') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°203 - Outubro de 2017 - Ano XVIII

Anuncie aqui

Saúde e Nudismo: Vivendo Naturalmente

2ª parte

por Paulo Pereira*

 

Prosseguimos, aqui e agora, enfaticamente nossas breves considerações sobre algumas matérias publicadas na icônica revista “Saúde e Nudismo”, 1952/1953, no Rio de Janeiro, textos que percebemos igualmente como referências histórico-filosóficas do Movimento.

 

De fato, como temos ressaltado, todos nós nascemos nus, conforme a natureza, quer dizer, sem culpas, sem pecados, sem preconceitos, sem pudores, o que constitui uma verdade científica, que desacredita elucubrações de falsa moral e pseudo-saber. Lembremos, de passagem, que os nossos irmãos índios também estão nus naturalmente, sem ofensas ou exibicionismos...

 

No primeiro artigo, falamos, por exemplo, do real, e histórico, significado do termo “naturismo”, um neologismo criado a partir de algumas iniciativas médico-terapêuticas, naturalistas, dos irmãos Durville, na França, de longa data, assunto que ficou bem claro, e sumariamente demonstrado, destacando que o conceito de naturismo, teórico e prático, é o de uma terapia alternativa, uma filosofia de vida, de comportamento, sem conotações ideológicas, por definição, englobando e se confundindo com o conceito doutrinário de nudismo (Nudismo Social Moderno), desde Ungewitter...

 

Seria oportuno lembrar que, mesmo no dia a dia da sociedade vestida, majoritária, todos os homens e mulheres ficam nus de alguma forma, em diversas ocasiões, com certeza... É fácil entender que ficar nu simplesmente não significa estar praticando o Nudismo, que é, de forma anotada, datada e consagrada, uma doutrina de vida, sem qualquer confusão com promiscuidade, com vício, com exibicionismo ou pornografia. É indispensável prestigiar a verdade histórica, os fatos, sem procurar criar disparates ou sofismas! Recomendamos modestamente, uma vez mais, uma releitura isenta e atenta do ensaio “Da Identidade Nua”, 2015, publicado pelo Jornal Olho Nu, como um exercício de pesquisa e estudo dessa velha questão relativa à nudez, ao chamado “nu codificado”, ao Nudismo, ao Naturismo.

 

É, pois, prioridade observar cuidadosamente que é essencial, antes das filosofias e, sobretudo, das ideologias, conhecer os devidos significados, os efetivos fundamentos. E nudismo e naturismo não são rigorosamente simples ideologias... É importante entender o mundo e sua história, adquirir real conhecimento, antes de tentar entender as palavras... Ideologia, como sabemos, é a ciência das ideias, o conjunto de crenças, princípios ou mitos sustentados por indivíduos ou grupos sociais. Nudismo-Naturismo é uma forma de viver, um comportamento baseado no hábito da nudez integral, social, da nudez codificada, visando, inclusive, um despojamento psicofísico consciente, fundado no natural.
 

O referido artigo publicado em “Saúde e Nudismo”, de autoria de D. Barbosa, sob o título de “Considerações em torno do Nudismo” aborda algumas questões oportunas, que nos propiciam uma boa reflexão. Nós vivemos tempos incertos, atribulados, violentos, barulhentos, quando uma mediocridade plural nos agride diariamente, tornando indispensável a busca de melhores bases e fundamentos, sobretudo, de referências sólidas, para que evitemos esses crescente niilismo conceitual, esse desfile lamentável de falsa-erudição, de improvisos descabidos. É mister lembrar, especialmente quando falamos de palavras, de textos, que em linguagem não se raciocina como em matemática... Os textos pedem interpretações mais ricas, mais densas, sem meros clichês ou números, sem superficialidades, sem eventuais focos políticos-ideológicos...

