') popwin.document.close() }

JORNADAS DESPORTIVAS CULTURAIS NUDISTAS EN YATAN RUMI

 

Imagem do evento ocorrido em 2005

-Tanti.-Provincia de Córdoba--Argentina

 

As condições para participar das JORNADAS DESPORTIVAS CULTURAIS NUDISTAS consistem em:
1) Ser maior de 18 anos
2) Aceitar as Regras de Convivência da Reserva Naturista Yatan Rumi (onde se desenvolverão os Jogos), baseadas nas Normas do Naturismo Internacional:
* O nudismo é obligatório em todo o âmbito de Yatan Rumi, salvo quando as condições do clima o impeçam.
* Você dispõe de um tempo de adaptação se o necessita.
* No fotografe, grave ou filme a outros naturistas sem permissão expressa dos mesmos
* No faça ruídos importunos. Não utilize aparelhos sonoros que possam interferir na tranquilidade alheia e respeite os horários de silêncio regulamentados.
* Não jogue lixo fora dos lugares destinados a tal fim, não contamine o meio ambiente. Não provoque danos à flora ou fauna.
* Não moleste às pessoas com condutas invasivas (ruídos, gritos, comentários fora de lugar, etc.)
* Não tenha comportamentos sexualmente ostensivos ou de caráter obsceno e/ou equívoco em lugares públicos; ou naqueles lugares privados em que esses comportamentos possam ser vistos involuntariamente por terceiros.
* O SEXO É CONSIDERADO UM ATO PRIVADO: Não faça propostas nem comentários com conotação sexual que possam molestar a algum dos outros participantes do grupo e em especial na presença de menores de idade.
* Não olhe para a gente de forma molesta, provocativa ou persistente. Respeite sua privacidade, seja amigável, mas não invasivo.
* Evite discussões políticas, religiosas ou de questões de fé; não tenha nem alimente condutas discriminatórias.
*Leve sempre uma toalha pessoal para sentar-se por motivos de higiene.
* Não se exceda na ingestão de bebidas alcoólicas, nem faça nada que incomode ou possa incomodar a outras pessoas.
* Evite conflitos para que o espaço comum seja um lugar de paz. No pratique a violência física ou intelectual contra outras pessoas.
* É absolutamente proibido portar ou utilizar drogas tóxicas e/ou ilegais
*Não realize atos que causem dano à imagem pública do naturismo ou das áreas naturistas, ou da asociação a que pertenece.
*O não cumprimento destas normas de forma reiterada dará lugar a expulsão do lugar .

3) Se pode participar das Jornadas, intervindo em qualquer das disciplinas previstas ou como simples espectador. Em ambos os casos o nudismo é obrigatório.
4) Os participantes deverão inscrever-se previamente e até o dia 24 de novembro (sexta-feira), pessoalmente na Municipalidade de Tanti, ou por correio electrônico a naturismocordoba@yahoo.com.ar
Apresentando: Nome e Sobrenome, Sexo, Idade, domicílio e/ou correio electrônico, disciplinas nas quais se inscrive e data nas que concorrerá nas Jornadas.
A inscrição se realiza em forma individual e a Organização se reserva o direito de armar as equipes para os esportes coletivos.
5) O ingresso na Reserva durante os Jogos terá um custo diário de $ 10 por pessoa, que inclue o direito a permanecer na Reserva durante todo o dia e a participar em qualquer das disciplinas.
6) As pessoas alojadas na Reserva durante os Jogos, não abonarão o direito de ingresso antes enunciado.
Consulte lista de preços por alojamento em albergue ou no camping.

 

Os esperamos.

informações e inscrições: naturismocordoba@yahoo.com.ar 

Miguel Alberto Suarez Cel. 0351-155129414 (no desde publico)

organizan: MUNCIPALIDAD DE TANTI- RESERVA YATAN RUMI.

patrocínio: APANNA ASOC.CIVL (personeria juridica 0000840. IGJ)

 

A Maratona nudista já é um ponto certo em Tanti

por Fernando Agüero

Foto: La Voz

Este ano houve corredores de outros países. A manhã estava fria, mas não importou.

Tanti. O clima não era o mais propício para correr nu pela montanha. Não há termômetros na reserva naturista Yatán Rumi mas, ontem pela manhã, na hora em que se deu a largada da segunda edição da maratona nudista que patrocinou a Municipalidade de Tanti, fazia frio neste paraíso ol pé de Los Gigantes. Nada pareceu importar. Ao final das contas, tudo a ver com a natureza a que esta gente lhe rende um culto perpétuo.

A prova começou pontualmente às 11, como estava previsto. Houve ao redor  35 participantes, entre os quaies somente duas mulheres. O que ficou registrado para a estatística é que, pelo segundo ano consecutivo, o ganhador foi Iván Ávila, um maratonista de experiência oriundo de Alta Gracia.

A novidade deste ano foi a participação internacional. Vieram naturistas da Espanha, Estados Unidos, Canadá e Colômbia. E não faltaram periódicos: mídias da Espanha e México se interessaram por esta nova proposta e fizeram coberturas especiais.

Da Municipalidade de Tanti já vem esta possibilidade de difusão como uma estratégia ideal para por a vila turística nos olhos do mundo. E assim como Capilla del Monte tem seus Ovnis, Tanti já tem seus nudistas.

