') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°129 - agosto de 2011 - Ano XII

Anuncie aqui

Massarandupió: o paraíso é possível

por Pedro Ribeiro*

Img: Pedro Ribeiro

O que mais encanta à primeira vista na praia de Massarandupió, extensa faixa de areia branca e local de desova das tartarugas marinhas ao Norte de Salvador, na Bahia, é a sua paisagem exuberante composta pelas dunas que a isolam e fazem um pequeno vale totalmente privativo com direito a um riacho de água doce, cuja temperatura se alterna entre fria e morna.

Img: Pedro Ribeiro

A Associação de Moradores de Massarandupió recebeu calorosamente os naturistas do Encontro

Porém o que fascina ainda mais é perceber que a praia naturista, cuja área reservada tem mais de um quilômetro de extensão, está totalmente integrada à vida dos habitantes do vilarejo que pertence ao município de Entre Rios. Os habitantes do local compreendem que o turismo naturista pode trazer muitos benefícios à região e tentam se aproximar de suas benesses.

Img: Pedro Ribeiro

O IV Encontro reuniu dirigentes naturistas de todo o país.

 

 

Este evento que reuniu os dirigentes naturistas de todo o Brasil na idílica região de povo humilde, mas extremamente hospitaleiro, serviu para mostrar que o Naturismo pode estar perfeitamente integrado respeitosamente à população do entorno. O que se viu aqui foi inédito até agora.

Img: Rayssa Neves

Os naturistas foram recebidos por baianas em trajes folclóricos com muita comida e sucos naturais.

Na quinta-feira, 14 de julho, o primeiro dia do evento, os naturistas que chegavam à Massarandupió foram recebidos pela comunidade e por autoridades municipais na sede da Associação de Moradores com muita comida, sucos de frutas típicas, grupos de dança compostos por crianças e jovens e muito samba de viola.

Img: Pedro Ribeiro

A Secretária de Turismo do município de Entre Rios, Suzana da Silva, discursou na abertura do evento para a atenta plateia de naturistas.

 

A Secretária de Turismo de Entre Rios, Suzana Maria da Silva, destacou a importância de um evento deste tipo para a comunidade, vislumbrando a promoção que o município vai receber. O presidente da AbaNAT, Miguel Calmon saudou os dirigentes presentes e deu por aberto oficialmente o evento. Em seguida fomos agraciados com exibição de dança do Grupo de Música Country da Escolinha Letras e Música, o grupo infantil, que deixou a todos encantados, e o grupo juvenil, a Quadrilha Nativa de Massarandupió, que fez uma apresentação digna de profissionais, com muita alegria e descontração. Após esta apresentação houve uma confraternização dançante, com integrantes do grupo convidando os espectadores para dançar, com vários naturistas participando.

Img: Pedro Ribeiro

Tivemos uma recepção festiva e amigável com danças folclóricas

Como se não bastasse e, além disso, contrariando o dito popular de que aqui no Brasil tudo acaba em samba, o Grupo de Samba de Viola de Massarandupió fez todo mundo requebrar e cantar logo no primeiro dia de evento. Esta demonstração de alegria e afeto deixou uma primeira impressão extremamente positiva.

Img: Pedro Ribeiro

O samba de viola e roda encerrou a recepção organizada pela Associação de Moradores de Massarandupió e fez todo mundo dançar

 

 

Após todos os participantes serem identificados e terem recebidos seus crachás a ocasião festiva terminou. Voltamos às nossas pousadas, as três que estavam oficialmente recebendo os naturistas, das quais duas também mantinham o ambiente naturista dentro de suas instalações.

Img: Renata Freire

Da área de estacionamento até a área naturista caminha-se ainda uns trezentos metros

 

À noite saímos para jantar em um dos diversos e pequenos restaurantes rústicos, típicos de regiões praianas pequenas. Eles oferecem pratos diversos, desde os típicos baianos até a infalível pizza. No dia seguinte começariam os trabalhos na praia, local que ainda quase ninguém dos dirigentes naturistas presentes havia posto os pés.

Img: Renata Freire

Antes de se chegar à praia atravessa-se um riacho de água ora fria, ora morna.

A praia de Massarandupió é distante do centro do vilarejo cerca de quatro quilômetros, que podem ser vencidos facilmente a pé para quem tem disposição para caminhadas ou de carro, por estrada de terra e areia que tem uma condição de tráfego sofrível. De qualquer maneira os últimos trezentos metros têm que ser vencidos a pé, por cima das dunas. O estacionamento fica isolado, mas, por enquanto, é seguro.

