') popwin.document.close() }
Jornal


Cartas para esta seção: cartas@jornalolhonu.com


Fim de ano

 

Olá amigos e amigas!

 

FINAL DE 2008. Muitas conquistas ao Naturismo brasileiro(SONAPA,SANNA,SONACE...etc)

 

Também foi um final de ano (está sendo ainda) de muita apreensão, tensão e decepção (melhor parar por aqui!).

 

No mais, QUE TODOS TENHAM UM MARAVILHOSO NATAL E UM 2008 DE MUITAS REALIZAÇÕES POSITIVAS!

 

são os votos do Graúna!

 

Abraços

 

Jorge Bandeira

Nu e digitando

Manaus -AM

(enviado em 21/12/07)


Passaporte, resposta

 

Caro amigo Edgard Felipe

 

Desculpe,mas lamento a falta de informações, até quem sabe por falha nossa, ou você não se inteirou do funcionamento da Praia do Pinho. Peço desculpas, mais uma vez, mas não me recordo de vê-lo aqui ou não estou lembrando de você quando esteve aqui no Sexto Encontro Brasileiro de Naturismo, porém, você em seu depoimento a este jornal nunca mencionou o nome da ONG NATURISTA PRAIA DO PINHO, presidida por mim, e ainda dei uma palestra sobre ela no segundo dia do Congresso, que é a tutora das areias da praia, ou seja, a responsável pelo cumprimento da ética e das regras em toda a àrea publica na Praia do Pinho, inclusive a preservação do meio ambiente, trabalho este feito em parceria com o Complexo Turistico Praia do Pinho, que é administrado pelo Niltinho.

 

Quanto ao homem¨alugar uma presença feminina¨é um problema de consciência e caráter do próprio, e que mesmo sendo casal terá que se comportar de acordo com as Normas e as regras do local, sob pena de ser convidado a se retirar.

 

Concordo com você com a falta de critérios para o fornecimento do passaporte naturista de algumas entidades federadas, de acordo também com os critérios mínimos por você especificados, como jamais emitir passaporte pela internet, ou gente que jamais tenha tirado a roupa em público, ou praticado a nudez social.

 

Quanto à faixa de areia, está desempidida naqueles dias que se passram o Congresso, foi devido ao mau tempo, porém, se você observou, tem uma tenda permanente na praia, em frente a torre dos salva vidas, onde eu e minha esposa realizamos um trabalho voluntário, não remunerado, mas com muita satisfação, onde orientamos os naturistas que ali chegam, fornecendo panfleto ilustrativo com as regras, etc, fiscalizamos o cumprimento do nudismo, das regras, e coibimos firmemente qualquer ato abusivo, ou de caráter obsceno, sexual, como também o uso de câmeras e binóculos, como qualquer outro ato que venha constranger os naturistas frequentadores. Ainda o Niltinho mantém 2 seguranças que também ajudam na fiscalização das matas adjacentes, como vem em apoio ao nosso trabalho.

 

Quanto aos homens sozinhos com passaporte, adotamos o seguinte procedimento:-Eles deixam o passaporte na recepção da praia e recebem um pulseira da ONG, que darão a tranquilidade de circulem por toda a praia, porém se infringirem qualquer clausula do código de ética ou constrangerem outros naturistas, terão seu passaporte retido, que posteriormente será enviado a entidade que o emitiu.

 

Espero que tenha elucidado . Saudações naturistas!!!

 

VALDIR NEI HARDTKE DE MELO

ONG NATURISTA PRAIA DO PINHO

Presidente

Camboriú - SC

(enviado em 10/12/07)


Segundo Encontro Latino Americano de Naturismo

 

Amigos Nudistas o mejor dicho Nudonaturistas, como hemos decidido llamarnos despues de las conclusiones del ELAN2: Realmente recién despues de 5 dias de haber concluido el ELAN2 y la tercera edidión de la Cross Nudista, me estoy recuperando fisicamente del esfuerzo que significaron dichos eventos. Terminé extenuado el domingo por la noche y el lunes y demas dias de la semana, problemas familiares y laborales me mantuvieron tan ocupado que me impidieron hacer lo que sigue a continuacion.

 

Se trata nada mas y nada menos que agradecer a todos quienes hicieron posible todos los gratos momentos que vivimos el ultimo fin de semana en Yatan Rumi y Estancia Cerro Blanco.

 

En primer lugar, a todos los visitantes que desde Argentina, Chile, Colombia, España, Belgica, Francia e Irlanda, se llegaron hasta el ELAN2.
A todos los corredores que participaron del 3er Cross Nudista.

 

A toda la gente de Estancia Cerro Blanco, que no siendo nudonaturistas, confiaron en nuestra propuesta y nos trataron con mucho respeto y amabilidad.

 

Al Municipio de Tanti, Policia de la provincia de Cordoba y Bomberos Voluntarios que una vez mas nos brindaron su apoyo institucional.

A los auspiciantes, EDEN y Easy Going

A los organizadores, Apanna y Yatan Rumi

Al Staff de Yatan Rumi, Enrique, Alejandro, Gustavo, Franco y Gianni, que realizaron un esfuerzo supremo atendiendo y trasladando a las mas de 100 personas que nos visitaron.

A Maxi, nuestro webmaster.

A la Voz Desnuda que aporto todo su histrionismo, su voz y su dulzura.

A Rogelio que animó la cena del sabado.

A Ivan Avila, maratonista que ganó por tercera vez consecutiva el Cross y que este año fue el organizador.

A mi familia que se banca todas mis ausencias.

 

Finalmente y espero no haberme olvidado de nadie, un agradecimiento especial a Florencia Brenner, que desde que pusimos en marcha este proyecto y hasta el presente ha trabajado incansablemente, 24 horas al dia y aun descuidando su salud, para que todo estuviera previsto y organizado hasta el ultimo detalle.

 

Por ultimo, me queda pedir disculpas por las cosas seguramente fallaron y agradecer por haberlas disimulado.

 

Resumiendo GRACIAS A TODOS y los esperamos pronto en YATAN RUMI.

 

Miguel Alberto Suarez

Córdoba - Argentina

(enviado em 8/12/07)


Complexo da Praia do Pinho (2)

 

Olá, Amigos

 

Que bom que vcs têm gostado da nossa administração... Quero dizer que sou um naturista de coração LUTO MUITO pelo Naturismo... estou sempre tentando fazer ações que beneficiam o naturismo com um todo.

 

A única coisa que não faço é praticar o nudismo no Pinho, pois penso que é melhor não misturar as coisas. Mas pratico em casa e com certeza quando for conhecer alguma area naturista irei praticar.

 

Um grande abraco a todos.

 

Niltinho

Camboriú - SC

(enviado em 7/12/07)


Complexo da praia do Pinho

 

Amigos e amigas do Naturismo.

 

Confiram as melhorias que uma boa administração promove. Realmente o Pinho e os naturistas estão de parabéns. Quiosques, asfaltos, água potável, etc, etc, para ser ainda melhor, sonho com o dia em que Niltinho e familia tornarem-se NATURISTAS.

 

Um abraço

 

Jorge Bandeira

Manaus - AM

(enviado em 7/12/07)
 


Naturismo na Bahia e NATSaúde

 

Com a aproximação da data que será um divisor de águas para o naturismo brasileiro (o congresso internacional, que será realizado em tambaba), naturistas do Norte e Nordeste do pais já marcam mais presença. A Sonapa e a Sonace são exemplos deste fenômeno. Infelizmente, da Bahia, com o naturismo consolidado em Massarandupio, não se tem notícia de nenhuma associação estruturada e organizada. Deveriam se mirar nos exemplos da ANA e a ong resposável pela Praia do Pinho, não só por serem bem estruturadas, mas pelo fato que venceram o conservadorismo e a caretice dos que achavam naturismo ato libidinoso.

 

Quanto à seção natsaúde do mês de Dezembro, perguntei ao meu dermatologista e nâo faz mal algum se depilar, independente do gênero. Prá quê polemica? Qual o mal de querer cuidar bem do corpo? Mente sã, corpo são.

 

José Loureiro

(sem indicação de cidade)

(enviado em 7/12/07)


Sanna (2)

 

Prezados Fernando e Amigos do SANNA!

 

Com um pouquinho de atraso, recebam o nosso abraço com muitos votos de Prosperidade, Amizade, Solidariedade, Companheirismo e nenhum roupa (sempre que possível!!).

 

Desejamos muitas Felicidades com a certeza de que o dia 09/12/2007 será um grande dia, e muito especial, para vocês e todos nós naturistas brasileiros.
Bjs dos amigos capixabas

 

Maria Luzia e Gilson

Vitória - ES

(enviado em 6/12/07)


Sanna

André,

Fico feliz em ver que a luta do Fernando e sua esposa já começa a dar frutos.

Neste mesmo dia nós da SONAPA realizaremos nosso segundo encontro. Parabéns a todos e todas que lutam pelo crescimento com qualidade do naturismo no Brasil.

Abraços Naturais.

 

João Carlos de Souza -

Presidente da SONAPA - Sociedade Naturista do Pará

Belém - PA

(enviado em 1/12/07)


 

Feliz natal

 

O NATAL É UMA FESTA CRISTÃ EM QUE COMEMORAMOS O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO.
NASCIMENTO É VIDA.
E VIVER MERECE UMA GRANDE COMEMORAÇÃO.
REÚNA SEUS PARENTES E AMIGOS PARA FESTEJAR.
FESTEJAR A VIDA!

BOAS FESTAS AMIGOS BRASILEIROS. FELIZ 2008 COM MUITA SÁUDE, PAZ, HARMONIA, TRABALHO, DINHEIRO, SORTE.

 

Maria Luzia, Gilson e Filhos.

Vitória -ES

(enviado em 27/11/07)


 

Fatos ocorridos na Colina do Sol(2)

 

Prezados Moradores da Colina do Sol.

 

Neste momento de intensa tristeza queremos manifestar nossos sentimentos aos moradores na Colina do Sol e aos familiares do Sr. Wayne. Estamos todos perplexos diante do fato e registramos nosso repúdio ante tamanha violência.

 

Queremos deixar o nosso forte abraço para todos.

 

Maria Luzia e Gilson

Vitória - ES

(enviado em 29/11/07)


Fatos ocorridos na Colina do Sol

 

Taquara, 28 de Novembro de 2007.

 

Prezados Naturistas do Clube Naturista Colina do Sol,

 

A Federação Brasileira de Naturismo gostaria de externar o grande pesar que se abateu sobre todo o Naturismo Brasileiro com relação aos terríveis fatos ocorridos dentro da Colina do Sol na madrugada do dia de hoje.

 

Temos a consciência de que este paraíso foi agredido pela violência que se instalou na sociedade brasileira e que saindo dos grandes centros urbanos, infelizmente, agora se voltou contra uma área Naturista.

 

Solidarizamo-nos com as famílias diretamente envolvidas (Fabio & Michele e João Olavo & Astrid) além do memorável Wayne (Dana Wayne Harbour) que infelizmente veio a falecer, bem como com todos os membros e freqüentadores da Colina do Sol. Saibam que durante a abertura do 31º Congresso Internacional de Naturismo iremos fazer um minuto de silencio em homenagem a este Naturista que veio a falecer neste tão triste dia.

 

Colocamo-nos ainda à disposição para não deixar que este fato abale a imagem da Colina do Sol e que este local continue a ser a referência Naturista que sempre foi desde sua fundação.

 

Saudações Naturistas,

 

André Herdy – Presidente; Elias Pereira – Vice-Presidente; Kelli Steffens - Secretária; Jorge Bandeira – 2º Secretário; Pedro Ribeiro - Tesoureiro; Jaime Belém – 2º Tesoureiro; José Damasceno Filho, José Antonio Tannús, Arnaldo Soares, José Roberto Fabri, José Mariano Junior – Conselho Maior; Waldemar da Motta, Marcelo Pacheco, Weslley Lima – Conselho de Ética

Taquara - RS

(enviado em 29/11/07)


Passa, porte

 

Parabenizo a Praia do Pinho pela organização do 6º Encontro Brasileiro de Naturismo. A estrutura do camping é ótima, a faixa de areia se mantém impecavelmente limpa. Equipamentos de som, cadeiras e mesas bem instalados, conforto, organização.

 

Apenas lamento – inclusive apresentei essa situação na mesa-redonda do segundo dia – o pouco tato em relação a homens solteiros. O assunto cansa, mas vejam bem: uma coisa é um homem solteiro vir das famigeradas pedras que ficam à esquerda do complexo, parte mais isolada da praia onde a nudez é opcional e, segundo vários relatos, manifestam-se interações libidinosas. Outra coisa, bem diferente, é um homem solteiro portando passaporte naturista sair de Araras-SP, viajar 16 horas, chegar à recepção com o documento em mãos e ser recebido com uma frieza de arrepiar a Groenlândia. Digamos que fosse apenas cautela da recepcionista. Não era. Ela disse que só estava sendo possível eu me instalar no camping por se tratar de congresso naturista, uma “exceção”.

 

Você visita “Dúvidas Frequentes” no site do Pinho (www.praiadopinho.com.br) e lê que “Infelizmente em alguns casos, homens desacompanhados acabam criando situações constrangedoras às famílias que se hospedam na praia. As situações mais comuns são: Assedio de mulheres sozinhas ou acompanhadas; atos de caráter sexual ou obsceno; troca de carícias com outros homens etc. Estes casos ocorrem principalmente quando o homem está desacompanhado da presença feminina e acabam causando conflitos dentro da praia. Portanto, para a praia seja totalmente liberada, é preciso que haja uma mudança no comportamento dos próprios freqüentadores”.

 

Pergunto: se o homem desacompanhado alugar ($) uma "presença feminina", vai conseguir entrar?

