter mais de 60 Kg e menos de 65 anos. Não é preciso jejum p/ doar mas pede-se que evitem alimentos com gordura, algumas horas antes. O tel. do Banco de sangue é (21)2671-7091, falar com a Srª Elaine. Para quem não for do Rio de Janeiro e puder contatar pessoas do Rio, agradecemos muito. Orações também são bem vindas! Desde já muito obrigado! Que Deus abençoe todos!

Marcelo Nóbrega de Oliveira

Rio de Janeiro - RJ

natuguia@yahoo.com.br 

(enviado em 29 de julho de 2004)


naturismo em Fortaleza e arredores

Where is possible to do nudisme round Fortaleza and in the Nordest of Fortaleza? Thank you For the informations.

 

Van Rode

Bruxelles - Belgium

Vanrodejm@yahoo.fr

(enviado em 25 de julho de 2004)


naturismo em Belo Horizonte

Bom dia , eu, Wanderlei Henrique da silva, gostaria de saber se aqui em Belo Horizonte tem alguma organização naturista e  também o endereço de lá. Como eu moro em Betim fico sem opção de praticar.

 

Muito obrigado

Wanderlei Henrique da Silva

Bbetim - MG

whenri@zipmail.com.br

(enviado em 17 de julho de 2004)

Olá, Wanderlei. Há sim uma organização naturista em Belo Horizonte. É a NATMG (www.natmg.org.br). Os naturistas dessa associação podem ser contatados pelos telefones 31  9119-1404 // 9605-0334 ou por e-mail: info@natmg.org.br .


Parabéns ao 4 anos do OLHO e homens desacompanhados

Prezados naturalistas, ou quem divulga através da mídia. 

Primeiramente quero parabenizar pelos futuros 4 anos, e que foi um prazer ter recebido o jornal do mês de julho de 2004.   Espero receber mais mensagens de vocês. 

Na edição passada houve uma grande polêmica sobre solteiro entrar na praia de nudismo. Quero dizer-lhes que não sou naturalista, sou simpatizante do naturalismo e apreciador da natureza. Fui de curiosidade numa praia aqui na Região dos Lagos - RJ, e agora freqüento de vez em quando a Praia "Olho do Boi" em Armação dos Búzios, RJ; Lá não tem diferença entre casais e solteiros, ainda. Na primeira tive vergonha, na segunda vez fiquei dentro d'agua todo tempo e na terceira vez pude me controlar como homem e fiquei deitado no meio de várias mulheres nuas. O que eu quero dizer é que, se é praia de nudismo, não tem que ter discriminação e sim repressão, ou seja tem que se criar uma lei que homens ou mulheres que vão sós para a praia do nudismo devem controlar-se, que é pouco difícil. Sei que muitos "homens" vão para bater currículos e outros para se queimar como eu, vou para praia para tentar ser o que Adão no paraíso do Éden não conseguiu. Muito em breve irei à Praia de Linhares, quero conhecer, pena que vou só, não sei se posso andar do jeito que ando aqui na praia de Búzios que é conhecida no Mundo todo.

Tentei ir para o 1º encontro de naturalista Cristão mais não pude ir, quem sabe o próximo eu vou ...

 

Isaías da Silva

Casimiro de Abreu - RJ

isaiasks@bol.com.br

(enviada em 16 de julho de 2004)


Leitor quer novidades no OLHO NU

O Jornal Olho Nu É Excelente. Gostaria De Sugerir A Colocação De Algumas Seções Todas Gratuitamente
1) Seção De Fotos
2) Seção De Vídeos
3) Chat Com Fotos
4) Listagem Das Pessoas Em MSN (Tipo Contatos)
5) Classificados Para Amizade/Namoro/Etc

 

Frank Kastre

São Paulo - SP

frankastre@bol.com.br

(enviada em 3 de julho de 2004)

Olá, Frank. Dentro do possível tentaremos disponibilizar suas sugestões. Um grande abraço.


Velho companheiro de jornadas

Querido e velho companheiro de "jornadas", Figueiredo:

Lendo o último jornal Olho Nu chamou-me a atenção a sua carta expondo sua tristeza  por ser sentir exilado das áreas naturistas. Não poderia deixar de me solidarizar com você, e nem posso imaginá-lo longe das áreas naturistas!!!!. Você foi nosso companheiro e sócio da NatES por muitos anos. 

Realmente me recordo daquela primeira vez em que você foi à Barra Seca, sem seus familiares, e sua entrada foi prontamente franqueada junto às famílias. Nos anos seguintes você sempre retornava com seus familiares, e também me recordo da felicidade de seu pequenino filho, com uns 3 aninhos, ao ver o mar pela primeira vez. Mas, quis o destino que sua esposa, aliás, muito simpática e que quase virou "prefeita" da praia, definisse por outras "praias". 

Ainda guardo no nossos arquivos as matérias que você fez publicar em jornais mineiros sobre o Naturismo e a Barra Seca. E igualmente não me esqueço da gente atravessando o rio, de barco, à meia-noite, naquela escuridão, quando você, Gilson, Márcio e Dirceu  remavam, cada um  pra um lado diferente (ha!ha!ha!ha!), e rodávamos, rodávamos e se bobeássemos entrávamos na boca da barra. São maravilhosas lembranças de um tempo inesquecível!!!! 

Gostaria de que você soubesse que sentimos muitíssimo o que lhe ocorreu, porém creio que o acontecido poderá ser aproveitado para uma ampla discussão, pois sei que muitos casais ao se separarem, o que não é o seu caso, acabam vivenciando o mesmo problema que você que, infelizmente, não foi o único a passar por este dissabor.  Na realidade, na maioria das vezes após a separação apenas o homem demonstra interesse em continuar naturista, ficando a ex-esposa exilada do convívio naturista. Tenho ciência de diversos casos acontecidos em áreas naturistas em que os recém-separados acabam não sendo bem recebidos pelos freqüentadores habituais quando acompanhado de novas parceiras. Piora ainda a receptividade quando estes trocam de namorada "muitas" vezes, pois geralmente as namoradas não se integram ao Naturismo.  

Com certeza você deve se recordar da carta que lhe enviei solicitando que não se rendesse ao ocorrido, por isso, acredito que você irá superar esse fato desagradável e retornar ao convívio naturista.Infelizmente, por questões particulares, quase não temos ido à Barra Seca, mas uma hora a gente ainda vai se encontrar, lá ou aqui em Vitória, na minha casa. 

Abraços, dos amigos 

 

Maria Luzia e Gilson

vitória -ES

marialuziaegilson@bol.com.br 

(enviada em 4 de julho de 2004)


Estilo de vida alternativo

Caros,   

Meu nome é Brethsen, eu também sou naturista, e eu gostaria muito de colocar uma opinião minha sobre o naturismo no Brasil e espero que você leitor(a) entenda: a idéia que carregamos de nos despir sem ter medo e vergonha de fugir de um âmbito de preconceitos que o Brasil e o mundo carregam, carrega também uma filosofia de vida muito bonita, maravilhosa, e faz um bem muito grande para aqueles que a adquirem porque é mais um preconceito que estarão e estamos excluindo da nossa vida. Por isso eu acho que o naturismo por ter uma filosofia de vida tão inteligente e bonita, deveria ser visto e colocado por nós naturistas como um estilo alternativo de vida, ou não só como lazer e diversão.

