') popwin.document.close() }
Jornal

Leia a seguir as notícias publicadas na seção ÚLTIMAS NOTÍCIAS no primeiro trimestre de 2013

NATClassificados

Naturista Capixaba procura contatos com naturistas do RJ e SP

 

Leia no NATClassificados: Naturista de Vitória procura contato com naturistas de São Paulo e do Rio de Janeiro por causa de visita a essas cidades que fará em breve.

 

(enviado em 31/03/13 por jornal OLHO NU)

XIII CongreNAT

CongreNAt brilha em Barra Seca

 

O Décimo Terceiro CongreNAT realizado na praia naturista de Barra Seca, em Linhares, no Espírito Santo, transcorreu com muita tranquilidade e emoção nestes dois primeiros dias. Cerca de 70 pessoas, entre visitantes e representantes das filiadas à Federação Brasileira de Naturismo, compareceram ao evento organizado pelos NATes e Naturismo Capixaba. Apesar do tempo chuvoso e frio a adesão ao Naturismo foi de quase 100%. A abertura oficial ocorreu na quinta-feira, dia 28, às 13 horas, em um tenda montada em frente ao ponto de partida do barco que atravessa o rio que leva à praia, contando com a participação de autoridades municipais e com os primeiros naturistas que chegaram ao local, além da presença do presidente da FBrN, João Olavo Rosés. A mídia local cobriu este momento.

 

Ao correr do dia foram chegando dos vários pontos do país outros naturistas que engordaram a população do pequeno município, se hospedando nas poucas pousadas disponíveis e em um condomínio previamente reservado. A infraestrutura montada na praia contou com, além dos tradicionais e imensos sombreiros, uma enorme tenda que abrigaria as assembleias e palestras programadas.

 

Na noite de quinta-feira, a primeira confraternização social na Pousada Lua Nua, com a chance de reencontrar os amigos, conhecer pessoalmente alguns virtuais e fazer novos, regados a muitos e variados caldos saborosos que foram compartilhados irmamente.

 

Na sexta-feira, 29, o tempo não colaborou, amanhecendo muito nublado, ventoso e ameaçador de chuva. Apesar disso o comparecimento à praia foi maciço. A tenda foi decorada com as bandeiras e banners das várias instituições representadas do país, além do Chile, Uruguai e Argentina. Por volta das onze e meia José Wagner, presidente da instituição Oca de Piá, recrutou os presentes para aprenderem alguns passos de dança indígena, formou uma grande roda com cerca de cinquenta naturistas e ensinou algumas palavras e saudações em um dos idiomas indígenas brasileiros. Jorge Bandeira, presidente do Graúna, fez um pequeno discurso explicando a importância de preservamos esta cultura e em seguida se juntou à roda para dançar os novos passos. Momento de muita descontração e alegria.

 

Logo após, João Olavo convocou a mesa diretora e fez uma segunda abertura oficial do evento, desta vez naturista, agradecendo a presença de todos e dando voz aos componentes da mesa para os discursos de boas vindas. Em seguida fez uma série de homenagens a naturistas históricos, entregando diplomas de reconhecimento pelos serviços prestados ao Naturismo, com destaque à falecida Miriam Zorzella, representada por seu ex-marido Franco Giordano, que recebeu o diploma em momento de muita emoção.

 

À tarde, por volta da quatro e meia, deu-se início a Assembleia Geral Extraordinária, programada para as duas, convocada exclusivamente para deliberar sobre a formação do Conselho Consultivo, cujos membros serão indicados pelos filiados e diretoria e aprovados em assembleia. Aprovada ã constituição do Conselho, os nomes de Paulo Pereira, Evandro Telles, Celso Rossi, Edson Medeiros e Jorge Bandeira foram indicados e aprovados como os primeiros membros.

 

Após a a AGE, os dirigentes da praias naturistas se reuniram para debater problemas comuns de suas áreas e procurar soluções para resolvê-las, com exceção das praias de Pedras Altas e da Galheta, todas as demais praias estavam representadas. A conclusão será publicada em breve.

 

À noite, mais uma confraternização, prevista para ocorrer na pousada Urussuquara, foi transferida pra a Lua Nua. Foram momentos de grande emoção. Jorge Bandeira exibiu um vídeo com o histórico de sua instituição e dedicou o trabalho aos naturistas Maria Luzia de Almeida e Pedro Ribeiro. Em seguida apresentou uma performance teatral abordando a desmistificação da nudez, que levou a plateia a grandes apupos. Logo após, apresentação de outra pequena peça teatral, "Carla e a árvore mágica", desta vez de autoria da pequena naturista Ísis, filha de Rose Santanna, de 8 anos, protagonizada por ela mesma, com direção de Iran Lamego e atuação de outros naturistas, abordou a iniciação de crianças e adolescentes no meio naturista. Levou a plateia à emoção a ao delírio.

 

Neste sábado o Congresso prossegue com a Assembleia Geral Ordinária, quando, entre outras coisas, serão eleitos os candidatos aos cargos da diretoria da federação.

 

(enviado em 30/03/13 por Pedro Ribeiro)

Notícias da FBrN

Colina do Sol se refilia à Federação Brasileira de Naturismo

 

A antiga e tradicional entidade naturista Clube Naturista Colina do Sol – CNCS retorna ao movimento naturista brasileiro após dois (2) anos de afastamento e isolamento. A expressiva e recorde participação de seus associados e a esmagadora votação recebida pelos conselheiros eleitos (que defendiam a refiliação à FBrN como primeira ação) assegura-nos que a Colina do Sol retoma – de forma definitiva – sua participação no mundo naturista e na sua entidade maior. Os conselheiros eleitos submeterão, brevemente, à assembleia geral do CNCS alteração estatutária que impedirá decisão de Diretoria em possíveis futuras desfiliações. A desfiliação da FBrN passará, portanto, ser prerrogativa da instância diretiva maior, que é a assembleia geral da entidade.

 

Estará representando-a no XIII CONGRENAT seu Conselheiro Deliberativo e candidato à Conselheiro Maior da FBrN para Região Sul, Celso Rossi, que foi – inclusive – fundador da FBrN há 25 anos atrás, e posteriormente, da própria Colina do Sol há quase 20 anos. Representará o entusiasmo dos novos dirigentes da entidade, que já aspira realizar eventos importantes, como o EJN – Encontro da Juventude Naturista, de cujos representantes recolhemos, recentemente, suas ideias e o seu entusiasmo de retomar o convívio com a vida colineira.

 

(enviado em 25/03/13 por João Olavo)

NATCampanha Eleitoral - XIII CongreNAT

PROPAGANDA ELEITORAL – CANDIDATURA AO CONSELHO MAIOR – REGIÃO CENTRO-OESTE


ELIAS ALVES PEREIRA - 2301


QUALIFICAÇÃOElias Alves Pereira, casado, nascido em 08/02/1945, na cidade de PARAOPEBA-MG.

 

Administrador de empresas. Diretor da ACIT – Associação Comercial Industrial Taguatinga. Diretor por 16 anos da FIBRA - Federação das Indústrias do Distrito Federal. Juíz Arbitral por 1 mandato. Diretor da associação dos Juízes Classistas da Justiça do trabalho da 10º Região.Presidente da Aoaster – Associação das Oficinas de Auto Peças de Taguatinga, Diretor por vários mandatos e Presidente por 1 mandato.

 

-Fui presidente da FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE NATURISMO nos anos de 2003 – 2005.

-Presidente da FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE NATURISMO de 2005 – 2007.

-Presidente da FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE NATURISMO de 2007 – 2009.

-Sou presidente do Conselho Maior da Federação.

-Sou Presidente do PLANAT, estando desde 1996.

-Participei de todos os Congressos Internacionais.

-Consegui trazer o congresso internacional para o Brasil em 2008.

-Participei de todos os congressos internacionais.

-Em 2012 na Croácia fui eleito novamente Diretor Internacional pela INF para América latina pela Presidente da Federação Internacional de Naturismo, Siegelide Ivo.

-Já visitei todas as entidades naturistas do Brasil, tanto praias como clubes.

-Quando fui presidente da FBrN em minha primeira gestão quitei a dívida da FBrN junto a INF , aumentando a quantidade de votos para o Brasil para reforçar a escolha do país como sede do XXXI Congresso Mundial de naturismo . Conseguindo assim, trazer o congresso para o Brasil, onde foi realizado na Praia de Tambaba/PB.

 

(enviado em 25/03/13 por Elias Pereira)

Notícias da FBrN

Curso gratuito sobre planejamento estratégico

 

As entidades naturistas ECOVILA e ECOPARQUE DA MATA organizaram evento comemorativo à inauguração da sua 1ª etapa de construção, de 01 a 05/05/2013 (feriadão do Dia do Trabalho). Na oportunidade também deverá ser inaugurada a sede administrativa da Federação Brasileira de Naturismo em sala cedida através de Concessão de Uso Vitalício para a FBrN. Nesse local, além da sua sede administrativa a Federação sediará um Memorial, cujas primeiras doações foram enviadas pelo naturista José Edson Medeiros e o presidente do RINCÃO NATURISTA Juvenal Salvador de Dominicis.

 

Em regozijo a estas manifestações de apreço e consideração a Federação Brasileira de Naturismo resolveu ofertar gratuitamente um curso sobre “Planejamento Estratégico”, com duração de apenas um (1) dia, que acontecerá em 04/05/2013, sábado. Os participantes do curso receberão certificado de participação do mesmo, que será emitido pela FBrN. As inscrições devem ser feitas diretamente com o diretor de Eventos da FBrN e principal dirigente do ECOPARQUE DA MATA, Waldo Andrade, através do e-mail waldo52andrade@hotmail.com.

 

Dependendo da aceitação e viabilidade, esse curso juntamente com outros, integrarão o Programa de Qualificação dos Dirigentes Naturistas a ser lançado brevemente.

 

(enviado em 25/03/13 por João Olavo)

XIII CongreNAT

Programação oficial do XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE NATURISMO

 

Local: Área Naturista da Praia de Barra Seca – Pontal do Ipiranga – Linhares – Espírito Santo. Período: 28/03/2013 a 31/03/2013

 

PROGRAMA OFICIAL
28/03/2013, quinta feira.
11 h – Abertura oficial, na tenda pública, com participação de autoridades municipais e da comunidade local.
A partir das 12 hs - Recepção e credenciamento, no desembarque na ilha .
14 h – Transfer Aeroporto/Barra Seca
15 h – Palestra - PONTAL DO IPIRANGA E BARRA SECA, UM HISTÓRICO DE VOCAÇÃO TURISTICA
16  h – Tarde Livre para práticas esportivas
21 h – Confraternização, na Pousada Lua Nua.
 

29/03, sexta feira.
8 h – Manhã livre para confraternização e práticas esportivas
10 h – Transfer Aeroporto/Barra Seca
10 h 30 - Palestra: O NATURISMO E O RESPEITO A NUDEZ
11 h30 às 14hs - Livre
14 h – Assembléia Geral Extraordinária da FBrN - tema único: criação do Conselho Consultivo.
15 h - Palestra - O NÚ E A ARTE
16h – Tarde Livre para práticas esportivas
21 h – Confraternização, na Pousada Urussuquara.
 

30/03, sábado.
8h – Manhã livre para confraternização e práticas esportivas
10 h – Assembléia Geral Ordinária da FBrN
-Prestação de contas da atual gestão da FBrN;
-eleições novos dirigentes; e
-temas pautados anteriormente.
14 h – Palestra: OS CUIDADOS COM A SAÚDE NA PRÁTICA NATURISTA.
15h – Apresentação teatral
16 h - Tarde livre para participação em práticas esportivas.
21 h – Forró no Pontal do Ipiranga.
 

31/03/2013, domingo.
8 h – Manhã livre para confraternização e práticas esportivas
10 h – Reunião dirigentes de praias naturistas
12 h – Transfer Barra Seca/Aeroporto (a cargo BIOTUR).
16 h – Encerramento do XIII CONGRENAT.