 

Entendam bem, concordo que não faltam tarados no planeta, a maior parte da humanidade está despreparada para a nudez social. Homens e mulheres. Mas claro, sejamos razoáveis, é difícil imaginar uma coação sexual feminina. E tem mais homem que mulher no naturismo.

 

Por isso, para proteger as exceções barbadas, surgiu o passaporte. Nas mesas-redondas do 6º Encontro, entretanto, muito se discutiu mas pouco se percebeu: a carteirinha amarela é imprecisa. Não é à toa que áreas como o Pinho desconfiam dela. Imprecisões:

 

1) Falta de critérios para emitir o passaporte. Determinada associação só reconhece o naturista que participou de pelo menos três encontros ao natural, conduta ilibada. Outra anseia premiar o maior número possível de associados, incluindo gente bonitinha, mas ordinária.

 

2) Falta de orientação sobre o documento. No Pinho eu disse ter passaporte, mas a recepcionista nem se preocupou em vê-lo. E se eu fosse lobo em pele de cordeiro?

 

3) Poucos estímulos para que casais e mulheres também adiram ao passaporte, referendando-o. Hoje o passaporte só interessa ao solteiro, que, sem ele, pode ser barrado. José Roberto Fabri, de Minas Gerais, com história na NAT-MG, insistiu neste ponto.

 

Agora, atenção! Passaporte naturista, essencialmente, não é vale-desconto nem instrumento de barganha política. Pode ser TAMBÉM, mas não pode ser SOMENTE. Imaginem o futuro do passaporte: todo mundo ganha, vira um cartão da C&A, e a exclusividade (que proporciona seletividade, que proporciona segurança, que proporciona ingresso sustentável do homem desacompanhado) morre na praia.

 

É impossível unificar critérios para emiti-lo, pois cada área ou associação tem suas peculiaridades - Abricó é bem diferente do Pinho, por exemplo. Mas faltam critérios mínimos: jamais emitir passaporte pela internet, jamais emitir passaporte para quem nunca tirou a roupa em público, etc.

 

A confiabilidade do passaporte é diretamente proporcional à sua criteriosidade. Um pedaço de papel não resume ninguém, mas quem joga RG e CPF no lixo? Pedaços de papel podem ser bons informantes. Até hoje, aliás, não houve qualquer episódio desagradável protagonizado por detentores de passaporte.

 

O Pinho é muito bem administrado. Niltinho, apesar de você não precisar, pois realiza trabalho elogioso, deixo humildes sugestões:

a) Pré-seleção. Eu cheguei a telefonar para a Praia do Pinho antes de viajar, também entrei em contato pelo formulário do site. Parece não ter havido triagem. Que tal já deixar na recepção a lista dos naturistas regulamentados cujas presenças são aguardadas? Evitaria constrangimentos.

 

b) As mesas-redondas foram realizadas praticamente dentro do camping. Quem não armou barraca encontrou certa dificuldade para participar, porque só entra no camping quem tem pulseira de identificação. Recomendo pulseiras específicas para congressistas.

 

c) A faixa de areia estava desimpedida. Era relativamente fácil, por exemplo, um pseudo-naturista vir das pedras (parte mais isolada, sem fiscalização). Impossível barrá-lo? Que tal orientá-lo? Vamos imaginar o pior perfil possível para aquele visitante: fisicamente forte e cônscio disso (tentando intimidar), dizendo que a praia pertence a todos, que tem direito de ficar onde quiser de sunga e óculos escuros. Um voyeur. Um babaca. Minha sugestão seria pôr um monitor e uma monitora de plantão para apresentar o naturismo na entrada da praia "verdadeira", deixando claras as regras.
Pena que existe uma possibilidade espinhosa: a de o visitante indesejado continuar inflexível.

 

Pedro Ribeiro, o mago de Abricó, já viu de tudo. E Abricó, sabemos, é resguardada por dois seguranças completamente nus. Por que não reproduzir algo assim no Pinho? É inconstitucional?

 

Primeira barreira, monitores. Se o invasor maltratá-los, seguranças. Se disser estar sendo vítima de violência por parte dessa segunda barreira, registrando Boletim de Ocorrência... Polícia? É isso, chamaríamos a polícia? Complicado, não? Porque se o cara aparece armado, drogado ou se masturbando é claramente crime, mesmo no último caso, subjetivo atentado ao pudor.

 

Um policial coibiria voyeurismo sem máquina fotográfica? Coibiria estar de sunga entre pelados se a Lei Gabeira nem saiu do papel?
Claro que fui longe, mas essa é a Faixa de Gaza. Onde o ararense portador de passaporte naturista, amigo do presidente da Federação e colunista da Brasil Naturista é que é recebido como homem-bomba.

 

Edgard Felipe de Oliveira Jr.

 

O Ed Garden da Brasil Naturista

Visitante assíduo de CNEM (Comunidade Naturista Encanto de Minas), Mirante do Paraíso, NIP (Naturistas do Interior Paulista) e Sampanat (Naturistas da Grande São Paulo). Visitante ocasional de Abricó. Já hospedou-se na Colina do Sol e na Praia do Pinho. Jornalista, comerciante, 26 anos, solteiro. Naturista desde 2005

 

(enviado em 22/11/07)


 

Fundação da SONAPA

 

Querido amigo e companheiro João Carlos!

 

Alguém já disse que "sonho que se sonha junto torna-se realidade". Você e sua amiga e companheira Fatinha não sonharam sozinhos por este tão importante momento porque muitos estiveram torcendo com vocês.

 

Parabéns a todos que estão compondo no Pará este hino de liberdade que se chama Naturismo.

 

Beijos, bjs.

 

Maria Luzia

Vitória -ES

(enviado em 5/11/07)


Jorge bandeira no 6º Encontro Brasileiro de Naturismo

 

Olá naturistas!

 

Estou também confirmando minha presença no 6o encontro brasileiro de naturismo, em contagem regressiva(começa dia 15!).

 

NA OPORTUNIDADE FAREI COMUNICAÇAO SOBRE O GRAÚNA-AM, APRESENTO A PANTOMIMA ADAPTADA DE SAMUEL BECKETT ATO SEM PALVRAS E TB A EXPOSIÇAO DE 40 DESENHOS A BICO DE PENA REPRODUZIDOS DE KHALIL GIBRAN, RETRATANDO A NUDEZ.

 

Abraços e até o encontro.

 

Jorge Bandeira

Manaus - AM

(enviado em 1//11/07)


 

Olho Nu

 

Gostei muito do conteúdo desse jornal ! Até que enfim encontrei pessoas que compartilham da mesma sinceridade que eu, me sinto mais humano, mais verdadeiro e mais feliz quando fico nu. Moro só e toda parte do tempo que estou em casa fico nu, me conecto com Deus quando estou sem a casca materialista. Quero mais informações de comunidades de naturismo em São Paulo -SP, podem me ajudar? abraços...

 

Ruberley Marins

São Paulo - SP

rubher71@hotmail.com

(enviado em 25/10/07)


 

Naturismo no Pará (2)

 

Bom dia, Amigo João Carlos!

Bom dia, Amigos do Pará!

 

Quantas vezes conversamos sobre a chegada deste tão importante acontecimento! A SONAPA (gostei!!!!) está raiando num momento muito especial para o Naturismo brasileiro, quando vemos a nossa FBrN, tão bem capitaneada pelo jovem André, abraçando neste imenso país inúmeras novas entidades naturistas comprometidas com o código de ética e respeito à filosofia naturista.

 

Parabéns João Carlos e transmita aos amigos do Pará o nosso mais carinhoso abraço.

 

Vida longa a SONAPA!

 

Beijos da irmã-amiga

 

Maria Luzia

Vitória - ES

(enviado em 20/10/07)


 

Naturismo no Pará

 

Amigos João Carlos e Fátima,

 

Estamos felizes por você estar realizando mais este sonho. Parabéns para o Naturismo brasileiro.

 

Naturalmente,

 

Valdir e a Turma do Recanto

Piraí - RJ

(enviado em 22/10/07)


Nuvidade naturista no Norte

 

Olá amigos e amigas!

 

Que notícia excelente! Depois de anos, eis que retorna äs fileiras do Naturismo organizado o nosso querido Pará!

 

Parabéns Joao, parabéns Fátima! Parabéns aos paraenses, nossos queidos irmaos, agora nossa fraternidade naturista do NOrte já é uma realidade. E penso, neste momento, que o Graúna NASCEU graças aos contatos do antigo GRUNAPA/Vamos continuar nosso sonho naturista, quem sabe, um dia, teremos TODOS os estados do Norte brasiliero com sua representaçao junto ä FBrN. SALVE O NATURISMO.

 

O Graúna, do Amazonas, dseja toda a sorte aos nossos amigos e amigas do Pará.

 

Jorge Bandeira-Diretoria de ética e divulgaçao do Graúna-Am

2o Secretário da FBrN

Manus - AM

(enviado em 22/10/07)


 

Parabéns ao NATBaixada

 

Olá amigos e amigas do NATURISMO!

 

O Graúna-Am está muito feliz com a chegada de nosso novo parceiro naturista: NAT BAIXADA. BOA SORTE, conte com os naturistas do Amazonas para ajuda-los no que for preciso em nossa jornada pelo naturismo.

 

Saudações naturais!

 

Jorge Bandeira

Diretoria de divulgaçao e ética-Graúna-Am

2o Secretário da FBrN

Manaus - AM

(enviado em 18/10/07)


Surge o NATBaixada!

 

BOM DIA, MARCELO!

BOM DIA, AMIGOS DO NAT BAIXADA!

SEJAM BEM-VINDOS AO MUNDO REAL DO NATURISMO!

 

Quando inauguramos a Praia Naturista de Barra Seca, em 05 de fevereiro de 1994, recebemos com muito carinho a visita da delegação da extinta Rio Nat, que era comandada pelo querido amigo Sérgio de Oliveira, que nos deu um conselho que agora repassamos para vocês: "o segredo do sucesso é jamais se cansarem de receber com amabilidade o novo naturista , observando e ensinando as regras da boa convivência mantendo o respeito a si e ao próximo".

 

Sucesso para vocês nesta nova fase, com muita alegria, muito respeito e nenhuma roupa. Sempre!

 

Transmita aos amigos do Nat Baixada um abraço da Turma da NatES - Praia Naturista de Barra Seca

 

Maria Luzia

Vitória - ES

(enviado em 17/10/07)


Congresso Internacional de Naturismo

 

Maria Luzia,

 

os parabéns devem ser dados a todos os Naturistas Brasileiros, inclusive aqueles que já nos deixaram como a imortal mulher capixaba de grande fibra e visão: LUZ DEL FUEGO.

 

Não é à toa que a outra mulher capixaba de grande fibra e visão e que foi presidente da FBrN, foi a responsável pela virada na história do Naturismo Brasileiro quando em 2001 lançou o 1º Encontro do Terceiro Milênio e com isto fez com que a FBrN voltasse a crescer. Você é uma das grandes responsáveis por este momento de nossa história! A você Maria Luzia, também fica os nossos parabéns pela visão que teve deste futuro que agora é realidade.

 

Ao eterno presidente Elias Pereira que com sua simpatia, alegria e decisão conseguiu acertar os rumos desta federação e juntar uns que estavam afastados também devemos grandemente a realização deste momento histórico no Brasil.

 

Enfim, sem querer deixar de lembrar de todos, fica aqui registrado que cada um, com seu mais singelo ato em prol do Naturismo organizado e responsável fez com que esta realidade se tornasse concreta. A todos os Naturistas Brasileiros que acreditaram neste sonho que para alguns parecia loucura, também agradecemos o suporte e confiança. E para aqueles que achavam que estavamos loucos também agradecemos pois com eles pudemos fincar bem os pés no chão para que a alma pudesse viajar mas com bases reais.

 

O Naturismo Brasileiro tem muito que comemorar nestes anos de 2007 e 2008 e o 31º Congress é apenas uma das coisas que estão vindo por ai. Em breve teremos outras notícias maravilhosas que marcarão também estes anos em nossa história tão bela e tão recheada de amizade, respeito, organização, responsabilidade, visão e empreendedorismo. Felizes somos todos nós Naturistas Brasileiros que fazemos parte deste momento histórico em nosso estilo de vida!

 

A todos desejo um feliz dia das crianças! Desejo que sejamos sempre como as crianças: Sonhadoras, Alegres, sem discriminações e sinceros!

 

Saudações Naturistas,

 

André Herdy

Pres da FBrN

Taquara - RS

(enviado em 10/10/07)


 

Informação

 

Existe campo naturista em Mato Grosso do Sul?

 

grato

 

Ezequiel Freire

sem indicação de cidade

ezequielfreire@ibest.com.br

(enviado em 9/10/07)


 

Circular 31. Congress

 

Bom dia, Presidente André!

Bom dia, Vice-presidente, Elias!

Bom dia, Amigos da FBrN

Bom dia, amigos da SONATA!

Bom dia, amigos naturistas brasileiros!

 

Estamos impressionados com a organização e a preocupação com os mínimos detalhes para a realização do 31º Congress, que já é um sucesso.
É muito gratificante fazermos parte deste momento tão especial e ficamos extremamente felizes por tudo o que está acontecendo com o Naturismo Brasileiro.

 

Parabéns, Presidente André, aos amigos da FBrN e aos Naturistas Brasileiros!

Vamos endossar a contagem regressiva e nos prepararmos para este tão importante evento.

 

Grandes abraços de todos dos amigos capixabas da NATES

Praia Naturista de Barra Seca

 

Maria Luzia de Almeida

Vitória - ES

(enviada em 9/10/07)


 

Preparativos para o 31º Congresso Internacional

 

Caro amigo André Herdy

 

Caros companheiros naturistas da FBrN

 

Depois de ler a informação da INF sobre os preparativos do seu próximo congresso aí no Brasil, não posso deixar de vos dar os parabéns por todo o desenvolvimento conseguido na sua preparação e que, estou certo, não deixará de constituir um êxito de realização.

