20 anos de informação

Esta foi a capa do primeiro exemplar do jornal OLHO NU de agosto de 2000, que era disponibilizado somente em documento Word e distribuído por e-mail

(clique sobre a imagem para vê-la ampliada)

O Jornal OLHO NU completou 20 anos de existência. São 237 edições mensais desde 2000, cobrindo todos os maiores eventos naturistas do Brasil e alguns do mundo de forma objetiva e documental. Tudo o que aconteceu de mais importante no naturismo brasileiro foram registrados nas páginas desse jornal virtual, que começou com o sonho e pretensão de realizar exatamente isso.

São 20 anos de vida, levando mensalmente informações sobre o Naturismo brasileiro, com artigos, reflexões, matérias, reportagens e muito mais. Tudo começou com uma ideia na cabeça e vontade de mostrar ao mundo o que é o Naturismo. A primeira edição e muitas outras que se seguiram foram feitas no Word e eram distribuídos em anexo para os e-mails cadastrados. Ainda não havia o site, que foi criado quase um ano depois. TODAS as edições e matérias publicadas até hoje estão disponíveis para consulta. Basta ir no menu principal em "busca interna", digitar o mês e o ano, ou o número da edição, para ver e saber o que aconteceu no naturismo brasileiro durante os últimos 20 anos. Neste momento começamos a contagem do ano 21. E vamos, quem sabe?, ter mais 20 anos pela frente.

No dia 1 de agosto de 2000 foi lançado o primeiro exemplar do jornal OLHO NU. Era feito em Word e enviado gratuitamente diretamente aos e-mails de assinantes cadastrados. Também eram impressos alguns exemplares que eram vendidos para pessoas interessadas nas associações e praias naturistas. Foi assim que surgiu a mais conceituada e de maior credibilidade das mídias naturistas brasileiras. Nestes vinte anos seu formato mudou. Não mais feito em arquivos doc, apenas virtualmente. Muitos temas e assuntos foram debatidos em suas páginas, alguns polêmicos, outros divertidos, a maioria bastante informativo. E é esse o nosso papel, o de informar, com isenção, com coerência, divulgando com dignidade e realidade o Movimento Naturista Brasileiro.

Estes vinte anos de trabalhos não seriam possíveis se não fosse a colaboração dos leitores, que enviam matérias, pesquisam, correm atrás, dão opiniões, fazem críticas e cobram resultados. A linha editorial sempre foi a mais democrática possível, dando voz (ou texto) àqueles que desejam e tenham algo para dizer pelo Naturismo, este com N maiúsculo. Nem todas são elogiosas. No entanto, nem sempre esta linha editorial é compreendida por todos. Temos tentado acertar sempre, mas sabemos que isto não é possível. Por isso desculpamo-nos por possíveis e reais falhas.

O nome do jornal - Olho Nu - foi um achado, dado por minha irmã, não naturista, quando me viu ansioso sem encontrar um título que me satisfizesse, que fosse moderno e lembrasse o próprio naturismo. Vários outros nomes foram pensados e descartados, como Folha Naturista, Voz Naturista entre outros, que pareciam muito panfletários, que não era o meu objetivo em realizar a publicação. E deu certo.

A partir desta edição e durante um ano inteiro, haverá a seção "20 Anos" onde estará disponível a republicação na íntegra de uma matéria que marcou nossa história. Será difícil até escolher apenas uma por mês, mas nos esforçaremos. Para começar nós vamos recordar o XXXI Congresso internacional de Naturismo, realizado em 2008 na praia de Tambaba. Foi um marco no Naturismo brasileiro por ter sido a primeira vez que o congresso internacional foi realizado num país da América Latina, trazendo turistas, naturistas e dirigentes de toda parte do globo para o litoral da Paraíba. Foi também quando começou o Tambaba Open de Surf Naturista, que se transformou na competição tradicional anual desde então, a única do gênero no mundo. O evento teve repercussão nacional com mídias de todo o país presentes para fazer a cobertura, nem todas, claro, deram o enfoque que gostaríamos. Você poderá relembrar ou descobrir tudo isso na seção 20 anos.

Enquanto comemoramos tanta história, a atualidade vai fazendo sua história também. Desde março deste ano os encontros naturistas oficiais no Brasil e em boa parte do mundo estão suspensos por causa da pandemia do covid-19, que trouxe a proibição de aglomerações para dificultar sua transmissão. Então nada de encontros oficiais por enquanto. Por causa disso o IX Encontro Norte-Nordeste de Naturismo, previsto para ocorrer em novembro deste ano, em Manaus, foi transferido para setembro de 2021 na mesma cidade. A mudança se deu ao fato das incertezas sobre como estarão as condições sanitárias naquele momento. E não haveria tempo para as pessoas se prepararem com antecedência para participar. Veja em IX ENNN.