PROGRAMAÇÃO PARALELA
28/03/2013, quinta feira.
16 h – Torneio de peteca – 3 participantes por equipe
Jogos de mesa – damas, baralho e dominó
 

29/03, sexta feira.
16 h – Inicio do Torneio de Voley – 6 participantes por equipe
Jogos de mesa – damas, baralho e dominó
 

30/03, sábado.
16 h – Final do torneio de Voley
Torneio de damas, baralho e dominó
OBS: as inscrições para os torneios devem ser feitas junto a organização até o inicio de cada evento.

PROGRAMAÇÃO EXTRA
Passeio pelo Rio Barra Seca – percurso desde a ponte até a foz (evento não naturista, a ser tratado com o barqueiro)
Visitação: Museu Histórico do Pontal do Ipiranga, Projeto Eco Cidadania e artesanato local e realização de Trilhas (eventos a serem realizados no Pontal do Ipiranga – contato com Roque – (27)9826 2102).

 

(enviado em 22/03/13 por Waldo Andrade)

Nu em Notícia

Jovens ficam pelados para conseguir combustível à metade do preço na Alemanha

 

Alguns desinibidos enfrentaram temperaturas negativas na cidade de Leipzig, na Alemanha, nus com a mão no bolso. Tudo para ter combustível a um preço camarada. Segundo o site alemão Bilde, a ousadia é para atender ao desafio de uma revista local. A publicação lançou uma promoção: quem abastecer o carro usando apenas roupa íntima paga só metade do preço.

 

A promoção foi impulsionada pela alta repentina do preço do combustível. Os mais empolgados foram além e tiraram tudo. Além de divertirem os outros clientes do posto, voltaram para casa com o tanque cheio.

 

- Somos jovens, bonitos e vamos nos tornar verdadeiros beberrões de gasolina - disse o peladão John Oliver, de 19 anos.

 

A brincadeira, certamente rendeu. Em vez de pagar 54 euros pelos 33 litros de combustível que colocou no carro, ele só precisou desembolsar 27 euros.

 

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias

 

(enviado em 23/03/13 por Peladistas Unidos)

NATTurismo

Passeio Naturista à Ilha Grande

Está chegando o grande dia do nosso Passeio à Ilha Grande/RJ

Desfrutaremos de um ambiente salutar e em contato total com a natureza, num lugar paradisíaco.
 
 
Passeio Naturista à Ilha Grande/RJ

DATA SAÍDA: 13/04/2013 ás 8 h
LOCAL DE SAÍDA: Porto de Angra dos Reis/RJ
DATA DE RETORNO: 14/04/2013 ás 17 h


INCLUI:
* 1 PERNOITE POUSADA LAGAMAR (As instalações, com arquitetura rústica, são cercadas por plantas nativas, animais
silvestres e estão a 30 metros do nível do mar. A pousada está situada em uma área costeira onde existe uma belíssima piscina
natural marinha (lagamar) com o fundo de areia cercado de pedras e rochas recobertas por corais. Tudo isso proporciona bem-estar ao visitante e transmite a sensação de total harmonia com as maravilhas naturais do local. )

* 2 CAFÉS DA MANHÃ
* 1 JANTAR e 1 ALMOÇO NA POUSADA
* 1 PASSEIO DE ESCUNA COM PRÁTICA DO NATURISMO (6 horas de passeio)
* 1 ALMOÇO NA ILHA DA GIPÓIA (ou outro local durante o passeio)
* TRASLADO ANGRA-ILHA-ANGRA
PROGRAMAÇÃO:
Dia: 13/04/2013 às 8 h - Traslado Angra - Praia Vermelha IIlha Grande)
Dia 14/04/2013 as 09 h - Passeio por ilhas para mergulho e parada para almoço (passeio naturista ou seja, todos nús)
Dia 14/04/2013 as 17 h30 - Traslado Praia Vermelha (Ilha Grande) - Angra
 
* comprometimento total com a Ética Naturista em todos os locais da excursão, sob pena de exclusão, sem direito a reembolso.
 
* A nudez total será necessária e permitida no passeio de escuna e no interior da pousada.
* os quartos serão compartilhados (mas todos naturistas)
Apoio: Anabricó, SPNat e FBrN

Valerio e Simone
((21) 9847-1043 (Vivo)
(21) 9395-1542 (Claro)
nmvalerio@hotmail.com
srbezerra@yahoo.com.br

 

(enviado em23/03/13 por Valério Norte-Sul Viagens)

NATClassificados

Naturista vende terreno e casa em Pedras Altas

 

Veja no NATClassificados o anúncio do naturista que está vendendo terreno a menos de qo00 metros da praia naturista de Pedras Altas, em Santa Catarina.

 

(enviado em 23/03/13 por Jornal OLHO NU)

NATCampanha Eleitoral - XIII CongreNAT

Campanha de João Olavo Rosés e José Antonio Tannús para a Presidência da FBrN

 

Queridos irmãos naturistas,

 

aprendi nos anos de militância política que você não pode ser candidato de si mesmo. Quem deve saber se devemos ser candidatos a algum cargo são os nossos eleitores. Assim acredito. Assim fiz. Nas nossas andanças por este Brasil à fora consultei os dirigentes naturistas sobre a possibilidade de uma candidatura à reeleição, que algumas lideranças estavam sugerindo. Houve uma indicação unânime não só com relação à minha candidatura para presidente da FBrN como também a do diretor Tannús para vice presidente. Coloquei essa situação para o atual vice presidente Marcelo Pacheco, que não só a aceitou como disse que apoiaria essa chapa, pois seria a melhor solução para o naturismo brasileiro. Lançamos, então, a chapa “Continuando no Rumo Certo”, para consolidar as profícuas mudanças que vinham sendo implantadas nas últimas gestões.

 

Muito me honra participar de uma chapa com o companheiro Tannús, que já foi presidente da FBrN e possui elevada qualificação para exercer o cargo de dirigente da entidade maior do naturismo brasileiro.

 

Envio abaixo um currículo resumido para – juntamente com o Relatório de Atividades da gestão da FBrN 2011/2013 - servir de análise para os eleitores que manifestarão sua vontade soberana na AGO de 30/03/2013. Segue também um currículo sintético do companheiro Tannús.

 

Currículo do candidato João Olavo Rosés: brasileiro, casado, 69 anos, administrador, com diversos cursos na área financeira e planejamento estratégico. Educador formador de Gerentes e Instrutor em várias áreas. Atuou na atividade privada em várias empresas, entre as quais NESTLÉ e BANCO DO BRASIL. Nesta última por mais de 20 anos administrou unidades em vários Estados (SP, RJ e RS). Integrou a empresa Rosés & Associados – Agência de Comunicação e Consultoria Empresarial. Durante 8 anos participou de gestão pública como Secretário de inúmeras áreas, participando como dirigente das respectivas Associações Estaduais de Secretários. Dirigiu por 2 anos Hospital de Caridade. Presidiu partido político e foi seu coordenador regional. Presidiu, também, o Conselho Regional de Desenvolvimento – COREDE Região das Hortênsias/Campos de Cima da Serra. Diretor e, posteriormente, Presidente do FÓRUM DOS COREDES do Rio Grande do Sul, integrando atualmente seu Conselho Consultivo. Presidiu o Conselho Consultivo da Associação Comercial e Industrial de Canela, RS. Integrou inúmeros Conselhos Municipais, Associações e Conselhos Regionais e diversos Conselhos Estaduais (Conselho Diretor do FUNDOPEM/RS, Conselho Estadual de Turismo/RS, entre outros). Participou ativamente de iniciativas públicas e privadas (PRODETUR SUL, RUMOS 2015, PACTO PELO RIO GRANDE e AGENDA 2020). Associado ao Clube Naturista Colina do Sol - CNCS desde 2044, lá residiu. Foi Conselheiro Deliberativo, Conselheiro Disciplinar e vice presidente dessa entidade. Como responsável pela Área Administrativa e Financeira implementou processo de modernização. Idealizador e organizador do III ELAN – Encontro Latino Americano, em 2010. Atual Presidente da Federação Brasileira de Naturismo gestão 2011/2013. Afiliado da ABANAT e ECOVILA DA MATA, reside há um ano no litoral norte baiano.

 

Currículo do candidato Jose Antônio Ribeiro Tannús: brasileiro, nascido em Uberlândia-MG, casado, 53 anos, engenheiro eletricista, com especialização em operação e automação de sistemas elétricos. Professor de Interface Humano-Computador, Automação Industrial e Redes de Computadores do curso de Engenharia de Computação. Foi gerente do setor de Engenharia de Automação da concessionária local de energia elétrica, por mais de vinte anos, sendo o responsável por todo o plano de automação do sistema elétrico daquela empresa, da qual se desligará através do plano de demissão voluntária no próximo mês de maio. Associado do GOIASNAT desde 2005, é o seu vice-presidente desde 2008. Foi eleito Conselheiro Maior da FBrN em 2006 no CONGRENAT realizado na Praia de Abricó, RJ. Foi eleito Presidente da FBrN, em março de 2009, no Mirante do Paraíso, para o biênio 2009/2010, sendo responsável pela reestruturação administrativa e financeira da federação, inclusive organizando toda a sua documentação, num momento de crise e de grande inquietação no naturismo brasileiro. Entregou a presidência em 2011 para o administrador João Olavo, sendo imediatamente então nomeado Diretor para Assuntos Especiais. Foi o idealizador e organizador do IV EDN, em outubro de 2011, na cidade de Caldas Novas, GOIÁS, que reuniu quase duzentos (200) naturistas, num dos maiores eventos nacionais. Foi um dos responsáveis pelo lançamento da candidatura do Brasil para sediar o Congresso Mundial de Naturismo, da INF-FNI, em 2016, concorrendo com a Itália, sendo então nomeado Coordenador Geral da Candidatura Brasil 2016. Adquiriu recentemente uma área na ECOVILA DA MATA e outra, em sociedade com um grande amigo naturista, em Teresópolis de Goiás (onde abrigará os encontros do GOIASNAT). Pretende dividir sua residência entre os dois locais.

 

O respaldo político de um apoio amplamente majoritário é fundamental para a governabilidade da FBrN no próximo biênio, razão pela qual pedimos sua confiança e seu voto nas eleições de 30/03/2013, em Barra Seca (ES).

 

FALTAM APENAS 7 DIAS PARA O XIII CONGRENAT, em Barra Seca (ES).

 

João Olavo Rosés

 

(enviado em 21/03/13 por João Rosés)

NATMídia

Blog Naturismo em Sergipe atualiza sua página

 

NATURISMO EM SERGIPE tem mais uma postagem. Lamentavelmente informando o fim da Serginat.

http://naturismoemsergipe.blogspot.com.br

 

(enviado em 21/03/13 por Nilton Fonseca)

NATAssociações

 

Dias: 23 e 24 de março de 2013 (sábado e domingo)

Hora: 13 h

Duração: aproximadamente 2 horas, cada dia

Local: Praia do Abricó. Se o tempo estiver chuvoso a reunião será transferida para o auditório do Parque Municipal da Prainha , informe-se pelos telefones 9441 5652 ou 8639 0368 no dia do evento.

Pauta: Balanço do ano 2012; Avaliação das medidas tomadas no verão; Avaliação da barraca de vendas; Inadimplência; Recursos financeiros; Agendamento de eventos festivos; Preparação para a participação no XIII CongreNAT em Barra Seca; Assuntos gerais.

Quem quiser acrescentar assuntos na pauta, enviar sugestão para o e-mail anabrico@anabrico.com

Compareça e participe. A continuidade do sucesso da praia depende de todos nós.

(enviado em 21/03/13 por ANAbricó)

Nudez & Sociedade

Manifestação pela LIBERDADE DA NUDEZ 3

 

Epycuro Macunayma convida para o evento: ManiFESTAção pela LIBERDADE da NUDEZ 3!!!

 

Quinta, 30 de maio de 2013, 15 h - 18 h na Praca da Paz - Parque do Ibirapuera

 

(enviado em 21/03/13 por FaceBook)

NATFeriadão

Faltam 9 dias para a Páscoa

 

FALTAM 9 DIAS PARA A PÁSCOA. VENHAM TODOS PARTICIPAR DA NOSSA GINCANA NATURISTA NO DOMINGO DE PÁSCOA. TEREMOS MUITA DIVERSÃO E GARGALHADAS NÃO FIQUE DE FORA. TEREMOS BACALHAU NA SEXTA - FEIRA E DISCOTECA SÁBADO Á NOITE.

