Praia do Chile tem padrinho brasileiro

 

entrevista a Pedro Ribeiro*

foto: Pedro Ribeiro

René Rojas teve idéia de regularizar uma praia de nudismo no Chile quando visitou o Brasil

René Rojas, fotógrafo, casado, uma filha, nasceu no Chile há mais de 30 anos, idade que ele prefere manter em mistério. Sua aparência é bem jovem. É o mentor e criador da única praia de Naturismo em seu país natal. Participou do I Encontro Latino-Americano de Naturismo como representante oficial do Chile.

Sua luta para transformar a afastada e deserta praia Luna em local naturista começou há oito anos. Antes ela já tinha alguma frequência de pessoas nuas, todas dispersas e sem sentido de grupo.

 A idéia de ter algo organizado no Chile surgiu após uma visita ao Brasil, quando veio fazer um trabalho fotográfico cujo material seriam corpos nus. Por acaso, foi parar na praia da Galheta, em Florianópolis, SC, onde conheceu a AGAL (Associação dos Amigos da Galheta), cujos membros estavam nus. Chegou perto para conversar e perguntar se eles gostariam de participar de seu trabalho.

A primeira pessoa com quem conversou foi Affonso Alles (presidente da AGAL) que, com sua costumeira tranqüilidade, explicou a Rojas o que é o Naturismo, coisa que ele nunca tinha ouvido falar antes, e convidou-o para também ficar nu. Ele entendeu o recado, mas, envergonhado, se afastou do grupo e cerca de dez minutos depois resolveu tirar as bermudas e experimentar a sensação. Foi uma viagem sem volta.

Maravilhado com a experiência passou o resto do dia nu e feliz como uma criança.

René considera Affonso seu padrinho de batismo no Naturismo. Quando voltou a seu país tornou idéia fixa seu desejo de ter uma praia naturista. Ainda não conhecia nenhuma. Quando conheceu La Luna, ficou apaixonado e resolveu torná-la em sua luta.

É claro que logo começaram a aparecer os oponentes, assim que a praia começou a ficar conhecida, mas nunca teve que enfrentar a Justiça por uma possível interdição. A oposição se deu por questões religiosas e os problemas da praia se limitaram aos frequentadores que têm comportamento inadequado para lugares públicos, nus ou vestidos.

Participou de diversos debates nas emissoras locais de rádio e televisão e até do exterior. Muitas entrevistas nos meios de comunicação o tornaram bastante conhecido em seu país. No entanto, no Chile é esta a única praia de nudismo conhecida e reconhecida.

*pedroribeiro@jornalolhonu.com

Clique nos títulos a seguir para ler as outras entrevistas realizadas durante o I Encontro Latino-americano de Naturismo

Novos ventos em Tambaba com Paulo Campos

"O Congresso de 2008 em Tambaba será um êxito" com Carlos Gil

Gerenciando um complexo com Anliton Bittencourt

 

Clique aqui e saiba como adquirir a nova edição do livro de Paulo Pereira: "Corpos Nus - Verdade Natural"

Jornal Olho nu - edição N°78 - abril de 2007 - Ano VII


Olho nu - Copyright© 2000 / 2007
Todos os direitos reservados.