Um grande abraço a todos.......... 

David Brethsen 

Itajubá - MG 

Brethsen@yahoo.com.br

(enviada em 22 de junho de 2004)

Praia Brava em Cabo Frio

Caros,

A Praia Brava, em Cabo Frio, é dedicada aos naturistas, mas o local, que é maravilhoso, está pouco divulgado. É uma boa opção para os naturistas cariocas que estiverem na Região dos Lagos. A Praia Brava fica na Ogiva, bairro Peró.
Grato.

 

Paulo Roberto

Rio de Janeiro - RJ

pra@oglobo.com.br

(enviada em 13 de junho de 2004)


Homens desacompanhados

Caro Pedro!

Venho acompanhando, há algum tempo, o debate do naturismo nas páginas de seu jornal eletrônico e é desnecessário dizer o quanto seu trabalho é bom, bonito e de muita importância para o movimento naturista brasileiro e até mundial.  Sou mineiro de Governador Valadares e, frequentei a praia da Barra Seca nos primeiros anos de seu funcionamento, tendo a grata satisfação de conhecer a maioria dos naturistas capixabas (Márcio Braga, Luzia, Gilson e tantos outros companheiros). Minha primeira visita foi desacompanhado da família e nos anos seguintes consegui convencer a mulher e os filhos a irem comigo.

Entretanto, por problemas religiosos e influência negativa da sogra, minha mulher não mais quis acompanhar-me. Retornei à praia por mais algumas vezes mas senti que minha presença individual não estava sendo bem aceita por alguns frequentadores, com execessão do grupo mais conhecido que sabia de minha situação. Por estes e outros motivos e muito a contra-gosto deixei de frequentar o movimento. Quero aproveitar a oportunidade para externar meu ponto de vista sobre a polêmica do homem solteiro nas praias e sítios naturistas.

Embora concorde com o ponto de vista de muitos que condenam a presença de homens sozinhos nestas localidades pelos motivos já elencados por muitos leitores, gostaria de sugerir ao grupo a aceitação de homens desacompanhados, desde que os mesmos sejam pessoas conhecidas de membros do grupo, muitos dos quais enquadrados em situações semelhants à minha. É por meio da convivência harmoniosa que a irmandade poderá crescer e conquistar um lugar de destaque no cenário naturista nacional e internacional.

Naturalmente,

 

José Figueiredo

Gov. Valadares - MG

figueira46@wkve.com.br 

(enviada em 2 de junho de 2004)


Total apoio

Cara Renata,

Concordo com você em genero, numero e grau, quanto a sua reposta a carta do Eduardo, foi sublime a sua resposta. Se existe regras e elas foram criadas para o bem estar de todos, inclusive dos homens desacompanhados, porque ficar questionando ?. 

Parabéns.

 

Fernando C. Ferreira

manzoliferreira@ig.com.br

(enviada em 2 de junho de 2004)


Comentários sobre os comentários de Eduardo Wanderley (aí em baixo)

Caro Eduardo,

Realmente irá haver o declínio de naturistas caso fiquem batendo nessa mesma tecla de quererem questionar e proibirem a entrada, a permanência de homens desacompanhados em ambientes naturistas... E todos nós sabemos que é pura ignorância distinguir ou rotular, como queiram o termo em que o homem desacompanhado irá aprontar alguma coisa fora do aspecto naturista. Sabemos que seria generalizar em falarmos nesse assunto, que na realidade não é bem essa! Tem muito casado que apronta também e muito solteiro que faz também e não pode generalizar nesse aspecto. Senão com isso vai se perder muito tempo... e tempo tem que ser usado para outros assuntos mais importantes do que esse.

Tem mesmo que liberarem dos preconceitos existentes na cabeça e melhorar em outros aspectos, se preocuparem com outros assuntos do que esse de homem desacompanhado. Não combina com o naturismo que preza o respeito ao próximo e a todos... Sem distinção de profissão, raça, opção sexual, a conta bancária ou se o carro é o último do ano ou se é de 1900 e guaraná com rolha... 

Não se pode ficar questionando a obrigatoriedade de ficar nu, já na primeira visita. Se existem regras e já sabe como funciona o "esquema" tem que entrar nesse esquema, liberar dos seus preconceitos, medo, tirar a roupa e vivenciar o naturismo. É tão bom ficar pelada... Curtir o momento e não ficar pensando nesses assuntos... Se procurou o tal ambiente naturista e a regra é ficar pelada, cara, tira a roupa e vivencia... Não tem que perder tempo, achando que fez a coisa errada, que os outros irão te olhar de cima abaixo, nem vai perceber que estão de olho em você.

Concordo plenamente que é uma dificuldade em ficar nu em local que nada se conhece. Mas isso vai da cabeça da pessoa. Sou novata no naturismo e me senti super à vontade na hora de ficar nua. Não tive problemas nenhum quanto a isso. Muito pelo contrário, a galera que pensou que iria estar vestida até o pescoço enganou-se porque apareci PELADÍSSIMA. No grupo em que me inseri fui muito bem recebida e sempre fui respeitada, em momento algum me senti uma "estranha fora do ninho".

Um abraço,

 

Renata Peladona de Jesus, 24 anos.

Professora de Educação Física

renataekwondo@hotmail.com 

(enviada em 28 de maio de 2004)


Sugestão para incrementar o naturismo (comentários)

Na edição nº 44 deste jornal li o artigo do Sr. Marcos, publicado na seção NATOpinião,  em que o mesmo relatava a sua preocupação quanto ao declínio do número de naturistas no Brasil e apresentava idéias para reverter a tendência de queda. Como uma pessoa que ainda não é naturista, mas que tem vontade de participar do movimento, gostaria de dar minha opinião sobre o assunto, e assim talvez contribuir com o debate. 

Acredito que se as entidades naturistas tivessem comitês de recepção e/ou desenvolvessem ações que facilitassem a inserção dos novatos tudo seria mais fácil. A obrigatoriedade de ficar nu, já na primeira visita, as vezes é uma dificuldade, pois em alguns casos o casal, ou um dos parceiros, ainda não se sente a vontade para tirar a roupa. O fato de não ser permitida a freqüência masculina desacompanhada da esposa ou companheira, apesar de totalmente justificada sob certo aspecto, pode criar dificuldades uma vez que por se tratar de um ambiente novo e desconhecido o casal não sabe se o local escolhido para iniciar o naturismo é sadio e seguro para a família. 

Normalmente não é fácil se inserir em um grupo desconhecido, e ainda mais difícil é se despir, no sentido literal e figurado, diante de pessoas estranhas, principalmente quando isso requer a participação das pessoas que mais amamos, a nossa família. O que quero dizer é: o que o candidato a naturista quer é ter certeza de que ele e sua família serão bem recebidos, respeitados neste novo grupo, e que estará realmente participando de uma prática prazerosa, segura e saudável para ele e seus entes queridos.           

Espero ter contribuído de alguma forma com o tema. Em tempo, moro em Goiânia, sou casado e tenho dois filhos pequenos.           