 

LIGUE E FAÇA A SUA RESERVA

 

VENHA PASSAR ESSE FERIADO AQUI NO MIRANTE!!!

 

E NESTE FINAL DE SEMANA A CHUVA DARÁ UMA TRÉGUA, SEGUNDO O CLIMA TEMPO. TEREMOS SOL NO FINAL DE SEMANA SEM CHUVA!

 

CONTATOS E RESERVAS: xx 11 4658-6658; 11 99984-9309 vivo;11 98444-2871 tim. ARNALDO

 

(enviado em 20/03/13 por Mirante do Paraíso)

NATCampanha Eleitoral - XIII CongreNAT

PROPAGANDA ELEITORAL – CANDIDATURA AO CONSELHO MAIOR – REGIÃO SUDESTE

 

Renata Barreto Freire 2402
QUALIFICAÇÃO:
Renata Barreto Freire, casada, nascida em 26/01/1958, na cidade de Santos – SP.
Administradora por formação acadêmica, na área de Recursos humanos e O & M.
Conselheira do Orçamento Participativo, representando a região de Carlos Gomes na Cidade de Campinas por 6 gestões. Conselheira do Meio ambiente representando entidade de classe (Sid Bancários de Campinas) por 2 gestões como titular e uma gestão como suplente (efetivada no transcurso da gestão)

 

Iniciei no naturismo em abril de 2005, na fundação do NIP – Naturistas do Interior Paulista. Desde 2006 faço parte da diretoria do NIP, em funções da diretoria administrativa, conselho e hoje na Presidência do NIP. Com o privilégio de participarmos de um grupo fundado pelos jovens naturistas do YNAI Brasil, conhecemos o naturismo sem os preconceitos do início do Naturismo no Brasil, com muitos associados sozinhos, estudantes, casais, pessoas de várias etnias, crenças, etc

 

Com esta proposta participamos como representante do NIP em todas as atividades nacionais em que se discutiu o cartão INF, a aceitação das pessoas sozinhas e de todas as diferenças sociais.

 

Como dirigente do NIP, com a participação da diretoria, Implantamos atitudes e procedimentos corretamente sustentáveis, como separação e entrega dos resíduos nas cooperativas de reciclagem, extinção de uso de materiais de uso descartáveis, como copos, pratos etc, substituindo-os por materiais de uso contínuo. Colocamos em nossas conversas nos encontros a alimentação saudável, propriedades dos alimentos, convivência com a natureza, novas maneiras de aproveitar os alimentos e a prática harmoniosa e pacífica de debater e resolver nossas divergências, respeitando a todos.

 

PROPOSTA DE TRABALHO

 

Ao me disponibilizar a assumir as funções de Conselheira Maior da Região Sudeste, estaremos buscando desenvolver ações objetivas para contribuir com desenvolvimento do naturismo no Estado de São Paulo em especial e, nos demais estados da Região Sudeste, buscar soluções as eventuais dificuldades enfrentadas, incentivar debates e buscar os naturistas ainda não identificados na nossa região, através de divulgações; incentivar e assessorar a criação de novos grupos em regiões mais distantes buscando a oficialização de grupos que possam atender e oferecer boas condições da prática naturista com frequência e qualidade na nossa região sudeste.

 

Sempre à disposição

 

Obrigada

 

Renata Freire

 

(enviado em 18/03/13 por Renata Freire)

NATMídia Internacional

Está no ar a edição número 25 de NudeLot, a revista argentina eletrônica sobre Naturismo

 

REVISTA NUDELOT- EDICION Nº 25

Marzo de 2013

Ver artículos completos en www.revistanudelot.com.ar

Síntesis Informativa

F.Br.N- 25º aniversario: Para festejar el 25º aniversario de la Federación Brasilera de Naturismo, fundada por Celso Rossi, se llevó a cabo el V Encuentro de Dirigentes Naturistas en Playa Do Pinho y en las instalaciones de la Asociación de Amigos de Playa do Pinho (AAPP)

Yatan Rumi: una década: La Reserva Naturista Yatan Rumi , ubicada en las sierras cordobesas de la República Argentina, festejó sus primeros diez años de vida, y estas son las palabras que nos ha hecho Miguel Suarez, uno de sus fundadores

Desnudos a caballo. NUCAT: Durante dos horas muy cortas experimentamos otra opción del nudismo, montar a caballo.Fue un paseo realmente genial. Además de disfrutar del maravilloso entorno de la naturaleza catalana, de la experiencia de la montura en sí que algunos desconocíamos hasta ese día, durante todo el trayecto fueron apreciaciones, risas y chistes que hicieron muy amena la salida.

Bioenergética y Nudismo Es bien sabido que existe un fuerte flujo de energía a través del cuerpo, y el cuerpo está hecho de energía en muchas formas y frecuencias.

Descubriendo el nudismo …”En la charla que fuimos hilvanando la noté crítica hacía las personas según el físico que tenían y la malla que se ponían. Me confesó que nunca había usado bikini por pudor y sobre todo por su físico, quizás algo excedido en kilos….Fue entonces que le comenté que yo hacía nudismo, sus ojos se abrieron en una expresión de estupor y sorpresa.

La desnudez en USA. ,,,,Durante los últimos 50 años, se ha producido una liberalización enorme en la actitud estadounidense respecto a la conducta sexual, pero la desnudez pública continúa evocando la repugnancia y el ridículo. A pesar de que las restricciones legales se han relajado y las de playas de vestimenta opcional son cada vez más numerosas, la mayoría de los norteamericanos siguen desaprobando la desnudez que les resulta muy incómoda.

Desnudos al Museo!... Visitantes sin ropa en el Museo Leopoldo de Viena recorren la exposición "Hombres desnudos desde 1800 hasta hoy" durante un evento especial abierto al nudismo, el lunes 18 de febrero de 2013…

Galería: Desnuda bajo los hielos : El famoso fotógrafo submarino, profesor de buceo y periodista de National Geographic ,Víctor Lyagushkin,( 40 años) de nacionalidad rusa,… En Abril de 2011 junto con la buceadora rusa, Natalia Avseenko de 36 años, llevó a cabo otra increíble experiencia en el Mar Blanco al noroeste de Rusia. Natalia se sumergió desnuda en el agua a -1,5 ° C para bailar desnuda con belugas…

Historia Arte: Man Ray –Dadaismo :… Man Ray (USA.1890- 1976), el maestro de la fotografía experimental, fue también pintor, cineasta, poeta, ensayista, filósofo, y un líder del modernismo americano. Nacido en Filadelfia, Estados Unidos; fue un artista estadounidense impulsor del DADAISMO en Estados Unidos…

Nudelot nuevos hallazgos (8) ,,,Nadie se burlaba de “Gusanito”, que era un enano adorable con deformaciones genéticas… Se dice que aportó la sabiduría del “El Espíritu del Bosque” a Nudelot,….

Rincón del Poeta: Woman; Yo no te juzgo por lo que usas…si tu ropa es de trapo o riquezas…

Humor Nudista… por Coleman

La foto seleccionada: Pareja nudista- Autor: Juan Antonio Campos Palomo

Identidad Corporal y Educación:… El protagonismo que el cuerpo ha alcanzado lo ha colocado en el pedestal de los dioses adorados, es así que la belleza aparece hoy en día como una concepción mixta, … la percepción que una persona hace de su propio cuerpo, … y la percepción que los demás hacen del mismo….

Imagen corporal y moda…PLUS MODELO, una revista dedicada a tallas grandes de la moda, ha generado controversia al afirmar que las modelos de pasarela, en su mayoría, cumplen con los criterios del IMC para la anorexia….

Como enamorarse de uno misma… Párate desnuda delante de un espejo por un largo tiempo, con la luz menos favorecedora posible. Fíjate en las subidas y caídas de las pequeñas ondulaciones de tu piel, — las cicatrices, las hendiduras, la celulitis — y piensa sobre cuánto intentas ocultar estas cosas en tu día a día…

Sello de calidad naturista: Ser naturista va mucho más allá de esto. Implica estar en el mundo de forma más consciente y natural. Desnudarse ms allá del cuerpo. Desnudar poco a poco también la mente, liberándola de las necesidades y deseos artificiales y el abandono de prejuicios, juicios y valores segregacionistas

Revista Nudelot- La revista naturista de Argentina y de América Latina. Difundida por Apanna Asociación Civil – Si desea recibirla en su correo individual suscribirse a http://es.groups.yahoo.com/group/infoapanna/

(enviado em 18/03/13 por InfoApanna)

NATCampanha eleitoral - XIII CongreNAT

Campanha eleitoral - Conselho de Ética

 

 

(enviado em 18/03/13 por Rose Santana)

NATAssociações


 

 

A Associação Naturista de Abricó convida seus associados e amigos para a comemoração das datas natalícias dos associados nascidos no mês de fevereiro e de março

 

Dia: 24 de março (domingo)

 

Hora: 13 h

 

Local: Praia do Abricó*

 

A Associação oferece o bolo de aniversário, mas se você quiser traga frutas de todas as espécies e quitutes para fazer uma mesa maravilhosa. Participe com sua alegria e bom humor.

Compareça e participe. A continuidade do sucesso da praia depende de todos nós.

*Se o tempo estiver chuvoso, a comemoração ocorrerá no auditório da Sede do Parque Natural da Prainha, no mesmo horário, antes da realização da assembleia geral.

Confirme no dia pelos telefones 8639 0368 ou 9441 5652

 

(enviado em 17/03/13 por ANAbricó)

NATAssociações

Blog SPNAT atualizado

 

Segue o link do blog do SPNAT atualizado com os últimos eventos.
www.sp-nat.blogspot.com.br

 

(enviado em 17/03/13 por Rose Santana Pres. Grupo SPNat)

De Olho na Mídia

Nudistas da praia do Abricó não aconselham topless em Copacabana

 

Para naturistas, diferença cultural é entrave maior que a lei.

Na segunda (11), G1 flagrou ginastas dinamarquesas sem sutiã na areia.

João Bandeira de Mello

Do G1 Rio

 

Embora não esteja especificado no artigo do Código Penal que trata de ultraje público ao pudor, o topless feito por ginastas dinamarquesas, que chamou a atenção na segunda-feira (11), na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, é avaliado como desaconselhável por praticantes de nudismo da cidade, devido ao local e à falta de costume dos brasileiros com a exposição dos seios, comum na Europa.

 

Por si só, mostrar os seios na orla de Copacabana não é algo que espante, na opinião de Claudio Haliuc, relações públicas da Associação de Naturismo do Abricó, que reúne frequentadores da única praia de nudismo do Rio, entre Prainha e Grumari, na Zona Oeste. Fazê-lo naturalmente, sem intenções além de bronzeá-los, é que sim. "A gente já vê há bastante tempo, em Copacabana, aquelas meninas se mostrando pros turistas, não é mesmo? A diferença, acho, é que, dessa vez, turistas estrangeiras é que fizeram topless, que é algo comum no país delas, e não esperavam a reação aqui, chamar tanto a atenção".

 

Por cuidado, Claudio não recomenda topless em Copacabana, devido à exposição, para quem quiser evitar chamar a atenção. "É uma praia cheia de prédios de frente, muito povoada e aberta", enumera, ressaltando que a Praia do Abricó é separada por pedras de Grumari.

 

Nas areias do Abricó, a impressão era semelhante na tarde desta quarta-feira (13). Para Carlos Alberto Brito, de 43 anos, dono de uma barraquinha de bebidas, a falta de informação da existência de uma praia de nudismo foi um azar para as dinamarquesas. "A gente tem uma praia própria para vir sem roupa aqui no Rio; e você pode ver que não tem problema, todo mundo respeita", conta, apontando para a praia, tranquila, separada pelas pedras, mas a menos de 50 metros de um local bem frequentado de banhistas "vestidos" no canto esquerdo de Grumari.

