') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°153 - Agosto de 2013 - Ano XIV

Anuncie aqui

Uma noite de muita alegria

por Pedro Ribeiro*

 

 

Jorge Bandeira aguarda os convidados em frente ao centro cultural Arte Fato no centro de Manaus

A festa era de gala e o traje a rigor, mas ao rigor do Naturismo. O simpático espaço Arte Fato, no centro de Manaus, um misto de restaurante, boite e centro cultural recebeu na noite de terça-feira, 16 de julho, membros e convidados do Grauna, Grupo Amazônico União Naturista, para comemorarem os dez anos de fundação da pioneira associação do Amazonas. Foi a segunda reunião festiva que complementou a ocorrida no sábado e domingo anterior.

 

Jorge Bandeira, fundador e atual presidente do Grauna, aguardava os convidados pacientemente na entrada do estabelecimento desde um pouco antes do horário determinado para o início da festa às oito e meia da noite. Lá dentro o ambiente já estava personalizado para o Naturismo, com bandeiras, quadros e faixas que aludiam ao Movimento. Espalhadas pelo espaço diversas mesas cercadas com cadeiras que esperavam os participantes que aos poucos preencheram os lugares e que se livravam das roupas quase imediatamente. Somente a equipe de apoio permaneceu vestida.

 

Os únicos que permaneceram vestidos durante toda a festa foram os membros da sorridente equipe de apoio do estabelecimento, que tinham a opção de ficar nus.

O bolo enfeitado comemorativo ganhou destaque colocado sobre uma mesa no meio do salão dos fundos à espera do infalível "Parabéns prá você".

 

O som que rolava era oriundo de discos raros de vinil que são parte do acervo da loja O Alienígena, um dos poucos sebos da capital amazônica e de propriedade de Jorge Bandeira. Raul Seixas dominou até a chegada do cantor convidado, o Chileno Diego Gonçales, 28 anos, que, também naturista, colocou os mais empolgados para cantar e dançar durante toda a noite, ao ritmo de bolero, samba e balada chilena.

 

O músico chileno encantou a plateia com sua voz e interpretação

A comida e bebida servidas foram as comuns do próprio bar escolhidas dentro de um menu de opções, tais como batata frita, frango à passarinho, caldo verde, cervejas, sucos em lata e refrigerantes. Uma curiosidade notada foi os banheiros, tanto masculino e feminino, um diante do outro e sem porta, deixando ver o movimento dentro deles. Interessante para um local não naturista no cotidiano.

 

Novamente os diversos grupos que estiveram presentes no encontro do final de semana se fizeram representar: naturistas do próprio Grauna e os oriundos de outros estados especialmente para a ocasião. Também houve estreia de dois novos manauaras que nunca estiveram nos encontros da associação.

 

Naturistas de várias partes do Brasil prestigiaram o evento

Por volta das dez e meia da noite Jorge convidou todos para se aproximarem do bolo e iniciou uma sessão mais solene, lendo um discurso de sua autoria, especialmente preparado para a ocasião, onde lembrou os desafios vencidos para a consolidação do grupo nestes 10 anos de existência e prestou muitas homenagens a naturistas dos outros grupos que, segundo ele, influenciaram de forma positiva a luta dos membros do Grauna. Após convidou José Tannús, vice-presidente da Federação Brasileira de Naturismo, para transmitir algumas palavras em nome da FBrN, dando um ar de oficial ao evento.

 

Jorge Bandeira lê seu discurso pela ocasião ao lado do gerente do espaço Arte Fato

Após a cantoria clássica antes de soprar as velas e cortar o bolo, todos receberam um pedaço, que simbolizou a harmonia e a solidariedade inerentes ao Naturismo. Como planejado, às vinte e três horas e trinta minutos a festa estava oficialmente encerrada com o Grauna ainda mais sólido.

 

Após o corte do bolo Tannús, Vice-presidente da FBrN também fez um discurso de saudação

 

 

 

 

 

A foto final com quase todos os presentes ao décimo aniversário do Grauna

 

*editor do jornalOLHO NU

pedroribeiro@jornalolhonu.com

 

Leia também:

NATEspecial: Graúna festeja 10 anos em sítio naturista

NATEntrevista: Jorge Bandeira: a vitória da persistência

NATEntrevista 2: Padre Roberto Valicourt: Naturismo é ecumênico, ou mais ainda

 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.