 

Como sabes André, desde a primeira hora que me envolvi de alma e coração nesse projecto, tendo plena consciência das dificuldades que iríamos encontrar no caminho que percorremos até à sua aprovação em El Portus, no último congresso da INF. Mas, ao lutar por ele, sempre acreditei na vossa vontade e capacidade de realizar um congresso que, estou certo, marcará a história da INF e do Naturismo Mundial.

 

Recordo, com alguma emoção, todos os momentos que partilhámos desde a fase anterior à reunião interfederal em Vera, a cumplicidade vivida na estratégia seguida, quer nesse evento, quer nos meses que se seguiram e, finalmente, em pleno congresso no El Portus, onde a vossa vitória foi a minha vitória. Nessa altura, os pequenos “David’s” derrotaram os “Golias”, mostrando à evidência que quando “um homem quer e acredita, a obra nasce”.

 

Verifico, assim, que a vossa aposta, a minha aposta, está definitivamente no bom caminho. Os meus sinceros parabéns e votos de continuação de um bom trabalho.

 

Se puderes, vai dando notícias sobre o desenvolvimento dos preparativos e outras acções que possam ser úteis divulgarmos aqui em Portugal, através da FPN.

 

Dá cumprimentos meus aos companheiros da FBrN que pude conhecer ao longo deste processo.

 

Saudações naturistas.

 

Um abraço do

 

Laurindo Correia

Lisboa - Portugal

Publicação autorizada por André Herdy

(enviado em 14/10/07)


 

Jornal OLHO NU de outubro

 

PEDRO

 

Parabéns pela edição de outubro. A reportagem sobre a visita do Wolfgang e sua comitiva está perfeita. A seqüência de fotos mostra a realidade de tudo que aconteceu e esperamos que em 2008 com apoio de vocês, tenhamos um congresso inesquecível.

 

Paulo Campos

Presidente da SONATA

João Pessoa - PB

(enviado em 6/10/07)


NOTA DE AGRADECIMENTO

 

Queremos manifestar nossa enorme gratidão a todos e os amigos naturistas, pela consideração que tiveram conosco nestes últimos dias. Muito nos emocionou a demonstração de carinho que recebemos de todos, através de e-mails, telefonemas e até mesmo da presença física de muitos.

 

Todos sempre muito preocupados, atenciosos e solidários. Estas atitudes, só vieram confirmar para nós do Mirante que: “O naturismo além de nos proporcionar muitas alegrias, nos deu uma grande família”

 

A missa de 7º dia será no dia 04/10/2007 as 19:30 hs na Igreja São José do Maranhão. Largo do Maranhão - Tatuapé

 

O nosso muito obrigado!

 

Família Mirante do Paraíso

Igaratá - SP

Mirantedeoparaiso@terra.com.br

(enviado em 28/09/07)


 

Nota de Falecimento

 

Venho através desta comunicar a todos que D. GILBERTA TRINANES SOARES mãe da Ivani veio a falecer hoje as 11:30 hs. Seu corpo será velado na Quarta Parada em São Paulo bairro do Tatuapé e enterrada amanhã dia 26/09 as 8:00 hs.

 

Agradeço a todos.

Família Mirante Do Paraíso

 

DEUS O TENHA EM UM LUGAR MUITO ESPECIAL

maiores inf. 11 81823778

 

Família Mirante do Paraíso

Igaratá - SP

Mirantedeoparaiso@terra.com.br

(enviado em 25/09/07)


 

Informação

 

Conheço um pequenina praia deserta que fora de temporada não tem nem passarinho por lá, sera que posso praticar nudismo com minha noiva?

 

Queremos apenas praticar nudismo. Não queremos nenhum tipo de sacanagem, sexo na praia etc, apenas nudismo, sendo assim gostaria de saber onde mais posso praticar nudismo na boa, moro em praia grande - SP, tem alguma dica para litoral sudeste, mesmo que seja não oficial?

 

grato

 

Lincoln Campos

Sem indicação de cidade

lincolnribeirocampos@hotmail.com

(enviado em 22/09/07)

 

Olá, Lincoln. O melhor seria você procurar praias oficiais como a praia do Abricó, no Rio de Janeiro, ou Barra Seca, no Espiríto Santo. Mas no litoral do Sudeste há a praia da Figueira, em Trindade, Distrito de Parati, RJ, ou a praia Brava (que não é oficial) também na mesma região. Há o OLho de Boi em Búzios ou a Brva de Cabo Frio, ambos no Rio de Janeiro. De São Paulo, não temos informações.

 

abraços


31º Congresso Internacional de Naturismo

 

Quando descrevemos o Naturismo, não falamos apenas de nudez. Falamos de Amizade, Companheirismo, Solidariedade, Respeito. Também falamos em Turismo porque os naturistas movimentam bilhões de dólares em todo o mundo. No Brasil a cifra é também grandiosa porque os mais de 500 mil naturistas dispõe de 10 praias oficiais, 3 vilas, 2 hotéis e vários clubes de norte a sul do país formados pelos 29 grupos regionais.

 

Os naturistas brasileiros terão a honra de sediar em Setembro de 2008 o 31º CONGRESS - Congresso Internacional de Naturismo, que acontecerá na Praia Naturista de Tambaba, na Paraíba, que pela primeira vez ocorrerá num país do Hemisfério Sul e o primeiro realizado em toda a América Latina.

 

E para que o evento seja um sucesso, a FBrN - Federação Brasileira de Naturismo informa que a visita da delegação da INF - Federação Internacional de Naturismo, ocorrerá dos dias 22 a 27/09/2007, em Tambaba - PB, sede do congresso, quando visitará os hotéis e restaurantes que prestarão serviços aos naturistas nacionais e internacionais.

 

Naturalmente.

 

Maria Luzia

Vitória - ES

(enviado em 22/09/07)


Resposta ao apelo de Fortaleza

 

Olá Marcos,

 

acredito que você deve ter lido o e-mail abaixo que eu havia enviado para o André Santos de Fortaleza e também foi publicado na seção de Cartas do Jornal Olho nu...

 

É de grande interesse da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) que tenham mais e mais grupos naturistas por todo o Brasil, primeiramente para o desenvolvimento de nosso estilo de vida e também para termos uma maior representatividade dos interesses das diversas regiões do Brasil onde as diversidades culturais representem uma bela construção de uma identidade nacional de nossa Federação.

 

Fortaleza e o Ceará, de uma forma especial, não podem ficar fora desta! As belezas naturais do litoral cearense são um convite ímpar para a prática do Naturismo e sem dúvidas os caminhos para isto estão cada vez mais fáceis!

 

Entendo que nesta primeira tentativa de reunir o grupo virtual num encontro real possam ter fracassado, mas reafirmo o que eu falei para o André Santos, reunir 10 pessoas numa reunião real e assinarem uma ata de fundação e um estatuto e depois reconhecer as assinaturas destes 10 no cartório é tudo que precisam. O crescimento do grupo real vem com o tempo... grupos grandes como a YNAI, NIP, Sampanat, CNEM, NatSul... começaram com poucas pessoas e hoje reúnem centenas!

 

Poderíamos ajudar, num primeiro passo exatamente com a divulgação desta reunião. Basta que nos informem o dia, hora e lugar que faremos a melhor divulgação possível nos meios de comunicação naturistas, chamando assim o público alvo que, em potencial, já existe.

 

Aguardo notícias e já me inscrevi no CearaNat.

 

Abraços

 

André Herdy

Presidente da FBrN

Taquara - RS

(enviado em 27/08/07)


Apelo de Fortaleza

 

Prezado Andre,

 

Há exatamente 4 anos foi criada a lista cearanat , que se propõe a discutir não só o naturismo no Ceará. Nesse decorrer conseguimos com a ajuda do amigo Gilson recuperar a lista do nosso amigo Chris Natal, que estava solta, servindo de repositório de sacanagem, apoiar a criação de alguns sites sobre Naturismo e ajudar na administração de algumas listas

 

Fizemos no mês passado uma primeira tentativa de reunir o grupo, porém tivemos algumas dificuldades e não obteve o sucesso que queríamos.

 

Todo material necessário para a criação de um grupo federado nós já temos, que vai desde a logomarca, ata e estatuto, porém estamos trabalhando numa primeira instância para fortalecer o grupo e numa segunda fase executar o registro da mesma, pois não adianta criarmos um grupo para depois de 6 meses o mesmo dissolver-se.

 

Se tiver interesse entre na lista do cearanat, talvez você possa ser a chave que faltava para a criação do grupo

 

att

 

Marcos

Moderador

Fortaleza - CE

cearanat@gmail.com

(enviado em 23/08/07)


FUMANTES... uma agressão

 

Naturista fuma em fotografia.

Prezado Pedro...

 

Ótimo o site (www.yatanrumi.com.ar ), é de bom tamanho realizar eventos em áreas naturistas, divulga-se o lugar, incentiva a prática do naturismo e a prática de muitas atividades, entre elas desportivas.

 

Apesar das pessoas bonitas e lugares lindos, tenho uma ressalva a respeito da foto em anexo, UMA FUMANTE, em meio a toda essa paisagem lindssima, além de ser uma agressão a si própria, agride ao meio ambiente e as pessoas em volta, e reforço aqui as palavras da MARIA LUIZA, em um de seus comentários, publicado no dia 06 Jul 2007 nesse Jornal: "nós enquanto naturistas preservadores, poderíamos triar as fotos publicadas excluíndo também as que contenham fumantes.

 

Fica a sugestão!"

 

um abraço naturista a todos.

 

Luiz

Recife - PE

(enviado em 15/08/07)


Saudações

 

Meu nome é Emerson A. Peres, tenho 34 anos, sou evangélico, casado e um filho de 2 anos. Moro no interior do estado de São Paulo na cidade de Araras a mais de 20 anos.

 

E estou escrevendo para informar a vc Pedro Ribeiro e ao jornal que não sou um naturista praticante, mas um simpatizante do naturismo a longa data. Mas, mesmo que eu quisesse ser, é muito difícil devido aos compromissos do dia a dia e a distância dos pontos naturistas. Mas sempre que posso estou me antenando no mundo naturista através da Internet.

 

E hoje recebi minha primeira edição on-line do Jornal Olho Nu, devo dizer que é um ótimo material. Agradeço pelo envio do mesmo.

 

Isto me traz uma grande satisfação, pois me sinto um pouco mais próximo do estilo de vida naturista que eu acho bonito.

 

Acho bonito pelo respeito, o comportamento e a maneira de vcs olharem para o nu, como uma coisa comum, do cotidiano.

 

Deixo aqui estas poucas linhas e um abraço, a vc Pedro Ribeiro e a toda equipe do jornal.

 

Atenciosamente.

 

Emerson A. Peres.

Araras - SP

(enviado em 9/08/07)


 

Caminhar nu é mais saudável

 

Amigos do Jornal OLHO NU

 

Eu e minha família (somos de Campo Grande, MS) normalmente passamos finais de semana na fazenda, onde acabamos criando nosso ambiente naturista.

 

Passar dois dias todos nus, andando a cavalo, pescando, nadando... é muito gratificante. E eu como adoro caminhadas, não perco tempo.

 

De brincadeira, fiz uma aposta com minha filha, que eu mandaria fotos minhas nu para a Internet. Depois de muita gozação e risadas, estou mandando para vocês algumas fotos que ela mesma tirou.

 

E aproveitando, coloquei uma mensagem interessante, pois é o que eu acho: caminhar nu é mais saudável, mais à vontade, é muito bom.

 

Espero que vocês achem um espaço para publicar no Jornal Olho Nu, e não me façam perder a aposta que eu fiz.

 

(clique sobre a figura acima para ver as fotos)

 

Abraços.

 

Marcos Pereira

Campo Grande -MS

(enviado em 6/08/07)


 

Sem possibilidade de conhecer áreas naturistas

 

MEU MAIOR SONHO É FREQUENTAR UMA PRAIA OU UM LOCAL DE NATURISTAS, PARTICIPAR E CONHECER ESTA NOVA MODALIDADE DE CONVIVÊNCIA. PENA QUE EM MEU ESTADO SEJA QUASE NULA ESTA POSSIBILIDADE. QUERIA ENTRAR EM CONTATO E CONHECER MAIS SOBRE O NATURISMO. ADMIRO MUITO E TENHO VONTADE DE SER UM, PELO MENOS POR UM POUQUINHO DE TEMPO.

 

Bento Lima

Aparecida de Goiânia - GO

bento@bal.com

(enviado em 25/07/07)


Feliz Dias dos Pais do Mirante do Paraíso

 

Quem disse
que por de trás daquela barba
que nos arranha o rosto
não tem um coração moleque
querendo brincar?

Quem disse
que por detrás daquela voz grossa
não tem um menino criativo querendo falar?

Quem foi que falou
que aquelas mãos grandes
não sabem fazer carinho se o filho chorar?

Quem foi que pensou,
que aqueles pés enormes,
não deslizam suaves na calada da noite,
para o sono do filho velar?

Quem é que achou
que no fundo do peito largo e viril
não tem um coração de pudim,
quando o filho amado,
com um sorriso largo se põe a chamar?

Quem foi que determinou
que aquele coroa,
de cabelos brancos não sabe da vida
para querer me ensinar?

Pai, você me escolheu filho, eu te fiz exemplo! Feliz dia dos pais, meu PAI.

 

Arnaldo Soares

Mirante do paraíso -

Igaratá - SP

(enviado em 10/07/07)


VI Encontro Brasileiro de Naturismo

 

Taquara, 1º de Agosto de 2007.