 

"Durante a semana, vem gente de biquíni e sunga aqui também, mas, sábado e domingo, é todo mundo nu. Eu não vou nem de topless para o lado de lá [Grumari], por uma questão de respeito a quem não quer me ver nua, e, acho que pelo mesmo motivo, ninguém vem vestido para o lado de cá também", acrescenta Érica Menezes, de 34 anos, mulher e parceira de Carlos Alberto na barraquinha.

 

Ao mesmo tempo, um frequentador vestido apenas com um óculos Ray Ban, que preferiu não se identificar, apontava que a falta de especificação no artigo 233, que tipifica o ultraje público ao pudor, contribui para uma certa arbitrariedade em sua aplicação, já que a inclusão do topless como algo proibido acaba sendo decidida por policiais ou guardas municipais sem estar inscrita na forma da lei.

 

Segurança preocupa

 

A quatro meses da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude, a segurança preocupa a Associação Naturista de Abricó. O artigo 3º da Lei 4.059/2005, que previa o uso da Guarda Municipal nessa função, foi vetado. Por sua vez, a sinalização indicando a localização e a característica nudista da praia foi mantida, mas jamais aplicada.

 

"A associação paga segurança privada, com dinheiro recolhido, durante os fins de semana, dos frequentadores, que doam de forma voluntária. Mas, para evitar confusões, que já ocorreram no passado, deveríamos ter a Guarda Municipal, artigo que infelizmente foi vetado da lei que estabeleceu o naturismo no Abricó. Esperamos que, com o autor da lei, o então vereador Adilson Pires (PT), como vice-prefeito, haja um movimento da prefeitura para mudar essa lei a pôr a GM na segurança, além de, principalmente, instalar a sinalização, que foi aprovada, porque a segurança preocupa, principalmente com os próximos eventos", diz Claudio Haliuc.

 

De acordo com a assessoria de Pires, também secretário municipal de Desenvolvimento Social, "o vice-prefeito vai viabilizar meios com outros órgãos da prefeitura para garantir a ordem no local, de modo que, ocorrendo abusos, os agentes de segurança possam garantir a segurança do cidadão".

 

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia

 

(enviado em 15/03/13 por Peladistas Unidos)

NATInternacional

Evento de nudismo foi proibido de usar termo olímpico

 

Um evento de nudismo que usava um termo "olímpico" recebeu uma carta de advertência do Comitê Olímpico Australiano (AOC, na sigla em inglês). Segundo o comitê, o "Maslin Beach Nude Olympics" deve procurar outro nome, segundo a imprensa local.

 

A organizadora do evento, Debbie Pillar, considerou a proibição uma "reação exagerada". "Nós não ganhamos dinheiro com o nome", argumentou.

 

O Maslin Beach Nude Olympics usa este nome desde 1983. O evento foi cancelado durante cinco anos por falta de patrocínio, mas voltou a ser realizado em janeiro deste ano.

 

O australiano Keith Goslin, que visitou o local com sua esposa, Kate, criticou a proibição. "Isso é uma bobagem", afirmou ele.

 

Fonte: http://www.primeirahora.com.br

 

(enviado em 15/03/13 por Peladistas Unidos)

NATMídia

Nova postagem do Naturismo em Sergipe

 

O blog Naturismo em Sergipe está com nova postagem onde faz uma avaliação do caso das ginastas dinamarquesas que ficaram de top-less na praia de Copacabana, mas tiveram recomendação para colocar os soutiens de novo. Leia em http://naturismoemsergipe.blogspot.com.br .

 

(enviado em 14/03/13 por Nilton Fonseca)

NATFeriadão
Feriadão da Páscoa
 
FALTAM 15 DIAS PARA O FERIADÃO DA PÁSCOA: FAÇA JÁ A SUA RESERVA. SERÃO TRÊS DIAS PARA DESCANSAR, FUGIR DA ROTINA E ENCONTRAR OS AMIGOS.

NA SEXTA-FEIRA TEREMOS PEIXE E BACALHAU, SÁBADO DE ALELUIA A NOITE TEREMOS DISCOTECA E NO DOMINGO DE PÁSCOA VAMOS TER BRINCADEIRAS VALENDO PRÊMIOS!

NÃO VAI FICAR DE FORA, NÉ?!
 
ESTAREMOS FUNCIONANDO NORMALMENTE NESTE FINAL DE SEMANA.
 
CONTATOS E RESERVAS
 
xx 11 4658-6658
xx 11 99984-9309 VIVO
xx 11 98444-2871 TIM
 
ARNALDO
 
(enviado em 13/03/13 por Mirante do Paraíso)
NATFeriadão
Páscoa na praia do Pinho, não dá para perder
 
 
(enviado em 13/03/13 por Praia do Pinho)
Nudez & Sociedade

Ginastas fazem topless na Praia de Copacabana

 

O time de ginástica da Dinamarca aproveitou a manhã ensolarada desta segunda-feira (11) para colocar o bronzeado em dia na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio. De topless, comum na Europa, as ginastas ficaram surpresas ao descobrirem que a prática não é usual no Brasil, podendo ser vista por alguns como "ato obsceno" e vestiram a parte de cima do biquíni. De acordo com uma das ginastas, elas ficam no Rio até quarta (13), quando viajam para Curitiba. (Foto: Cristiane Cardoso/G1)

 

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia

 

(enviado em 11/03/13 por Alexandre Delphino via Papo Naturista)

Nudez & Protesto

São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e várias cidades do mundo promoveram o Pedalada Pelado

 

 Porto Alegre

Em protesto contra as atitudes irracionais e desrespeitosas no trânsito das grandes cidades por parte dos motoristas, várias cidades do mundo promoveram neste sábado 9, o Pedalada Pelado (World Naked Bike Ride), que tem objetivo de pedir mais segurança para os ciclistas.

 

Em São Paulo a chuva fez parte do protesto

Em São Paulo, Florianópolis  e Porto Alegre no Brasil, bem como em Lima no Peru e na Cidade do Cabo, na África do Sul centenas de ciclistas se reuniram usando a menor quantidade de roupas possível para gerar visibilidade ao movimento. As manifestações, segundo informações, ocorreram sem conflitos entre o poder público e os participantes. O único entrave, em São Paulo por exemplo, foi o temporal que desabou justamente na hora do evento.

 

Cidade do Cabo, na África do Sul

Embora não houvesse obrigatoriedade da nudez total, muitos aderiram a este tipo de vestimenta.

 

Países do Hemisfério Norte promoverão a manifestação no final da primavera na região.

 

Fontes: http://noticias.uol.com.br/album e http://noticias.uol.com.br/album

 

(enviado em 10/03/13 por José Mariano via Peladistas Unidos

NATAssociações

SONATA elege sua nova diretoria

 

Aos 10 (dez ) de março de 2013 no Tambaba Camping e Hospedagem foi realizada a Assembléia Geral para eleição da Diretoria da SONATA para o biênio março/2013 a março/2015 sendo aprovada por aclamação a chapa Novos Tempos composta por : Presidente : Alex Sandro Andrade de Souza; Vice-presidente: Maria Cláudia R. Tombolato; Conselho Superior: Roselaine Barbosa Pessoa (Presidente do Conselho); Zeneide Lúcia de A. Quintino; Júlio Lisboa de Magalhães, Marcus Vinicius Freitas L. Pedrosa e Serge Etienne Andre Huot, Conselho de Ética: José Alexandre Ferreira Guedes ; Itauhy de Almeida P. Júnior e Thúlio Veloso. Como parte do processo de eleição foi apresentado o Plano de Ação da SONATA 2013/2015 e o Calendário Anual de Atividades. Concluído o processo eleitoral o presidente eleito como primeiro ato convocou assembleia extraordinária para 17 de março de 2017 às 11h para discussão e aprovação de vários pontos importantes, dentre eles ressaltasse a Adequação do Estatuto e Regimento da SONATA ao da FBrN.

 

(enviado em 10/03/13 por Alex Souza)

Notícias da FBrN

Divulgado os nomes dos candidatos aos cargos da FBrN

 

Durante o XIII CongreNAT, que ocorrerá entre os dias 28 e 31 de março, em Barra Seca, no Espírito Santo, haverá eleições para os diversos cargos da Federação Brasileira de Naturismo. A Comissão Eleitoral do pleito acaba de divulgar a lista dos candidatos em condições de serem votados:

 

Presidente e vice presidente da Diretoria

101 - CHAPA “CONTINUANDO NO CAMINHO CERTO”:

Presidente: João Olavo Paz Rosés

Vice Presidente: José Antonio Ribeiro Tannús

 

Conselho Maior Região Norte;

2101 - Jorge Bandeira do Amaral

2102 - Iran Lamego

 

Conselho Maior Região Nordeste;

2201 – José Wagner de Oliveira

2201 – Valdenor de Oliveira Andrade (Waldo)

 

Conselho Maior Região Centro Oeste;

2301 – Elias Alves Pereira

2302 – João Batista de Souza

 

Conselho Maior Região Sudeste;

2401 – Evandro Telles

2402 – Renata Barreto Freire

 

Conselho Maior Região Sul;

2501 – Etacir Manske (ETA)

2502 – Celso Rossi

 

Conselho de Ética

301 - Rose Santana (SPNAT) – Região Sudeste

302 - Pedro Ribeiro (Abricó/ Jornal Olho Nú) - Região Sudeste

303 - Jaime Cabral Vieira (GRAÚNA/SONATA) - Região Norte/ Nordeste

304 - Luis Carlos Hack (AAPP) - Região Sul

 

COMISSÃO ELEITORAL

Leonardo Spinola de Miranda

Marcio Ramalho Braga

Ormindo Affonso Neiva Pinto

 

(enviado em 9/03/13 por FBrN)

Naturismo & Sociedade

TV Uol faz previsão de tempo para três praias Naturistas do Brasil

 

Entrando no Clima: já foi a uma praia de nudismo?

Programe o seu fim de semana com a previsão do tempo. A meteorologista Laura Ferreira, do Jornal do Tempo, deixa você informado sobre tudo que irá acontecer no tempo em todo Brasil, além de trazer toda semana uma dica turística. Produção Somar Vídeo. Visite o UOL Notícias. Saiba mais

 

 

(enviado em 8/03/13 por Marcelo Pacheco via Portal Brasil Naturista)

Notícias da FBrN

Colina do Sol tem nova diretoria e retorna aos quadros da FBrN

 

Neste final de semana passado houve eleições no Clube Naturista Colina do Sol. A Federação Brasileira de Naturismo – FBrN parabeniza essa tradicional entidade naturista pela verdadeira festa da democracia protagonizada pelas eleições ocorridas no último dia 03/03/2013. Nessa oportunidade a totalidade dos integrantes dos seus Conselhos (Deliberativo, Fiscal e Disciplinar) foram renovados. Como o item número 1 do Plano de Trabalho dos candidatos eleitos era a refiliação da Colina do Sol o pedido foi feito já na reunião de posse dos conselheiros eleitos, conforme relato abaixo. Em 24 horas o Conselho Maior da FBrN aprovou a refiliação, já que o sentimento unânime dos seus conselheiros e das entidades filiadas à FBrN era de que a Colina do Sol nunca devia ter se afastado da Federação Brasileira de Naturismo nem do movimento naturista brasileiro e latino americano.

 

As efusivas manifestações recebidas até o momento atestam que o Clube Naturista Colina do Sol está sendo recebido novamente de braços abertos e na certeza que uma nova fase de florescente desenvolvimento se inicia para esse importante espaço naturista, encerrando dois (2) anos de afastamento e isolamento.

 

O novo presidente do CNCS é Etacir Manske, Conselheiro Maior da FBrN para a Região Sul e naturista pioneiro da Colina do Sol, onde reside com sua família. Outro conselheiro eleito, que integrará o Conselho Deliberativo da entidade é Celso Rossi, fundador da FBrN e da própria Colina do Sol, onde também reside.

 

Dada, portanto, a relevância dessa atitude da Colina do Sol a Diretoria da FBrN decidiu que estará presente nos dias 16 e 17/03/2013 (sábado e domingo) para – de forma especial – fazer a entrega do Certificado de Área Naturista 2013. Nessa oportunidade será realizada reunião conjunta da FBrN com a própria Colina do Sol, HMN e OCARA/Econat e serão entregues Diplomas de Reconhecimento da FBrN para o Diretor Geral da FACCAT Delmar Henrique Backes e para o naturista Augusto Cesar Cunha Carneiro.

