') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N° 235 - Junho de 2020 - Ano XX

Anuncie aqui

Benefícios do nudismo na saúde

 

Fórum N ° 8 da CLANUD através do chat do Telegram

Moderador: Juancho Parada de Nudismo Colombia.

Participam 8 países da América Latina (Equador, México, Colômbia, Argentina,
Peru, Costa Rica, Bolivia, Chile)
Dta: 25/26 de maio de 2020
 

1. Apresentação
Com relação a este tópico, duas questões fundamentais são sugeridas:
● As terapias naturais são melhor assimiladas com o corpo nu?
● Dormir nu melhora a produção de hormônios benéficos para Saúde?
 

Durante o fórum, a CLANUD realizou uma pequena pesquisa virtual com a pergunta, você dorme nu? No final do fórum, foram contados 109 votos dos quais 89% responderam sim e os 12% restantes não.
 

Esta pesquisa reforçou o ponto de partida do fórum, que foi previamente preparado lendo alguns artigos jornalísticos e científicos relacionados ao tema principal, que será relacionado ao final deste texto.

 

2. Desenvolvimento do fórum

 

Vantagens de dormir nu

 

Como os artigos mencionados apontaram, o nudismo fornece benefícios no nível fisiológico e mental. Nessa medida, os participantes do fórum declararam nessa ordem as vantagens de dormir sem roupa, o que pode ser condensar nos seguintes pontos:

 

● Para muitos, dormir nu oferece maior liberdade de movimentos e permite melhor circulação sanguínea. Além disso, “o contato de nossas peles conosco mesmos ou com alguém próximo a nós, estimula a produção de hormônios que nos causam satisfação, alegria, amor, o sono vem mais facilmente e é mais repousante dormir nu ”. (Meche Aguilar do México).

 

● Estar nu nos ajuda a regular a temperatura do corpo. Vários assistentes concordaram na afirmativa que dormir nu e, em geral, ficar nu contribui para o meio ambiente na medida em que você não compra roupas para ficar em casa e minimiza o consumo de recursos naturais em sua fabricação. Ainda assim não é supérfluo que em alguma emergência exista uma túnica ou pijama nas proximidades.

 

● Um participante da Colômbia compartilhou sua experiência de benefícios de nudismo que ajudou sua parceira após uma detecção precoce de câncer uterino e consequente histerectomia total. O ginecologista irá lhes recomendou dormir nu e a resposta foi positiva a tal ponto que substituiu o uso de medicamentos.

 

● No caso das mulheres, se mencionou que a contribuição do nudismo é para a higiene íntima, embora, se for complexo dormir sem roupa, a recomendação é que se use uma peça de algodão que minimize o atrito contra a pele.

 

Terapias naturais

 

-Quanto às terapias naturais, vários participantes afirmaram que são melhor assimiladas se fazem nu. Terapias como fitoterapia, massagem terapêutica, aromaterapia ou reuniões como o temazcal. Em várias delas a pele usa calor para absorver as propriedades das plantas medicinais, flores e aromas naturais, com benefícios posterior ao organismo.

 

-Especialmente no caso de massagens, a importância de se realizar com o objetivo de eliminar a sensação de peso do corpo e retenção de líquidos por drenagem linfática, após uma sessão de sauna. Essa massagem requer conhecimentos básicos de anatomia. Por outro lado, na massagem terapêutica, um participante explicou extensivamente a conexão que deve ocorrer entre o massagista e seu paciente em uma sessão, onde espera-se que ambas pessoas estejam nuas. A responsabilidade do massagista deve ser repositório da confiança que seu cliente lhe dá para que, no final, ele transmita vitalidade e paz através de suas mãos.

 

- É claro que destacaram a importância de uma dieta equilibrada, cuja escolha também afeta o humor.
 

Sem dúvida, o banho de sol nu contribui para a síntese e assimilação de vitamina D, embora seja recomendável fazê-lo quando o astro-rei não está em sua exposição máxima e com a proteção adequada solar, se necessário.

 

Saúde mental

 

Na saúde mental, entre os benefícios expostos pelos participantes se  apontam:

● Sensação de liberdade, energia, bem-estar, alegria.

● redução do estresse.

● Autoaceitação e melhoria da autoestima. Não está dependente dos estereótipos corporais impostos pela sociedade através da mídia de comunicação, embora defenda a promoção de exercícios e comida saudável.

● Redução de estados depressivos e comportamentos derivados.

● Torna-nos menos violentos e mais tolerantes.

● Nos induz a viver em harmonia com a natureza e com as pessoas.

 

1. Conclusões

 

Este fórum foi destacado pela enorme coincidência de opiniões dos participantes quanto aos benefícios físicos e psicológicos à saúde que traz o nudismo em suas vidas. Experiências reais trouxeram clareza à evidência científica já mencionada por organizações como a Federação Naturismo Espanhola ou pela mídia na última década, porque é fundamental para continuar pesquisando para descobrir outros benefícios, então como promovê-los adequadamente para pessoas interessadas em abordar esse estilo de vida fabuloso e você acaba se apaixonando por ele.
 

Confederação Latino-Americana de Nudismo. 05/2020

 

Referências bibliográficas da palestra

 

Scientific American (2013)

https://www.scientificamerican.com/article/nudity-found-to-have-new-benefits

 

205 benefícios do naturismo, citados pelo jornal El País (2014) com fonte da FEN
(Federação Espanhola de Naturismo)

http://nudismo-naturismo.com/205_01.htm

https://elpais.com/elpais/2014/08/05/buenavida/1407252146_638484.html

 

Artigo da Agência Efe (2015)

https://www.efesalud.com/nudismo-menos-estres-mas-autoestima/

 

Artigo do diário La vanguardia (2016)

https://www.lavanguardia.com/vivo/salud/20160317/40497203587/beneficios-estardesnudo.html

 

Nua e sem vergonha: investigações e aplicações dos efeitos das atividades naturistas em Imagem corporal, autoestima e satisfação com a vida. Keon West (2017

https://www.researchgate.net/publication/312818122_Naked_and_

Unashamed_Investigations_e_Applications_of_the_Effects_of_Naturist_Activities_

on_Body_Image_Self-Esteem_e_Life_Satisfaction

 

 Leia o documento original em PDF: "BENEFICIOS DEL NUDISMO EN LA SALUD"

 

Voltar á página inicial do NATInforme da CLANUD.

 

(enviado em 24/06/20 por Maytê Róldan via telegram


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.