 

CIRC: 009/07 – Ref: VI Encontro Brasileiro de Naturismo e 2º Encontro Latino-Americano de Naturismo

 

Prezados Dirigentes Naturistas Brasileiros,

 

A Federação Brasileira de Naturismo vem por meio desta convocar todos os dirigentes naturistas do Brasil para participarem do VI Encontro Brasileiro de Naturismo que ocorrerá de 15 a 18 de Novembro de 2007 no Complexo Turístico da Praia do Pinho, na cidade de Balneário Camboriú, estado de Santa Catarina.

 

Nesta ocasião seguiremos o programa abaixo:

 

Quinta- Feira dia 15/11

15:00 - Abertura Oficial com os representantes de entidades naturistas Brasileiras e com as autoridades da região

20:00 - happy hour com música para hóspedes da Pousada e Camping do Complexo Turístico Praia do Pinho.

 

Sexta – Feira dia 16/11

10:00 – Palestra – Naturismo e Ecologia

14:00 - Reunião com os representantes de entidades naturistas Brasileiras.

21:00 - happy hour com musica ao vivo, (Musico Naturista de Florianópolis) de frente para o mar

 

Sábado dia 17/11

14:00 - Reunião com os representantes de entidades naturistas Brasileiras.

22:00 – Baile de confraternização.

 

Domingo dia 18/11

10:00 – Passeio de Barco Naturista pelo litoral da cidade

14:00 - Encerramento do evento

 

Os temas a serem debatidos constarão em outro comunicado que será enviado posteriormente, respeitando os 30 dias de antecedência das convocações.

 

Lembramos que este será o último grande evento da FBrN (âmbito nacional) a ocorrer antes do XXXI Congresso Internacional de Naturismo que ocorrerá em Tambaba de 9 a 12 de Setembro de 2008, portanto a participação de todos é de suma importância.

 

Também comunicamos que estaremos presentes no 2º Encontro Latino – Americano de Naturismo que ocorrerá na Reserva Naturista Yatan-Rumi (Pedra Nua, no idioma aborígine local) nos dias 30 de Novembro, 1º e 2 de Dezembro. Certamente temos a consciência de que dois eventos deste porte em datas tão próximas se tornarão inviáveis para muitos dos Naturistas Brasileiros, mas incentivamos a que todos que puderem comparecer também a este evento, venham conosco ajudar aos nossos irmãos latino-americanos a terem suas federações nacionais de Naturismo.

 

A programação do 2º ELAN será:

 

Sexta-feira dia 30/11

23:00 hs - GRAN DISCO NUDISTA (festa naturista) no Boliche Marietta, na cidade de Tanti

 

Sábado dia 1/12

10:00 hs - Debate na Estância Cerro Blanco e almoço (naturista)

15:00 hs - Visita guiada à Yatan-Rumi (naturista)

21:00 hs - Festival Precosquín no Anfiteatro Tanti (vestido)

 

Domingo dia 2/12

10:00 hs: III CROSS NUDISTA de Tanti , em Yatan-Rumi

 

O dia escolhido foi por coincidir o Dia Nacional do Naturismo na Argentina (1º Domingo de Dezembro), o dia em que é realizado há vários anos a maior corrida Naturista da América Latina (Cross Nudista) e a data que o Governo de Tanti resolveu apoiar. Aliás, este apoio governamental é o primeiro que ocorre na Argentina e significa que nossos vizinhos também estão conseguindo vitórias no reconhecimento de nosso estilo de vida!

 

O outro ponto principal para a escolha desta data foi que pretendemos chegar ao XXXI Congresso Internacional de Naturismo com uma maior representatividade da América Latina e certamente para isto devemos ajudar aos amigos da Argentina, Chile, Uruguai, México e demais países para que tenham logo suas Federações estabelecidas. Já estamos com propostas de estatutos sendo estudadas, grupos se unindo e acreditamos que este 2º ELAN será a consolidação dos propósitos feitos no 1º ELAN e do compromisso assumido por este presidente e pelo ex-presidente Elias Pereira junto a direção da INF-FNI de desenvolvermos projetos de incentivo a formação de Federações Naturistas nestes países Latino-Americanos.

 

Estes são os trabalhos que a FBrN vem realizando, estamos em um rumo de grande desenvolvimento de nosso estilo de vida e certamente todas as áreas e grupos filiados já estão sentindo estes benefícios e vivenciarão os frutos destes trabalhos.

 

Saudações Naturistas,

 

André Herdy

Pres. da FBrN

Colina do Sol - Taquara - RS

(enviado em 10/08/07)


 

Parabéns ao Jornal OLHO NU

 

Pedro

 

De todo o Coração desejamos muitas Felicidades ao seu Jornal,por tudo o que ele representa para o Naturismo Brasileiro,sem dúvida nenhuma você Pedro que comanda o Jornal Olho NU, é sem dúvida nenhuma uma das melhores pessoas, dentre as muitas que temos no nosso Naturismo. O Mirante se sente orgulhoso de ter as suas Publicações sempre em destaque em seu Jornal, dentre as excelentes notícias que sempre você destaca. Sucesso, Pedro, continue assim que sempre teremos que lhe agradecer o que faz para o Naturismo Brasileiro.

 

Abraços

 

Familia Mirante do Paraiso.

Arnaldo/Ivani/Arnaldinho.

Igaratá - SP

(enviado em 9/08/07)


Resposta ao Apelo de Fortaleza

Olá Xará,

A FBrN deseja muito que os estados que ainda não possuem locais Naturistas venham a ter os seus locais e o caminho mais fácil é exatamente o que estamos adotando.

Reúna 10 pessoas (você, sua esposa, seus amigos...), assinem uma ata de fundação e um estatuto que pode ser igual ao do modelo em nosso site: www.fbrn.com.br/afiliada.pdf, não precisa registrar o estatuto nem tirar CNPJ, basta reconhecer a firma das assinaturas que constarão lá. Envie uma cópia desta ATA e Estatuto, com as assinaturas reconhecidas e uma folha com a logomarca que vocês desejarem usar para identificar o grupo e o nome e e-mail de contato do presidente escolhido para:

Federação Brasileira de Naturismo

Caixa Postal 300

Taquara - RS

CEP 95600-000

 

A partir dai, vocês já serão uma entidade federada, receberão o apoio nosso e poderão emitir os Passaportes Naturistas. Deste modo, facilitará o desenvolvimento do grupo em seu estado, a principio obviamente em sítios alugados e em viagens programadas para os locais naturistas já existentes, porém, em pouco tempo já poderíamos começar um movimento pela liberação de uma praia que vocês acharem propícia em seu estado (o que realmente são inúmeras opções dado a beleza do litoral Cearense) e com isto crescerem mais ainda...

 

Em princípio, o que podemos fazer é, caso haja interesse de vocês, podemos fornecer o estatuto já adaptado para vocês, podemos divulgar (inclusive através do Brasil Naturista e do Jornal Olho Nu) uma reunião de fundação que pode ocorrer em algum restaurante, pizzaria, shopping de Fortaleza (de preferência um lugar de fácil acesso e de preços não muito elevados e num sábado a noite).

 

Divulgaríamos data e local e forma de identificar o grupo, vocês recolheriam as assinaturas e pronto! Estariam já no segundo passo!

 

O que acham?

 

Se concordarem, pensem numa data para esta reunião e nos informe uns 20 dias antes para podermos divulgar corretamente. Se precisarem, podemos criar também uma logomarca para vocês, tudo gratuitamente (que fique claro isto!)

 

Abraços

 

André Herdy

Pres da FBrN

(enviado em 6/08/07)


Independência peitoral

 

Caros amigos:

 

Já tive a oportunidade de felicitar a Joseane (ou o Lauro), pela interessante idéia de marcar-se um dia para a tão buscada liberdade das mulheres de estarem de peito de fora.

 

Há algum tempo imaginei que poderia se fazer uma campanha publicitária convidando a todas as mulheres para que em determinado dia, e em determinada hora, sem esperar umas pelas outras, simplesmente tirassem seus sutians. Provavelmente, teríamos, nessas condições, muito mais gente disposta a isso do que se pensa.

 

Mas a sugestão de reunir um grupo de naturistas pode dar muito mais resultado.

 

De qualquer forma, o fato deveria ser bem divulgado, não só para que o número fosse grande, para ter, então alguma repercussão, mas para que as pessoas, mesmo as que não praticam o naturismo, mas gostariam de "enfrentar" essa situação, pudessem aderir ao movimento.
O Jornal Olho Nu e demais órgãos de divulgação do naturismo podem e devem fazer a maior divulgação possível e ver se a notícia chega à imprensa comum, tanto antes como depois do evento.

 

Vamos em frente pessoal, vamos mostrar que "temos peito" para isso.

 

Um abraço natural

 

Eliana

aquintana@ig.com.br

(enviado em 27/07/07)


Apelo de Fortaleza

Por favor dêem mais atenção aos naturistas de Fortaleza, pois não temos nenhum apoio para a prática do naturismo ou até mesmo para a união dos naturistas aqui. Precisamos de vocês para organizar ou nos ajudar a organizar encontros naturistas aqui.

Agradeço desde já pela sua ajuda.

André Santos

Fortaleza - CE

andrew-ma@bol.com.br

(enviada em 25/07/07)


Saudações aos 4 anos do Graúna

Prezados Naturistas do Graúna,

Na qualidade de Presidente do Goiasnat e em nome de toda a Diretoria e Naturistas Goianos saudamos os 4 anos de lutas do Naturismo Amazonense. É fato que lamentavelmente temos que lutar contra uma sociedade muitas vezes preconceituosa e, ainda mais, contra a idéia de alguns que se dizem "naturistas" desejosos de um movimento concebido como algo clandestino e desvinculado da sociedade. Opinião essa que agrada e favorece interesses promíscuo e os que são contra o Naturismo. Realmente uma luta! Mas temos consciência que levamos as pessoas a proposta de uma forma saudável de vida.

É com grande alegria que percebemos a unicidade de pensamento e ação quanto a nossa gene indígena goiana, e nos orgulhamos disso.

Viva o Índio Goyas e as Nações Indígenas Amazonenses!

Honra, sucesso e glória ao Graúna!

Um forte abraço a todos de uma organização que consideramos nossa irmã siamesa!

Laércio Júlio da Silva

Presidente do Goiasnat

Goiania - GO

(enviado em 25/07/07)
 


Alguma área de nudismo na Suíça e na Itália ?

Bom dia amigos!

Somos naturistas e estaremos viajando pelo sul da Itália e Suiça em setembro próximo, saberiam dizer se existem pontos naturistas nesses locais para que possamos conhecer ?

Um grande abraço,

Victor Cardoso

São Paulo - SP

victor_maurilio@hotmail.com

(enviado em 20/07/07)


Recanto Paraíso

Queria comunicar à família naturista que pela 1º vez fui a um lugar de naturista e fui recebido muito bem e esse lugar maravilhoso se chama Recanto Paraíso. Eu e minha esposa nos sentimos em casa e o lugar honra o nome.

Almeida Junior

Rio de Janeiro -  RJ

(enviado em 12/07/07)


jornal OLHO NU

 

Amigo Pedro.

 

Acabo de ler, com muito prazer, toda a edição de Julho/2007 do nosso jornal Olho Nu. E olha que ainda não recebi o seu email avisando que já está no ar!

 

Os associados da NatES criaram neste ano, após o carnaval, um grupo no Yahoo para que facilitasse a comunicação entre todos. Aproveitando o ensejo, procuro repassar informações pertinentes ao Naturismo e as notícias publicadas no Olho Nu. E já os informei que a nova edição está acessível a todos.

 

Nesta semana propus ao grupo fomentarmos uma discussão sobre Naturismo X Nudismo, mas ainda não evoluímos na questão. Porém, iria hoje escrever um texto para repassar a todos do grupo, quando leio a carta do Sr. Alexandre Souto Albuquerque, na seção "Cartas dos Leitores", que já postei para o grupo recomendando "que dêem uma paradinha na vida para ler porque valerá à pena".

 

Também na nova edição, o Sr. Lauro, usando o email da Jôse, sugere a "Independência Peitoral" e, plagiando a turma da NatES, sugiro que seja a "Despidência Peitoral" (a temporada de verão na Barra Seca sempre é reaberta no feriado de 7 de setembro, data de nascimento da praia, e este evento é chamado de "Despidência").

 

Concluindo, tenho uma ressalva: a foto do editoral apresenta pessoas numa banheira e uma delas está fumando. Fui fumante por muitos anos (mas não sou ecochata!), porém, enquanto naturistas preservadores, poderíamos triar as fotos publicadas excluíndo também as que contenham fumantes. Fica a sugestão!

 

Beijos

 

Maria Luzia

Vitória - ES

(enviada em 6/07/07)


 

7 de setembro o dia da Independência peitoral

 

Considero o 7 de setembro data muito emblemática. No afã geral de ampliar o número de naturistas e conseguir que a sociedade aceite melhor a prática, podemos estudar atividades que repercutam. Por exemplo, houve enorme cobertura da mídia pela prisão de banhista top less alguns anos atrás. ACM publicou anúncios de página inteira na grande imprensa: " na Bahia pode, desde 1.500". Seria viável um grupo, com apoio de associações, principalmente a Anabrico, se concordar, lançar, em 7 de setembro, o dia da "independência peitoral". Se reunirem algumas dezenas de naturistas topless no posto 7 da Praia de Ipanema ou em lutro local, a partir das 7 horas da manhã. O topless mais disseminado nas grandes praias é um meio caminho para um naturismo idem.

 

Por favor, comentem.

Sds. e abs. naturais, Lauro

 

Josenae Medeiro de jesus

Rio de Janeiro - RJ

joseane70@click21.com.br

(enviado em 5/07/07)


Praia do Abricó está no jogo Second Life

 

O ambiente do Second Life é uma aplicação que tenta se aproximar de uma realidade , porém nunca prometeu ser uma copia fiel aos locais existentes na realidade , porém é importante salientar que os criados da praia do Abricó "virtual" estão sempre batalhando para tentar deixar o mais próximo da realidade não permitindo abusos baixarias , como qualquer praia (real) naturista faria , a questão do camper é somente um recurso já adotado nos locais desse mundo virtual para se ganhar dinheiro e consumir os produtos existentes.