 

(enviado em 7/03/13 por Presidência da FBrN)

Nudez & Protesto

Convocação para I Pedalada Pelada em porto Alegre

 

Sábado, 9 de março de 201318:00 Pelados nós somos vistos!

 

Vem pedalar pelado para mostrar a fragilidade de nossos corpos e pedir por mais respeito no trânsito. Venha tão pelado quanto você ousar, mas a nudez não é obrigatória.

 

Concentração a partir das 18h, no Largo Zumbi dos Palmares, no Centro da cidade, para pintarmos nossos corpos. Tragam tinta têmpera!

 

Para informações através do facebook: https://www.facebook.com/events. Ou procure a pagina I pedalada pelada de Porto Alegre.

 

A idéia das “Peladadas”, como também são chamadas, é chamar a atenção para a fragilidade do ciclista e para a sua visibilidade, e também celebrar o corpo humano, indo contra os dogmas moralistas que afirmam que o corpo nu é obsceno. “Obsceno é a violência no trânsito”, diz uma das célebres frases dos defensores da Pedalada Pelada.

A nudez (total ou parcial) não é obrigatória, mas é comum nessas pedaladas ver mais homens completamente nus do que mulheres. Provavelmente um resultado de nossa cultura e comportamento machista e patriarcal, que faz com que as mulheres sintam-se oprimidas e objetificadas com olhares e comentários maliciosos, que ocorrem mesmo dentro de círculos mais abertos e libertários como é o caso destes eventos. Isso faz com que eventos como esse sejam exercícios necessários de nossa cidadania e respeito ao próximo ou próxima, de uma desmistificação do corpo nu como mero objeto sexual e do reconhecimento dele como parte integrante de indivíduos únicos, merecedores de nosso respeito e solidariedade.

Vamos pedalar pelados, mas vamos nos olhar nos olhos.

 

(enviado em 2/03/13 por Peladistas Unidos)

NATRegistro

 ALMOÇANDO COM ARTE

 

No dia 02/03/2013 estiveram presentes no Restaurante Cultural Feijão & Cia onde o Ponto Cultural Capixaba em Vila Velha mantém um acervo histórico de dvds, discos vinil, livros de diversos autores capixabas, Gilvan Alcântara, Ana Cristina, Romilda e Evandro.

 

Foi doado para esse acervo os dois livros de Evandro "Verdades que as roupas escondem" e "Naturismo um Estilo de Vida Transformador".

 

Fomos muito bem recepcionados e apreciamos algumas apresentações artísticas de alta qualidade de músicos, cômicos e uma história infantil contada por Silvana Soares Sampaio, atual Presidente da Academia Feminina Espirito Santense de Letras. No Evento tivemos outros convites que serão comunicados oportunamente.

 

Podemos adiantar o convite para o lançamento do livro de Jussara Calmon, que participou do filme de Luz del Fuego.

 

Grupo Naturismo Capixaba

naturismocapixaba@gmail.com

 

(enviado em 3/03/13 por Naturismo capixaba)

NATLuta - de olho na Mídia

Vice-presidente da FBrN dá entrevista sobre possível praia de nudismo no litoral do estado de São Paulo

 

Editor do Brasil Naturista e vice-Presidente da federação Brasileira de Naturismo, Marcelo Pacheco, em entrevista a RedeTv News, exibida no sábado, 2 de março. Assista ao vídeo...

 

 

(enviado em 3/03/13 por Marcelo Pacheco, via Facebook)

NATFim-de-semana

Final de semana com sol!

 

ESTAREMOS FUNCIONANDO NESTE FINAL DE SEMANA A PARTIR DE SÁBADO DE MANHÃ ATÉ DOMINGO Á TARDE, COM UM SOL MARAVILHOSO SEGUNDO O CLIMA TEMPO E O MELHOR SEM CHUVA!!!

 

E JÁ VÁ SE PREPARANDO PARA O FERIADÃO DA PÁSCOA, POIS TEREMOS VÁRIOS JOGOS COM PREMIAÇÕES.

 

FAÇA JÁ A SUA RESERVA E NÃO FIQUE DE FORA!

 

CONTATOS E RESERVAS: xx 11 4658-6658; xx 11 98444-2871 tim; xx 11 99984-9309 vivo

 

com ARNALDO

(enviado em 1/03/13 por Mirante do Paraíso)

NATFeriadão

 Março no Pinho

 

Esse ano a páscoa será no fim de março. Além de ser uma data especial com uma energia familiar pois muitas crianças vem acompanhadas dos seus pais, março nos reserva dias bem agradáveis com muito sol e calor. Não é a toa que já dizia o grande Tom Jobim "são as águas de março fechando o verão." Venha sentir toda a energia dessa data especial no complexo naturista mais famoso do Brasil. Faça sua reserva com antecedência e garanta seu lugar.

Maiores informações e Reservas: E-mail - reservas@praiadopinho.com.br - info@praiadopinho.com.br

Telefones - (47) 3169 1164 - 9282 3136

Vocês já curtiram a Funpage da Praia do Pinho? Acesse: http://www.facebook.com/praiadopinhoBRASIL. Acesse já, Curta ela e se mantenha atualizado com o dia-a-dia da Praia do Pinho.

 

Praia do Pinho o seu bem estar ao natural! .-.-.-.

 

(enviado em 28/02/13 por Peladistas Unidos)

NATAssociações

Convocação - Eleições na SONATA

 

Sociedade Naturista de Tambaba
Tambaba/Conde – Paraíba - Brasil
E-mail: sonata.tambaba@gmail.com

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL

 

O Presidente do Conselho Superior da Sociedade Naturista de Tambaba- SONATA no uso de suas atribuições estatutárias e em atendimento à deliberação da Assembleia Geral Ordinária, ocorrida no dia 24.02.2013, CONVOCA A ASSEMBLEIA GERAL PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA, DO CONSELHO SUPERIOR E DO CONSELHO DE ÉTICA para o dia 10 de março de 2013, às 11h00, no Tambaba Camping e Hospedagem – Tambaba/Conde.

 

Tambaba/Conde, 25/02/2013
José Marcos A. Lima
Conselho Superior

 

A Comissão Eleitoral responsável pela condução da eleição é constituída por: Carlos Santiago, Cristina L. Lima e Tarciana K.Bandeira Arruda.

 

Informações do processo eleitoral:

Comisão Eleitoral - Carlos Santiago (Presidente)

E-mail:sonata.tambaba@gmail.com 
 

(enviado em 28/02/13 por SONATA Naturismo)

NATAssociações

Graúna divulga seu boletim de março

 

O Grupo Amazônico União Naturista, o Graúna, disponibiliza seu boletim de março de 2013. Para ler na íntegra é só clicar aqui.

 

 

 

(enviado em 21/02/13 por Jorge Bandeira)

NATComemoração

 Nota de agradecimento

 

A FAMÍLIA MIRANTE DO PARAÍSO GOSTARIA DE AGRADECER A TODOS QUE VIERAM PRESTIGIAR O NOSSO 11º ANIVERSÁRIO. MAIS UMA VEZ TIVEMOS A HONRA DE RECEBER MAIS DE 100 PESSOAS NESTE FINAL DE SEMANA ONDE TIVEMOS DOIS DIAS DE FESTA COM MUITA ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO, TENDO SÁBADO SHOW AO VIVO COM A ANA QUE TODOS ADORARAM E DOMINGO O ELITON E O FAMOSO ANDRÉ NEGRÃO NATURISTA JÁ CONHECIDO DO PESSOAL DO MIRANTE.

 

FICAMOS HONRADOS COM A PRESENÇA DE TODOS E ESPERAMOS SEMPRE CONTAR COM NOSSOS AMIGOS NATURISTAS QUE SEMPRE FREQUENTAM O MIRANTE.

 

MUITO OBRIGADO!!!
ABRAÇOS

FAMÍLIA MIRANTE DO PARAÍSO.

 

(enviado em 25/02/13 por Mirante do Paraíso)
Nudez & Sociedade

Grupo de pessoas faz ato no Ibirapuera pela Liberdade da Nudez

 

Um grupo de pessoas fez um ato pela liberdade da nudez na tarde deste domingo (24), na Praça da Paz, no Parque do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. A Polícia Militar informou que não foi acionada para atender qualquer ocorrência no parque; as delegacias da região disseram que não receberam ocorrências de atentado ao pudor neste domingo (Foto: Gabriela Biló/Futura Press)

Fontes: http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia

http://noticias.uol.com.br/album

 

(enviado em 24/02/13 por Peladistas Unidos)  

Nudez & Sociedade

Domingo, 24, grupo em São Paulo organiza MANIFESTAÇÃO PELA LIBERDADE DA NUDEZ !

 

Neste domingo, na Praça da Paz, no Parque de Ibirapuera, no coração da cidade  de São Paulo, um grupo de manifestantes organiza um manifesto pela liberdade da nudez que preconiza a liberdade de estar nu em praças, praias, cachoeiras e facebook. O manifesto pretende criar a cultura da nudez porque nudez é natural, é saudável e é linda! porque a proibição da nudez gera: tanta pornografia e tanta violência contra mulher tanto pudor ao próprio corpo e ao prazer; pelo fim da associação da nudez com sexo: para libertar a nudez da sexualidade!

 

Pede aos manifestantes que levem frutas, flores, comidas, bebidas, instrumentos, tintas, argilas, cangas, barracas, livros, amores... e que convidem todos os amigos para unir e propagar o movimento!

 

Dia 24 de fevereiro de 2013 às 14h, na ciranda de palmeiras da praça da paz do parque Ibirapuera de são Paulo.

 

(enviado em 23/02/12 por Peladistas Unidos)

NATLuta

Naturistas querem oficializar primeira praia de nudismo em São Paulo

Alvo da proposta é a Praia Brava, em São Sebastião, no litoral norte.
 

Foto: Divulgação/Brasil Naturista

Praticantes de naturismo na Praia Brava, em São Sebastião, litoral norte.

Segundo Federação de Nudismo, a prática é tolerada; prefeitura nega.A Praia Brava, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, pode virar oficialmente praia de nudismo - a primeira do Estado e a nona do país a permitir a prática. A proposta é da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), que tenta, desde 2010, regular o uso da área pelos naturistas. Segundo a entidade, a prática já é tolerada no local, uma praia de difícil acesso na costa sul da cidade, dentro do Parque Estadual da Serra do Mar.

 

O grupo de praticantes de naturismo que frequenta o local deve se organizar em março na tentativa de retomar a discussão. "São Paulo é o Estado mais populoso do país, é incompreensível não ter uma praia de nudismo. Vamos tentar fazer com que o prefeito crie um decreto para oficializar o nudismo na praia Brava", disse Marcelo Pacheco, vice presidente da FBrN. O processo pode ser feito em cerca de 30 dias.

 

A vantagem de oficializar a prática, segundo Pacheco, é a possibilidade de colocar placas indicativas na praia e estabelecer regras e fiscalização ao naturismo no local. Entre as regras estão normas de higiene e éticas, como a proibição de práticas de conotação sexual ou obscenas.
Estima-se que, atualmente, 500 mil pessoas sejam adeptas do naturismo. Destas, 2 mil de maneira organizada. Em todo o país, são oito praias oficialmente de nudismo. Três em Santa Catarina, duas no Rio de Janeiro e uma na Bahia, Espírito Santo e Paraíba. Em todas há uma associação ligada à federação responsável pela praia.

 

A FBrN credita à oficialização do nudismo nestes locais o aumento do volume de turistas nas regiões em que as praias estão localizadas.

 

Praticantes

Para o empresário Eduardo Oide, dono de uma agência especializada em turismo naturista em Santo André (SP), o maior problema antes da oficialização da praia de nudismo costuma ser a aceitação da comunidade local. "Há um desconhecimento do assunto, mas o nudismo nas praias é algo sério, com regras. Em todas as praias oficializadas, no início a maioria dos moradores era contrária. Mas depois conseguem ver que é algo bom, inclusive economicamente para a região", disse o empresário que frequenta praias de nudismo pelo menos uma vez a cada dois meses.

