') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°138 - maio de 2012 - Ano XII

Anuncie aqui

1º dia - O Encontro de cenário exuberante

por Pedro Ribeiro*

 Uma paisagem bucólica, muito verde e o ar frio das montanhas. Foi nesse cenário que ocorreu o IX Encontro Brasileiro de Naturismo. O Rincão Clube Naturista foi o anfitrião de mais de 80 naturistas que vieram de todo Brasil para prestigiar o evento anual promovido pela Federação Brasileira de Naturismo. O Encontro tem como objetivo agregar os naturistas para confraternização e troca de experiências, além de servir como local para mais uma assembleia geral ordinária da FBrN.

Na fria noite de sexta-feira os naturistas já começaram a chegar e a ocupar suas acomodações, que, aliás, no Rincão há várias possibilidades, desde confortáveis chalés, bangalôs e cabanas até o camping com boa infraestrutura, passando pelas casas construídas dentro do condomínio naturista, que vez por outra também são ocupadas por amigos visitantes. Todos eram recebidos pelo jovem diretor de esportes e pelo presidente do Clube na área de recepção que é também a entrada da cozinha e do restaurante. Já havia chegado João Olavo Rosés, presidente da FBrN, com sua esposa Raíssa, o vice-presidente Marcelo Pacheco e a amiga Glacy machado, dono do Blog da Glacy.

Junto comigo foram mais dois membros da Associação naturista de Abricó, Carlos e Rogério. Ficamos hospedados na Casa Sede. Um casarão de cinco quartos e três banheiros que abrigou 11 pessoas.

A manhã de sábado estava fria, mas sem chuva. O café da manhã propiciou o primeiro reencontro de antigas amizades naturistas. Já havia um bom número de pessoas, mas a maioria estava ainda por chegar no decorrer do dia. A abertura oficial ocorreu por volta das 11 horas da manhã com palestras de João Olavo Rosés e do Juvenal Salvador, presidente do Rincão clube Naturista. Foram feitas as homenagens de praxe e divulgada a programação prevista: muito esporte, palestras do III FAN (Fórum de Assuntos Naturistas), as noites divertidas e a Assembleia Geral. Então todos passaram para a parte externa para hasteamento das bandeiras nacional e das entidades ao som do Hino Nacional Brasileiro.

Podia-se agora apreciar melhor a beleza da fazenda que nos abrigava. Os 60 alqueires são divididos em regiões para uso diversos. A parte reservada para o Clube está muito bem cuidada, com piscina, sauna, salão de jogos, quadra de shuffleboard, quadra de vôlei de areia, área de camping, banheiros, bar, parquinho infantil, churrasqueira, duas lagoas com marrecos moradores e com peixes para a pesca. Esta parte é cercada pela Casa Sede, pelo prédio principal, que tem o restaurante e administração, pelos chalés, bangalôs e algumas casas de residentes. Tudo naturista. O restante da fazenda está dividida entre a grande área para pasto de gado leiteiro, a área das residências e a grande floresta preservada, com trilhas para caminhadas e cachoeira.

A tarde de sábado, após o almoço, foi reservada para as inscrições dos participantes nas diversas modalidades esportivas previstas e para a recepção de outros naturistas que chegavam.

Na varanda da Casa Sede foi montada uma exposição de arte com trabalhos de artistas naturistas que frequentam o Rincão. Os artistas plásticos Márcio Gottard e Angela Hochi estavam presentes e prepararam atividades lúdicas com as crianças (e também com adultos) que quisessem ter seus contornos desenhados num grande painel para posteriormente fazerem uma composição. Às crianças eram ensinadas algumas técnicas de representação. Também foi montada uma tenda bem perto do edifício que abriga o restaurante e administração com artesanatos para a venda de autoria dos artesãos naturistas Soler e Angela.

Por volta das 17 horas começou a primeira palestra do Fórum dos Assuntos Naturistas, proferida pelo próprio João Olavo Rosés, cujo tema "Planejamento estratégico decenal do naturismo brasileiro" falava sobre administração das áreas naturistas, que foi classificada como amadorística, defendendo a profissionalização da gestão, no intuito de desenvolver a própria instituição e o Naturismo como em todo, apresentando o novo conceito de Gestão Estratégica.

Devido ao tempo chuvoso do final da tarde de sábado, nenhuma competição esportiva foi iniciada, sendo transferida para os próximos dias.

Após o jantar, um DJ especialmente contratado para o evento animou a noite com músicas dançantes e de muitos ritmos que levou a galera a muitos requebros e agito. Fim do primeiro dia.

Leia também:

2º dia - A Natureza chama

3º dia - Dia de trabalho: a assembleia 

*editor do jornal OLHO NU

pedroribeiro@jornalolhonu.com

 

(enviado em 8/05/12)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2012
Todos os direitos reservados.