 

Para que uma pessoa possa utilizar o mesmo importante atender a determinadas configurações mínimas.

 

Peço desculpa o retorno da questão , e que curto e estudo informática e achei interessante relatar o que fui pesquisar

 

Michelle

João Pessoa - PB

(enviado em 2/07/07)
 


Animais em área naturista

 

O que houve o com o inciso IV do artigo 1º da Lei Municipal n. 286/2004, do município do Conde – PB, que proíbe a circulação de pessoas com animais na praia de Tambaba?

 

Pois funcionários da administração da praia insistem em circular na mesma com um vira-lata de mascote, que faz nos quiosques o que todo cachorro faz quando encontra um coqueiro ou um poste: marca o território.

 

Um absurdo, principalmente num local onde ficamos sem roupas, sentados em toalhas na areia, inclusive nossas crianças.

 

Providências urgentes, por favor, para não darmos vexame no Congresso Mundial.

 

Alexandre Sousa

João Pessoa - PB

(enviado em 2/07/07)


Dia Internacional do Naturismo

 

Prezados amigos naturistas brasileiros,

 

É com grata satisfação que a FBrN mais uma vez comemora o Dia Internacional do Naturismo.

 

Temos a certeza que a cada ano que passa estamos nos fortalecendo mais e dando grandes passos para nos tornarmos uma grande potência Naturista.

 

Congratulamo-nos com cada um de vocês e como um presente, apresentamos o novo Website da FBrN que entra no ar hoje no mesmo endereço: www.fbrn.com.br

 

Navegação mais fácil e intuitiva, maior conteúdo para download, novas perguntas e respostas no item “Duvidas”, a historia do Naturismo ampliada com detalhes importantes, links para Todas as Federações Nacionais de Naturismo...

 

Esperamos que em 2008 possamos ter muitas outras coisas a comemorar como, por exemplo, a aprovação da Lei do Naturismo no Brasil.

 

Esta é sem dúvida a maior batalha que estamos tendo e certamente a vitória esta perto de vir!

 

Saudações Naturistas a Todos,

 

André Herdy

Presidente da FBrN

Taquara - RS

(enviada em 5/06/07)


 

O Goiasnat saúda o 12º Aniversário do nosso irmão Planat (www.planat.org.br)

 

Desejamos que a prática do Naturismo no centro-oeste seja sempre irmanada no conceito do crescimento de estruturas familiares sólidas e harmônicas, paradigmas que sempre nortearam nossas ações.

 

Os Naturistas Goianos reunidos no Goiasnat, festejam mais um Aniversário dos nossos camaradas do Distrito Federal.

 

Laércio Júlio da Silva

Presidente do Goiasnat

 

Diretoria do Goiasnat

tel. 62 9909 1242

secgoiasnat@gmail.com

Visite o sitio www.goiasnat.com.br

(enviado em 19/05/07)


Empresário imobiliário

 

Sou empresário imobiliário e ficarei grato se receber sugestões para promover pousadas naturistas. A Idéia básica é vender co-propriedades de l/24avos de cada aptº p?hospedagem  ou renda 15 dias p/ano. Preço base R$2.500. Grato,

 

Lauro Garcia

Belo Horizonte - MG

lauro.agarcia@yahoo.com.br

(enviado em 12/05/07)


Primeira vez no Naturismo

 

Olá, Meu nome é Márcio e moro na Baixada Fluminense. No último dia 1º de maio estive em Abricó pela 1ª vez (também foi a minha estréia no naturismo) e achei o local simplesmente sensacional, as pessoas com quem mantive contato foram educadas e solícitas e sinceramente não esperava uma recepção tão agradável, destaques para o Sr. Pedro Ribeiro com sua educação e diplomacia e também para a Srª. Bia, uma alemã verde-amarela muito espontânea e bacana.

 

Apesar de ter ido sem companhia as pessoas me trataram sem nenhuma forma de preconceito, foi um dia quase perfeito pois a minha esposa não entendeu a minha nova filosofia de vida e está diferente comigo (ameaçou até terminar o casamento), mas valeu a pena e quando eu tiver uma nova oportunidade irei novamente até Abricó curtir um lindo dia de sol e fazer novas amizades, a minha esposa vai ter que me entender.

 

Até a próxima e saudações naturistas.

 

Márcio da Silva

Caxias - RJ

(enviado em 5/05/07)


 

Acampamento naturista

 

Quero parabenizar a todos os organizadores e participantes do 1º acampamento naturista, realizado recentemente. Apesar de não ter participado, penso ter sido um evento maravilhoso.

 

A realização de eventos desse tipo contribuem e muito para a aceitação do naturismo no país, ainda mais por ter sido realizado em um local onde ocorria um evento não-naturista. Isso deve ter um efeito positivo no sentido de mostrar às pessoas "normais" que os naturistas não são pervertidos sexuais, como é o senso comum. Parabéns a todos e que mais eventos desse tipo aconteçam em todo o país!
 

Carlos

Rio de Janeiro- RJ

(enviado em 2/05/07)


Praia da Reserva

 

Dia desses eu estava na praia da Reserva, no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, normalmente como de costume. Resolvi tirar a sunga para dar um mergulho e olha que pedi um amigo para segurar para mim a sunga próximo à agua. Próximo de onde eu estava na areia tinha uma familia inteira praticando o naturismo, mas do outro lado tinham dois casais que, ao me verem na água sem roupa, chamaram a policia.

 

O mais absurdo de tudo é que a policia só veio falar comigo, deixando o restante das pessoas de lado, sem falar do desrespeito dos dois casais que ficaram me xingando e eu só estava nu na água longe dos olhares deles.

 

O absurdo dessas pessoas que se sentem atentadas contra o pudor de ver uma pessoa simplesmente nua, é que eles sabem que na Reserva normalmente pessoas praticam o naturismo. Na Europa o corpo nu é tratado com muito mais naturalidade do que no Brasil, onde numa mesma praia podemos ver mulheres sem a parte de cima, e pessoas nuas na água ao lado de pessoas completamente vestidas.

 

Quem sabe um dia o brasileiro encare o naturismo de forma mais NATURAL.

 

Leonardo Pessanha

Riode Janeiro - RJ

(enviado em 16/04/07)



Saudações ao Graúna

 

Gostaria de parabenizar a esta equipe GRAUNA de eficientes guerreiros, por tanta dedicação empenho em nos manter informados (sobretudo a gente que tá fora de Manaus) e em seguir nessa luta incessante pela liberdade!

 

Saudações e uma boa notícia, no fim do mês de abril tô por aí! espero poder participar do encontro,r ever a todos! conhecer a Carolina que só vi na barriga da Vivi...

 

saudações

 

LIS NOBRE

www.lisnobre.com.br

Sem indicação de cidade

(enviado em 1/04/07)


Dia Internacional do Naturismo

 

Prezados amigos naturistas brasileiros,

 

A Federação Internacional de Naturismo convoca todas as Federações Nacionais e todos os Clubes, Grupos e Áreas Naturistas afiliados às Federações Nacionais para comemorarmos no dia 3 de Junho de 2007 o Dia Internacional do Naturismo.

 

Eles pedem que além de organizarmos eventos especiais façamos uma mensagem da FBrN reportando tudo que iremos fazer oficialmente.

 

Pedimos então que cada afiliada decida o que irá fazer e nos comunique para podermos repassar as informações para a INF-FNI.

 

Clique aqui e veja o comunicado original da INF-FNI.

 

Saudações Naturistas,

 

André Herdy

Colina do Sol - RS

(enviado em 26/03/07)



Mirante e NIP

 

Dois assuntos os quais gostaria de partilhar e me manifestar.

 

Primeiramente gostaria se sugerir ao Sr. Arnaldo, proprietário do Mirante do Paraíso e a presidência e diretoria da YNAI, NIP e SAMPANAT que a partir do próximo ano organizem o evento conjunto que une estas três importantes associações em data com espaçamento maior, de no mínimo 15 dias em relação ao feriado de Carnaval seja antes ou depois.

 

A razão de eu sugerir isso se deve ao fato do Carnaval ser um feriado de verão muito aguardado, as vezes até mais que o Reveillon e nisso ao fazer contato com diversos naturistas conhecidos (muitos os quais me incluo) principalmente por razões financeiras, estes optaram por viajar somente no período do Carnaval e outros optaram em ir somente ao evento no Mirante do Paraíso ocorrido apenas 3 dias após o término do feriado. No meu caso optei em priorizar o feriado do Carnaval, mas ficando totalmente inviável estar presente no Mirante embora de minha parte não faltasse vontade.

 

Embora tomei conhecimento que tenha havido uma boa presença de público no Mirante, na minha modesta opinião entendo que poderia ter sido muito maior, com até provável quebra de recorde de público se tivesse havido um espaçamento maior de datas para que financeiramente ficasse mais viável a todos. Me recordo que no ano passado este mesmo evento foi marcado muito próximo do término do Carnaval e que também ficou esvaziado por essas mesmas razões. Portanto fica aqui uma sugestão visando o melhor pra todos.

 

O segundo assunto é sobre a Chácara Parinam localizada em Campinas-SP. Desde Janeiro de 2006 frequento este local que por diversas vezes abrigou com sucesso encontros oficiais do NIP, já recebeu naturistas de diversas partes do país e muito elogiado por todos que o frequentaram por ser um local bastante aprazível, acessível, de baixo custo e de qualidade. Fatores estes fundamentais que fazem deste local um dos que apresentam uma excelente razão custo-benefício para a prática naturista no Brasil.

 

Fiquei um tanto decepcionado ao saber por um comunicado oficial do Presidente Adam que o NIP não pretende mais realizar eventos neste local por ser não estar afiliado a FBRN e sem primeiramente informar deste fato ao seu proprietário, o sr. Fernando Tombolato que sempre foi bastante receptivo e solícito com todos. Torço e espero que este local seja credenciado o mais rápido possivel, pois no que depender de todos os naturistas que um dia já frequentaram este local tem mais de 100% de aprovação, mas que se for excluído o naturismo paulista e brasileiro lamentavelmente dará um passo pra trás e perderá mais um excelente espaço.

 

Atenciosamente

 

Eduardo Vituri

Campo Limpo Paulista - SP

(enviado em 22/03/07)


Censura!

 

PREZADOS SENHORES.

 

FOI DIVULGADO NO JORNAL OLHO NU, NO DIA 12/03/2007, A CRIAÇÃO DO FOTOLOG OFICIAL DA PRAIA DO ABRICÓ. VI POSTADO, NO FOTOLOG, A FOTO DA CAPA DE LANÇAMENTO DA REVISTA BRASIL NATURISTA. ÓTIMÁ POR SINAL. PARA MINHA SURPRESA FOI FEITO UMA CENSURA DAS FOTOS COLOCANDO-SE UMA TARJA BRANCA. CENSURA FEITA PELOS PRÓPRIOS NATURISTAS. JURO QUE NÃO ENTENDI NADA E NADA PARA MIM VAI EXPLICAR OU JUSTIFICAR ESSA CENSURA.

 

Fernando Cesar Ferreira

Sem indicação de cidade

(enviado em 21/03/07)


 

Lançamento da Revista Brasil Naturista

 

Prezados Marcelo e Carina.

 

PARABÉNS! PARABÉNS! PARABÉNS!

 

Vocês merecem todo nosso carinho e reconhecimento pelo primoroso trabalho que desenvolvem para o Naturismo brasileiro. É transparente em todas as ações que empreendem que o fazem com muita dedicação, profissionalismo e, principalmente, amor, resultado da valiosa contribuição no processo permanente da informação atualizada.

 

Beijos dos capixabas

 

Maria Luzia e Gilson

Vitória - ES

(enviado em 19/03/07)


O carnaval do coração apertado

 

Caros amigos naturistas.

 

Estou escrevendo pela primeira vez ao Jornal Olho Nu e gostaria de abordar, aqui, certos aspectos que vivenciei em áreas naturistas nos últimos dias. Mais precisamente na semana do último carnaval.

 

Sou naturista de muitos anos, sou associado e freqüentador assíduo da praia do Abricó no Rio de Janeiro, mas decidi passar o carnaval deste 2007 no Sul, como também alguns outros colegas cariocas, igualmente freqüentadores do Abricó.

 

Chegou o dia da viagem com tudo decidido, reservado e preparado. Era sexta feira, véspera de carnaval. A meteorologia anunciava tempo bom em quase todo Brasil, menos no sul, exatamente para onde eu estava indo. Aí o coração apertou pela primeira vez. O sol brilhava intensamente no Rio, os blocos carnavalescos já abarrotavam as ruas e eu só pensava neles e, claro, na Praia do Abricó, que afinal de contas é a minha praia, e estaria totalmente ensolarada nos dias que se aproximavam. Mas enfim era tarde para desistir.

 

Cheguei na Colina do Sol no sábado dia 17. Para meu desgosto a previsão do tempo se confirmou. Ainda deu sol no sábado. Mas os dias que se seguiram foram de chuva e mais chuva e muito frio. Aí eu resolvi fazer o que mais gosto em áreas naturistas, além de ficar nu é claro, que é conversar. Conversei com várias pessoas na Colina: no mercadinho do Raul, na área de Camping, onde eu estava hospedado, no restaurante, no albergue, enfim em todas as áreas e tudo passou a ser mais agradável. Passei a entender melhor a Colina.