 

Outro lado

Procurada, a secretária de Turismo de São Sebastião, Marianita Bueno, informou que não vai se pronunciar sobre a proposta até que seja criada uma lei federal a respeito do tema. O projeto está em tramitação no Congresso Nacional. Ela disse também que não tem conhecimento de naturistas na praia Brava.

 

A Fundação Florestal, que administra o Parque Estadual da Serra do Mar, informou por meio de nota, que a Praia Brava faz parte do núcleo São Sebastião do parque e que a visitação à unidade de conservação, sem roupas, não é permitida, nem tolerada.

 

A Secretaria de Patrimônio da União (SPU), responsável pelas licenças de uso em área da Marinha, caso das praias, informou que a regulação do uso da praia, neste caso, compete ao município.

 

Se os naturistas forem denunciados à polícia e flagrados nus em praias onde a prática não é oficializada, eles podem ser detidos por atentado ao pudor.

 

Fonte: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia

 

(enviado em 23/02/13 por Marcelo Pacheco via Facebook)

Dia Nacional do Naturismo

Sobre os 96 anos de nascimento de Luz Del Fuego

*por Jorge Bandeira – Naturista e co-fundador do Graúna
 

O que restou desta mulher nua?
Quantas Ilhas do Sol viram seu alvorecer?
O Sol se pôs de 1967 para 2013?
Quantos sonhos vibraram e vibram na natural pele humana
E de crianças a adultos temos este Naturismo que nos enche de orgulho
Neste mundo tão calejado. Quiçá o Vida dos Bosques de Thoureau pudesse
Ser a tônica desta sociedade. Quem dera que em cada país, do Ocidente e do Oriente
Tivéssemos um Spencer Tunick, fotografando a harmonia dos corpos nus envoltos na alegria
Que contagia a quem está nu ou nua.
 

O que restou deste espólio da pele de Luz Del Fuego?
Restaram Abricó, Pinho, Massarandupió, Colina do Sol, Barra Seca, Galheta, Tambaba, e outras praias e locais que fazem este brilho solar de Luz Del Fuego presença constante em suas areias e paisagens belas. A nudez de Dora, aquela vedete do Teatro de Revista, aquele atriz, aquela dançarina do povo, que fez e ainda faz tanto pela vontade de muitos em não ter nenhum empecilho que cubra seus corpos. A mulher que ousou criar um partido naturista no Brasil, país tão machista, mulher que foi ferrenha protetora dos animais e da natureza, que pagou com a própria vida a defesa de tão nobres ideais.

 

Luz, quero Luz, sei que além das cortinas são quadros azuis e infinitas cortinas, parafraseando a letra de Chico Buarque de Holanda, é essa Luz que ainda nos guia quando nos perguntam o porque desta vontade de estar nu, como se fosse apenas a nudez o Naturismo. Ficamos e adoramos estar nus porque adoramos o Planeta Terra, suas criaturas, adoramos a liberdade e o respeito mútuo, amamos a vontade de ir e vir nus e nuas.

 

Não somos somente esta carne e pele expostos, somos uma alegre alma transcendente que nos movem em todas as direções e caminhos onde temos A NUDEZ como nossa guia. Caminhantes da felicidade, eis o que somos, ou tentamos ser, na verdade única de nossa nudez, que nada esconde de ninguém, que não aponta seu dedo em riste para dizer que este corpo é superior, mais bonito que aquele outro. Tudo integral aos olhos dos bons.
 

E o que foi mesmo que restou desta mulher chamada Luz Del Fuego?
Uma chama etérea que ofusca as mazelas dos inconvenientes.
Uma labareda de nudez que queima as roupas da vergonha disfarçada em falsa moral.
Uma pira que serve de farol para alcançarmos a nudez que nos foi roubada de nossas crianças.
Um sinistro do bem e da paz na multidão de imolados que tem o nome de Naturistas.
 

E onde estiver mais de um nu(a), Lá ela estará.
LUZ DEL FUEGO.
 

Obrigado e parabéns pela data de seu nascimento, há 96 anos atrás, num 21 de fevereiro.

Manaus, 21 de fevereiro de 2013

 

(enviado em 21/02/13 por João Olavo Rosés)

Nudez & Sociedade

Facebook continua em sua insana cruzada contra a nudez natural

 

Celso Rossi acaba de ser suspenso por 3 dias do Facebook, por violar as regras desta rede social, publicando a imagem de uma capa de revista, na qual aparece uma mulher grávida, com os seios à mostra, reproduzida ao lado.
 

Celso, revoltado, declara que "acho que as mulheres deveriam iniciar uma campanha de liberação dos seios nus. Se a imagem fosse com uma criança mamando, talvez não fosse censurada; se fosse para mostrar alguma nova técnica de cirurgia de implante de silicone, talvez não fosse censurada. Como era apenas uma fotografia totalmente inocente, com o bebê dentro da barriga e não mamando, foi censurada.

 

É isso aí, amigos: essa é nossa sociedade hipócrita. Continuem publicando imagens fortes, com sangue, fome, violência, corrupção... isso é legal: os seios de uma mãe, antes de dar a luz... são ilegais."

 

Celso Rossi

 

(enviado em 21/02/13 por Celso Rossi via Facebook)

NATComemoração

O mega-aniversário chegou!!!

 

A DATA MAIS IMPORTANTE PARA A FAMÍLIA MIRANTE DO PARAÍSO CHEGOU. NESTE FINAL DE SEMANA TEREMOS DOIS DIAS DE COMEMORAÇÃO DO NOSSO 11º MEGA ANIVERSÁRIO. DIAS 23 E 24 TEREMOS CHURRASQUINHO NA BEIRA DA PISCINA, MÚSICA AO VIVO E O TRADICIONAL BOLO .

 

NÓS ESPERAMOS A PRESENÇA DE TODOS OS NOSSOS AMIGOS NATURISTAS PARA JUNTO DE NÓS CELEBRARMOS ESTA DATA TÃO ESPECIAL!!!
NO SÁBADO A NOITE TEREMOS A NOITE DO KARAOKÊ!

 

AINDA TEMOS VAGAS LIGUE JÁ!!

 

CONTATOS E RESERVAS: xx 11 4658-6658; xx 11 98444-2871 TIM ou xx 11 99984-9309 VIVO com ARNALDO

 

(enviado em 20/02/13 por Mirante do Paraíso)
NATCultura

 No Dia Nacional do Naturismo, 21 de fevereiro de 2013, o Grupo Naturismo Capixaba vai comemorar duas vezes!

 

CONVITE DIA NACIONAL DO NATURISMO
A Diretoria do Grupo Naturismo Capixaba tem a honra de convidar para assistirem a entrevista que Evandro Telles concedeu ao jornalista Eustáquio Palhares,  programa NOVE MINUTOS, na TV Tribuna/SBT, que irá ao ar dia 21/02/13 às 13 h 45 e reprise no dia 22/02/13 às 07 h.

Estará disponível no site: www.redetribuna.com.br/9minutos

 

Ainda no dia 21/02/2013 acontecerá o evento Café com Letras "Encontro com o Escritor" , com Evandro Telles, às 19:00 horas, no shopping Norte Sul, em Jardim Camburi, quando também será comemorado o Dia Nacional do Naturismo, com homenagens à cachoeirense Dora Vivacqua, Luz del Fuego, madrinha do naturismo brasileiro. Contamos com a presença de todos e o apoio na divulgação do evento.

 

Começamos a semana de comemoração do Dia Nacional do Naturismo com a participação de Evandro Telles concedendo entrevista ao programa "Circulando com Lu Lima", na TV Tribuna/SBT, que foi ar ao dia 17/02 estando disponível no link http://www.redetribuna.com.br/circulando

 

Obs: Café com Letras é um evento semanal, no shopping Norte Sul, em Jardim Camburi, Vitória, ES, onde reúne escritores capixabas apresentando seus trabalhos nas áreas de psicologia, educação, poesias etc.

 

(enviado em 20/02/13 por Grupo Naturismo Capixaba)

XIII Congresso Brasileiro de Naturismo

FALTAM APENAS 36 DIAS PARA O XIII CongreNAT, em Barra Seca (ES)

 

Uma nova parceria entre a BIOTUR e a  MDM Naturs modifica e estabelece novas regras para hospedagens durante o XIII Congresso Brasileiro de Naturismo, que ocorrerá em Barra Seca, no município de Linhares, no Espírito Santo entre 28 e 31 de março de 2013:

 

TRASLADOS - o maior problema da logística do CongreNAT, o traslado de Vitória / Barra Seca / Vitória- ficou acordado o seguinte: Na ida haverá 2 saídas para Barra Seca: Uma no dia 28/03 e outra no dia 29/03. Na volta somente uma saída, com a possibilidade de uma 2ª saída extra caso haja um nº de passageiros confirmados.

 

PACOTES DE VIAGEM - Os pacotes de viagem que serão comercializados pela MDM Naturs terão as seguintes inclusões:

* Transporte aéreo para Vitória com saída das principais capitais brasileiras ( obrigatório )

* 1 diária de hospedagem com café da manhã em Vitória ( obrigatório )

* Diárias extras em Vitória antes ou depois do evento ( opcional )
* Locação de carro ( opcional )

 

Formas de pagamento:
* À vista sem desconto em depósito bancário ou
* EM ATÉ 10 X SEM ENTRADA E SEM JUROS NO CARTÃO DE CRÉDITO.

 

IMPORTANTE
As saídas dos traslados dos dias 28 e 29 serão no hotel em Vitória. Mesmo quem adquirir somente os traslados, terá que dirigir-se ao hotel determinado.

 

O retorno de Barra Seca do dia 31 será no aeroporto ou no hotel, para os passageiros com retorno marcado para 01/04.

 

Maiores informações:

Eduardo Oide - cel. (11) 99950-8610 Vivo

MDM NATURS AGÊNCIA DE TURISMO LTDA.

Av. Lino Jardim, 898 - 1º andar - sala 2
Cep. 09041-031 - Santo André - SP.

Site: www.mdmnaturs.com.br

E-mail: eduardo@mdmnaturs.com.br

Tel. (11) 4432-2057 - 3423-9663

 

(enviado em 20/02/13 por João Olavo Rosés)

NATFim-de-semana

Recanto Paraíso

Muito calor e muito Sol nu Recanto Paraíso

De 01 a 03 de mar2013

Informações e reservas

21 2576-9977 / 9428-4416 vivo

(enviado em 19/02/13 por Fatima Alves)

Nu em Notícia

Visitantes nus apreciam obras de arte em museu de Viena

 

Dezenas de naturistas visitaram nesta segunda-feira (18/02) o museu Leopold, no Bairro dos Museus em Viena, para contemplar a exposição "Homens nus", que conta a história da representação do corpo masculino na arte.

 

Esta jornada "particular", destinada apenas para o público adulto, é realizada fora do horário regular de funcionamento do museu.

 

Aberta até 4 de março, a exposição reúne mais de 300 quadros, fotos e esculturas que exploram a nudez masculina.

 

O objetivo é chamar a atenção para o fato de que estes elementos sempre estiveram presentes na história da arte.

]

A polêmica gerada por "Homens nus" - exposição mais visitada da galeria Leopold em 2012 - ajudou a aumentar em 17% o número de visitantes do museu, que chegou a 364 mil.

 

Os naturistas que foram à mostra, em sua maioria homens, encararam a proposta da exposição com naturalidade e não hesitaram em tirar tudo o que vestiam e andar pelas salas assim como vieram ao mundo. Com exceção de alguns "friorentos" que quiseram ficar de meias.

 

Fonte: http://tvig.ig.com.br/variedades

 

(enviado em 19/02/13 por José Mariano Jr. via grupo Naturismo)

NATInternacional

Encontro no Algarve

 

 

(enviado em 19/02/13 por Ativismo Naturista Brasileiro via Facebook)

Nu em Notícia

Prova de natação sem roupas reúne mais de 400 em praia australiana

 

Homens e mulheres entraram nus no mar para nadar um trecho de 900 metros, em Sydney (Austrália), neste domingo (17). Eles participaram de evento que incentiva as pessoas a tentarem algo diferente e estimula que se joguem fora as preocupações com a imagem corporal e para arrecadar fundos para a Fundação Nacional de Parques e Vida Selvagem do país(William West/AFP).