Img: Pedro Ribeiro

A praia fica entre o mar e as dunas à direita da foto. As dunas fazem uma muralha de proteção da praia.

Quase toda a extensão da areia em frente o mar é ocultada por uma muralha de areia gigantesca (em largura, não em altura). Para alcançar a praia é necessário escalar essa duna, que tem várias trilhas já abertas, não sem antes atravessar o riacho que corre acompanhando a grande elevação. Há trechos mais rasos e outros mais profundos que convidam a um mergulho antes ou após o banho de mar.

Img: Pedro Ribeiro

Placas de sinalização separam a parte naturista da parte não naturista. Não há obstáculos visuais.

As dunas são cobertas por vegetação rasteira, arbustos e em um ou outro ponto palmeiras e coqueiros. Do outro lado descortinam-se o mar e a areia sem fim. Para onde se olha, frente, esquerda ou direita não se vê o término de nada. A trilha que sai do estacionamento não alcança direto a parte naturista, portanto não se deve ficar entusiasmado e já circular sem roupas por ali. Ainda se caminha uns 100 metros até a primeira placa que indica que é o começo da área naturista. Daqui se avista perfeitamente a área reservada e as pessoas ao longe.

Img: Pedro Ribeiro

As barracas construídas na praia servem como restaurantes e pontos socias

Nesta fronteira dois seguranças (vestidos) conversam com os que parecem curiosos e indecisos. A partir deste ponto já se deve tirar a roupa, mas não é obrigatório. Pode-se caminhar até o local em que se pretende ficar e lá, sim, a nudez é obrigatória.

Há três construções na areia, a primeira cabana era o antigo bar, hoje desativado, funcionou para o evento como loja de artesanato da população local. A próxima cabana, a maior, funciona como restaurante onde foram servidas as refeições para os dirigentes e convidados do Encontro. Funcionou também como point social, para os bate-papos informais, música, dança e muita festa. A terceira cabana adiante é outro bar-restaurante, com uma área um pouco menor. As pessoas frequentadoras da praia se agrupam em frente a essas duas últimas cabanas.

Img: Pedro Ribeiro

A primeira cabana, hoje desativada, era do Juvenal, considerado o "dono da praia". A cabana serviu durante o Evento como feira de artesanato local.

Para o evento foram contratados mais quatro seguranças que circulavam pelas dunas e pela praia, com objetivo de manter a tranquilidade e as normas naturistas. Estavam todos identificados com camisetas com logo do evento. Todo o pessoal extra, contratados entre os moradores da cidade para a ocasião, estavam também vestidos. Aliás, embora a comunidade aceite o naturismo e não tenha problemas em ficar no meio dos nus, pouquíssimos frenquentam a praia nus. Quase a totalidade dos nus é de pessoas oriundas de regiões baianas próximas, do resto do Brasil ou do exterior.

Img: Pedro Ribeiro

A praia possui uma grande extensão de areia com mar calmo e morno.

O mar estava calmo e não tão morno como imaginamos como deveria ser no Nordeste. A temperatura ambiente estava boa, nem frio, nem calor, mas de vez em quando haviam umas nuvens insistentes que fechavam o céu e desabavam suas águas. Depois tudo abria de novo, como se nada havia acontecido. O vento é constante e às vezes mais forte do que se preferia.

Img: Pedro Ribeiro

Atrás das dunas, mais dunas e mais área naturista. Aqui foi construído o galpão principal do Encontro

 

Atravessando, na área naturista, a duna-muralha novamente, alcançamos um grande e lindo vale de areia, vegetação e riacho. Aqui também se pode ficar nu. A sede do Evento foi exatamente construída nesta parte da praia. Sob o grande galpão foram realizados todos os programas formais: debates, reuniões e palestras, que fizeram parte do I FAN - Fórum de Assuntos Naturistas.

Img: Pedro Ribeiro

A manhã de sexta-feira foi de bate-papo e informalidade

O primeiro dia do IV Encontro de Dirigentes naturistas, no dia 15 de jullho, teve uma programação livre pela manhã, com esportes, bate-papo, feira do artesanato local e o almoço, preparado pela comunidade e incluído no pacote do evento, servido somente após as 14 horas. Isto ocasionou um bom atraso para a abertura oficial, feita pelo anfitrião Miguel Calmon, presidente da AbaNAT. Foram convidados para compor a mesa João Olavo Rosés, presidente da FBrN, Rayssa Souza, secretária geral, José Tannús, diretor para assuntos especiais, Elias Pereira, membro do Conselho Maior e Eduardo Oide, presidente da agência de viagens MDM Naturs.