Atenciosamente,           

 

Eduardo F. Wanderley.

edufw@yahoo.com.br 

(enviada em 26 de maio de 2004)


Naturismo no dicionário

Andei procurando  pela palavra Naturismo em alguns dicionários e não encontrei. Como posso ser partidário de uma filosofia de vida que nem tem o seu nome reconhecido como palavra? Sugiro que o Sr. Elias Alves Pereira, presidente da Federação brasileira de Naturismo, que é o representante do Naturismo no País, entre em contato com os editores de dicionários para que essa falha seja corrigida o quanto antes. 

Um abraço 

 

Jorge de Souza Barreto

vidanua@ig.com.br 

(enviada em 24 de maio de 2004)


Homens desacompanhados 

Prezado Senhor Marcos...

Através do site Pelados tomei conhecimento de sua estréia no Naturismo, e também de sua opinião sobre o exílio a que os homens desacompanhados de uma presença feminina estão sujeitos nas áreas naturistas brasileiras. Este é um assunto que vem sendo duramente, e longamente, debatido sem que ainda se tenha encontrado uma solução que satisfaça a todos, opositores e apoiadores. Esse assunto também já gerou muitas discórdias e diversas sugestões. 

Infelizmente, Sr. Marcos ainda temos que pensar em formas diferenciadas de administrar áreas públicas das privadas, porque entendemos ser possível controlar a frequência em áreas privativas, o que não ocorre nas públicas, entendendo-se as praias brasileiras. Porém, várias áreas privativas já aceitam homens desacompanhados. 

O Naturismo que o Sr. pratica na casa dos seus amigos é comparável ao praticado nas áreas privativas, porque pode-se selecionar as pessoas que comungam com a filosofia naturista, ao contrário das públicas que convergem pessoas com os mais diferentes pensamentos, desejos e intenções. E muitos resolvem satisfazer esses desejos sem que haja permissão dos demais presentes, com atitudes até agressivas e pornográficas. 

Na realidade o que temos observado na prática é o fato de muitos homens desacompanhados, que desejam realmente ser naturistas, encontrarem meios de participar do movimento naturista e até se sobressaem sendo o caso do Pedro Ribeiro (que publica o jornal Olho Nu; é responsável pela criação e manutenção da Praia do Abricó, no Rio, e grande batalhador da aprovação da lei que tenta legalizar o Naturismo no Brasil); do Marcelo Pacheco ( morador na Colina do Sol; editor do site Pelados; cooperado da Coopenat; ex-editor da revista Naturis); do Estevão Prestes (que fundou o site Naturistas Cristãos juntamente com a Andréia, com quem se casará em julho próximo, e que se tornou naturista após conhecê-lo concedendo uma entrevista sobre naturismo X evangélicos); do Flávio Moraes que fundou o grupo oxentenat, em Natal, e que modera o grupo que conversa, aprende e ensina os fundamentos naturistas (e ele ainda não teria feito sua estréia oficial no Naturismo); do Márcio Braga que fundou conosco uma praia no Espírito Santo, a Praia de Barra Seca, atualmente separado e presidente da NatES.

O Rio de Janeiro conseguiu recentemente a liberação, após muitos anos de batalha judicial, da Praia de Abricó, e estamos acompanhando o desenvolvimento dessa área que não separa os homens das famílias e casais, e que poderá servir de exemplo para as demais áreas naturistas brasileiras. Igualmente a Praia de Galheta, em Santa Catarina, recebe a todos indistintamente. Creio que os naturistas brasileiros deverão esperar mais algum tempo para que possam se espelhar nessas áreas, num futuro próximo, e definir se o povo brasileiro já está preparado para conviver pacificamente com essa tribo que gosta de tirar a roupa ao natural. Enquanto isso, o Sr. poderá participar ativamente dos encontros do Sampanat que aceita homens desacompanhados, após participar de uma reunião pública  e, inclusive, se associar contribuindo financeiramente.  

AH! Esqueci-me de me apresentar: sou Maria Luzia A. de Almeida, 49 anos, casada há 27 anos com Gilson R. Almeida, moradora em Vitória, ES, co-fundadora de uma praia, naturista oficialmente há 14 anos e ex-presidente da FBRN - Federação Brasileira de Naturismo, de 2001 a 2003, colocando-me à disposição através do fone (27) 3227-5470.

Naturismo. 

Abrace essa Idéia! 

Naturalmente.

 

Luz (para os amigos)

marialuziaegilson@bol.com.br 

(enviada em 24 de maio de 2004)


Homens desacompanhados (NATDebate - OLHO NU nº 44)

Olá queridos pelados, 

O tema abordado "homem sem companhia feminina" é bem polêmico e constrangedor também. Pelo que tenho percebido, lembrem-se sou novata no naturismo propriamente dito. Participei somente uma vez de reunião natural em Março passado e foi sensacional. Acho que deveriam parar de perder tempo em discutirem esse tema. Já que temos outros mais preocupantes do que este. Todos nós sabemos que é algo relativo, vai de pessoa para pessoa, tanto faz casada ou solteira e cada um tem seu livre arbítrio em fazer determinadas coisas. Tem homem acompanhado da presença feminina que faz as mesmas coisas que o desacompanhado da presença feminina. 

Não deveríamos dar rótulos para essas questões ou generalizar nesse aspecto. Até porque se for ficar se preocupando com isso a galera pelada só vai perder e muito. É uma situação puramente discriminatória!   

Se determinadas pessoas procuram o naturismo com outros intuitos, aí, já é outra história que deveria ser bem mais estudada e analisada. A conduta para isso é procurar saber o intuito da pessoa se é o naturismo mesmo ou se é para ficar "olhando a mulher do outro pelada". Não tem que ter esse lance de ser apresentado pelo menos vejo assim.  Caso ficou curioso em saber a conduta na qual acredito, entre em contato.     

 

Um abraço pelado, 

 

Renata Peladona de Jesus 24 anos, 

professora de educação física.

renataekwondo@hotmail.com

(enviada em 22 de maio de 2004)


 

Tenho acompanhado a discussão quanto à freqüência de homens desacompanhados em áreas naturistas há muito tempo. Sendo um dos fundadores da primeira organização oficial de naturismo dos tempos atuais no Brasil, ou seja , a Associação dos Amigos da Praia do Pinho, (AAPP) em Santa Catarina, passei por diversas experiências que me ajudaram a formar uma opinião com relação ao assunto. 

Sou obrigado a concordar com diversos aspectos colocados por todos os debatedores e desta discussão tento chegar a uma conclusão: Realmente, a freqüência de homens desacompanhados tem demonstrado, na prática, mais problemas do que benefícios. Cabem aqui, numerosas exceções, naturalmente. Há que se levar em conta, entretanto, alguns aspectos culturais do brasileiro, onde o " machismo" irresponsável ainda se faz presente com intensidade o que leva a uma acentuada procura de locais naturistas por parte de homens com desvios de caráter que tem como único objetivo ficar apreciando os corpos nus de mulheres para, depois, darem asas à sua imaginação e, muitas vezes, acabarem por causar problemas mais sérios entre os freqüentadores conscientes. 