 

No mencionado artigo de “Saúde e Nudismo”, o autor Barbosa nos fala da importância de percebermos que os hábitos ou costumes variam com o tempo, e que a moral igualmente é flexível, mutante, adaptando-se muitas vezes aos fatos novos, ao modismo, ao conhecimento renovado. Barbosa nos diz, então, que “dia virá em que os Campos Nudistas serão considerados como frutos naturais do progresso; e a própria ciência reconhecerá os benefícios que o corpo recebe com essa prática”... As palavras do autor, espontâneas, destacam a naturalidade da nudez, confiam no entendimento da prática nudista e sublinham os efeitos benéficos para a saúde física e mental, o que constitui uma bela lição para os nudistas-naturistas de hoje. D. Barbosa discorre sobre a aceitação do Nudismo, e anota a expressão “Livre Culturismo”, que era muito usada na época: “Há a necessidade de afastarmo-nos do turbilhão da cidade, procurarmos um local calmo e saudável, exercitarmos o corpo e estarmos em contato com a natureza, em resumo recuperarmos a energia despendida e isso só é possível praticando o Livre Culturismo”... É muito importante compreender adequadamente essa questão, evitando-se confusões e até divisões sem razão.
 

O chamado “Livre Culturismo” não comporta diferenças concretas em relação ao Nudismo, ou Naturismo, que conhecemos melhor, pois tem origem comum, histórica, e conteúdo praticamente uniforme. A preocupação do autor, D. Barbosa, era esclarecer os leitores sobre a prática nudista, como fundamento do citado “Livre Culturismo”, salientando, sobretudo, a comunhão com a natureza e os benefícios comprovados da prática para a saúde. Quando falamos de “Livre Culturismo”, é fundamental anotar o que a história atesta de forma transparente, concreta.
 

Registro, de passagem, que no meu livro “Sem Pedir Julgamentos”, 2011, página 123, reproduzo um anúncio datado sobre o assunto: “Associação Livre Culturista do Brasil”, 1953, Rio de Janeiro, mensagem publicada igualmente pela revista “Saúde e Nudismo”, salientando a atuação do professor Dudley Ellis, organizador... A história do Movimento no Brasil é rica e pede atenção. Além disso, ressaltemos, torna-se imperiosa a referência a um dado precioso oficial: o nome (registro) da histórica Federação Alemã, conforme está estabelecido em inúmeros textos conhecidos e, especialmente, pela INF – International Naturist Federation. A federação alemã, pioneira, chama-se oficialmente “Deutscher Verband Fur Freikörperkultur”, sem adotar, portanto, os termos “nudista” ou “naturista”, fato esclarecedor, oficial, importante referência, sobretudo, quando alguns desavisados criam controvérsias tolas e divisões fantasiosas, notadamente em relação ao termo “nudismo”...
 

Então, o chamado Livre Culturismo apresenta-se basicamente, de longa data, como uma filosofia de vida voltada para a natureza, inclusive a prática da nudez integral, especialmente ao ar livre, valorizando a formação de uma juventude sadia, como alicerce de uma sociedade mais livre, humanista, natural, mais fraterna, sem os vícios e preconceitos persistentes nas grandes culturas convencionais. Em suma, praticamente o mesmo conteúdo da doutrina nudista conhecida, do naturismo posterior, até mesmo sem esquecer alguns conceitos gerais da filosofia naturalista histórica. Os eventuais termos usados não são o mais importante, afinal, mas sim efetivamente o significado profundo e real, a essência doutrinária.
 

A integração efetiva do homem com a natureza, de que ele é parte indissolúvel, sem mitos e preconceitos, como preconiza o consagrado Livre Culturismo (Freikörperkultur), o Nudismo Social Moderno, o Naturismo, por certo, supõe concretamente um conhecimento rico, respaldado, além de um autoconhecimento corajoso, longe de sofismas e comodismos.
 

Infelizmente, a realidade brasileira, por exemplo, anda na contramão dessa percepção mais lúcida, pois, como se pode verificar, o investimento nas áreas de ciência e tecnologia é cada vez mais pobre, insuficiente, para dizer o mínimo, inviabilizando pesquisas fundamentais e rebaixando continuamente a nossa precária qualidade de vida. Quando fala-se tanto, algumas vezes por simples modismo, no propalado “aquecimento global”, inclusive hiperdimensionando a atuação humana nos milenares processo planetários, talvez esquecendo as reconhecidas características cíclicas, instáveis, da Terra, há milhões de anos (Eras glaciais, aquecimentos, subida e descida de mares, surgimento e desaparecimento de ilhas e de praias, e até de cidades e grandes territórios, vulcões, terremotos, zonas orogenéticas, placas tectônicas, processos e correntes marítimos como “El Niño”, etc), é fundamental, aqui e agora, o conhecimento da ação lesiva dos homens, mas sem exclusividade ou protagonismo exagerado.

