') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°129 - agosto de 2011 - Ano XII

Anuncie aqui

Massarandupió: personagem especial

por Pedro Ribeiro*

Img: Pedro Ribeiro

Juvenal Gonçalves é considerado pelos frequentadores como o dono da praia de Naturismo

Uma pessoa é unanimidade na praia de Massarandupió. Todos a reconhecem pela importância que teve para a sobrevida da praia naturista, por sua dedicação e perseverança para manter a filosofia naturista quando a praia entrou em crise por causa de desentendimentos da diretoria da associação que a gerenciava com os rumos que a praia tomava, o que causou seu abandono. Ele é considerado o dono da praia de naturismo.

Juvenal Gonçalves, 59 anos, trabalha na praia há 15 anos, desde sua fundação como área naturista. É dono de uma das cabanas, que funcionam como restaurante, há oito, a qual comprou de Miguel Calmon " por dez mil reais porque ele estava desgostoso com a praia" informa Juvenal.

De 2004 a 2009, período em que a diretoria se afastou da praia, foi o Juvenal quem segurou a barra, de maneira precária, mas firme, segurou a onda, o projeto desse encontro aí deveria ter sido chamado de fênix, porque ressurgiu das cinzas, dizem os frequentadores da praia.

Foi muito difícil para ele ficar sozinho na praia. Juvenal não era e não é praticante de nudismo. No início tinha vergonha de olhar diretamente para as pessoas e colocava a mão na frente dos olhos quando ia atender algum freguês.

Conta algumas histórias inusitadas ocorridas durante estes anos, inclusive quando da visita do ET e do Rodolfo, personagens folclóricos do SBT, que fizeram a matéria sobre a praia para o programa do Gugu.

Img: Pedro Ribeiro

Dona Joana é casada com Juvenal há 37 anos, embora não pratique o nudismo, esteve ao lado do marido todo o tempo pela luta ao Naturismo

Juvenal é casado com Dona Joana há 37 anos. Ela é artesã desde os sete anos de idade, vende seus produtos na Costa do Sauípe e na praia de Massarandupió. Eles tiveram oito filhos. Destes, seis são vivos, três homens e três mulheres, e somente o filho Luciano é naturista. Com exceção de apenas uma das filhas, os demais, embora não pratiquem, trabalham na praia os às vezes vêm à praia para resolver algum problema e não têm problemas com a nudez dos outros. Inclusive alguns dos nove netos já frequentam a praia de forma naturista. Parece que estão formando uma nova geração de naturistas.

Toda a família diretamente ou indiretamente vive ou depende da praia. Jânio, o filho mais novo, é o gerente da barraca, a Isabel é que faz massagem na praia, Luciano, é dona de pousada que recebe naturistas. A filha artesã, Cacilda, é única que nunca vem.

O casal é nascido e criado em Massarandupió e Joana morava numa fazenda que praticamente ficava nesta praia, a Fazenda Riachão.

*Pedro Ribeiro é editor do jornal OLHO Nu e

presidente da Associação naturista de Abricó

 

Leia também nesta edição sobre Massarandupió e o IV EDN:


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.