Alguém levantou o assunto de lésbicas, homossexuais... É preciso não misturar as coisas no liquidificador da intolerância. A opção sexual nada tem a ver com a opção naturista. Simplesmente e com toda razão, é exigido um comportamento moral e ético por parte de todos os freqüentadores de modo a proporcionar o devido respeito às famílias e crianças. Afinal, o fato de estarmos nus não deve implicar em que tenhamos que participar de uma bacanal ( pelo menos para nós naturistas ).

Voltando ao pobre homem desacompanhado, acho sim que devemos encontrar uma solução. Não podemos ser discriminadores a tal ponto de não permitir-lhes o acesso. Legalmente, inclusive, todos são inocentes até que se prove a sua culpa. Controle, sim, temos que ter para não acabarmos por derrubar o pouco que até aqui conquistamos. 

Finalizando, a única alternativa plausível que se me apresenta é a da seleção: quem pode e quem não pode. Como? O meio mais viável me parece a apresentação, ou seja, os próprios freqüentadores já habituais se responsabilizarem pela conduta de seus apresentados, sejam homens ou mulheres, sós ou acompanhados. Pelo menos nesta fase quando tentamos divulgar e fixar os conceitos naturistas.Voltarei ao assunto brevemente. Sugestões serão bem aceitas.

 

Carlos Friedrich Filho

urzes@ig.com.br

(enviada em 22 de maio de 2004)


 

RESPOSTA A QUESTÃO DO SITE:

  http://www.jornalolhonu.com/jornais/olhonu_n_044/debat.html

Afinal homem sem companhia feminina deve mesmo ficar fora das áreas naturistas brasileiras ? por quê ?

Um dos maiores índices de pessoas contaminadas pelo vírus HIV, que leva ao quadro de AIDS está entre mulheres casadas, monogâmicas, que achavam-se mutuamente exclusivas em suas relações. Maridos heterossexuais, com comportamento de risco estão contaminando-se e passando o vírus adiante, inclusive para seus próprios filhos e filhas que, alimentam-se do leite contaminado da mãe.

Restringir o ir e vir de qualquer pessoa é anti-constitucional, independente de leis resguardarem clubes fechados com finalidades tais quais as de nudismo, escotismo, e por aí vai.

A questão é seguinte: Desde quando pares de não-iguais podem ser considerados "casais"(denominação de origem judáico-cristã)? Desde quando a orientação sexual de membros de casal de pessoas de sexos diferentes pode ser aferido?

O que é feminino? O que é masculino?

Um homem com as gônadas do sexo feminino, portanto, um hermafrodita é avaliado como?

E o seu oposto?

Eu penso que a questão é outra. Suspeito que a preocupação esteja relacionada a ereção alheia, como se isso fosse pecado, portanto, carregado de valores judáico-cristãos. Suspeito que a preocupação esteja relacionada a segurança da mulher solteira que, em nome da proteção facilita a formação  de verdadeiros haréns. Deveriam pensar nisso.

O que impede que um companhia feminina, não seja lésbica ou bissexual?

Deve haver mais informações que desconheço para atitudes homofóbicas, heterofóbicas em relação a homens sem companhia feminina.

Se não, há um impasse ético, moral, crítico, identitário, legal, etc.

Sempre digo que a hipocrisia é irmã da ignorância. Esta, por sua vez, dá lugar ao preconceito, ao medo do desconhecido

Obrigado por ler!

 

Roberto Luiz Warken (Florianópolis- SC - Brasil)

site: http://www.warken.floripa.com.br

Mestre em Educação e Cultura

Sociólogo e Especialista em Educação Sexual

warken@floripa.com.br

(enviada em 19 de maio de 2004)

 


Prezados amigos do Olho Nu.

O companheiro Nelci-Rones expôs com muita clareza os reais motivos pelos quais os homens desacompanhados de uma companhia feminina ainda não são aceitos na maioria das áreas naturistas públicas brasileiras, não sendo necessário nada mais acrescentar, pois quem participa ou está à frente de uma associação naturista conhece bem os problemas gerados pelos rotulados "desacompanhados".

Temos consciência de que os homens desacompanhados que realmente desejam se integrar ao movimento naturista brasileiro acabam sendo prejudicados por serem nivelados àqueles que não congregam com a filosofia naturista mas, infelizmente, ainda não se encontrou uma solução que os diferencie nas áreas públicas.  

Porém, por enquanto, nada impede que as áreas naturistas particulares, clubes, sítios e fazendas aceitem uma porcentagem de homens desacompanhados que poderão, após algum tempo de frequência, tornarem-se sócios com direito ao passaporte naturista que os integrará ao naturismo brasileiro, incluindo as áreas públicas. A renovação do passaporte, cuja validade é por um ano, ficará a cargo da área fornecedora. Caso ele mude de cidade ou estado e queira frequentar outra associação, ele poderá ser referendado pela área anterior e obter nova identificação anual.

Naturalmente. 

 

Maria Luzia de Almeida

marialuziaegilson@bol.com.br

(enviada em 18 de maio de 2004)


Respeito e Tolerância -NATPolêmica (Olho Nu nº 44)

Aguinaldo, muita paz.   

Sobre minha posição em relação aos casais da "troca", devo lhe dizer que mantenho minha postura. É o meu jeito de demonstrar a minha tolerância quanto aos "swingers" e outros mais. Frisei CLARAMENTE  que sou favorável à expulsão daqueles(as) que levam constrangimentos às pessoas. Você leu direitinho? Tanto faz serem da "troca" ou não. Se não há constrangimento, por que partir para a expulsão? Devo respeitar o seu pensar...mas, creia, vou continuar com o meu. Muita luz em sua vida, de sua esposa, e de toda a sua família. Tenha um belo final de semana e sempre dias felizes. Atenciosamente,   

 

João Carlos Lima de Souza 

Belém/Pa

jcnat@terra.com.br 


Iniciante quer tirar dúvidas

Sou iniciante e a minha esposa tem algumas dúvidas sobre a prática de naturismo. Quero saber se tem informações que eu possa usar para mostrar como é a prática. Grato, 

 

Will Jones

billybobjones1982@yahoo.com.br

(enviada em 4 de maio de 2004)

 

As informações você poderá obter acessando sempre nosso site e outros indicados. Visite a página de links e navegue pelo naturismo. leia também edições antigas do jornal OLHO NU, clicando em edições anteriores ou, ainda, clique na busca interna e digite uma palavra-chave que possa facilitar sua pesquisa.


Naturismo nas cercanias de Itacaré

Caro Pedro,

Sou leitor do seu jornal e, gostaria, antes de mais nada, parabenizá-lo pela iniciativa. O jornal é ótimo, muito bem redigido e extremamente útil para a filosofia naturista. Estarei de férias em outubro e passarei o mês em Itacaré e cercanias. Como não conheço a região utilizei a rede para obter informações. Não consegui saber se existe nesta região praia ou pousada naturista e, para isto, gostaria de contar com a sua ajuda. Mais uma vez parabéns e um grande abraço. 

 

José Guilherme

jgmartini@sulbbs.com.br 

(enviada em 4 de maio de 2004)

Quem souber responder esta questão ao José Guilherme, por favor entre em contato com ele.


