') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°99 - fevereiro de 2009 - Ano IX

Reprodução e atualização das matérias publicadas na seção ÚLTIMAS NOTÍCIAS no período de 7 de janeiro a 5 de fevereiro de 2009

Vai ter caminhada nudista pela cidade de Belém

 

O Fórum Social Mundial (FSM), que começa hoje, terça-feira, na capital paraense e deve durar cinco dias, terá a participação de 60 mil pessoas de outras estados brasileiros e 30 mil estrangeiros. A pauta do evento prevê a realização de 2,4 mil debates sobre temas como meio ambiente, aquecimento global, crise econômica no mundo, miséria e exclusão nos países pobres, além da devastação da Amazônia.

 

Uma marcha pelas ruas e avenidas marcará oficialmente a abertura do FSM. Ela começa às 2 da tarde de hoje, 27, e deve percorrer 5 km, saindo do cais do porto, no centro da cidade, até a Praça do Operário, no bairro de São Braz. Dentre os eventos previstos para quarta-feira está a discussão de propostas para a elaboração de um plano global de metas para a região amazônica. A iniciativa é do Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro (RJ).

 

Naturistas da Europa e da América Latina também aproveitarão o FSM para realizar uma caminhada nudista pela cidade.

 

(por Carlos Mendes - de O Estado de S.Paulo)

 

FONTE: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,forum-social-mundial-reune-90-mil-em-belem,313308,0.htm

 

(enviado em 26/01/09 por SONAPA - Naturismo no Pará)


Projeto de Gabeira busca legalização e regulamentação da prática do naturismo

 

Praia do Abricó - RJ

Projeto de lei proposto pelo ex-deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) em 2000, se aprovado, poderá fazer com que o naturismo deixe de ser considerado ilícito penal. A matéria, aprovada na Câmara dos Deputados em 2000 e na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado em 2002, aguarda inclusão na pauta do Plenário do Senado.

 

A proposta busca fixar normas gerais para a prática do naturismo - filosofia de vida que utiliza o nudismo como forma de desenvolvimento da saúde física e mental das pessoas de qualquer idade. O projeto define a liberdade para a prática do naturismo em espaços e áreas reservados. Os naturistas deverão apenas observar e respeitar a liberdade e os direitos de quem não adota a mesma filosofia.
 

Leia o texto completo clicando aqui

 

(enviado em 22/012/09 por Federação Brasileira de Naturismo)


Caraguatatuba reconhece praia de nudismo

 

foto; Emilio Campi

Praia Brava em Caraguattuba

Nus pela Terra contatou no dia 15 de janeiro a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba (186 quilômetros de São Paulo,
litoral norte) para questionar se a Praia Brava, que fica à esquerda da Martim de Sá, é naturista/nudista, pois há relatos sobre "naturalismo" por lá.

 

Em comunicado, a Prefeitura admite que naturistas freqüentam o local, embora extra-oficialmente. "Na Praia Brava há a prática de nudismo, pois ela se enquadra em praias de naturismo eventual, isto é, são praias geralmente desertas que, em função de sua topografia e isolamento, proporcionam privacidade para a prática do naturismo", diz o texto.

 

Mas o comunicado ressalva: "Diferentemente de praias de naturismo oficial, a qual a prática do naturismo é oficializada pelo governo/prefeitura, possuem legislação específica para a proteção dos naturistas e associação organizada de naturismo".

 

O grupo Paulinat (Naturistas Paulistanos) já está até planejando um picnic no local. "Encontramos amigos que costumam freqüentar, e eles nos avisaram que desde 2007 o naturismo é permitido na Praia Brava", disse a presidente Cláudia Ferreira.

 

Leia o restante desta interessante matéria clicando no site Nus pela Terra.

 

(enviado em 16/01/09 por N. Valério)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.