Img: Pedro Ribeiro

Os trabalhos oficiais do primeiro dia foram acompanhados atentamente pela plateia naturista

Após a abertura oficial com o canto do Hino Nacional Brasileiro e alguns informes, a pauta programada começou a ser apresentada pelo presidente Rosés. Os destaques ficaram por conta da implementação dos projetos CENA - Centro de Estudos Naturistas, Museu Luz del Fuego e do Museu Virtual; A participação do Naturismo nas redes sociais, elogiando o trabalho do Graúna na participação de manifestações públicas, na realização de palestras públicas sobre o Naturismo em faculdades e teatros, a articulação com questões ambientais contemporâneas e inserção do naturismo na sociedade civil.

Img: Pedro Ribeiro

O luau realizado na praia contou com muita comida, música e decoração típica

Devido ao avançado da hora nem todos os assuntos programados foram contemplados, transferindo o restante para a continuação dos trabalhos na manhã do dia seguinte.

À noite, ainda na praia foi realizado o Lual sob uma imensa e luminosa lua cheia que tornou ainda mais bonita a paisagem. Muita comida, muita dança e alegria. O vento ficou frio e eram poucos que ainda tinham coragem de manter a postura naturista básica.

Img: Pedro Ribeiro

O convidado palestrante João de Deus apresentou uma nova modalidade psico-filosófica batizada de Autosofia.

Na manhã de sábado dirigimo-nos novamente ao palco do Encontro. O tempo amanheceu um pouco mais fechado, mas a temperatura estava boa. O Sol foi abrindo e fechando durante todo o dia. O vento estava forte, no entanto não incomodava na praia.

A continuação da programação oficial começou de novo atrasada, mas foi totalmente contemplada com os assuntos previstos. Por volta do meio dia um convidado especial apresentou sua palestra. Era o filósofo João de Deus apresentando uma nova modalidade de interiozação psicológica, definida como Autosofia. Após sua explanação João convidou para participarem de uma sessão coletiva mais tarde quem estivesse interessado.

Img: Pedro Ribeiro

O Vice-prefeito de Entre Rios, Benjamim Mendes e a bióloga Mariana, do Projeto TAMAR-IBAMA fizeram plaestras durante o I FAN - Fórum de Assuntos Naturistas

Após o almoço, realizado ainda na praia, houve a abertura do I FAN - Fórum de Assuntos Naturistas. Idealizado por José Tannús o fórum tem a função de aproximar do Naturismo assuntos de interesse ou correlatos da sociedade em geral, como meioambiente, turismo, combate a pedofilia entre outros.

O Vice-prefeito de Entre Rios, Benjamim Mendes, fez palestra sobre turismo sustentável e ressaltou a possibilidade que o Naturismo representa para esta modalidade. Em seguida a bióloga Mariana, do Projeto TAMAR-IBAMA fez palestra sobre proteção ambiental destacando o trabalho de proteção às tartarugas marinhas que desovam em todo litoral Norte da Bahia, inclusive em Massarandupió. Finalmente, o professor historiador naturista Jorge Bandeira, diretor de divulgação do Graúna, palestrou sobre a filosofia naturista que é possível encontrar na antigas tribos indígenas do Brasil.

Img: Pedro Ribeiro

Alguns representantes receberam para suas entidades o certificado de área naturista emitidos pela FBrN e pela INF

Após os debates com o público foram distribuídos certificados 2011 de áreas naturistas a alguns dirigentes que ainda não haviam recebido para suas entidades. Mais algumas homenagens e discursos de gratidão foi encerrado o I FAN.

E na praia se realizou então o jantar festivo de confraternização que encerrou as atividades do IV Encontro no dia.

Img: Pedro Ribeiro

Futebol, vôlei, corrida do saco, oficina de artesanato fecharam o IV Encontro de Dirigentes Naturistas de maneira descontraída

 

O domingo, 17, foi de muitas atividades esportivas e lúdicas. Pequenos torneios de vôlei, corrida do saco, futebol e uma oficina de artesanato aplicada por artesãs da comunidade completaram a manhã. Para encerrar o evento foram entregue medalhas aos vencedores das competições e muitas homenagens de agradecimento pelo esforço e empenho da associação anfitriã, a AbaNAT e do povo da comunidade.

O IV Encontro de Dirigentes Naturistas mostrou que é possível integrar as áreas naturistas à comunidade local onde estão inseridas. Isso é bom para o Naturismo e para a sua imagem pública. Parabéns a todos que se esforçaram e conseguiram realizar.

*Pedro Ribeiro é editor do jornal OLHO Nu e

presidente da Associação naturista de Abricó

 

Leia também nesta edição sobre Massarandupió e o IV EDN:


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.