NATpolêmica (Olho Nu nº 44)

Oi Pedro

Gostaria de dar a minha opinião! Discordo do Sr. Pedagogo de Belém, ao dizer que os donos de clubes e sítios naturistas devem aceitar a presença de casais praticantes de swing em suas dependências, desde que não sejam apelativos em sua intenção. Acho que isso é um absurdo, não basta conviver com o assédio ocasional de alguns bisbilhoteiros e curiosos e a atitude incompreensiva de parte da sociedade, agora temos que tolerar a presença de swingers em nossas áreas? Eu me sinto mal se notar a presença de pessoas, sejam desacompanhadas ou em casais "pescando" na praia. Quando a sociedade, que na sua maioria já tem uma visão distorcida do naturismo, souber desta situação, aí mesmo é que vai associar o naturismo com a imoralidade e o movimento pode cair em descrédito.

Os casais que gostam de troca troca, já tem seus canais de comunicação e os lugares próprios para isto. A filosofia naturista é bem clara: não se trata de hedonismo, sacanagem, orgia, suruba e etc... Estes casais devem colocar em prática suas fantasias sexuais bem longe das áreas naturistas e os proprietários de áreas de naturismo devem, se possível, colaborar para isso.

Obrigado.

Aguinaldo C. da Silva

aguinaldo2003@pop.com.br 

(Enviada em 7 de maio de 2004)


Site de Namoro

Gostaria que vocês criassem algum site de namoro para naturista. A minha dificuldade de freqüentar é essa: uma namorada que goste do assunto.

 

Azenito Sousa

Goiania - GO

sousa-go@ig.com.br

(Enviada em 5 de maio de 2004)

Olá, Azenilto. Sua sugestão foi anotada. Por enquanto se utilize da seção NATClassificados. OK?

Olho Nu

sou naturista e ja visitei muitos paises e brasil en sulamerica e o pais do naturismo, parabeis, esejornal eletronico e muito bon e instrutivo, eu ja eduquei no naturismo a muitas pesoas e ese jornal me ajudou muito.

 

yhony arias

Asuncion - Paraguay

gioni@mixmail.com

(Enviada em 28 de abril de 2004)



Não quero ser chato, mas penso que o naturismo deveria apresentar-se como uma oportunidade real de vida social e não apenas como opção de lazer. Se este fato for consumado talvez vocês ganhem oportunidades verdadeiras. É importante para o avanço do ser humano ver a nudez como algo natural; com certeza a apologia ao sexo tenderia a diminuir por não haver interesse mesquinho e ignorância alimentando algo que nos foi dado por Deus para ser utilizado com sabedoria e respeito. 

 

Aguardo resposta! ABRAÇOS!! 

Espero um dia encontrar oportunidade de estar com vocês! 

 

Prof. Marco Antonio

bertoldosantos@aol.com 

(enviado em 25 de abril de 2004)

Naturismo próximo a campinas

Qual o local de naturistas mais próximo de Campinas?

 

Silvio Roberto de Camargo

Cosmópolis - SP

silvio.camargo@dglnet.com.br

 

Quem souber responder esta questão ao Silvio, por favor entre em contato com ele.

(enviado em 17 de abril de 2004)


site naturista

Caro Sr. David Brethesen

Sou naturista juntamente com minha esposa, estive visitando seu site e vendo algumas fotos, e se me permite gostaria de fazer o seguinte comentário: em algumas fotos (são poucas, fica claro que foram tiradas por puro exibicionismo. Sugiro que seja feita uma melhor triagem dessas fotos para que nossa (de naturistas)imagem não seja deturpada. 

 

Fernando César Ferreira

Sem indicação de origem

manzoliferreira@ig.com.br 

(enviado em 14 de abril de 2004)


Senadores e Abricó

Grande Pedro!! Valeu pela publicação do Olho NU do modelo e relação dos endereços dos senadores. Ha muito tempo venho esperando que alguém tomasse essa iniciativa e agora vejo com alegria isso se tornar realidade. Já espalhei por tudo que é canto. Agora só resta esperar que as pessoas tomem a iniciativa de enviar os e-mails, torcer para que isso sensibilize os senadores e, finalmente, ver nosso direito de ir e vir nus, respeitado. 

Quero mais uma vez agradecer a acolhida em Abricó e parabenizar pela  administração da ANA. Um grande abraço.

 

Francisco Soares

Recife-PE

francantonio2001@yahoo.com.br 

(enviado em 11 de abril de 2004)


NAT Brethsen

Olá Ribeiro..! Aqui é Brethsen novamente.......okay? Este e-mail é pra lhe informar, que eu criei um site ainda muito simples, mas de todo o respeito ao naturismo, e coloquei um link do jornal Olho Nu nele. Espero que goste........! hehehe O site é: www.nakedespir.cjb.net . Obrigado.

 

David Brethsen

brethsen@yahoo.com.br 

(enviado em 10 de abril de 2004)


Lei Gabeira (Olho Nu - nº 43 - abril 2004)

Agora estamos novamente centrando nossa lista no Naturismo. Parabéns primo! É preciso contar com o apoio de todos. Vamos aproveitar a sexta feira santa para começar esta campanha maravilhosa pela legalização de nosso estilo de vida, e a Páscoa para celebrar a Paz, que já está tão difícil na região onde Jesus nasceu. E-mail neles gente! 

Parabéns também ao Pedro Ribeiro, do Olho Nu, que nunca abandonou esta luta. 

Naturalmente seus, 

Roberto & Lurdes Soares 

robertoelurdes@hotmail.com 

www.massarandupionaturista.com.br 

(enviado em 9 de abril de 2004)


Sítio que não cumpre regras (Olho Nu nº 43 - abril de 2004)

Casal discriminado

Enviei e-mail ao casal discriminado para que informassem onde ocorreu tal fato. É preciso matar a cobra e mostrar o pau ( sem duplo sentido, por favor). NÃO TIVE RESPOSTA. Eu e minha esposa, por diversas vezes e em diversos lugares, já fomos assediados e bastou um NÃO, com convicção, que nos deixaram na nossa. Jamais fomos importunados. De se ressaltar que lugares naturistas, no mundo todo, são procurados por swingers. Creio, deve ter sido apenas uma questão de postura e atitude do casal assediado,  que não tomou uma posição firme e consistente. Se formos deixar de frequentar sítios e praias naturistas pelo assedio de suingueiros, melhor  mudar de "hobby" ou  filosofia. Eles estarão lá sempre. 

 

Fernando Bastos

doca@msm.com.br 

(enviado em 6 de abril de 2004)


NATReflexão

Pedro,

Acho que o casal que abandonou o naturismo por se sentir constrangido num encontro naturista, por não aceitar propostas consideradas indecentes e contra os princípios do naturismo, deveria escrever a este jornal não apenas para mostrar sua indignação, mas também para mostrar a todos que pessoas são estas que propõe swing em espaços naturistas e que espaço é este que permite tais atos.

Deixar o movimento, simplesmente, sem aprofundar a questão é uma ação muito cômoda.Todos os setores da vida são dotados de regras, mas infelizmente as regras, às vezes, são descumpridas. Cabe-nos identificar os transgressores e expô-los ao ridículo, perante a grande maioria cumpridora dos seus deveres e defensora dos seus direitos.

