') popwin.document.close() }

Olho de Boi,  uma praia sem atenção

 
por Rosana de Mesquita*
 

Rosana na Praia Olho de Boi

A praia do Olho de Boi, que parece invisível para o poder público e para os ecologistas da cidade, continua abandonada. Desde o começo do verão até a semana passada, já aconteceram mais de 10 assaltos contra turistas, e um americano chegou a levar um tiro na perna, mesmo assim nada foi feito, nem pela policia e muito menos pela prefeitura, para evitar novos crimes.

 

O buziano Lancaster, que há 12 anos tem um bar na praia, se diz cansado de reclamar. "Fui diversas vezes na prefeitura, na polícia, e ninguém faz nada. Talvez estejam esperando algum turista ser assassinado para tomarem as providências". Se não fossem os barraqueiros, que algumas vezes limpam o caminho, a praia do Olho de Boi já estaria ‘fechada’ dado o descaso que o poder público tem com ela. Lancaster faz questão de deixar bem claro, que a sua briga pela praia, não resulta somente pelo fato de ter uma barraca no local. "Chego a achar engraçado esses ecologistas e certos políticos que só lutam pelas praias famosas, como Azeda e Geribá. Parece que por ser uma praia de nudismo, a Olho de Boi ficou estigmatizada como uma praia menor, que não desperta interesses dos poderes públicos".

 

Lancaster lembra que Búzios, como uma cidade conhecida internacionalmente, não pode prescindir de um atrativo tão diferente, pois existem poucas praias de nudismo no Brasil, e muito menos com a beleza selvagem da Olho de Boi. A maioria dos turistas que procuram por lugares como esses, são europeus que apreciam muito a vida naturista, e têm um grande poder aquisitivo, além de serem mais exigentes. "Foi exatamente o aumento da violência e a falta de estrutura que afastou milhares de turistas internacionais do Rio de Janeiro, e Búzios tem que abrir o olho para não chegar a essa situação".


Quem quiser obter outras informações sobre a pequena praia naturista de Búzios, no litoral do Estado do Rio de Janeiro, visite os sites: Terra - Turismo ou Búzios direct.com 2005. Nesta edição há mais sobre a OLHO DE BOI em NATFurada !


*naturista

Quilemetite@aol.com

Republicação e atualização das notícias apresentadas na seção Últimas Notícias de 5 de setembro a 4 de outubro de 2005

Abricó: 11 anos de luta ! A festa começou

foto: André Herdy

Praia do Abricó, no dia de hoje, 1 de outubro

No dia 30 de Setembro de 2003, a Justiça determinou que o Abricó finalmente seria destinado ao naturismo. Depois de mais de 11 anos de luta, finalmente os naturistas puderam ter oficialmente reconhecido o seu direito de frequentar este pequeno pedaço do Paraíso encrustado dentro da Cidade Maravilhosa. Era a formalização do naturismo no Abricó, que desde a década de 60 já era praticado.

Hoje, dia 1º de Outubro de 2005 estamos dando início as comemorações destes 2 anos! Nenhum de nós poderia supor há 2 anos que o Abricó se tornaria uma referência tão grande como se tornou.

Hoje começamos a Mostra Fotográfica e Documental sobre a História do Naturismo no Brasil e no Mundo. Os banners contendo estas informações foram fixados na entrada da praia, e assim várias pessoas que não são naturistas puderam ler e ver um pouco mais sobre nossa filosofia de vida. Assim cremos piamente que estamos conseguindo incutir o nosso estilo de vida àqueles que ali chegam e que jamais haviam tomado conhecimento do que é naturismo.

 Facilmente através de fotos que mostram famílias inteiras (incluindo uma onde se tem a reunião de 3 gerações de naturistas alemães), fotos mostrando nossas praias e como o naturismo é ao redor do mundo. Inconscientemente, o não naturista é levado a ler os textos que se encontram entremeados às fotos, e acabam conhecendo um pouco mais sobre nosso estilo de vida.

Os jovens novamente se fizeram presentes em grande número em nossa praia, partidas de vôlei e frescobol foram realizadas durante todo o dia, sempre com muita alegria e nenhuma roupa!

Tivemos, após 15 dias de chuva e frio, um belo dia com muito sol e calor... A NATUREZA ESTA COMEMORANDO CONOSCO OS 2 ANOS DO ABRICO!!!!

A programação de amanhã contará com a tão esperada inauguração de nossa quadra de futebol (reinvindicação antiga de frequentadores), bem como teremos bolo e comemoração dos 2 anos do Abricó e dos aniversariantes do mes de Setembro.

Estejam no Abricó durante qualquer final de semana e vejam como é possível se ter uma praia naturista em pleno centro urbano, com fácil acesso e muito respeito ao Código de Ética.

Leia sobre as outras atividades comemorativas de outubro acessando o site da Associação Naturista de Abricó (ANA): www.anabrico.com

(enviado em 1/10/05 por André Herdy)


Severino renuncia: ganhamos mais tempo

Acabamos de ver a renúncia do presidente da Câmara, o ex-deputado Severino Cavalcanti, na tentativa de escapar aos processos sobre corrupção que pesam contra ele. Ao que parece, esta renúncia nos garante algum tempo na luta contra o projeto de lei 5040-2001, aquele que pretende trazer de volta a censura na televisão.

O projeto, de autoria de Severino, contava com pareceres positivos na Câmara e quase foi votado em agosto, mas saiu da pauta. Agora, com a renuncia do deputado e com a situação delicada em que ele se colocou, é pouco provável que qualquer projeto de sua autoria entre na pauta tão cedo. E se entrar, é pouco provável que conte com muitos votos.

Mas isso só se deixarmos claro para os deputados que a sociedade civil (ou seja, eu, você e cada um de nós) estamos de olho em suas atividades.

Resumindo, o cenário nos é favorável, mais do que nunca, mas não é prudente baixar a guarda. O entreato nos pertence.

 

(enviado em 22/09/05 por Estevão Prestes)

Jornal Olho nu - edição N°61 - outubro de 2005 - Ano VI


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.