A Federação Internacional de Naturismo transferiu  a data da realização do 37º Congresso Internacional de Naturismo na Eslovênia, um pequeno e belo país da Europa, para o mês de março de 2021. O evento bianual reúne as lideranças naturistas de mais de 36 países de todo o Globo. Além da confraternização, debates se decisões sobre o futuro do naturismo mundial é também realizada eleição para diversos cargos administrativos da instituição. Veja a lista completa dos candidatos aos diversos cargos. Nesta ocasião, será eleita a nova diretoria da Federação Internacional de Naturismo para o biênio 2021-22.

Uma notícia do mundo político , mas que interessa, e muito, ao mundo naturista: morreu na tarde da sexta-feira , dia 10 de julho, o político e ambientalista Alfredo Hélio Sirkis, criador da área naturista na praia do Abricó, no Rio de Janeiro. Em NATNotícias. Leia também que José Ramalho, proprietário da estância RamaNAT faleceu no final de junho.

O clube Rincão Naturista, um dos mais antigos do país, está fazendo campanha para novos associados. É oportunidade única de fazer parte de um local lindo e aprazível durante o ano todo, com condições e valores especiais. Mais informações em NATAsssociações.

 No dia 20 de julho passado, completaram dez meses que o projeto de lei, que regulamenta áreas naturistas no Brasil, está parado no senado esperando "entrar" na Ordem do Dia para ser votado. Os naturistas precisam se mobilizar para que não aconteça com este projeto o que aconteceu com o outro apresentado em 1996, que "morreu" no Senado sem ter sido aprovado ou rejeitado. Veja como acessando agora a NATLuta.

Tirar fotos ou não tirar fotos? (em ambientes naturistas) eis a questão. Há correntes dentro do Naturismo que pedem regras mais duras para dificultar a possibilidade de fazer fotos de naturistas nos encontros. Mas a questão polêmica é: você é dono de sua imagem? Mais ainda, você é sua imagem? Em NATPolêmica.

A Federação Brasileira de Naturismo lança edital para escolha da sede do próximo Congresso Brasileiro de Naturismo. Leia também que do Ceará vem a boa notícia. Está em fase de conclusão a organização da primeira associação naturista do estado, que se tornará filiada à Federação Brasileira de Naturismo. Quem for da região e estiver interessado em participar é só consultar todas as informações em Notícias da FBrN.

A Confederação LatinoAmericana de Nudismo (CLANUD) tem promovido debates através do aplicativo TELEGRAM todas as segundas-feiras. E o melhor, é aberto a quem quiser participar desde que se cadastre no grupo oficial. Os temas são os mais diversos de interesse do naturismo e participam naturista de toda América Latina e até da Espanha. É uma oportunidade de colocar sua opinião e ler a dos outros. As instruções para se cadastrar você encontra em NATInforme Clanud. De brinde poderá ler o resumo das reuniões já ocorridas, traduzidas para o português e também no original em espanhol. Acesse já.

Leitor do jornal OLHO NU, mineiro de Divinópolis, mostra seus dotes literários e de contador de histórias apresentando um conto que que narra o momento difpícl de um casal que está a um ponto de se separar até que uma novidade traz total transformação na vida em conjunto. Vale a pena conferir em NATConto.

Conheça uma nova experiência naturista. É o Etnoturismo naturista com vivências e imersões em aldeias indígenas da Amazônia. São várias datas ao longo deste ano. Se tem espírito aventureiro procure sua oportunidade em NATPasseio. E mais. Já está marcada a festa de Rèveillon naturista no Recanto Paraíso. Clique aqui.

O grupo Naturistas Unidos do Rio Grande do Norte - NU-RN - promove debates no Instagram sobre diversos assuntos de interesse ao naturista, que podem ser acompanhados ao vivo ou vistos depois em sua página no portal, todas as quartas e quintas-feiras às 20h. E o NATVale quer travar diálogos com naturistas, curioso e simpatizantes via transmissão ao vivo. Todos os sábados à tarde. Veja os detalhes.

Em virtude da pandemia do coranavírus todas as associações federadas decidiram por cancelar ou adiar seus próximos eventos e encontros. SPNAT, NATCop, PlaNAT, Graúna, GNM, Ecoparque da Mata, NATes, NATVale, NU-RN, SONATA, Clube Rincão naturista e ANAbricó mostram seus calendários de atividades para o ano de 2020, mas que podem estar comprometidos. 

A Ecovila da Mata, condomínio naturista no Norte da Bahia, informa que há somente 9 unidades de casas restantes para venda e é hora de aproveitar as condições para adquirir agora mesmo.

Neste mês de agosto comemora-se no Brasil o Dia dos Pais. Olho Nu entra na vibe e homenageia todos os pais naturistas que assumem para sua família sua condição de naturista e, quando é possível, vão com sua família aos locais, confraternizando com as demais famílias e estreitando ainda mais seus próprios laços familiares. Para estes pais o nosso grande abraço.

O jornal Olho Nu será atualizado durante todo o mês. Fique atento.

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

Até a edição de Setembro.

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.