 

Douglas Amaral 

Nova Friburgo - RJ

douglasandradeamaral@ig.com.br 


 

Querido y estimado amigo,

 te escribo esta carta para saludarte y desearte lo mejor del mundo. Yo aca estoy bien de salud. Amigos quiero que me manden su correo postal su telefono o fax, ademas quiero que me digan como uno puede llegar hacer socio. Ademas les digo que estoy muy interesado. Bueno mi nombre es Julio Cesar  y mis apellidos es Pezo Gil. tengo 26 años. S

in mas que decirles me despido chau chau sera hasta la otra oportunidad.

 

Julio Cesar

Lima- Peru

juliopezogil77@latinmail.com 

(enviado em 05 de abril de 2004)

 

Olá, Julio, ou Pezo, como quiseres. Para ser sócio do jornal OLHO NU é só se cadastrar. É gratuito. Somente a parte do álbum de fotografais é cobrada uma taxa semestral. 


Matéria pede esclarecimento

Oi Pedro, gostaria de pedir esclarecimentos sobre a matéria "Naturismo, estamos fora!"
Qual foi esse clube ou local onde o casal teve experiências desagradáveis?  Sem que se saiba isso, a matéria apenas cria mal-estar, enquanto que se incluísse a informação, ela contribuiria para ajudar as pessoas a fazerem escolhas bem-informadas e se precaverem.
Segundo, duas vezes os autores usam a palavra "constrangidos".  Que quer dizer isso?  Que continuaram sendo abordados?  Ou que a mera presença do casal que os tinha abordado antes continuava a causar constrangimento? Obrigado desde já pela atenção.  Se achar que meu comentário merece debate, autorizo publicação desta carta se desejado. 

 

Silvio Levy

levy@msri.org 

(enviado em 3 de abril de 2004)


Comentário de um naturista

Caro Alberto, apesar de que todos possuem o direito de expressar suas opiniões, acho que da maneira que se expressou, não identificando o clube e a data do ocorrido com vocês, deixa cair uma carga muito grande sobre todos os outros clubes que primam pelo cumprimento dos regulamentos naturistas. Eu e minha esposa, conhecemos quase todos os locais públicos e privados onde se pratica o naturismo, em mais de 18 anos de prática, não passamos por nada de tão grave como relataram e achamos que não identificando o local do ocorrido, estão colaborando para que outras pessoas venham a passar pela mesma situação, coisa que como grupo organizado e coerente, não devíamos fazer.  Aguardando que identifique o local para que todos nós fiquemos prevenidos, esperamos que o casal não radicalize e procure informações antecipadas de onde visitar. 

Airam e Lili.

dante21@ligbr.com.br 

(enviado em 3 de abril de 2004)


Acho que deveria dar o nome do sitio dito na edição deste mês na coluna Nat-Reflexão para as devidas providencias e não mais ocorrências. Tudo em prol do naturismo e que este casal volte. Grato. 

 

Antonio Almeida.

anzopi@terra.com.br 

 

(enviado em 2 de abril de 2004)

 

Site do jornal OLHO NU

 

Pedro, por que não se divulga através de faixas ou panfletos para os naturistas visitarem o site do jornal nos locais: entrada da Praia do Abricó, entrada do estacionamento da Praia da Reserva, no Recanto Paraíso, no Sitio Sol e Saúde e outras localidades fora do RIO para esse fim? Muitas pessoas naturistas ainda não conhecem este maravilhoso jornal virtual. A contribuição pode ser maior!!! Valeu.

 

Antonio Almeida.

anzopi@terra.com.br 

 

(enviado em 2 de abril de 2004)

 

Nunca fui a uma praia de naturismo, tenho maior vontade  e, mesmo,  um pouco de curiosidade de saber  como é  a reação dos freqüentadores, por isso  gostaria muito de obter mais informações e como fazer  parte  desse grupo? Bom  ficarei aqui aguardando uma resposta  de vocês.  No mais  muito obrigado e tenham uma boa  tarde.

Gilberto L. pereira

Brasília-DF

beleu31@bol.com.br

 

(Enviado em 1 de abril de 2004)

 


Desde Estados Unidos sou fanático da sua revista na Internet. Admiro a cooperação entre tantos indivíduos para seguir publicando cada mês. Realmente o site é um dos melhores que há sobre o naturismo. Parabéns!

Bruce Dean Willis

Tulsa -OK- USA

jotquec@yahoo.com

 

(Enviado em 1 de abril de 2004)

Sou freqüentador da Praia de Abricó no Rio e outras quando em viagem pelo Brasil. Acho louvável a divulgação do Naturismo no Brasil. É preciso acabar com o preconceito que existe hoje, de que naturismo é sinônimo de libertinagem...

Abraços a todos.

Luiz Fernando Grillo

Rio de janeiro- RJ

lgrillo2001@hotmail.com

(enviado em 16 de março de 2004)


Espero que o jornal continue assim pois está ótimo e queria pedir para  criarem uma área para namoro entre naturistas!!!!!!!!!!

João Batista Pereira

São Gonçalo - RJ

naturio2003@yahoo.com.br

(enviado em 10 de março de 2004)

Olá, João. Anotamos sua sugestão, porém você poderá utilizar a seção NATClassificados para encontrar sua alma gêmea.



 

Contatos

Casal procura amigos

"Somos um casal maduro e de bem com a vida. Procuramos amigos para nesse verão compartilharmos deliciosos momentos nas lindas praias naturistas de Santa Catarina."

Lúcia e Roberto

lucianmaia@hotmail.com 

(enviada em 25 de dezembro de 2004)

Iniciante no Naturismo

Meu nome é Alexandre e gostaria de fazer amizades no campo naturista, pois estou iniciando no naturismo, ao qual aprecio diante de sua filosofia e terapêutica simples e natural. Se tiverem praticantes aqui no Distrito Federal será melhor o nosso contato, pois, tendo mais pessoas será melhor o conhecimento.

A principal atitude naturista vem do pensamento e da necessidade do Ser, onde encontramos a nossa realidade. Podemos trabalhar usando esta bela ferramenta e atitude de higiene mental e física que o naturismo nos proporciona.

Por um instante vamos esquecer que é utilizado o nu em meio aos naturistas, o que nos resta é a filosofia de bem estar, união e harmonia, acolhendo o conhecimento um dos outros, desta forma podemos refletir melhor sobre o assunto e desvendar soluções aos problemas existentes. 

Unir mentes diante de problemas e não problemas diante das mentes. Ao meu ver existe um ponto que nos responde em muito atitudes que sejam deploráveis ou não e este ponto é a Natureza Humana, fator ao qual por milênios estamos digladiando diante de simplicidades que a natureza nos ensina a respeitar e compreender. Sejamos como às águas qe deslizam de forma harmoniosa e constante diante do que a sua frente.

Grato,

Alexandre Delphino

Brasília-DF 

alexgdbr@yahoo.com.br 

(enviada em 10 de dezembro de 2004)

Naturistas depilados

Procuro naturistas adeptos da depilação total (partes íntimas) para troca de informações.

Agradeço desde já atenção dispensada e muito obrigado.

Um Abraço,

Naturista cearense.

naturistacearense@bol.com.br 

(enviada em 19 de novembro de 2004)

Procuro companhia

Olá!!!!