 

Veja mais fotos em http://esportes.terra.com.br/esportes-aquaticos

Fonte: http://fotos.noticias.bol.uol.com.br/imagensdodia

 

(enviado em 17/02/13 por Airam Santos

Notícias da FBrN

ANACHI assina Protocolo de Intenções com a FBrN e Diretoria da INF-FNI para Assuntos da América Latina

 

Presidentes Renê Rojas (ANACHI) e Luiz Carlos Hack (AAPP) com o Protocolo de Intenções às mãos, no portal de entrada da Associação Amigos da Praia do Pinho – AAPP.

A Asociación Naturista del Chile - ANACHI, no final do ano passado, assinou Protocolo de Intenções com a Federação Brasileira de Naturismo – FBrN e a Diretoria da INF-FNI para Assuntos da América Latina. Seus objetivos principais são: troca de informações e experiências entre as entidades; estabelecimento de fluxo turístico naturista entre os Países signatários do Protocolo; adoção do Cartão INF (passaporte naturista) como a identidade do naturista no Brasil e América Latina; e tomada de posições comuns para defender junto à INF-FNI, fortalecendo posição política consensual latino americana. O presidente da ANACHI Renê Rojas esteve em Balneário Camboriú, na Associação Amigos da Praia do Pinho – AAPP, tendo sido recebido pelo seu presidente Luiz Carlos Hack também Conselheiro da FBrN, quando assinou o referido Protocolo de Intenções.

 

Posteriormente, em janeiro passado, quando aconteceu – em Balneário Camboriú (SC) o V EDN – Encontro de Dirigentes Naturistas e as comemorações dos 25 ANOS DA FBrN, o Protocolo de Intenções foi assinado pela Federação Brasileira de Naturismo e pela Diretoria da INF-FNI para Assuntos da América LATINA, através de seu titular Elias Alves Pereira.

 

Anteriormente Protocolo de Intenções similar já havia sido assinado pela argentina APANNA - Asociación Civil, Federação Brasileira de Naturismo e Diretoria da INF-FNI para Assuntos da Assuntos da América Latina, em Tanti, Córdoba, Argentina.

 

(enviado em 16/02/13 por FBrN)

De Olho na Mídia

Pendure o biquíni

A publicitária Carina Moreschi indica três praias imperdíveis para quem quer tirar a roupa

 

Mar cristalino, areia limpa, natureza intocada. Esse é o cenário, sempre paradisíaco, das praias naturistas no Brasil, onde é possível ficar pelado e continuar dentro da lei (em todas as outras, até o topless é proibido). Naturista há 15 anos, a publicitária Carina Moreschi, 31, indica três lugares para conhecer ainda neste verão.

 

Praia Brava, Boiçucanga, SP

“A única em São Paulo. É uma praia jovem, frequentada por surfistas, deserta e com uma cachoeira linda, que cai no mar. A prática está começando e é tolerada com o aval da prefeitura. Para chegar lá, só por uma trilha difícil ou de barco.”

 

Praia da Tambaba, Conde, PB

“A praia é linda e atrai muitos turistas. Em setembro, recebe o Tambaba Open Surf, campeonato de surf naturista que conta pontos para o circuito estadual.”

 

Praia do Pinho, Balneário Camboriú, SC

“A mais lembrada quando o assunto é naturismo. É muito bonita, começou a ser frequentada nos anos 80 e é a primeira praia naturista do país [foto].”

 

Foto do arquivo pessoal de Carina Moreschi.

Fonte: http://revistatpm.uol.com.br/ 
 

(enviado em 16/02/13 por Peladistas Unidos)

NATTurismo

Tambaba toda sua - edição 2013

 

Em parceria com o Elias Alves Pereira, presidente do Planat e presidente do conselho maior da FBrN, estaremos realizando o " TAMBABA TODA SUA 2013 - Edição II " , entre os dias 23 a 26 de maio de 2013.

 

Durante o dia os participantes estarão reunidos na praia de Tambaba, mais precisamente no Restaurante da Pousada Tambaba Naturista juntamente com os proprietários Hildebrando e Rayr.

 

Durante a noite as atividades serão na pousada Zekas, com um jantar dançante com música ao vivo " ANOS 60 "

 

A MDM NATURS está disponibilizando pacotes exclusivos com saídas das principais capitais brasileiras.

 

Programação e mais informações no site - www.mdmnaturs.com.br

 

Pacote de hospedagem na Pousada Tambaba Naturista basta acessar o site e efetuar a reserva online.

 

(enviado em 15/02/13 por Peladistas Unidos)

NATLuta

Falhas e arbitrariedades no projeto do Empreendimento “Reserva” Garaú podem prejudicar a mais bela e famosa praia naturista do Brasil.

 

O empreendimento Reserva Garaú pretende ocupar a coração da Área de Proteção Ambiental de Tambaba, e efetivamente fechar a praia de naturismo. Publicou estudos com mapas borrados e sem os documentos mais importantes, na audiência pública realizada no dia 14 de Janeiro de 2013 em Jacumã prejudicando o conhecimento efetivo da proposta.

 

Encontramos o mais importante dos dados sonegado, a linha da preamar de 1831. A Praia de Tambaba está localizada não nas terras do LORD Empreendimentos Imobiliárias, mas nas terras da maré que são de todos, e nas terras que pertencem a Marinha do Brasil. O "Plano de Gestão Integrada da Orla de Conde" traça a linha e traça os planos aprovados pelos governos estaduais e federais, que são de preservar este parte do litoral exatamente e explicitamente contra este tipo de exploração.

 

Leia na íntegra a matéria publicada no Blog Tambaba - De corpo e Alma

 

(enviado em 15/02/13 por Peladistas Unidos)

NATAssociações

Encontro do SPNAT em março

 

Amigos e amigas naturistas,
 
Nos dias 02 e  03 de Março realizaremos o 7º Encontro Naturista do
Grupo SPNAT na Chácara Bartolo em Santa Isabel (http://bartolochacara.blogspot.com.br/) . Vamos preparar nossa lista?
 
DESTA VEZ, CONTRATAREMOS UM BUFFET DE CHURRASCO,
TEREMOS UMA COZINHEIRA E A NOITE DA PIZZA SERÁ POR NOSSA CONTA.
Levar apenas mantimentos para o café da manhã e as bebidas que irão consumir.
 
Data:  02 e 03 de Março de 2013
Local: Chácara Bartolo em Santa Isabel - SP
Evento: RESSACA DE CARNAVAL SPNAT – Baile de Máscaras –
 traga sua máscara!
 
Valores (com churrasco incluso)
 
Associado contribuinte - R$ 70,00 para  02 dias ou R$ 35,00 para passar o dia.
Com carteira do INF - R$ 100,00 para 02 dias ou R$ 50,00 para passar o dia.
Sem carteira do INF - R$ 120,00 para 02 dias ou R$ 60,00 para passar o dia.
Os valores acima são para pagamento até o dia 22/02/2013. Após esta data,
valor único de R$ 140,00 para os 02 dias ou R$ 70,00 por para passar o dia
 
Informamos que os depósitos não poderão ser  devolvidos, pois a chácara
é alugada antes do evento e o pagamento é feito antecipadamente para o seu uso.
 
Também contamos com o número de pessoas inscritas em nossa lista.
 
A Chácara possui as seguintes acomodações:
Suíte Fogo: 01 cama de casal, 01 cama de solteiro. 
Suíte Água: 01 cama de casal, 02 camas de solteiro. 
Suíte Terra: 01 cama de casal, 01 cama de solteiro. 
Suíte Ar: 01 cama de casal, 02 camas de solteiro, 01 berço. 
Quarto da Floresta: 04 treliches (12 lugares) e 04 camas dobráveis. 
Além de um salão, onde podem ser instalados colchonetes, e o
campo de futebol para armação de barracas. 
Salão e Barracas - É só informar onde vai ficar. Sem limite de acomodações.
IMPORTANTE: Para todas as acomodações é necessário trazer roupa de cama.
 
Não haverá diferenciação de preços com relação às acomodações.
A distribuição será pela ordem das reservas e pagamento total (100%).
 
OBS: Para maior conforto e privacidade, tem-se a opção de pernoitar na
Pousada Girassol  (não naturista) por um adicional de R$ 40,00. A pousada
fica a 160 metros do local do evento.
 
Conta para depósito: Banco Bradesco, Agência 101-5 – conta
poupança 1034947-8 em  nome de Arlindo Aparecido Moreno e Wagner Pereira
 
Favor enviar por email, o comprovante do depósito e o que
levará para o café da manhã.
 
Contamos com sua presença!!!!!!!!!!!!
 
Pedimos confirmação por email no endereço: rcapellatto@yahoo.com.br com cópias nos endereços: lufema@bol.com.br e netuno_32@yahoo.com.br
 

(reenviado em 15/02/13 por João Olavo Rosés)

Notícias da FBrN

Novo membro da Federação Brasileira de Naturismo

 

Na manhã do dia 11 d fevereiro, o Presidente do Conselho Maior da FBrN Elias Alves Pereira comunicou a aprovação – por unanimidade – da filiação à entidade do PORTAL TURISMO & NATURISMO (www.turismoenaturismo.com.br  e www.turismoenaturismo.com), de Hildebrando Bezerra de Carvalho. É a 36ª entidade filiada à Federação Brasileira de Naturismo e o seu número de inscrição é o 041 (que será utilizado para identificar a entidade e o seu associado, conforme a Resolução FBrN 001/2010 e seu Anexo nº 1).

 

(enviado em 11/02/13 pro João Olavo Rosés)

NATAniversário

GoiasNAT convida para seu aniversário de 16 anos

 

(clique sobre a imagem para visualizar melhor)

 

(enviado em 15/02/13 por GoiasNAT)

NATAniversário

Feliz Onze anos de idade

 

HÁ EXATAMENTE 11 ANOS, NO DIA 15/02/2002, FOI O PRIMEIRO DIA QUE O MIRANTE DO PARAÍSO TEVE O PRAZER DE RECEBER OS PRIMEIROS AMIGOS NATURISTAS.

 

AGRADECEMOS A TODOS VOCÊS PELA CONFIANÇA E RESPEITO DEPOSITADOS EM NÓS!!! O ANIVERSÁRIO É NOSSO MAS OS PARABÉNS SÃO PARA TODOS.

AGUARDAMOS A PRESENÇA DE TODOS NOS DIAS 23 E 24 ONDE ESTAREMOS COMEMORANDO ESTA DATA TÃO IMPORTANTE PARA NÓS DA FAMÍLIA MIRANTE DO PARAÍSO COM MUITA MÚSICA, CHURRASQUINHO E BOLO!

 

(enviado em 15/02/13 por Mirante do Paraíso)

De Olho na Mídia

GRUPO NATURISMO CAPIXABA INFORMA

 

Evandro Telles na Tv TRIBUNA - SBT - dia 17/02/2013, domingo, às 10 h 30 no programa "Circulando com Lu Lima".

 

Café com Letras com o escritor capixaba e naturista Evandro Telles, foi gravado para o programa "Circulando com Lu Lima" na TV Tribuna, e irá ao ar dia 17/02/2013, domingo, às 10 h 30.

 

Continuando, dia 19/02, ele será o entrevistado do programa diário NOVE MINUTOS, com o jornalista Eustáquio Palhares, na TV Tribuna-SBT, mas ainda não sabemos a data de exibição, possivelmente 2 a 3 dias após a gravação.

 

No dia 21/02 acontecerá a outra edição do Café com Letras quando festejaremos o Dia Nacional do Naturismo com homenagens a Dora Vivacqua, Luz del Fuego, madrinha do Naturismo brasileiro.

 

No dia seguinte, 22/02, ele participará juntamente com Márcio Braga do programa FALA ES, ao vivo às 14:00 horas, com a jornalista Thaís Venâncio, TV Vitória-Record, dividindo informações sobre filosofia (Evandro) e a história do Naturismo no ES, no Brasil e no mundo (Márcio).