 

A colina do Sol é um lugar onde as pessoas moram, vivem e convivem com todo tipo de problemas, soluções, festas, brigas como em qualquer outra comunidade. Lá faz sol, mas também chove como eu qualquer lugar do mundo e às vezes a nudez também se torna incômoda, como em qualquer outra área naturista. Sou solteiro, por convicção, vocação ou sabe-se lá mais por quê, mas fui muito bem recebido na Colina, como também fui bem recebido na primeira vez em que lá estive.

 

Saí da Colina na quarta feira de cinzas e o sol já havia voltado. Deu-me uma vontade imensa de ficar, mas já estava com passagem comprada para Florianópolis e aí, pela segunda vez, com o coração apertado fui pegar o ônibus em Porto Alegre.

 

Cheguei em Florianópolis na quinta feira, na sexta conheci, finalmente, a Praia do Pinho. Fiquei espantado com a grandiosidade do lugar, com o número de freqüentadores. Usei meu passaporte e entrei na área reservada aos casais, não tive problemas, embora me incomode esse tipo de separação. A praia do Abricó já deu o exemplo.

 

No sábado fui visitar o meu recanto naturista favorito: A Praia de Pedras Altas. Era a segunda vez que eu lá estava. Depois de um dia muito agradável a chuva se anunciava. Então eu aproveitei o pretexto para passar a noite na linda pousada do lugar.

 

A noite tornou-se mais agradável ainda, ficamos conversando naquele lugar mágico até o sono chegar e um sono ternamente agradável.

 

Pedras Altas é uma pérola no meio da mata e a beira de um mar carinhoso. Beto, Joelma e família são naturistas de corpo, alma e coração e estão sempre à espera de verdadeiros naturistas.

 

No dia seguinte amanheceu um dia lindo de céu azul e sol brilhante, mas infelizmente tinha que ir embora, retornaria ao Rio naquele dia mesmo. Tomei o café preparado pela Joelma e peguei a estradinha em direção à Palhoça. A estradinha é linda. Eu andava devagar apreciando o brilho de tudo e dessa vez o coração apertou tanto que os olhos se molharam. Mas acho que é isso mesmo, todo naturista vive com o coração apertado.

 

Mas, meus amigos, sentimentalismos à parte, o que eu queria dizer com tudo isso é que cada área naturista tem suas características próprias e é preciso entender ou pelo menos tentar entendê-las e apreciá-las. O Brasil é muito grande e o naturismo ainda está engatinhando neste nosso país. Não temos muitas áreas naturistas e não podemos nos dar ao luxo de perder as que temos, é preciso chegar nas áreas naturistas de coração aberto e só deixar que ele se aperte no dia da partida, e que seja de saudade.

 

Um abraço a todos.

 

Carlos Martinho de Freitas

Rio de Janeiro - RJ

(enviado em 12/03/07)


Jornal OLHO NU

 

Parabéns a Pedro Ribeiro e toda a equipe do jornal Olho nu, muito bem documentado.

 

Obrigado pela publicação da carta de Ricardo elogiando a praia de Massarandupió ba Bahia. Ela foi caluniada e cortada da FBrN por falta de ética mas é a praia que frequento e nunca percebi hestos ou atitudes que não seja conformes a ética. Teve sim um atrito com a associação gay da Bahia, mas isso foi resolvido.

 

Me permitam anexar uns poemas que podem publicar se acharem oportuno.

 

Pierre Demouliere

Sem indicação de cidade

(enviado em 10/03/07)


RECIFE também quer ARTE NUA

 

- Amigos naturistas -

 

Quando o Recife ou João Pessoa, terá a oportunidade de ver a exposição fotográfica de Jorge Barreto e a peça "O SONHO"?

 

Um abraço naturista a todos.

 

Luiz/

Recife-PE.

(enviado em 7/03/07)


Colina do Sol e as dificuldades de se manter o Naturismo

 

Prezados Edgard e Cândida.

 

Quando assumi a presidência da FBrN encontrei-a sem nenhuma condição de gerenciá-la porque nem federados existiam. Tínhamos apenas uma marca, um logotipo, e um desejo ENORME de ajudar a reorganizar o Naturismo no Brasil que se encontrava disperso e sem diretriz. E já cogitava-se a extinção da federação.

 

Assumimos a federação pelas mãos de Celso Rosi e Paula Andreazza, que estiveram em Vitória, e nos entregaram um pequeno pacote com documentos, incluindo o Livro de Atas. Naquela ocasião éramos apenas eu, meu marido Gilson, e o vice, Márcio (escolhido estratégicamente por ter sido nosso parceiro na fundação da Barra Seca).

 

Nos reunimos e decidimos que iríamos convocar uma reunião somente para dirigentes de áreas naturistas, a que chamamos de "1º Encontro do Terceiro Milênio", que aconteceu no Recanto Paraíso, RJ. Pela primeira vez, representantes de quase todas as áreas naturistas compareceram e, ávidos por mudanças, assumiram muitos compromissos com a federação, desde pagamento de anuidades até um repasse de contribuições voluntárias de R$ 1,00 (um real) por pessoa, por diária fechada, em cada área naturista brasileira. Mas, creiam, não deu certo!

 

Apenas dois clubes, o Recanto e o Ramanat, conseguiram contribuir mas, no final do primeiro ano, as contribuições cessaram porque os naturistas se recusavam a ajudar. Por uma questão de justiça, no início do ano seguinte cancelamos o acordo.

 

Sem verbas, e utilizando nosso próprio capital, dispomos o telefone e a Internet para repassar informações entre as áreas naturistas, com a participação fundamental do jornal Olho Nu e do Pelados.com. Conseguimos programar o Congrenat 2001 com inovações porque pela primeira vez no Brasil os homens desacompanhos puderam participar, e muitos estiveram presentes. Elegemos o querido Elias Alves para a presidência da FBrN e a partir deste momento a nossa federação começou a se fortalecer e aparecer no cenário nacional e internacional, porque o grupo que abraçou a presidência assumiu todos os custos, incluindo dívidas antigas com a INF, Federação Internacional. A continuidade todos já sabem. E Tambaba 2008 já vem aí!



O novo presidente, André Herdy, que assumirá a presidência no mês que vem, receberá a herança destas dificuldades. Dificuldades que serão superadas com o apoio dos jovens naturistas que vêm se destacando no cenário naturista brasileiro.



Peço-lhes desculpas pela longa explanação mas, creio, servirá para que todos entendam as dificuldades do Naturismo no Brasil. Dificuldades que não são entendidas nem absorvidas pela maioria dos naturistas. O Edgard tem razão em sua reclamação, porém, ele faz parte dessa minoria que ajuda, participa e se envolve nos assuntos naturistas. A Cândida também está coberta de razões (e que carta linda escreveu!) porque ela sabe o quanto é difícil batalhar pela continuidade da Colina do Sol e para a sobrevivência dos que lá moram.

 

Muitos exemplos teríamos para demonstrar sobre a falta de compromisso dos naturistas mas o mais triste, pessoalmente, foi o cidadão que chegou na Barra Seca, acompanhado da esposa, e declarou que "ele estava indo passear no Pinho porque ao retornar à Barra Seca, após cinco anos, nada havia mudado e nenhuma benfeitoria havia sido feita". Confesso-lhes que doeu muito! Se ele fosse naturista saberia das dificuldades de manutenção daquela área de rigorosa proteção ambiental porque nada devemos degradar. E ele nem foi generoso quando lhe foi pedido uma pequena ajuda financeira para manutenção porque com nada contribuiu, porém, usufruiu das instalações existentes na praia. E ainda deixou seu lixo produzido para trás.

 

A Barra Seca necessita há anos da construção de um píer para melhorar o acesso ao barco que faz a travessia para a área naturista e poder proporcionar um pouco mais de conforto para os naturistas que a frequentam e visitam. A administração municipal já prometeu por diversas vezes, mas ainda não solucionou o problema. Precisamos arrecadar perto de R$ 10.000,00 (dez mil reais), mas não encontramos o apoio dos naturistas. As pequenas benfeitorias existentes na praia de Barra Seca são mantidas atualmente pelo presidente Márcio Braga e por pouquíssimos naturistas. O mesmo acontece com outras áreas e com a nossa FBrN.

 

É necessário que todos os que desejam frequentar uma área naturista tenham consciência das dificuldades de se projetar um espaço naturista, principalmente sendo público, dos custos de manutenção e do apoio necessário para a continuidade de um projeto. Encontrar pronto e reclamar é muito fácil! Encontrar pronto e apenas usufruir é muito fácil! Por isto se faz necessário muitas campanhas de conscientização para que todos entendam que PARTICIPAR é um direito e APOIAR é uma obrigação de todo naturista.

 

Em tempo: a Barra Seca acolhe entre as famílias os naturistas desacompanhados que possuem passaporte de associados às áreas naturistas brasileiras filiadas à FBrN. Para os desacompanhados, não associados, existe uma área delimitada para a prática naturista, que recebeu benfeitorias de uma choupana e de chuveiro, porém desativados por falta de apoio financeiro para manutenção.

 

Por isto, quando estiver num área naturista procure saber das dificuldades existentes e participe, inclusive financeiramente, por menor que seja.

 

Beijos calorosos.

 

Maria Luzia

Vitória -ES

(enviado em 29/01/0


 

Tambaba - dúvidas

 

A cobrança de pedágio para automóveis na praia de Tambaba, no litoral sul da Paraíba, foi suspensa pela Gerência do Patrimônio da União alegando que a praia é de domínio da União. A Sociedade Naturista de Tambaba (Sonata) havia instituído o pedágio alegando que os valores seriam necessários para a limpeza e segurança da praia.

 

O Horto de Dois Irmãos, considerado Reserva Ecológica do RECIFE, atualmente está subordinado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, para visitação é cobrado um ingresso; o Jardim Zoológico que fica na Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro, também cobra ingresso.

 

Creio que em outros locais por esse Brasil afora, mesmo pertencente à União, são cobrados taxas para visitação, então por que não manter essa taxa na praia de Tambaba, onde a arrecadação é voltada totalmente para limpeza e manutenção da praia? E por que o estado ou o município não assumem a manutenção e limpeza desse espaço, que serve como ponto turístico e lazer para os praticantes do naturismo?

 

Um abraço naturista a todos.

 

Luiz

Recife - PE

(enviado em 29/01/07)


Algo sobre Massarandupió ?

 

Olá, amigos naturistas.

 

Há muito tempo eu e minha família frequentamos Massarandupió, inclusive desde os tempos em que Roberto e Lourdes administravam o local. Havia um belo site informativo e uma série de coisas que divulgavam a praia. Entretanto, não consigo encontrar mais nada em relação à praia e fico muito chateado, pois adoro o lugar mas não sinto mais aquela força quanto ao desenvolvimento e divulgação.

 

Portanto, se existir algum novo site ou alguma forma de conseguir informações sobre esse paraíso me enviem, até mesmo para que eu possa divulgar aqui no meu estado de Sergipe, onde de um modo geral as pessoas ainda não sabem da existência de um local mais próximo do que Tambaba, por exemplo.

 

Um abraço, Marcos.

 

P.S.: gostaria que naturistas do estado de Sergipe entrassem em contato, para tentar fazer um grupo para o carnaval ou outras oportunidades e conhecer Massarandupió.

 

Marcos Henrique Ramos de Oliveira

Aracaju - SE

marcoshro@yahoo.com.br 

(enviado em 29/01/07)


Luta contra o progresso anti-natural

 

Estou divulgando uma luta que pretendo travar contra este progresso que pretende destruir a natureza em todos os aspectos. Convoco a todos que estão envolvidos com o naturismo a agirem para que venhamos recuperar aquilo que já perdemos e estamos prestes a perder. Por isso minha proposta é fazer uma política de defesa da natureza em todos os sentidos inclusive defendendo o naturismo. Moro em Florianópolis e meu e-mail é
naturoambiente@yahoogrupos.com.br 

 

Ronan Rodrigues

Florianópolis - SC

(enviado em 25/01/07)


Naturismo em Alagoas

 

Minha esposa e eu somos naturistas e moramos em Porto Alegre / RS. Estaremos em Maceió / AL em março de 2007 e gostaríamos de saber se há alguma praia naturista naquele estado, ou se a prática de topless é permitida nas praias de Maceió.

 

Grato.

 

Carlos Junior

Porto Alegre - RS

casal.poa4228@zipmail.com.br

(enviado em 24/01/07)

 

Quem puder ajudar ao casal, por favor escreva como anda a situação em Maceió, e envie uma cópia para o OLHO NU poder informar aos outros leitores.


Swing X Naturismo

 

Amigos naturistas

 

Pesquisando por "naturismo" no google achei dois sites* de swing com referências para "FBrN", banner do http://www.jornalolhonu.com/  etc...

 

Não podemos permitir este tipo de referência em hipótese alguma. Que providências podemos tomar?

 

Gilson

Recife - Pernambuco

(enviado em 20/01/07)

 

*O jornal OLHO NU não publicou os links dos sites citados para não fazer divulgação dos mesmos.


Colina do Sol (2)

 

Prezado Edgard,

 

Compreendo e aceito tuas ponderações, mas não posso deixar de pensar que cabe também, àquele que é recebido, buscar compreender quem o recebe. Em se tratando da Colina do Sol, muitos aspectos têm que ser levados em conta e não devem ser esquecidos, sob pena de se formular um juízo incorreto.

 

A Colina do Sol difere basicamente de outras áreas naturistas, porque não somos apenas um clube, tampouco somos uma praia de domínio público. Temos uma vocação mista - recebemos visitantes, sim, mas também somos uma pequena vila residencial, com cerca de 50 moradores. Nosso olhar, por isso, não vai unicamente em direção ao visitante.

 

Temos regulamentos internos que determinam o número máximo de visitantes do sexo masculino desacompanhados e o de vocês estava em muito superado. No entanto, nós os acolhemos com alegria, porque sabíamos que são naturistas. Isto, todavia, não deixou de causar estranheza a muitos dos moradores e freqüentadores mais antigos da Colina do Sol, pois há alguns anos estas regras jamais eram quebradas.