Meu nome é Marcos, tenho 50 anos, sou do Rio de Janeiro, nível superior e gostaria de ter uma companhia simpática para freqüentar as praias de nudismo do RJ. Meu e-mail é: marcosdeca@ig.com.br .

Desde já agradecendo  a todas que pelo menos leram a minha mensagem,

Marcos Abrantes

marcosdeca@ig.com.br

(enviada em 13 de novembro de 2004)

É difícil ser naturista ?

Olá.

 gostaria de saber se é fácil ser um naturista? e se precisa de algumas regras para poder ser um ? obrigado.

Ivan Marcelo

Balneário Camboriú - SC

bagualivan@yahoo.com.br

(enviada em 9 de novembro de 2004)

Contatos em SC

Somos casal de 46/51 anos, naturistas há 8 anos, residentes na grande Florianópolis, buscando contato com outros naturistas que freqüentam a praia do pinho ou pedras altas, para amizade e companhia na praia, tudo dentro da ÉTICA NATURISTA.

José Filho

ksal58@msn.com 

(enviada em 4 de novembro de 2004)

Novas amizades

Olá. 

Meu nome é Mauricio, tenho 30 anos e gostaria de me corresponder com naturistas de todo o Brasil.

Meu e-mail é mgrunfeldt@ig.com.br .

Desde já grato.

Mauricio

mgrunfeldt@ig.com.br

(enviada em 28 de outubro de 2004)

AOS NATURISTAS DA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO (2)

Moro em Nova Friburgo e sinto falta de um contato entre os naturistas da Região Serrana do Rio. Solicito aos adeptos e adeptas do naturismo das cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Cantagalo, Cordeiro, Bom Jardim, Santa Maria Madalena, o pessoal que freqüenta Sana, Lumiar, São Pedro da Serra, e de outras cidades que compõem a região da serra fluminense, que escrevam para o e-mail naturismonaserra@ig.com.br , para que possamos começar uma integração, uma troca de informações e conhecimentos. 

Penso que podemos formar um grupo e criar uma associação. Nossa região é belíssima, com muitos pontos paradisíacos, muito verde, muita água, cachoeiras, rios cristalinos. Uma natureza que precisa ser aproveita pelos amantes do naturismo.Vou em breve colocar um site na rede com o nome naturismonaserra, para facilitar este encontro naturista da serra fluminense.

Douglas Andrade

Nova Friburgo - RJ

naturismonaserra@ig.com.br

(enviada em 27 de setembro de 2004)

Naturista de Jundiaí

Gostaria de saber se há também em Jundiaí mais naturistas, para procurar conhecê-los. Abraços naturais.

Adriano Camargo, 34 anos

Jundiaí - SP

univital@uol.com.br

(enviada em 10 de setembro de 2004)

Amante do Naturismo

Sou amante do naturalismo, busco novos amigos para troca de informações e outros modos de viver bem com sigo mesmo e a natureza que nos cerca.

José Fernando do Carmo, 45 anos

Santos - SP

carmo_jfernando@yahoo.com.br

(enviada em 6 de setembro de 2004)

Ver fotos e vídeos

SOU AMANTE DO NATURISMO,E GOSTARIA DE VER ALGUNS, ONDE TEM PRATICA DE NATURISMO, OU SEJA, FOTOS DE PRAIAS E CLUBES.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

José Jocedonio

Cratéus - CE

sbjj@bol.com.br

(enviada em 30 de agosto de 2004)


Novo grupo de discussão naturista

Olá, meu nome e Marcelo. Estou divulgando um grupo de discussão sobre naturismo e a melhor forma de praticá-lo no interior de São Paulo, onde os lugares são poucos. O grupo busca fazer reuniões e encontros. Agradeço pela colaboração deste renomado jornal. Link para contato naturistadointerior_campinas@yahoogrupos.com.br 

Marcelo

jovemthor@yahoo.com.br 

(enviada em 27 de agosto de 2004)

Naturista da Ilha da Madeira

Olá, sou naturista e gostaria de contactar com outros naturistas. Sou da Ilha da Madeira-Portugal.

Ernesto Luis

ernesto_luis@hotmail.com 

(enviada em 20 de agosto de 2004)

Naturista grego quer trocar opiniões

I am a naturist from Athens, Greece and i would like to exchange opinions about naturism.

Efivos

efivos2004@yahoo.com

(enviada em 18 de agosto de 2004)


Como lidar com a empregada ?

Olá, pessoal do jornal olho nu, estou lhes escrevendo para parabenizar por mais um ano de sucesso! vida longa ao Jornal Olho Nu. Também para que fosse publicado se possível na área de  classificados o seguinte aviso:

Procuro contato com naturistas casados ou em união estável, pois gostaria de trocar experiências a respeito de como é a convivência de uma família naturista com uma empregada doméstica (não naturista), pois sou praticante de naturismo, casado há 03 anos e pretendendo contratar uma. Procuro informações de como é o dia-a-dia, adaptação delas (domésticas), enfim uma ajuda de quem quer mostrar como a nudez não é necessariamente imoral. agradeço desde já a atenção desse sério e excelente jornal. Fico aqui aguardando resposta. 

Um abraço a todos.

Ao natural,

Naturista Cearense.

naturistacearense@bol.com.br 

(enviada em 12 de agosto de 2004)
 

Quero Contato com naturistas

Primeramente un saludo a jornal Olho, me da gusto que lugares como este se puedan dar a conocer por internet. Desafortunadamente no tengo la oportunidad de viajar a lugares como este por limitantes en mi trabajo o por falta de tiempo, practico muy poco el naturismo, pero me gustaria tener contacto con gente que practica esta actividad o conocer un poco mas de estos lugares. Me gustaria contar con algunas fotos de este sitio, espero contar con su respuesta. Hasta pronto. Gracias

Amilcar Lugo (25 anos)

Ciudad de México - México

luca7802@hotmail.com

(enviada em 9 de agosto de 2004)

Casais do Ceará

Eu e minha esposa descobrimos o Naturismo e Nudismo e queremos contato com outros casais do Ceará.

Angelo Cesar

Fortaleza - CE

angeloatuario@yahoo.com.br 

(enviada em 26 de julho de 2004)

naturistas de Niterói e São Gonçalo (RJ)

Queria poder me comunicar e participar de verdade do mundo naturista. Se tiver como mandem uma mensagem para mim. Se conhecerem algum naturista de Niterói ou São Gonçalo do grupo que freqüenta Abricó, por favor, peçam para entrar em contato comigo. Obrigado!!!!!!!!

João Batista Pereira (21 anos)

naturio@yahoo.com.br

(enviada em 25 de julho de 2004)

fotos e matérias referentes ao naturismo 

Gostaria de receber fotos e matérias referentes ao naturismo ao qual sou adepto  e curto muito.

Ely Carlos

mendes_299@hotmail.com

(enviada em 26 de junho de 2004)

Casal quer entrar em contato com casais

Somos um casal estável e maduro, que fazemos parte de um pequeno grupo que curte o naturismo real, ou seja, sem nenhum tipo de preconceitos contra solteiros, gays, swingeres (apesar de não adeptos da troca de casais), etc, etc... 

