') popwin.document.close() }

Peregrinação pelas praias "toleradas" do Brasil

 

por Marcio Roosevelt*

 

foto: Marcio Roosevelt

Praia Olho de Boi. Poucos respeitam as regras

Nos dias 10 e 11 de setembro deste ano, resolvi avaliar o estado atual de algumas praias consideradas de "nudismo tolerado" no Estado do Rio de Janeiro e, posteriormente, nos dias 17 e 18, no estado da Bahia.

 

A minha desilusão e desesperança atingiu níveis nunca imaginados. A praia Olho de Boi em Búzios está abandonada ao seu próprio destino, sem qualquer placa, ou aviso de nudismo necessário. São visualizadas várias pessoas integralmente vestidas sem que qualquer frequentador ou vendedor os incomode e até gozam da simpatia dos vendedores, os quais cobram por uma latinha de cerveja R$ 5,00.

 

A praia Brava de Cabo Frio, em um domingo de sol, não apresentou uma outra única pessoa sequer sem roupas durante o dia inteiro. Não há qualquer infra-estrutura ou aviso e é extremamente frequentada por "curiosos" com suas latinhas de cerveja na mão.

 

foto: Marcio Roosevelt

Praia Brava, em Cabo Frio. Onde estão os naturistas ?

Nos dia 17 e 18, resolvi, então, amenizar minha decepção com as famosas praias do litoral sul da Bahia. Ao aproximar-me de Trancoso já vislumbrei a placa de "praia de nudismo", completamente arranhada, como se alguém tivesse tentado apagar os dizeres.

 

Ao caminhar pela praia de nudismo, logo após a Praia dos Coqueiros, além de estar quase deserta e sem um único nudista sequer, encontrei vários condomínios e casas à beira-mar, com placas com os seguintes dizeres; "Área familiar", "cuidado com o cão feroz", além de homens truculentos, que não se deixaram fotografar, andando de motocicletas na areia, usando camisetas brancas escritas "vigilantes da praia", obviamente pagos pela iniciativa privada.

 

foto: Marcio Roosevelt

As placas tentam afastar, de maneira preconceituosa, os naturistas, como se o naturismo não estivesse ligado à família.

A desilusão e decepção não foi menor em Pitinga (Arraial d'Ajuda), onde na Internet consta como nudismo tolerado ao sul.

 

Por tudo isso, amigos, vamos nos esforçar ao máximo para manter as praias oficiais. No meu caso, que moro no Rio de Janeiro, a praia do Abricó, antes que seja tarde demais.

 

É uma pena. São praias maravilhosas como se pode ver nas três fotos a seguir (clique para ampliar).

 

 

 

 

*naturista, frequentador da praia do Abricó.

drroosevelt@bol.com.br

Nem tudo está perdido...

Apesar dos pesares e do estado lamentável em que se encontram estas praias "toleradas", há iniciativas pessoais de amantes dos locais e do naturismo que tentam reverter esses quadros desanimadores. Recentemente foi criada mais uma associação naturista, a NATLagos, que tem como objetivo maior desenvolver e fortalecer o naturismo na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro, justamente onde estão localizadas a praia Olho de Boi, de Búzios, e a praia Brava, de Cabo Frio.

O sítio virtual desta associação encontra-se em desenvolvimento e por enquanto pode ser acessado através do grupo virtual de bate-papo no Yahoo: http://br.groups.yahoo.com/group/natlagos/ (em breve será informado o endereço do site na Internet). Contatos com o presidente da NATLagos, Artur Andrade, pelo endereço eletrônico: artursandrade21@yahoo.com.br

Um frequentador da Olho de Boi chegou a criar um folder (reprodução acima), confeccionado com seus próprios recursos e distribuído na praia, exatamente com intenção de minimizar os problemas que o naturismo tem enfrentado, tentando conscientizar os cidadãos de que é necessário preservar as conquistas obtidas a duras penas.

Leia mais sobre a praia OLHO DE BOI em NATLuta.

Jornal Olho nu - edição N°61 - outubro de 2005 - Ano VI


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.