') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°104 - julho de 2009 - Ano IX

Anuncie aqui

Cinema naturista para o verão espanhol

Tradução e edição: Pedro Ribeiro

 

O verão já está aqui e as praias se enchem de veranistas ansiosos por mar e sol. Embora na Espanha o naturismo mesmo não sendo uma prática muito estendida, porém é certo que vai ganhando cada vez mais adeptos. Em todas as costas há recantos onde se pode desnudar livremente, sem olhares desaprovadores. Seguindo as recomendações da Associação para o Desenvolvimento Naturista na Comunidade de Madrid (A.D.N), que realizou ciclos de cinema naturista, fazemos a resenha de alguns títulos afins ao tema:

 

Férias nuas ("Vacaciones Al Desnudosenza Buccia", Espanha-Itália, 1979), de Marcello Aliprandi. Um casal de nudistas noruegueses provocará uma profunda reflexão em um grupo de veranistas com certos complexos.

 

Caótica Ana ("Caótica Ana", Espanha, 2007), de Julio Medem, nos transposta à Ibiza hippie e A.D.N. ressalta o debate sobre a feminilidade e o naturismo nesta película protagonizada por Manuela Vellés.

 

As Garotas do Calendário ("Calendar Girls", Inglaterra, 2003, de Nigel Cole. Aqui se aprofunda na nudez solidária que tão em moda se fez eos últimos anos. Bombeiros, donas de casa, policiais, distintos grupos têm posado nus para calendários com fins beneficentes. Neste caso se conta a história de um grupo de mulheres que se tornaram famosas graças a esta iniciativa.

 

Harvie Krumpet (idem, Austrália, 2004), de Adam Elliot. Oscar de animação, este curta australiano se centra, em 24 minutos, na figura de um personagem naturista.

 

Acrescentamos em nossa colheita três documentários. Um deles, do ano de 1998, e francês intitulado Vivre nu. Em busca do paraíso perdido, dirigido por Robert Salis, aprofunda-se no ambiente naturista.

 

Em outro documentárioe, Petter Hegre apresenta Carina, êxtase da existência ("CARINA – Nude In Paradise", clique sobre o título e veja o trailer do DVD) sobre uma jovem brasileira que elegeu a vida naturista na comunidade Colina do Sol. (clique abaixo e veja trecho do filme)

O último, interessantísimo, é The expose of the nudism racket, do ano de 1938, e se pode assistir neste link: The expose… Este último resulta especialmente curioso porque estamos em uma época difícil e diante de uns pioneiros, atrevidos naturistas aos que devemos a evolução positiva desta atividade.

Fonte: http://ene-naturismo.org/actividades/955-cine-naturista-para-el-verano.html

(enviado em 15/06/09 por Florencia Brenner)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.