') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°227 - Outubro de 2019 - Ano XX

Anuncie aqui

Tambaba aguarda 12º Open de Surf Naturista

Bilu não vai concorrer este ano, mas vai assistir

Para um campeonato de surf é preciso ondas e surfistas. “O tempo instável e os ventos geralmente significam ondas melhores,” diz Bilu, surfista quase a vida inteira e dono da pousada, bar e restaurante Arca de Bilu, um dos patrocinadores do campeonato de surf que acontece pela 12ª vez neste fim de semana, dias 7 e 8 de setembro. Ele disse que até 40 surfistas são esperados, inclusive dos estados vizinhos Rio Grande do Norte e Pernambuco. “O surfista da Paraíba é um pouco preconceituoso, mas os do Rio Grande do Norte são mais abertos,” a ideia de surfar pelados, exigência para o campeonato de Tambaba, o maior do mundo de surf naturista.

O prêmio para o campeão em cada uma das três categorias disputadas – iniciante, local e open – é além de troféu e brindes, uma prancha, a outra necessidade para surfar, e prêmio tradicional em campeonatos de verdade. O Tambaba Open de Surf Naturista é um campeonato real, homologado pela Confederação Paraibana de Surf, com juízes de verdade julgando as manobras, e dando pontos para o circuito de surf estadual.

O comércio local já está se preparando para o evento. A equipe da pousada na própria praia esta fazendo jardinagem, tirando folhas secas das palmeiras. A pousado do Bilu, ao lado do restaurante, recebeu pintura nova – como sempre, em cores vivas – a rede elétrica toda foi trocada. Um hóspede já chegou e a pousada vai lotar para o fim de semana do campeonato, com vários espectadores vindo de Campinas. Fazem parte do NIP – Naturistas do Interior Paulista, que Bilu informa bancou as inscrições de R$30 por categoria para os surfistas do Assentamento Tambaba, assegurando um forte representação local, além dos visitantes de outros estados.

Uma festa de reggae acontecerá sábado à noite na Arca de Bilu, a partir das 21 h. Em edições anteriores, foi uma festa de arromba. Enquanto a programação prevê inscrição de competidores nas manhãs de sábado e domingo, com as rodadas eliminatórios para local e iniciante sábado à tarde, e eliminatórias para Open e os finais dos três categorias, domingo à tarde. Pelas marés, o espectador pode presumir que, como em anos passados, os finais podem ser uma corrida contra o pôr do sol.

Pegadinha na praia

A praia sofre de uma inconveniência: bolhas pretas de óleo grosso que mancham a praia, e os pés dos visitantes. Quem ainda não viajou deveria colocar as meias e chinelos velhos na mala em vez dos novos, e um pequeno vasilhame de óleo de cozinha, que dissolve a graxa, e papel toalha. O problema não afeta somente Tambaba, mas outras praias do litoral sul do estado, e fiscais ambientais já estão caçando a fonte do problema. Que, ainda que for encontrando, não resolve o óleo já derramado.

Surfistas animados

Alan afirma, “fazer pódio já é de grande tamanho”

Alan 29 anos competidor desde a primeira edição do campeonato: “já fiz vários pódios, mas ganhar, não, mas fazer pódio já é de grande tamanho.” Ele já está colocando seus filhos, de três e seis anos, para os surf, “o surf naturista” acrescenta. Não vão concorrer este ano, mas o campeonato de Tambaba já está criando uma tradição que passará para futuras gerações.

Gui não teve tempo para entrevista – as ondas chamavam

Uma categoria que vai faltar no campeonato de 2019 é a feminina. Os surfistas de Tambaba asseguraram que há garotas que vem surfar em Tambaba, e que surfam nuas, só que elas preferem não participar do campeonato.

Reginaldo Filho já ganhou o campeonato vários vezes, e este ano está de tamanho maior, e apelido menor – aparecendo no final da tarde na Arca de Bilu, foi chamado por todos de Gui. As ondas são melhores na virada da maré, e veio a Arca para colocar o calção, pegar a prancha, e ir para a praia pegar ondas, que afinal é o que importa.

(enviado em 3/09/19 por Richard Pedicini)

Leia mais em

NATesporte 2- os preparativos

NATEsporte 3 - O sábado de competição

NATEsporte 4 - A final de domingo


Olho nu - Copyright© 2000 / 2019
Todos os direitos reservados.