') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°128 - julho de 2011 - Ano XI

Anuncie aqui

Com 7 milhões de adeptos, nudismo é prática tradicional na Alemanha

via Notas de Facebook de Clube N Algarve 06/06/11

Moda entre os praticantes de nudismo no país são caminhadas, com percursos entre 15 km e 20 km. A maioria dos adeptos têm entre 40 e 50 anos de idade.

Para quem vive há muito tempo na Alemanha, ver corpos nus na sauna ou em determinadas áreas de praias e lagos não é novidade. Porém, tanto para nativos quanto para estrangeiros, cruzar com pessoas nuas em um parque é algo de se estranhar.

O nudismo ou naturismo são conhecidos há várias gerações na Alemanha pela sigla FKK, em referência ao termo Freikörperkultur, que significa "cultura do corpo livre". As novas vertentes dessa cultura são popularmente chamadas de Nacktivitäten (atividades nudistas) e praticadas sobretudo por naturistas que se unem em diferentes áreas do país para passear, andar de bicicleta, de canoa ou a cavalo, sempre nus.

O Nacktwandern.de (caminhar nu) é um dos principais representantes dessa novidade. No site, o grupo se descreve como "círculo de amizade em crescimento formado por pessoas interessadas na natureza que, há alguns anos, vêm se encontrando regularmente para fazer caminhadas nus". Os percursos têm geralmente entre 15 km e 20 km. A maioria dos adeptos têm entre 40 e 50 anos de idade.

Para o porta-voz do grupo, Horst Kehm, abdicar do uso de roupas proporciona aos caminhantes uma percepção muito mais intensa dos raios solares e do vento. Segundo Kehm, mesmo a uma temperatura de 15°C ainda é possível caminhar sem nada, além de tênis e uma mochila.

O naturista admite que, muitas vezes, o encontro com caminhantes vestidos lhes causa surpresa. "Mas as pessoas que encontramos são normalmente seres que apreciam a natureza e gostam de passear ao ar livre", conta. "Elas nos compreendem melhor", conclui. Entre abril e outubro de 2009, o grupo realizou 30 caminhadas em diversos parques e reservas naturais da Alemanha. Um deles foi o parque natural Rothaargebirge, no estado da Renânia do Norte-Westfália.

Em maio de 2010, foi inaugurada uma trilha para nudistas no estado de Saxônia Anhalt. O idealizador do percurso de 18 km é Heinz Ludwig, proprietário de um parque de campismo e de um restaurante no lugarejo de Dankerode. Apesar de ser frequentado também por pessoas vestidas, o caminho tem placas com o seguinte aviso: "Se não quiser ver alguém nu, não siga por este caminho".

(enviado em 6/06/11 por Peladistas Unidos)


100 ANOS DE CHRISTIANE LECOCQ (FRANÇA)

Em 8 e 9 de abril se levou a cabo a Assembleia Geral da Federação Francesa de Naturismo (FFN) e teve como sede o Club Nature et Soleil da Normandia. Também estiveram presentes os representantes da Associação para a Promoção do Naturismo em Liberdade (APNEL). O primeiro dia, 8 de abril, foi dedicado a celebrar os 100 anos da Presidenta Honorífica da FFN, Christiane Lecocq, considerada a decana do naturismo francês, quando por seu aniversário soprou as velas de seus 100 anos. No dia seguinte 9 de abril pela manhã teve lugar a Assembleia Geral da Federação Francesa de Naturismo (FFN). Provavelmente terá sido um momento emocionante na história do naturismo francês.

Christiane Lecocq nasceu em 6 de abril de 1911. Deu seus primeiros passos no naturismo em 1932. Em 1933 se casou com Albert Lecocq. Fundou com seu esposo em 1949 durante a 2ª Guerra Mundial a revista La vie au Soleil. Fundadores do Club du Soleil (CS). Fundaram em 1950 o Centro Helio Marin de Montalivet. Fundaram em 1950 a Federação Francesa de Naturismo (FFN). Foram uns dos fundadores da Federação Naturista Internacional (FNI) em 23 de agosto de 1953, assim como de muitas outras organizações naturistas francesas. Albert Lecocq faleceu em 1969, mas como viúva continua colaborando com o naturismo francês até hoje.

 

Fonte: http://www.ffn-naturisme.com/

Via: http://naturismoperu.blogspot.com

 

(enviado em 19/06/11 por Peladistas Unidos)


Começou o Pelados na Europa 2011

 

O Portal Brasil Naturista começou a partir do dia 15 de junho mais uma edição de seu tour "Pelados na Europa", que tem a intenção de visitar o maior número possível de locais naturistas no Velho Continente. A equipe composta por seis pessoas visitará áreas como Solaris e Koversada, na Croácia; Montalivet e Euronat, na França; Praia de Mar Bella, San Sebastián, El Balmis e piscina naturista, na Espanha; e Le Betulle e Cà le Scope, na Itália.

 

Os detalhes e muitas fotos da viagem, que está prevista para se encerrar no dia 15 de julho,  poderão ser acompanhadas diariamente pelos assinantes do Portal. Maiores informações: www.brasilnaturista.com E-mail: suporte@brasilnaturista.com. Fones fixo: São Paulo 11 4063 6349 - Rio de Janeiro 21 4053 6349 - Porto Alegre 51 4063 6349. Fones celular: 51 8168 7318 TIM - 51 9514 4229 VIVO - 51 8483 1659 OI.

 

(enviado em 21/06/11 por Maria Luzia)


As melhores praias de nudismo do mundo

 

via nudis em 22/06/11

 

O livro The World’s Best Nude Beaches and Resorts explorou a fundo este setor em mais de 50 países para eleger as melhores praias para os nudistas. Seguem as dez mais:

 

 

Playa d’Es Cavallet (Espanha)

 

 

 

 

 

 

Swanbourne Beach (Austrália)

 

 

 

 

 

 

Mazo Beach (Estados Unidos)

 

 

 

 

 

 

 

 

Baker Beach (Estados Unidos)

 

 

 

 

 

 

 

Tulum Beach (México)

 

 

 

 

 

 

 

 

Orient Beach (Antilhas)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Morfa Dyffryn (Reino Unido)

 

 

 

 

 

 

 

 

Cap d’Agde (França)

 

 

 

 

 

 

 

Gunnison Beach (Estados Unidos)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bellevue Beach (Dinamarca)

 

 

 

 

 

fonte: vidadospensamentos.blogspot.com

 

 (enviado em 27/06/11 por Peladistas Unidos)


Leia mais NATNotícias


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.