') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°138 - maio de 2012 - Ano XII

Anuncie aqui

2º dia - A Natureza chama

por Pedro Ribeiro*

O domingo amanheceu com uma certa esperança de melhora, com alguns rasgos de azul no céu encoberto de nuvens. Após o café da manhã, agora com muito mais gente, foi organizada a caminhada ecológica até a cachoeira principal. Por volta das 11 horas da manhã teve então o passeio de 1,5 km, por trilha em meio da floresta, tudo dentro dá grande propriedade.

No caminho podiam-se apreciar as casas dos moradores construídas quase totalmente em madeira, com arquiteturas diversas. Elas fazem parte do condomínio naturista do Rincão. Alguns proprietários realmente moram aqui, outros vêm somente nos finais de semana. Ambiente muito tranquilo. Visitei uma das casas, a do José Cardoso e de sua esposa Sueli, amigos de longa data. Tirando por esta, as casa são bastante confortáveis e equipadas com toas as modernidades e tecnologias atuais, com direito inclusive a banheira de hidromassagem na própria unidade.

A caminhada prosseguiu e o chuvisco começou. Caminhávamos agora na trilha pelo pasto, onde encontramos cavalos e vacas e os seus produtos pelo caminho, dos quais desviávamos com atenção. Aliás, o solo estava molhado e com lama escorregadia em vários trechos. Depois entramos no meio da floresta exuberante, ouvindo o som da mata, com seus pássaros e pequenos animais. A descida não tão íngreme levou direto ao nosso destino. A cachoeira. Os naturistas não resistiram e foram quase todos se refrescarem nas águas frias.

O retorno foi por uma outra trilha no meio da natureza exuberante, mas com maior dificuldade por causa das constantes subidas e do solo enlameado. Quando o terreno mais plano foi alcançado todos estavam ansiosos pelo almoço que nos esperava.

O tempo não colaborou e as atividades esportivas previstas ao ar livre foram mais uma vez abortadas. Restaram então as atividades indoor: totó, sinuca, ping-pong e jogos de cartas.

Gislaine, cercada por Elias Pereira e sua esposa Lili, logo após sua palestra.

Mais tarde houve a segunda palestra do Fórum de Assuntos Naturistas. A Psicanalista Gislaine Mayo apresentou o tema "O Naturismo e a Feminilidade". Ela conta que a ideia do tema surgiu por causa de sua experiência de mais de 15 anos no Naturismo, o que lhe possibilitou notar a grande dificuldade das mulheres em se despirem, muito mais do que os homens. Então fez um recorte da história do naturismo relacionadas às mulheres que se destacaram na história da humanidade. O objetivo foi o de trabalhar um pouco essa questão do pudor na cabeça das mulheres. Gislaine dá aulas para psicólogos na pós graduação de uma instituição de ensino superior na cidade de São Paulo.

Após o jantar uma dupla de violeiros da cidade de Cunha, vizinha a Guaratingetá, apresentou uma noite de canções sertanejas que levou os naturistas embalarem diversas canções.

Começou também o torneio do jogo de buraco, onde quatro duplas disputaram o primeiro lugar da competição. As duplas foram formadas por sorteio. A disputa durou horas e acabou de madrugada. A dupla vencedora recebeu um pequeno troféu de brinde.

A noite estava estrelada, o que trouxe esperanças de que na segunda-feira teríamos finalmente o tempo bom.

Leia também:

1º dia - O Encontro de cenário exuberante

3º dia - Dia de trabalho: a assembleia 

*editor do jornal OLHO NU

pedroribeiro@jornalolhonu.com

 

(enviado em 8/05/12)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2012
Todos os direitos reservados.