 

Assim como a maioria das áreas naturistas do Brasil, nós privilegiamos a vinda de casais e de famílias. Estamos nos abrindo à vinda de homens desacompanhados com um certo pioneirismo, em relação às demais áreas naturistas brasileiras. É preciso que isto seja levado em conta. Ao invés de se destacarem eventuais problemas, talvez se pudesse focar mais o arrojo do voto de confiança que lhes dei, ao tornar mais "elásticas" as regras de admissão de solteiros, não levando em conta o tamanho do grupo. Em nada, no que diz respeito a de vocês, arrependo-me de tê-lo feito. Suas atitudes, palavras e participação foram exemplares. Naturistas. Pode ser que eu tenha desconsiderado a necessidade de um maior diálogo com moradores e sócios mais antigos, que talvez ainda não estivessem preparados para recebê-los. Falhei com eles, que acabaram falhando com vocês. Peço-lhes que os desculpem, assim como peço desculpa a eles.

 

Somos uma grande família, um grupo que convive e luta junto, há mais de onze anos. Temos nossos desentendimentos, erramos, brigamos, mas acabamos por nos acertar, porque estamos juntos na construção deste lugar. Sim, a Colina do Sol é um espaço naturista que pretende abrir os braços como todo bom naturista aos seus visitantes, mas é, igualmente, o lugar onde moramos, onde estão investidas as nossas economias, os nossos sonhos e toda a nossa vida. Nossa história não é feita de apenas alguns dias no verão, nem de esporádicas visitas. Estas relações mais enraizadas com o lugar e com o que esperamos dele fazem-nos mais zelosos, mais apegados ao nosso espaço, talvez mais desconfortáveis em dividi-lo, e isto, mesmo que não seja o esperado, também faz parte da nossa realidade. Nossa dualidade tem que ser entendida, porque está na base das nossas atitudes.

 

Estou contigo, Edgard - falta de educação e preconceito não estão com nada. Acredito que serão vocês, jovens naturistas de alma e coração, com valores enraigados, que nos ajudarão a transpor os limites projetados por nossos temores, nosso desconhecimento, nosso olhar preso às pegadas que deixamos na estrada... Novos caminhos certamente serão traçados. E isto será bom para todos nós.

 

Convido-te a olhar para nós com mais carinho e questionar também os propósitos de vocês - inverno e verão estamos aqui, mantendo vivo este lugar, mesmo quando visitante algum vem, porque é época de frio, ou de chuva. Não seria justo que as pessoas que vêm para cá no verão, jovens ou velhos, casados ou solteiros, viessem com a intenção de colaborar com a Colina, já que temos no máximo uns quatro ou cinco meses de maior visitação? Não seria justo que estes naturistas, interessados no crescimento desta área naturista tão peculiar, colaborassem para a sua manutenção e se dispusessem a pagar taxas de portaria, alugassem cabanas, comessem no restaurante?

 

É só um toque, amigo... Mas quando vocês falam tanto e discursam e reclamam de qualquer coisa que não esteve em conformidade com os seus desejos, param em algum momento para se perguntar: qual foi a minha contribuição efetiva para a Colina do Sol? A vinda das pessoas é boa e desejável, mas ela tem um custo para nós que se estende por doze meses, indo, portanto, muito além da própria visita. Para que tu possas passar cinco ou seis dias aqui, usufruindo de tudo o que temos, nós temos que lutar e trabalhar 365 dias...

 

Como vês, Edgard, é necessária uma boa dose de compreensão e tolerância por ambas as partes, porque temos, cada um de nós, desejos e necessidades e eles geram uma dinâmica própria de forças e sentimentos.

 

Um abraço,

 

Cândida Furtado

Colina do Sol -Taquara - RS

(enviado em 9/01/07)


Carta à Colina do Sol

 

Escolhi passar o réveillon na Colina do Sol, local maravilhoso, mas desagradavelmente imaturo quando compartilhado por alguns anfitriões. Conheça a área, eu recomendo, só que vá preparado: naturistas incríveis dividem o paraíso com uma minoria caricata e paranóica.
Já fui convidado para assessorar a Federação Brasileira de Naturismo e o Sampanat, Naturistas da Grande São Paulo. Ajudei a fundar o NIP, Naturistas do Interior Paulista, com André Herdy, amigo do peito. Tenho passaporte naturista e trajetória impecável, porém no Sul virei um perigoso homem solteiro.

 

Vou digitar em letras garrafais: lá moram pessoas maravilhosas, únicas, lindas. Adoraria voltar, aprender com elas, celebrar. Outras poucas, no entanto, deveriam vestir cuecões para estudar o que realmente significa estar nu.

 

Se uma inteligência lhe ofende, compreenda. Viver é crescer, perdoar. Quando essa inteligência obscurece as elevadas nuances do naturismo, apenas não se cale. Ensine. Estou à disposição, representando NIP, Sampanat e Ynai.

 

Na Colina fui chamado preconceituosamente de homossexual, mesmo sem ser. Lá me perguntaram se eu "estava perdido" quando passeava solitário. Gentileza ou desconforto? Sim, aprovaram a conduta dos jovens desacompanhados, mas só faltou rezarmos o terço. Por acaso alguém avaliou a conduta das mulheres acompanhadas?

 

Meu nome é Edgard de Oliveira Jr, tenho 25 anos e amo filosofia. Sempre lutei e lutarei contra quaisquer discriminações ou pensamentos que cerceiem o infinito potencial humano. O naturismo, instrumento de libertação e pureza, facilitador desse êxtase existencial, ficou emaranhado em certas teias do maior clube da América Latina.

 

Recomendo à Colina um teste vocacional. Condomínio restrito ou área que recebe, de braços abertos, os portadores do passaporte? A sensação de estar pisoteando o quintal dos outros não é muito confortável, garanto. Obrigado àqueles que nos acolheram, riram conosco, ofereceram tímpanos calorosos, não gélidos olhares. Sempre imaginei que fosse congelar no RS, mas fez bastante calor. Nada, entretanto, que pudesse aquecer frias proximidades.

 

Atenção, por favor: adorei a Colina e quero agradecer, não reclamar. A vida é preciosa demais para ser desperdiçada com picuinhas. Obrigado principalmente a Tiago e Fernando, que nos abriram suas portas. Espero voltar, conversar e amar, amar muito, porque este é o verbo da natureza que lá resplandece.

 

Juntos estamos evoluindo, juntos estamos semeando um Brasil mais naturista, e parte essencial desse amadurecimento é debater questões espinhosas, pois somente assim irrigamos oásis nos desertos têxteis.

 

Agora, perfeita a Colina não é, aliás é mais imperfeita do que eu imaginava, assim como eu. Proponho objetivamente que naturistas sérios, com experiência, sejam recebidos de forma mais respeitosa. Assim vamos calar as poucas vozes preconceituosas que lá ainda ecoam.

 

Agradeço por tudo e até a próxima!

 

Edgard de Oliveira Jr

São Paulo - SP

(enviada originalmente em 7/01/07)

(reenviada em 18/01/07)


Praia Brava de Cabo Frio precisa de revitalização

 

Caros,

 

A Praia Brava, em Cabo Frio, é dedicada aos naturistas, mas o local, que é maravilhoso, está pouco divulgado.
 

Trata-se de um local isolado, próximo à paradisíaca Praia do Peró. Os carros devem ficar junto às barracas da Ilha do Japonês, outro local maravilho. O preço das pousadas próximas não são salgados (ao contrário de Búzios, que fica perto dali). Vejam o site www.pero.com.br, onde existem links para as pousadas.

 

É uma boa opção para os naturistas cariocas, mineiros, paulistas, da região serra do Rio, etc, que estiverem na Região dos Lagos. A Praia Brava fica na Ogiva, bairro Peró. No caminho, há uma boate (Castelinho). É um passeio imperdível. Outra, o índice de poluição na Brava é zero, segundo a Feema. É imperdível. Como a nova estrada (RJ-102), Búzios fica a 15 minutos, pelo asfalto. O passeio pelas dunas também é muito interessante.

 

Mais detalhes, estou à disposição.

 

Grato.

 

Paulo Roberto

Rio de Janeiro - RJ

pra@oi.com.br

(enviado em 17/01/06)


Casal reclama de atendimento comercial em área naturista

 

Olá pessoal.

 

Eu e minha esposa somos naturistas, e estamos levantando uma "bandeira" contra a administração do camping da Praia do Pinho, haja vista o completo despreparo dos recepcionistas do local. Eles tratam os naturistas sem nenhuma educação, com palavras desairosas e arrogantes. Eles se acham os donos da praia, ou melhor, chegaram a dizer que são os "donos" da praia e lá quem manda são eles, esquecendo-se, outrossim, que lá é Terreno de Marinha. Aliás, não bastasse ser da Marinha, os verdadeiros "donos" da praia são os naturistas que lá freqüentam, pois consomem no barzinho (que diga-se de passagem é um "assalto"), e levam o nome da Praia ao mundo inteiro.

 

É preciso dar um basta nesse tipo de arrogância e prepotência que existe em Santa Catarina, especialmente, na Praia do Pinho. Não queremos, entretanto, generalizar pois o prefalado Estado possui pessoas educadas e que sabem receber bem os turistas, fato que não se comprova na Praia do Pinho.

 

Espero que nossa carta seja publicada como um alerta, para prevenir que novos naturistas (já que não somos os primeiros) sejam tratados dessa forma
pelos "administradores" da Praia do Pinho.

 

Um grande abraço a todos!!!

 

Alexandre e Márcia Nahas.

Florianópolis - SC

(enviado em 16/01/07)


Carta de uma naturista

 

Meu nome é Suelane, tenho 20 anos, moro em Recife e estou ingressando agora no grupo Jovens Naturistas.

 

Meu contato com o naturismo se deu a mais ou menos 1 mês e meio atrás. Apesar de já ter ouvido falar dele outras vezes em reportagens, só há pouco tempo me detive a pesquisar mais a fundo sobre ele. A identificação foi imediata, foi como se o espírito naturista, já presente em mim, tivesse sido despertado. Comecei a participar de alguns grupo de discussão e a ler mais e mais sobre o assunto, cada dia mais apaixonada e certa de ter encontrado o que procurava. Conversei com algumas pessoas e pude sentir as impressões de quem há muito tempo vivência essa liberdade.

 

No último fim de semana, 06 e 07/01, tive a minha primeira experiência genuinamente naturista quando conheci a praia de Tambaba. Foi simplesmente maravilhoso. Tirar a roupa lá foi como tirar os sapatos quando chego em casa à noite depois de um longo dia de trabalho. Natural. Imaginava que seria algo simples, mas nunca pensei que pudesse me sentir tão confortável, tão à vontade, estando sem roupas na frente de pessoas que nem conhecia.

 

Espero, participando do grupo, poder conhecer outros naturistas, fazer novos amigos, participar de encontros e vivenciar cada vez mais a liberdade de estar ao natural.

 

Beijos naturais a todos!

 

Suelane Ferreira

sem indicação de cidade

reenviado por OxenteNAT e GoiasNAT

(enviado em 11/01/07)


 

Contatos

Grupo naturista fechado

"Sou naturista e temos um grupo fechado (pequeno) que nos reunimos fins de semanas para papos, jogos e diversão. Buscamos pessoas que tenham vontade de praticar naturismo mas ainda sentem-se constrangidas de fazê-lo em lugares públicos, para entrar para nosso grupo. Pessoas sem vícios, higiênicas, Interessados devem escrever para o e-mail abaixo. Só aceitamos pessoas após pré-aprovação. Não é cobrada nenhum tipo de taxa de participação."

Caio

Rio de Janeiro - RJ

naturista_carioca@hotmail.com

(enviado em 26/01/07)


Aluguel (procura-se)

Oi, que bom poder saudar a vocês,

Eu sou do Chile e em fevereiro chego ao Rio de Janeiro e gostaria de saber se alguém da comunidade naturista pode me recomendar um lugar baratinho.

obrigado saludos

Alejandro Mora Morel

Santiago - Chile

m2ha@hotmail.com

(enviado em 18/01/07)

Contatos

 

Conhecimento em Natal

 

Olá,

 

Me chamo Ernani e gostaria de manter contatos com naturista de Natal ou região para amizades e troca de informação sobre naturismo, pois aqui não temos nada oficial e isso dificulta muito o conhecimento sobre o assunto.

 

Segue o meu endereço para contato

 

Ernani

elonatal@gmail.com

Natal-RN

(enviado em 18/01/07)


Casal naturista de Recife

 

Somos um casal de naturistas de Recife, freqüentamos a Praia de Tambaba e gostaríamos de conhecer outras pessoas também naturistas de Recife para amizade e quem sabe irmos juntos a Tambaba. Nos escrevam

 

Vagner e Patrícia

Recife - PE

vsgcarioca@bol.com.br

(enviado em 15/01/07)


Desejo conhecer naturista

 

Sou separado. Desejo conhecer uma naturista que possa me acompanhar nas praias do Rio ou de outros estados. Tenho 51 anos e adoro o naturismo.

 

Tenho boa formação e sou educado, Moro no Rio .

 

Alguém que esteja interessada, escreva-me. OK?

 

Wagner Sousa Barros

wagners@bancobbm.com.br

(enviado em 10/01/07)

 

Serviços

Caro Amigos
Somos profissionais naturistas e seguimos as normas, regras e código de ética da FBrN.

Fazemos seu book naturalmente. Contate-nos e deixe seu número de fone para chamada.