Achamos que as praias e clubes naturistas são locais como outros quaisquer, e por isso é natural que ocorram paqueras, excitação ocasional, olhares de admiração etc, etc, etc... 

Gostaríamos de conhecer outros casais que pensem como nós, para curtirmos juntos o verdadeiro naturismo!

 

Katia Neves

katianeves@hotmail.com 

(enviada em 3 de junho de 2004)

Sonho em participar

Meu sonho seria participar de uma comunidade natural como a de vocês, mas é impossível devido minha família que é muito "conservadora" e sei que jamais aceitariam tal atitude, porém se alguém, homem ou mulher independente de idade, quiser dar-me a alegria de contatarmos por E-mail, serei muito grato, até gostaria que um casal, ou não necessariamente marido e mulher me desse esse prazer, gostaria de saber e entender o lado masculino e o lado feminino com relação aos pensamentos... 

Beijos e abraços carinhosos 

 

Antero

sucessoebemestar@hotmail.com

(enviada em 30 de maio de 2004)

Naturistas de Portugal

Olá amigos Naturistas

Eu e minha mulher Anabela somos naturistas e inscritos na Federação Internacional e em Portugal no Clube Naturista do Algarve e adoramos o vosso site. Um dos nossos maiores sonhos é visitar o vosso lindo pais e ficamos contentes em saber que no Rio também existe praia naturista.

Adorávamos ter contacto com naturistas Brasileiros para trocarmos correspondência se puderem ajudar agradecíamos. Quem sabe se com esses contactos não realizamos o nosso sonho.

Um beijo e um Abraço. Esperando noticias

 

João e Anabela

Sintra - Portugal

joaotavares51@hotmail.com

(enviado em 30 de maio de 2004) 

Contatos em Minas Gerais

Sou de MG e queria  conhecer e fazer contatos com naturistas que moram na região leste de MG. Sempre vou a Trancoso, sou fâ daquele lugar.

 

Adilson Camargo

acguidine@hotmail.com

acguidine1@yahoo.com.br

(enviado em 30 de maio de 2004)

Férias em Itacaré

Estaremos de férias em outubro, que pretendemos passar em Itacaré e Barra Grande, região ao sul de Salvador. Gostaria de saber se alguém conhece pousada, praia ou qualquer recanto naturista nesta região. Desde já obrigado por qualquer informação.

 

José Guilherme Martini

jgmartini@sulbbs.com.br

Conhecimento no Paraguay

Amigos e amigas do mundo naturista, muita paz.

Em julho, em pleno frio, estarei viajando até Asuncion, capital da República do Paraguay. Será minha primeira viagem àquele país em função de meu mestrado em educação. Vou para a UAA - Universidad Autonoma de Asuncion. Serão 30 dias naquela capital. Neste sentido, caso saibam de pessoas que pratiquem naturismo naquele país, favor me informar. Ficarei muito grato. Com ou sem frio, será uma maravilha conhecer pessoas que, porventura, pratiquem o naturismo em Asuncion. Aguardo contatos. Um abraço em todos e todas. 

 

João Carlos - 

Belém-Pa

jcnat@terra.com.br

Caravana do interior de São Paulo para o Abricó

Caro Pedro, Tudo bem? 

Infelizmente, não estamos conseguindo um tempinho para ir até o RJ... No entanto, pretendemos estar aí em Julho. Estou pensando em tentar juntar a galera daqui do interior de SP para formarmos um grupo de naturistas. Assim, poderemos promover encontros e viagens, uma vez que a área naturista mais próxima fica a 300km! Se você puder nos ajudar, colocando um aviso no site da Praia e no Olho Nu, desde já agradecemos! O aviso seria basicamente para que os moradores da região de Ribeirão Preto, Araraquara, Matão e São Carlos interessados na prática do naturismo entrassem em contato conosco através do e-mail natturismo@uol.com.br (com 2 t mesmo). 

Obrigado, um abraço e até breve. 

Cláudio Dias  

Ribeirão Preto- SP

(enviado em 11 de maio de 2004)

Ando procurando o contato dos naturistas de Salvador para saber como e quando chegar na praia de Massarandupió... ( Não é o Caminho, pois eu sei ir), mas quero me juntar a um grupo.

Manoel Mendes

Salvador - BA

mendesjr68@bol.com.br

(enviado em 6 de maio de 2004)


Ola, amigos
Gostaria de entrar em contato com naturistas do Sudeste(RJ,MG e SP), de ambos os sexos, a fim de trocarmos idéias sobre naturismo, formar grupo para viagens, conhecer lugares bonitos, principalmente os que tem problemas por estarem desacompanhados. Peço ao amigo Pedro Ribeiro , se possível publicar o anúncio.

Obrigado

Karl Marx

Juiz de Fora- MG

hommedberlin@hotmail.com 

(enviado em 2 de maio de 2004)

Meu nome é Roberto, sou carioca morando em Recife-PE há 1 ano, já pratiquei
naturismo em diversos estados inclusive em Tambaba-PB, mas atualmente não
tenho companhia para freqüentá-la, pois lá só são permitidos
casais para ter acesso à área nudista, portanto se houver alguém interessada em ir
comigo, sem compromisso, é claro, me escreva: 

Abraços para todos

Roberto Matos Almeida

beto029@hotmail.com

Gostaria de entrar em contato com naturistas do Espírito Santo. Hoje fiz a primeira visita em Barra Seca e gostei muito. Por isso gostaria de manter contato com naturistas do meu estado. Desde já agradeço. 

Carlos Alberto de Souza 

Jesus te Ama!!!!! E eu também!!!!!!

soukk@ig.com.br 

(enviado em 27 de março de 2004)

Sempre tive interesse sobre o naturismo,e como estou terminando o curso de turismo e minha monografia será sobre o "turismo naturista", problematizando a viabilização dele aqui no meu estado, daí gostaria de obter informações. Estou pesquisando e não existe, que eu saiba muita bibliografia sobre o assunto. 

 

Agradeço desde já.

 

Ana Silvia Carneiro da Fonseca

São Luís - MA

luzdelfuego00@aol.com

(enviado em 21de março de 2004) 

 

Vendas


Chalé no Clube Rincão Naturista

 

foto do chalé que está à venda (clique na imagem para vê-la ampliada

Compre seu Chalé dentro do Clube Rincão Naturista e ande Nu todo dia.

O Chalé de 102 m2 está localizado no Recanto Araucárias com 12 outros chalés gerenciado pelo Síndico e temos jardineiro particular para cuidar de nossa área.

O Chalé está todo mobiliado e pronto para entrar. Tem 2 quartos com armários, sala de jantar e estar com TV de 20", cozinha, banheiro, lavanderia e 3 varandas situado no terreno de 780m2 .   

Valor: R$28,000

Interessados entrem em contato com Michael ou Ivone, membros do Clube Rincão Naturista: zellner@amcham.com.br

Tel.: 11-3923-5739........11-9992-2671

 

Michael R. Zellner

zellner@amcham.com.br

 

(Enviado em 7 de março de 2004)

 


voltar para seção CARTAS ANTIGAS

voltar às mensagens atuais

 



Olho nu - Copyright© 2000 / 2007
Todos os direitos reservados.