') popwin.document.close() }

ENTREVISTA DO VICE-PRESIDENTE

DA INF-FNI

COM O SECRETÁRIO DE TURISMO

DA NAÇÃO (ARGENTINA)

 

Foto:INF

Charles Obergfell

A audiência havia sido sugerida por EDEN e se levou a cabo em 14 de novembro passado, uma segunda-feira. O funcionário nacional, Sr. Carlos Enrique Meyer, e um grupo de colaboradores, recebeu ao Sr. Charles Obergfell e a sua esposa, que estavam acompanhados por María de los Angeles Tuculet e Luis Rojas, da Comissão Diretora de EDEN.

 

Luis Rojas, secretário de EDEN falou primeiramente para agradecer a gentileza de Sr. Meyer. Explicou com grande entusiasmo as características do naturismo, sua filosofía de vida e seus aspectos sociais. Delineou a trajetória do movimento na Argentina, desde seus inícios, na década dos trinta do século passado, e sua evolucão até o presente. Enfatizou suas características como atração turística e em sua adesão à defesa da natureza.

 

Sr. Obergfell marcou os valores do naturismo como importante fator de educação, entre outras significativas finalidades, e sintetizou suas virtudes na definição fixada pela Federação Naturista Internacional, cohecida e sustentada pelas numerosas Federações Nacionais, distribuídas em todos os continentes.

 

O Secretário de Turismo da Nação evidenciou seu conhecimento das atividades naturistas e prometeu seu apoio aos praticantes argentinos, uma vez que se tenham organizado como Federação.

 

Em reconhecimento à visita do Vice-presidente da INF-FNI, entregou ao Sr. Obergfell um volume, finamente impresso, explicativo das múltiplas atracões turísticas da Argentina. O secretario de EDEN, por sua vez, pediu ao Sr. Meyer e ao Sr. Obergfell, exemplares de seu livro dedicado à vida naturista, recentemente editado.

 

A entrevista se desenvolveu em um clima de marcada cordialidade, pelo que poderia afirmar-se que foi um encontro muito bem sucedido entre o alto funcionário nacional e a Federação Naturista Internacional, representada por seu vice-presidente, o Sr. Charles Obergfell.

 

A comissão de EDEN
 

Enviado em 23/11/05 por Florencia Bresser

bifidus9@hotmail.com

Republicação e atualização das notícias apresentadas na seção Últimas Notícias de 4 de novembro a 2 de dezembro de 2005

YATAN RUMI: O lugar argentino onde se vive 24 horas nu

 

grupo naturista argentino

Um grupo naturista que habita as serras cordobesas mostrará sua prática de viver sen roupas em pleno centro da capital provincial. Mais de 150 pessoas se desnudarão para visitar a reserva nudista.

 

A tendência não é somente em Buenos Aires ou Barcelona. O nudismo também repercute no interior do país e agora se pode estar sem roupas as 24 horas do dia.

 

O grupo naturista Yatan Rumi (pedra desnuda) habita uma reserva nas serras cordobesas, muito próxima do povo de Tanti, e a partir dali espalha sua teoría de viver somente com o abrigo da propia pele.

 

O lugar de Yatan Rumi pode ser visitado para entender esta forma de vida. Este ano já tiveram 150 visitas, mais do que o dobro das que receberam na temporada anterior.

 

Mesmo assim, o grupo levará o nudismo a um local da cidade, onde transmitirão sua teoria em uma obra de teatro, até mesmo o público deverá desnudar-se para ver a obra.

 

Um dos organizadores do encontro, Miguel Suárez, deu os detalhes da obra e assinalou que “quem está acostumados a praticar o nudismo adquirem mais resistência às inclemências do clima”, segundo informa Córdoba.Net
 

fonte: http://www.infobae.com/notas/nota.php?Idx=203072&IdxSeccion=100443
 

(enviado em 21/11/05 por Florencia B.)


 

Maratona nudista na Argentina muda de lugar

 

No dia 4 de dezembro está prevista para ocorrer em nosso país vizinho a 1ª Maratona Nudista da Argentina., porém agora ela acontecerá dentro da Reserva Yatan Rumi, em lugar do circuito do Camino a los Chorrillos, como estava previsto originalmente.

 

Esta mudança de localizacão surgiu de comum acordo com o Municipio de Tanti, a efeitos de evitar possíveis ações de algum setor da comunidade de Tanti, que pudesse embargar o evento.
 

Em razão de desenvover-se dentro da Reserva Yatan Rumi, todos os concorrentes, participantes da maratona e espectadores, deverão respeitar as normas do nudismo.
 

Desta forma, isto nos permitirá controlar o ingresso dos meios de imprensa, para evitar a difusião de imagens que possam prejudicar a necessária privacidade a respeito à identidade dos participantes. Não se permitirão máquinas fotográficas nem filmadoras que não sejam dos organizadores.
 

O Município de Tanti, aportará o necessário marco de segurança e emergências médicas durante a realização do evento.
 

O número de inscritos já supera os 40 participantes, assim que os que estejam interessados não esqueçam de realizar suas inscrições ou pedir maior informação a naturismocordoba@yahoo.com.ar


(enviado em 18/11/05 por Miguel Alberto Suarez)

 

Quero convidar-los especialmente aos festejos do Dia Nacional do Nudismo em Yatan Rumi no próximo Domingo 4 de Dezembro.

Por festejar nosso dia e coincidir com a 1ª Maratona Nudista da Argentina, a entrada nesse dia será totalmente grátis.

A seguir lhes trago um detalhe das atividades programadas com seus horários aproximados.

10:30 hs.: encerramento das inscricições para a Maratona
11:00 hs.: Largada da Maratona
12:30 hs.: Pódios e entrega de prêmios
13:00 hs.: Almoço (o menu será choripan, frando a la parrilla, saladas várias, frutas, refrigerantes e água mineral - não se permitirá o consumo de bebidas alcoólicas-)
14:30 hs.:
Campeonato de Body painting
Campeonato de Volley
Campeonato de Truco (para os que caiam mortos depois da maratona)
Caminhadas e corridas pelas distintas paisagens de Yatan Rumi( O tobogã vertiginoso, A cascata, A onda feliz, O posto velho, etc.)
 


 

Argentina recebe visita do Vice-presidente da Federação internacional de naturismo

Hoje, 8 de novembro está chegando a Buenos Aires, Sr. Charles Obergfell, vice-presidente da  Federação Naturista Internacional (INF) e da Federação Francesa de Naturismo . É a primeira visita ao país vizinho de un funcionário dessa hjerarquia da Federação que reúne a maior quantidade de federações  nacionais e associações naturistas no mundo e a que fixa os rumos da ação do movimento naturista internacional.  

Charles Obergfell e sua esposa se alojarão durante a  primeira e a última semana de sua estadia na Argentina na quinta de EDEN en Moreno, em  reconhecimento à qualidade de corresponsáveis da INF que ostenta EDEN desde o ano passado.

Nesta primeira semana, haverá atividades com o fim de difundir o movimento naturista e sua filosofía ao resto da sociedade. Haverá entrevistas e reportagens do  visitante em distintos meios de difusão e no dia 14 está agendada uma reunião de M Obergfell com o secretário de Turismo da Nação, sr.Carlos Enrique Meyer, quando estarão presentes representantes da APANNA (Associação para o nudismo naturista na Argentina). Serão então redigidas as primeiras linhas da futura Federacão Naturista da Argentina.

(enviado em 8/11/05 por Jose Blanco)

Jornal Olho nu - edição N°63 - dezembro de 2005 - Ano VI


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.