') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°113 - abril de 2010 - Ano X

Anuncie aqui

Paulo Ivo, o pai da ideia

texto e imagens por Richard Pedicini*

 

Paulo Ivo é o mentor da ideia

A ideia de designar Praia Brava para o naturismo partiu de Paulo Ivo Hilário, que gerencia a pousada Residencial Praia Brava desde julho de 2009. A pousada, em estilo colonial, fica encravada numa reserva de mata atlântica onde novas construções são proibidas. Do portão para a areia, o passeio leva uma hora e meia.

 

“Nós lemos uns artigos sobre naturismo, e achei a idéia interessante para a praia e para a pousada – não tem um pousada naturista por aqui. Encontrei a associação, e fiz contato com Laércio (Júlio da Silva, Diretor Financeiro da FBrN), que convidei para vir para cá, e visitar a Praia Brava.”

 

“O evento foi um sucesso. Achei este o grupo mais perfeito, não houve nem um palavrão. Perfeito. Para nós, foi o melhor grupo que já tivemos aqui. Encontra-se um nível cultural, não é qualquer um que faz.”

 

O evento encheu a pousada, e foi necessário até recorrer aos chalets de um pousada vizinha para acomodar todos. Preparando para o evento, ele reformou banheiros, e construiu um banheiro para o camping, que recebeu umas 15 pessoas, incluindo uma família, conforme Paulo Ivo. A pousada recebeu umas 60 naturistas, entre hóspedes e visitas.

 

O Residencial Praia Brava, na visão de Paulo Ivo, deve ser um lugar onde os hóspedes podem se sentir “como se estivessem dentro das suas próprias casas. Podem usar a cozinha se quiserem, usar meu computador.” Ele quer que naturistas sintam o mesmo conforto.

 

Treinamento para atender naturistas

 

Paulo Ivo preparou o pessoal da pousada, uma equipe de sete pessoas, para receber os naturistas. “Fomos ver site, uma revista, e Laércio ajudou de uma forma bem completa, trazendo um DVD. Todos estavam preparados.” O barman Paulo, que foi para Praia Brava levar água e sanduíches naturais, acabou tirando a roupa. Mas foi o único dos funcionários a experimentar naturismo. Outra pessoa que ia aumentar a equipe para este evento passou pelo treinamento, mas na hora mesmo, Paulo Ivo disse, "ela tremeu. Peguei outra.”

 

Laércio Júlio da Silva, presidente do GoiasNAT ajudou no treinamento dos funcionários

Laércio disse que, "Não foi exigido que os funcionários aderissem ao naturismo por questões de higiene na manipulação de alimentos e segurança do trabalho. Na verdade foi mais um esclarecimento do que um treinamento. Sabe como é uma surpresa para quem vai hospedar um grupo de ‘pelados’. Como sou formado em Administração Hoteleira pela Glyon, na Suíça, e já gerenciei vários hotéis, a coisa ficou fácil.”

 

“Não existe nenhum material específico para este tipo de treinamento, por exemplo o DVD foi só cenas de Tambaba e Colina do Sol, com destaque para o Código de Ética Naturista, mas posso no futuro produzir material para esta situação,” ele disse.

 

A comunidade

 

As preparações de Paulo Ivo não pararam com os funcionários. “Depois, formos trabalhar a comunidade. Marcelo Cavalheiro fez um enquete no site dele, e 90% estavam a favor de naturismo.”

 

Enquanto novo como hoteleiro, ele disse que “Sou o mais velho dos professores daqui.” Ele ensina geografia num escola secundária do município, e está envolvido com a vida da comunidade, preocupado em assuntos como conseguir um ponto de ônibus no estacionamento da própria pousada, para que as crianças possam aguardar fora da chuva, e não teriam que enfrentar os perigos de BR101.

 

“Tudo aqui é Mata Atlântica, e queremos preservar isso” notou Paulo Ivo, “Uma lei estadual congelou construções. Quem tem, tem, e quem não tem, não terá mais.” A lei é levada a sério, ele conta que uma mansão em construção foi recentemente derrubada pelo Estado.

 

A preocupação de Paulo Ivo se estende à água e esgoto. As casas da região recebem água de mangueiras colocados nas cachoeiras, e para não estourar este encanamento primitivo, a água tem que correr sempre. Como cada um tem sua mangueira, o fluxo total chega a ser significativo. Paulo Ivo quer um canalização comum para todos os moradores. Também, no mesmo domingo do evento naturista, um engenheiro de Petrobrás estava no bairro para falar sobre fossas com filtro de areia, já instalados em várias casas.

 

Sábado à noite houve música na pousada, e Paulo Ivo disse que “houve gente de comunidade que veio por causa do som. Ficaram juntos com os pelados, já virou uma coisa normal.” Mas enfrentou um problema comum a qualquer um que monta uma festa: uma vizinha reclamou do barulho, e o som foi encerrado antes de meia-noite.

 

O futuro

 

Apesar do muro alto, os vizinhos acima, na rua íngreme para a trilha, têm visão para dentro da pousada. No sábado, um plástico foi esticado temporariamente – o isolamento foi uma das recomendações de Laércio - mas no domingo à noite, já se ouviu da possibilidade de plantar arbustos para aumentar a privacidade de forma permanente, e ecológico.

 

Paulo Ivo considera que a aceitação da comunidade foi conquistada com o evento, e a utilização futuro da praia por grupos naturistas não enfrentaria obstáculos, a não ser os obstáculos da natureza.

 

“Para a Praia Brava, se for mais acessível para os mais velhos. Eu acho que existe uma maneira de melhorar o acesso, e fazer um lugar naturista. Geralmente, lá só vai surfista. O barco foi ontem (sábado) e uns não tinham coragem para pular.”

 

“Uma lição de vida” para recepcionista

 

A recepcionista Daiane teve sua primeira experiência com naturistas

A recepcionista Daiane, do Residencial Praia Brava, já viu um mundo maior do que o litoral, morando quatro anos no Kentucky, nos EUA, e está de casamento marcado daqui uns meses com o noivo americano. Mas este fim de semana foi sua primeira experiência com o naturismo.

 

Como toda a equipe da pousada, passou por treinamento antes da chegada dos naturistas. Ainda assim, houve um choque no primeiro momento. “Depois de um tempo, duas horas já ficou natural. Mas peguei o hábito de só olhar o rosto das pessoas.”

 

"Vi alguém com corpo mais bonito do que meu noivo, mas realmente, não tem esta coisa de atração, não é assim. O que achei muito bonito mesmo era a Miriam. Todos nós ficamos pondo defeito em nossos corpos e ela que estava com câncer, que perdeu um seio, estava lá com naturalidade e confiança. Miriam foi uma lição de vida para mim. É a pornografia, a mídia, que suja esta coisa de nu - você vê estes corpos perfeitos, e nenhum naturista tem."

 

“Acho que para praticar naturismo, é preciso virar uma outra página, que poucos conseguem virar. O que vi na fim de semana foi um grupo de amigos se encantando”, ela concluiu.

 

Leia também:

Desbravando a praia Brava

Fãs do Naturismo e da natureza debateram o futuro da praia Brava

As notícias que prepararam o evento


Olho nu - Copyright© 2000 / 2010
Todos os direitos reservados.