') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°227 - Outubro de 2019 - Ano XX

Anuncie aqui

Surfistas naturistas se reuniram em Tambaba

Começo do Surf Nu adiantado para 10h

 

Geilson, o Gê, foi o responsável técnico pelo 12º Tambaba Open de Surf Naturista, adiantou o início do torneio em busca de melhores ondas.

As primeiras rodadas da Tambaba Open de Surf Naturista começaram às 10 h da manhã de sábado, antecipando em duas horas o horário divulgado de meio-dia. Geilson, responsável pela parte técnica do evento, disse que a condição das ondas foram o motivo da decisão, procurado um momento melhor da maré. “Já temos doze pré-inscritos na categoria local, então podemos já começar as eliminatórias antes de fechar as inscrições,” Geilson explicou. Reginaldo Junior, que consta no pôster deste ano, e que participa do campeonato desde sua primeira edição já tem 16 anos e este ano não será o mais novo competidor, com um de 15 anos já inscrito.

Ainda que o campeonato continue homologado pela Federação Paraibana de Surf, ele não dá mais pontos para o circuito paraibano de surf, desde o ano passado. Conforme Geilson, isso não afetou o número de competidores. Ele disse que o quadro de juízes este ano vai também incluir o diretor técnico da confederação de surf de Paraíba, e o do Rio Grande do Norte.

 

Mutirão da Prefeitura limpou a praia

Sexta-feira de manhã uma equipe da Prefeitura de Conde fez um mutirão de limpeza na praia, saindo da área naturista com sacos de lixo. Dois salva-vidas da Policia Militar estavam na praia o dia inteiro, e vão continuar até domingo.

Três barracas estavam prontas na manhã de sexta-feira, com dez mesas e quarenta cadeiras para juízes e espectadores. As peças das barracas foram recebidas quinta-feira pelo Carlos Santiago do Movimento Nu, que indicou o lugar da instalação, “respeitando a vista e a vegetação”. Carlos espera ondas de no máximo de 1,8 metros vindas do lado sul da praia, após a pousada, em direção do norte, para a entrada da praia. O motivo é a geografia do local, com os recifes perto da entrada atrapalhando as ondas mais fortes.

 

Salva-vidas estavam a postos desde quinta-feira pela manhã

“Estamos no final do vento de agosto, por isso escolhemos este período, entre agosto e setembro, que tem ondas mais propícias. Normalmente, as competições são marcadas para o horário em que o maré está aumentando para cheia, que dá ondas melhores. Este ano marcamos com o maré indo de alto para baixo, que significa que poderia ter ondas melhores no começo do evento,” ele explicou quinta-feira, dizendo que a escolha foi feita,“para compatibilizar com o evento,” o ENNN, para que os participantes poderiam também assistir o campeonato de surf. Mas esta determinação foi mudada hoje em busca de ondas melhores.

Visitantes de longe

Os visitantes vieram de perto e de longe. Marcela e Sandra representantes do Graúna, organização naturista de Manaus, vieram para o ENNN, mas pretendem curtir o campeonato também. As passagens aéreas que encontraram incluem uma conexão em São Paulo que vão deixá-las no aeroporto de Guarulhos à noite inteira. O grupo de NIP – Naturistas do Interior Paulista – aproveitaram a divulgação antecipada do evento desde janeiro, para comprar suas passagens em fevereiro.

 

Igor e Artur vieram de Brasília de ônibus

Dois naturistas de Brasília, Igor e Artur, vieram para João Pessoa de ônibus, pagando só de ida R$600 de passagem, mais um Taxi 99 de R$70 até Tambaba – sem saberem da realização do campeonato este fim de semana. “Queríamos conhecer um canto novo de Brasil,” Igor explicou. Buscaram hospedagem barata para ficar para o evento, mas não conseguiram e resolverem voltar para João Pessoa para conhecerem o centro histórico.

O número de participantes é ainda estava incerto Até a véspera do início do torneio. Conforme Carlos, eles evitam fazer a inscrição antecipada, preferindo deixar para a manhã do evento, se inscrevendo na praia, novatos e locais no sábado de manhã, e os competidores na categoria Open no domingo de manhã. Os que vem de mais longe, Rio Grande do Norte e Pernambuco chegarão somente no domingo? “Não, eles vêm antes, para aproveitar a festa de reggae sábado a noite na Arca de Bilu,” Carlos informou. Os surfistas tendem a ficar na faixa de 14 a 22 anos de idade, “Acima disso, ele se ausentam para outras obrigações e outros interesses.”

 

Surfistas experimentaram as ondas sexta-feira

Quinta de manhã, havia um ou dois surfistas na Praia de Tambaba, enquanto ao lado na Praia Arapuca, visto na esquerda descendo para Tambaba, havia quatro. Geralmente Arapuca, com o mar mais aberto como menos recifes, tem ondas melhores. Sexta-feira, tinha cinco na Arapuca, e três no lado naturista.

Meio Ambiente

Também em Tambaba quinta-feira foram três policias militares do Batalhão Ambientalista, criado para fiscalizar violações da lei de crimes ambientais. Heitor Guerra, PM e engenheiro ambiental, estava de uniforme camuflado, colete de prova de balas, e revolver, examinando as manchas de óleo na praia, “Tem cheiro de óleo de motor, mas é óleo cru,” informou, dizendo ainda que já havia sido descoberto que foi derramado de um navio transportando óleo.

Perguntado se a violação das leis ambientais de construções vem mais dos ricos ou dos pobres, se são mansões ou favelas que invadem áreas de proteção ambiental, o policial militar Heitor respondeu, “Infelizmente, é mais pobre do que rico. Há muitos sem moradia, sem teto, sem terra, que invadem.” Continuou, “Atualmente, tem cinco resorts grandes para serem implantados na região de João Pessoa. O problema não é tanto eles, o problema maior é o que eles vão trazer. Vão trazer invasores em volta” entre outros problemas.

(enviado em 6/09/19 por Richard Pedicini)

Leia mais em

NATesporte - os bastidores

NATEsporte 3 - O sábado de competição

NATEsporte 4 - A final de domingo


Olho nu - Copyright© 2000 / 2019
Todos os direitos reservados.