Vida natural. Yatán Rumi significa, em idioma aborígene, Pedra Nua. A porta da reserva está a uns 15 quilômetros de Tanti, mas para chegar ao epicentro das atividades há que recorrer uns quatro mil metros de um caminho estreito e sinuoso.

A ideologia dos membros desta comunidade, a maioria dos quais pertence à Asociación Para Nudistas y Naturistas Argentinos (Apanna) faz centro da vida em contato com a natureza e em descartar a noção de que un corpo nu deve relacionar-se sempre com o erotismo e com o sexo.

Pablo Orsomarso é administrador da reserva e adverte que estas atividades servem para conscientizar às pessoas de que o naturismo é todo o contrário.

A pouca assistência de mulheres não é uma novidade para Florencia Brenner, que também é membro da Apanna. "Pouco a pouco se vai integrando mais gente jovem. No princípio havia muitos casais de 40 anos para cima. Agora cada vez se estão integrando mais mulheres desde os 25 anos. Esta experiência tem como objetivo mostrar o corpo humano associado a atividades culturaies e desportivas e não ao sexo".

Na chegada, situada na baixada, os maratonistas se agruparam ao terminar a carreira de cruzar a montanha e em todos havia sinais de satisfação. Entre o público também havia gente praticando nudismo.

É o caso de Aldo García, de San Francisco, que com 76 anos disse que descubriiu esta atividade faz já muitos anos.

"Nascemos nus e então por quê não podemos andar nus? Desde pequeninos nos dizem: ‘Ponha isso que se te vê essa coisa feia´, e não é assim".

A seu lado, Eduardo Leiba (57), da Capital Federal, acrescenta. "Eu pratico o nudismo desde menino. O que acontece é que não existiam lugares e eu aproveitava quando ia veranear pelas praias como Monte Hermoso, onde não havia gente e me banhaba nu".

Pedro tem 34 anos e é espanhol. Chegou a Argentina para visitar um amigo de Mar del Plata e se inteirou do evento pela Internet. "Corri porque gosto de correr. Na Espanha isto é mais comum: há campings, hotéis e praias nudistas", disse. Pedro não pertenece a nenhuma associação.

"Não há porque relacionar isto com o sexo. Pode provocar mais com uma minissaia, com um biquini ou com uma tanga que estando nu. É questão de trocar o chip e vê-lo como algo natural", disse.

Chegou a hora da entrega de prêmios e da celebração. O evento foi um êxito para os organizadores. Se bem tenha vindo menos gente para correr, desta vez houve trascendência internacional e muitas chamadas do exterior. E já é uma data posta no calendário turístico de Tanti.

Fonte: http://www.lavoz.com.ar/06/12/04/secciones/sociedad/nota.asp?nota_id=24049

Enviada por Edu L. Tradução Pedro Ribeiro

Republicação e atualização das notícias apresentadas na seção Últimas Notícias de 11 de novembro a 6 de dezembro de 2006

Convite para jantar

 

A JPN está a organizar um jantar. São vários os objectivos: celebrar mais um ano de existência do núcleo jovem da Federação Portuguesa de Naturismo, proporcionar um espaço de convívio e encontro para todos aqueles que acompanham a actividade da JPN, falar um pouco sobre o futuro do naturismo jovem em Portugal.

 

O jantar vai realizar-se dia 25 de Novembro (sábado) pelas 20h30, no restaurante Jardim dos Sentidos, Rua da Mãe D'Água, nº3, 1250- 154 Lisboa. O espaço é muito cuidado, ambiente muito agradável e com um menu de grande qualidade. A refeição ovo-lacto-vegetariana completa custa entre 12 euros e 15 euros (entrada, prato principal, bebidas, sobremesa).

 

Consulta o website www.jardimdosentidos.com para mais informações sobre o espaço. Este jantar é aberto a todos os jovens que queiram participar.

 

Nota: Para participar basta enviares um e-mail (jpn@fpn.pt) a manifestar essa vontade, colocares um post no tópico correspondente no fórum, ou contactares o 96 62 05 705.

 

Equipa JPN

 

(enviada em 20/11/06 por André Herdy)


JORNADAS DESPORTIVAS CULTURAIS NUDISTAS EM YATAN RUMI

 

Em Tanti.-Província de Córdoba--Argentina. Convite para os nudistas de todo o planeta.

 

As JORNADAS DESPORTIVAS CULTURAIS NUDISTAS se desenvolverão na Reserva Naturista Yatan Rumi (Caminho a Los Gigantes Km 769) Tanti-Córdoba, entre 25 de novembro e 3 de dezembro de 2006

Incluirão as siguentes disciplinas:
Desportivas: Atletismo, vôlei, futebol 5, arquería, xadrez, yoga, corrida e semicross.
Artístico-Culturais: pintura, bodypainting, artesanatos, oficina literária.

O término das Jornadas será no domingo 3 de dezembro, com a realização da 2ª. Corrida Nudista de Tanti.

Veja as condições para participar das JORNADAS DESPORTIVAS CULTURAIS NUDISTAS clicando aqui.

 

(enviado em 16/11/06 por Apanna)

 

 

Clique aqui e saiba como adquirir a nova edição do livro de Paulo Pereira: "Corpos Nus - Verdade Natural"

Jornal Olho nu - edição N°74 - dezembro de 2006 - ano VII


Olho nu - Copyright© 2000 / 2006
Todos os direitos reservados.