Saudações Naturais

Studio Moov Photography

(11) 3479-0700

(11) 9613-6994

 

Studio Moov Photography

São Paulo - SP

studiomoov@gmail.com

(enviado em 18/12/07)

 

Venda de imóvel

Senhores,

Sou corretor de imóveis e tenho em minhas mãos uma área de 5,6 ha=56.000M2 na praia, a qual é muito privilegiada e discreta. Local exato na área urbana, para ser um local de moradores naturistas. Caso interessem-se em saber , por favor vejam, as fotos neste link:

http://picasaweb.google.com/leonsantosbr/PRAIADAAVOADEIRA2007 

Estarei á disposição para melhores explicações. Valor pedido é de R$15,00 por Metro Quadrado.

Grato.

Leo Santos

São Luís - ma

leonsantosbr@gmail.com

(enviado em 24/11/07)
 

Vendas

oportunidades

1 - Olá pessoal,
estou negociando uma placa de granito cinza com pontos pretos 50 x 62 para
colocar plantas, microondas, fazer massas, doces, etc, vai com dois suportes brancos em metal de brinde, ok?

2 - Estou dando uma oportunidade maravilhosa para vc adquirir uma belissima a luminária totalmente artesanal : sao 4 triângulos em madeira escura com lua e estrela vazadas em todos os lados dela. Deixa seu ambiente encantador e da maneira q vc gosta! Basta que coloque uma lâmpada de cor (lilas p. ex.) pra personalizar o seu comodo, q tal?

Fotos no msn: joseane70@hotmail e orkut: joseane70@click21.com.br. Bjs E
aproveite!

Joseane

Rio de Janeiro - RJ

joseane70@click21.com.br

(enviado em 16/11/07)

Contatos

Grupo Naturista em São Luís

Gostaria de saber se existe algum grupo naturista em São Luis do Maranhão, estou assumindo um trabalho na região por cerca de 3 anos, e gostaria de entrar em contato com pessoas com o mesmo ideal naturista.

Luiz Ferreira

São Luís - MA

luizferreira@irga.com.br

(enviado em 28/10/07)


Quero conhecer semelhantes

Oi Meu nome é Rubher, gostaria de me corresponder com adeptos do naturismo de todo o Brasil. Moro em São Paulo, sou universitário e quero me comunicar com comunidades de naturismo de meu estado e de todo o Brasil. Me escrevam...abraços

Ruberley Marins

São Paulo - SP

rubher71@hotmail.com

(enviado em 25/10/07)

 

Contatos

Busco companheiro evolutivo naturista

Busco homem de 37 a 47 anos, livre e desimpedido, que já tenha pensado em adotar crianças no futuro e criá-las no naturismo, para curtir tudo o que a vida tem de bom.

Adriana mendonça

adriana.italia@uol.com.br

Campinas - SP

(enviado em 16/09/07)


 Travar conhecimento com naturistas e serviços de fotografias

Como é que eu faço pra me comunicar com as pessoas daí?, Meu nome é Elisafan atualmente estou construindo um negócio de recuperação de fotos e montagens de fundos, enfim tudo relacionado à fotografia digital, eu recebo meus trabalhos via internet, e entrego por sedex.

Moro em RIO VERDE- GO há três anos e sinto-me muito só, porque tenho uma familia de três filhos, sendo um garoto de 17, fazendo faculdade de ciência da computação e duas filhas de 13 e 19 anos, mas não curtem naturismo de jeito nenhum. Somos de Brasilia D.F.

E é só. Gostaria de receber e-mails ou fotos, conversar ou mesmo adicionar pessoas na minha página.

Espero que apareca alguém.

obrigado

Elisafan Pereira

Rio Verde - GO

elisafanpereira@hotmail.com

(enviado em 5/09/07)


Conhecer mulheres naturistas

Olá, meu nome é Carlos tenho 56 anos, moro em S.Paulo SP, quero conhecer uma mulher naturista, para frequentar ótimos lugares, e fazer amizades. Os naturistas são 10..............

abraços

Carlos

São Paulo - SP

amencar@bol.com.br

(enviado em 2/09/07)


Travar conhecimento

Oiiii bom dia a todos ....

Nunca frequentei uma praia de nudismo, mas tenho muita vontade. Gostaria de conheçer a filosofia, o que as pessoas que fazem o naturismo pensam....

Procuro uma companhia do sexo feminino do Rj de qualquer idade...

Bjosss

Rafael

Idade: 22

Rio de Janeiro -  RJ

rafa__38@hotmail.com

(enviado em 25/08/07)


Quero conhecer mulher naturista

Gostaria de conhecer uma mulher naturista que morasse aqui em Goiânia.

Nilton

sousa-go@bol.com.br

Goiania - GO

(enviado em 23/08/07)


Quero fazer amizades

Adicio pereira s junior

Idade: 36

Jaboatão dos Guararapes - PE

www.juniorsimpson@hotmail

(enviado em 15/08/07)


Quero conhecer ambientes naturistas

Gostaria de conhecer um ambiente naturista,pois gostaria de manter informaçães.

Não sou naturista, mas pretendo ser assim que me derem informações necessárias.

Obrigado

William Oliveira

Franca - SP

wiliam.alves@yahoo.com.br

(enviado em 14/08/07)


À procura de naturistas

ESTOU À PROCURA DE UMA PESSOA QUE SEJA NATURISTA. TENHO 35 ANOS. SOU DO PARANÁ. UMA PESSOA DO SEXO MASCULNO DE PREFERÊNCIA.

ABRAÇOS.

Dênis R. V. C.

Londrina - PR

deniskapel@pop.com.br

(enviado em 8/07/07)


Alguma informação sobre Suíça e Itália ?

Bom dia amigos!

Somos naturistas e estaremos viajando pelo sul da Itália e Suiça em setembro próximo, saberiam dizer se existem pontos naturistas nesses locais para que possamos conhecer ?

Um grande abraço,

Victor Cardoso

São Paulo - SP

victor_maurilio@hotmail.com

(enviado em 20/06/07)


Procuro um naturista

Estou procurando um naturista que deu a idéia de formar grupos de naturistas por faixa etária para melhor difusão do Naturismo, pois não achei mais o artigo dele.

Tenho um espaço que poderia virar mais uma opção de lazer para nós Naturistas.

CÉSAR CARAPIÁ

Angra dos Reis - RJ

cesare.valeria@hotmail.com

(enviado em 18/05/07)


Bate papo pela Internet

Gostaria de conhecer pessoas para falar de naturismo e outros assuntos. Meu msn é joleval@hotmail.com .

Joel Leal Vallin

Bagé - RS

(enviado em 18/05/07)

Passeios & Viagens

PASSEIO PARA TAMBABA PRAIA DE NUDISMO DA PARAIBA,

passando pelas praias de : Cabo Branco, Seixas, Jacarapè, Gramame, Jacumâ, Carapibus,Tabatinga, Coqueirinho, e finalizando em TAMBABA, R$ 30,00 IDA E VOLTA, SAIDA AS 10:Hs RETORNO AS 17:HS SAINDO DO CENTRO DE JOÃO PESSOA-PB

INFORMAÇÕES:83-8834-9097 MARCOS

Marcos Lopes

João Pessoa - PB

pacifickaraoke@uol.com.br

(enviado em 17/05/07)

 

Oportunidades

Terreno para área naturista

Gostaria, aproveitando o espaço aqui deste jornal tão conceituado no meio naturista, de propor a quem tiver interesse, que tenho uma área plana, muito bem localizada na área entre Jundiaí, e Itú, plana, de facílimo acesso, a investir montando um sítio naturista, não tenho atualmente capital para tal fato, mas cedo o terreno por tempo necessário, para a exploração do naturismo, é uma área bem bonita, com aproximadamente 12.000 metros quadrados totalmente livre em local bem reservado, maiores detalhes escrevam-me que passo tel para contatos Ok. No aguardo;

Adriano C. De Felice

Jundiaí - SP

univital@uol.com.br

(enviado em 8/05/07)
 

Cursos

Yoga para naturistas.

Meu nome é Vasant, tenho um Studio de Yoga em Laranjeiras, fui procurado por um naturista, Caio, que me falou do interesse na prática de yoga sem roupa, ele convidou alguns naturistas e fizemos duas aulas, que foi uma experiência enriquecedora de paz e liberdade. Num destes encontros conheci o Eduardo Thadeu que me deu o endereço deste site e seu nome para contato. Estou aqui para divulgar entre os naturistas esta possibilidade

Seriam aulas semanais, às sextas-feiras, às 19:30h, duração de 1 hora e meia, cada aula custaria R$20,00, ou mensalidade de R$60,00. A modalidade de yoga seria uma introdução ao Ashtanga Vinyasa Yoga, da tradição do Hatha Yoga. A aula só acontece com um mínimo de 5 alunos , a presença deve ser confirmada até quinta-feira às 19:00h. Nas duas aulas experimentais tivemos a participação de homens e mulheres. Gostaríamos que somente naturistas participassem das aulas.

A motivação que pode trazer o aluno à aula pode ser a mais diversa, mas acreditamos que é uma oportunidade de aprendermos a olhar o corpo com naturalidade não como fonte de pecado , vergonha ou tentação , libertar-se das barreiras morais repressivas sobre o corpo , sentir-se bem e confortável consigo próprio e com os outros.

Contamos com a divulgação desta possibilidade da prática de Yoga para Naturista Obrigado. Namastê

nossos contatos: www.devavasant.com/ devavasant@terra.com.br/ tel: (21) 2205 9971/ Rua das Laranjeiras, 63 sobrado - próximo metrô Largo do Machado - Rio de Janeiro - RJ

Vasant

Rio de Janeiro - RJ

(enviado em 7/05/07)
 

Contatos

Procuro casal de Trindade...

Procuro casal que estava em trindade RJ no dia 22/04/07. A moça ficou o dia todo de top les, e como eu e minha esposa somos naturista resolvemos tentar entrar em contato. Na ocasião eu e minha esposa não estávamos sem roupa devido à praia não ser um local oficial.. o casal estava na praia que dá acesso ao Cachadaço sentados próximos a um barco que estava na areia. Se o casal for realmente naturista favor entrar em contato pelo email.

Eu e minha esposa curtimos muito o naturismo. Drogas e suwing não são a nossa praia.

Carlos A costa .

Campinas- SP

costaa.carlos@yahoo.com.br

(enviado em 5/05/07)

Oportunidades

Empreendimento Naturista

Sou advogado e empreendedor imolibiário. Estou planejando organização de pousada turística e naturista na região das cidades históricas e Estrada Real na parte de MG.

Lauro Alves Garcia

Belo Horizonte - MG

lauroalvesgarcia@bol.com.br

(enviado em 20/04/07)


Pousada turística naturista em Belo Horizonte

Divulgo o plano de promover, em terreno meu, no sistema de incorporação imobiliária, Lei 459l, uma pousada naturista turística próxima ao Alphaville Lagoa dos Ingleses. A meio caminho entre Congonhas e Ouro Preto. O preço da unidade de hospedagem está estimado em R$60 mil, a ser dividido durante a obra.

A participação será em quinzenas e o candidato poderá adquirir mais de uma. Cada dará direito a hospedagem por 15 dias ao ano, ou receber a renda do aluguel. Cada cota, com registro da fração e da unidade em cartório imobiliário e segurança completa custará cerca de R$2.500,00.

Aceito sugestões, parcerias e estudo qualquer tipo de sociedade e de orientação. Para visualização da região, peço verem meu site www.lagosulbh.com.br 

Desde já, agradeço a todos.

Lauro Alves Garcia

Belo Horizonte - MG

lauroalvesgarcia@bol.com.br

(enviado em 13/04/07)

Contatos

Procuro mulheres naturistas

Procuro mulher naturista até 40 anos para relação séria. Tenho 50 anos, mas aparento muito menos, louro, 1.80m, esportista, naturista, freqüentador da Praia do Abricó.

Respostas para o e-mail abaixo.

mariomartinez2007@yahoo.com.br

Muito obrigado,

Mario Martinez

Rio de Janeiro - RJ

(enviado em 22/03/07)


Contatos no Ceará

Sou naturista e gostaria de me comunicar com outros naturistas aqui em Fortaleza-Ce, pois sei que aqui também existe, como eu, naturistas isolados e gostaria de nos unirmos para fazermos quem sabe, algum grupo para encontros internos ou externos para a prática do naturismo e para o aprendizado de um para com o outro.

André Santos

Fortaleza - CE

andrew-ma@bol.com.br

(enviado em 12/02/07)


Pessoal de Bauru

deixem meu e-mail para verdadeiros naturistas de Bauru e região.

Roberto

Bauru - SP

natur@click21.com.br

(reenviado em 6/02/07)

 

 

Vendas

Associação naturista de Abricó vende:

Gerador portátil de Energia a gasolina, da marca PRAMAC, modelo ES 300, com motor Honda.

Uso com cerca de 10 horas. Esse gerador foi usado somente durante o evento do CongreNAT na praia do Abricó entre os dias 2 e 5 de novembro de 2006.

Ainda resta garantia do fabricante até 30 de abril de 2007.

Veja as especificações técnicas clicando no link a seguir:

http://www.fermatecrio.com.br/geradoresportateis_pramac_serie_e_e_es.htm

O interessado deverá se ocupar com o transporte.

Preço base R$ 1800,00.

Informações com Pedro Ribeiro nos telefones 3015 9634; 9441 5652 ou 8639 0368.

Não aceitamos ligações a cobrar.

Ou por e-mail: anabrico@oi.com.br

A diretoria da ANA

Rio de Janeiro - RJ

(enviado em 8/01/06)

 

Contatos

 

contato com Massarandupió

 

Sou naturista por natureza. Gostaria de contatar com os naturistas de Massarandupió. Localizar endereço.

 

Grato

 

Oraco C. de Sousa

Camaçari - BA

tecnotrafo@terra.com.br

(enviado em 6/01/07)



Olho nu - Copyright© 2000 / 2007
Todos os direitos reservados.