 

A poluição criminosa de rios, lagos, lagoas, mares, solos, e lençóis freáticos, por exemplo, pede enfrentamento enérgico, sem alarde pirotécnico, mais científico, assim como a poluição visual e a poluição sonora, que são estranhamente esquecidas. O barulho e a gritaria viraram sinônimo de alegria, as agressões sonoras são chamadas de festa, e a profusão de artifícios e aberrações visuais são vistas até como arte... Até quando? A natureza, que não é boa nem má, que apenas é, que se faz sábia na indiferença, espera por menos palpites e por mais estudo sério. Em vez de falas apocalípticas e de previsões catastróficas em meio a uma contínua atuação destrutiva, inescrupulosa e egoísta, talvez fosse bem melhor investir em conhecimento, sem profetas, no estudo das bases moleculares, por exemplo, nos genes, nas mutações, que eventualmente tornam possíveis, expressas, várias anomalias e patologias nos seres vivos, nos humanos, por certo... Que tal aprofundar o estudo dos átomos, dos genes, do genoma, que nos faz primos próximos dos chimpanzés (diferença de menos de 2% dos genes)?...
 

O referido Livre Culturismo sempre buscou uma melhor qualidade de vida baseada nas verdades nuas, sem catastrofismos, sem lucro fácil, sem a ridícula cura gay, sem criacionismos delirantes ou de encomenda, sem medo de ser feliz por viver naturalmente.
 

É muito importante consultar o passado, a história, e tentar alinhar tradição e vanguarda: ser tradicional sem ser anacrônico e ser progressista sem desprezar os fundamentos, os fatos datados. O Nudismo-Naturismo, ressaltamos, não tem donos nem precisa ser reinventado, emendado. A boa prática pede compromisso com as raízes sem perder a visão do amanhã. A chamada heterodoxia não precisa nem deve ser sinônimo de desconstrução. Devemos cultivar o reconhecimento dos fatos em vez elucubrar fantasias. Nudismo-Naturismo não é ideologia religiosa ou político-partidária nem culto mal disfarçado de pudicícias enfermas, de joguinhos de palavras ocas, fora do contexto histórico do Movimento. Anotemos serenamente. Nudismo-Naturismo não é um binômio ambíguo, mas uma unidade histórica viva.

 

Em tempo: Nesse mundo meio enevoado pelo obscurantismo e pelo oportunismo barato, é indispensável aprender a separar o joio do trigo, evitando as constantes manipulações da ciência e das artes, inclusive de forma burra, na tentativa de obter proveitos políticos ou ideológicos. O ser humano não controla o Universo nem tem poderes para evitar os ciclos naturais da Terra, embora viva aprimorando suas tendências destrutivas. E, da mesma forma, não se pode misturar impunemente fé, e até crendices, com a prática da nudez social codificada. É preciso saber viver naturalmente! E, para isso, devemos aprimorar nosso conhecimento e melhorar nossa percepção. Os radicalismos não são boas fontes para matar a sede de ninguém. Ambientalismo radical e naturismo puritano, ideológico, não são sinônimos nem de ciência nem de verdade histórico-filosófica. O velho e sábio Goethe já nos dizia com inteira propriedade que “a verdade nos obriga a conhecer nossos limites”... É tempo de refletir antes de propalar disparates.

 

NOTA: Oito décadas intensamente vividas, sublinhadas basicamente por aprendizados muito exigentes, mostraram quase sempre o melhor caminho possível ao “Índio Branco” (segundo “Brasil Naturista”), ao “Alemãozinho” (segundo Luz del Fuego), à “História Viva” (segundo o “Jornal Olho Nu”), que aqui e agora agradece humildemente as mensagens generosas recebidas, que são um importante incentivo para o aprofundamento de estudos e pesquisas de forma serena, sempre longe do turbilhão que nos agride diariamente. É necessário procurar alcançar a visão e a compreensão corretas da realidade efetiva do mundo e de si mesmo. Pensamentos fraternos e votos de paz para todos.


-------- Paulo Pereira – 06/10/2017 – Rio de Janeiro--------
 

 

(enviado em 11/10/17 por Paulo Pereira)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2017
Todos os direitos reservados.