 

E não vai parar por aí porque tem convite para uma matéria jornalística, mas não temos ciência da data de publicação. Com o CONGRENAT se aproximando, são excelentes mídias para divulgar o Naturismo.

 

Obs: Café com Letras é um evento semanal, no shopping Norte Sul, em Jardim Camburi, Vitória, ES, onde reúne escritores capixabas apresentando seus trabalhos nas áreas de psicologia, educação, poesias etc.
 

 

(enviado em 15/02/13 por Grupo Naturismo Capixaba)

NATFim-de-semana

Final de semana com muito sol

 

O TEMPO CONTINUA QUENTE NO MIRANTE, DEPOIS DE TRÊS NOITES DE FOLIA NO CARNAVAL, QUANDO TIVEMOS A FELICIDADE DE TER 28 PESSOAS VISITANDO O MIRANTE PELA PRIMEIRA VEZ!

 

TEREMOS 29º C no SÁBADO E 31º C DOMINGO, VENHA PARA O MIRANTE VOCÊ TAMBÉM.

 

JÁ TEMOS MAIS DE 50% DAS RESERVAS PARA O NOSSO MEGA ANIVERSÁRIO DIAS 23 E 24 TEREMOS NOS DOIS DIAS CHURRASQUINHO NA BEIRA DA PISCINA, E MÚSICA AO VIVO COM NOSSO TRADICIONAL BOLO.

 

CONTATOS E RESERVAS
xx 11 4658-6658
xx 11 99984-9309 vivo
11 98444-2871 tim

ARNALDO

 

(enviado em 13/02/13 por Mirante do Paraíso)

Notícias da FBrN

Boletim da Federação Internacional

 

A Federação Internacional de Naturismo divulga seu boletim de janeiro de 2013. A versão em inglês está disponível para download em arquivo pdf (3,02Mb).

 

(enviado em 8/02/13 por presidência da FBrN)

NATNotícias

São Paulo pode ganhar praia de nudismo

 

Na praia Brava, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo (191 km da capital), a prática do naturismo já é informalmente tolerada, mas em breve pode virar oficial. De acordo com a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), ela pode virar um local exclusivo para nudistas.

 

“Há uma tentativa nesse sentido. Por ela ser uma praia de surfistas, e de difícil acesso, muitos frequentadores já praticam o naturismo, mas nada oficial ainda”, afirmou o vice-presidente da FBrN, Marcelo Pacheco. Há cerca de dois anos, a federação tenta oficializar a área.

 

Por enquanto, os adeptos podem ficar nus na praia, e alguns ficam. Mas, se houver reclamação de algum outro banhista, a pessoa deve se retirar ou colocar roupas. Já nas oito praias onde a prática é regulamentada, só entram pessoas que estejam nuas e que sigam as normas do código de ética da federação.

 

O perfil dos frequentadores é um dos primeiros passos no processo de regulamentação de um local como naturista. “Mas, para uma praia se tornar naturista, o principal item é a segurança. Um grupo de adeptos deve assumir o controle de ética no local, orientando a todos que vão visitar sobre as regras do naturismo. Depois, o projeto pode ser aprovado pelo prefeito através de um decreto-lei ou através da Câmara de vereadores, por lei municipal, o que pode levar em média 30 dias”, explica Pacheco.

 

Estima-se que 500 mil pessoas no Brasil sejam adeptas do naturismo. Destas, cerca de 1.200 estão inscritas na federação.

 

O naturismo cultua o cuidado com o corpo, além da prática do nudismo. Conta-se que esta filosofia de vida foi trazida ao Brasil por Dora Vivacqua, nome verdadeiro da atriz conhecida como Luz del Fuego. Ela praticava o naturismo na região da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, nas décadas de 40 e 50. Ficou conhecida, na época, por dançar com cobras enroladas ao corpo.

 

Porto Alegre entra na lista

 

Em reuniões realizadas pela FBrN no fim do ano passado, ficou decidido que Porto Alegre também ganhará em breve uma praia naturista. “As pessoas opinaram que, sim, a cidade deve ter uma praia de nudismo. Foi agendada uma reunião em março para discutirmos qual é o local mais apropriado para só então organizarmos o grupo de trabalho”, disse Pacheco, que participou das reuniões.

 

Praias e regras

Img: Brasil naturista

Praia do Abricó

Ao todo, o Brasil possui oito praias naturistas. Todas elas seguem as normas de conduta e ética redigidas pela federação em 1996, e são monitoradas por grupos naturistas.

 

Entre as regras, é considerada falta grave “ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas”.

 

Img: Brasil naturista

Praia da Galheta

Além disso, o grupo naturista repudia danos à flora e à fauna e o excesso de ingestão de bebidas alcoólicas, e prega que necessidades fisiológicas devem ser feitas em áreas próprias para isso, nunca no mar ou na areia.

 

Por uma questão de higiene e saúde, é recomendado aos banhistas que tenham sempre uma canga ou toalha para se sentar.

As praias naturistas são:

 

Bahia: Massarandupió

Espírito Santo: Barra Seca

Paraíba: Tambaba

Rio de Janeiro: Abricó e Olho de Boi

Santa Catarina: Galheta, Pinho e Pedras Altas

 

Matéria de Priscilla Tiepo

Fonte: http://viagem.uol.com.br/

 

(enviado em 7/02/13 por Peladistas Unidos)

Nudez & Arte

Visite Nu o Museu Leopold de Viena

via Nu em pelo de jeffcelophane em 04/02/13

 

A exposição Nackte Männer [Homens Nus], inaugurada em Outubro de 2012 no Museu Leopold, em Viena, deveria ter encerrado no dia 28 de Janeiro, mas continua a atrair tantos visitantes – já foi vista por cerca de 400 mil pessoas – que a direcção do museu austríaco decidiu prolongá-la até 4 de Março.

 

Acedendo a alegadas solicitações de associações nudistas, o Museu Leopold vai ainda reservar um dia para aceitar visitantes despidos. No dia 18 de Fevereiro, a partir das 18h, quem quiser ir nu ver os nus está, por assim dizer, à vontade.

 

A decisão irá provavelmente provocar polêmica, mas a controvérsia tem sido, desde o início, um dos fatores de sucesso desta exposição. Ainda antes da abertura, o Leopold espalhou pelas paredes de Viena cartazes de grande dimensão mostrando três jogadores de futebol fotografados em nu frontal integral, um trabalho dos fotógrafos franceses Pierre e Gilles. Os protestos foram tantos que o museu teve de mandar colar umas faixas vermelhas em cima dos cartazes, para tapar os genitais dos jogadores. Mas é bastante provável que a mediatizada polêmica em tornos destes outdoors tenha contribuído para o sucesso de Homens Nus.

 

A ideia de permitir que a exposição seja vista por visitantes nus é um golpe de marketing com precedentes próximos. O Museu Leopold, que conserva a maior colecção mundial de obras do pintor austríaco Egon Schiele (1890-1918), dedicou-lhe em 2005 a exposição A verdade nua: Klimt, Schiele, Kokoschka e outros escândalos, tendo oferecido bilhetes gratuitos aos visitantes que se apresentassem nus. E apresentaram-se algumas centenas.

 

Comissariada por Tobias G. Natter e Elisabeth Leopold, a exposição Homens Nus reúne cerca de 300 peças que sinalizam o tratamento do nu masculino na pintura, na escultura e na fotografia, de 1800 até à atualidade. Antonio Canova, Johan Heinrich Füssli, Egon Schiele, Richard Gerstl, Anton Kolig, Jean Cocteau, David Hockney, Andy Warhol, Robert Mapplethorpe ou Francis Bacon são alguns dos muitos artistas representados. E os curadores reservaram ainda um núcleo para o olhar feminino sobre o corpo masculino, preenchido com trabalhos de artistas como Maria Lassnig, Louise Bourgeois ou Nan Goldin.

 

 

A população de Viena estaria se sentindo "desconfortável" com a exposição. Em resposta, o porta-voz do museu, Klaus Pokorny, disse à Reuters que não imaginava que tantas pessoas ficariam "chateadas" ou "irritadas".

 

A exposição mostra como o ideal de beleza masculino mudou no decorrer dos tempos

 

Fontes:
http://www.reportagemnews.com.br
http://www.publico.pt/cultura/noticia

 

Veja a matéria completa e mais fotos em http://nuempelo.blogspot.com.br

 

(enviado em 10/02/13 por Peladistas Unidos

NATAgenda & Luta

Praia de Nudismo em São Luís

 

O São Luís Convention and Visitors Bureau, como entidade fomentadora do turismo local, apóia o projeto "Raposa em Movimento" da Faculdade do Maranhão (FACAM), que realizará no dia 20 de maio, no município da Raposa, um grande movimento de sensibilização visando implantar um novo produto ecoturístico na cidade, o Naturismo.

 

O evento contará com a presença do presidente da Federação Brasileira de Naturismo, José Antônio Ribeiro Tannús. O São Luís Convention juntamente com o Brisamar Hotel ofereceu hospedagem ao presidente da Federação.

 

"Contribuir para a realização de um evento didático e esclarecedor como esse merece todo apoio. É motivo de orgulho e muita alegria para a instituição”, ressalta o diretor-presidente do SLC and VB, Nan Souza.

 

Confira a programação

 

Palestra "Sensibilização de implantação para um novo produto ecoturístico: Naturismo"
Data: 20 de maio
Horário: 10 às 11
Local : Restaurante Natureza (rua
Principal, 180, Inhaúma – Raposa/MA)

 

Roteiro “Passeio até a ilha Bahamas”
Horário: 14h às 18h
Local de embarque: Cais da Raposa

 

Fonte: http://tvmirante.blogspot.com.br

 

(enviado em 9/02/13 por Peladistas Unidos)

XIII CongreNAT

Programação oficial do Décimo Terceiro Congresso Brasileiro de Naturismo, em Barra Seca

 

A FBrN e o NATES convidam para o XIII CONGRENAT – Congresso Brasileiro de Naturismo, que acontecerá na praia naturista de Barra Seca, em Linhares, no litoral norte capixaba, de 28 a 31/03/2013 (feriadão da Páscoa). Este é o maior evento naturista, que ocorre a cada dois anos e deverá ter a presença de elevado número de entidades e naturistas participantes.

 

Solicitamos encarecidamente a ampla divulgação deste convite, da programação e informes adicionais (logo abaixo) bem como do pacote BIOTUR (clique aqui), para os dirigentes e integrantes de suas entidades, bem como para os naturistas em geral. Contamos também com o costumeiro e qualificado apoio da mídia naturista nesse esforço de divulgação do referido evento.

 

Conforme a vigente Resolução FBrN 001/2010 será exigido o porte do Cartão INF (passaporte naturista) por parte dos naturistas participantes do evento.

 

28/03/2013, quinta feira.

11 h – Abertura oficial, na tenda pública, com participação de autoridades municipais e da comunidade local.

A partir das 12 h - Recepção e credenciamento, no desembarque na ilha .
14 h – Transfer Aeroporto/Barra Seca (a cargo BIOTUR).
19 h – Apresentação de Banda de Congo, em tenda pública com participação da comunidade local.
21 h – Confraternização, na Pousada Lua Nua.

 

29/03, sexta feira.
10 h – Transfer Aeroporto/Barra Seca (a cargo BIOTUR).
10 h 30 - Palestra de interesse para o Naturismo (convite e confirmação a cargo do NATES).
14 h – Assembleia Geral Extraordinária da FBrN (tema único: criação do Conselho Consultivo), na praia de Barra Seca.
15 h - Palestra de interesse para o Naturismo (convite e confirmação a cargo do NATES).
19 h – Apresentação da Folia de Reis, em tenda pública com participação da comunidade local.
21 h – Confraternização, na Pousada Urussuquara.

 

30/03, sábado.
10 h – Assembleia Geral Ordinária da FBrN (Prestação de contas da atual gestão da FBrN; eleições novos dirigentes; e temas pautados anteriormente), na praia de Barra Seca.
Tarde livre para participação em oficinas e prática esportiva.
18 h – Apresentação de Quadrilha, pelo Grupo da Melhor Idade de Regência, em tenda pública com participação da comunidade local.
21 h – Forró no Pontal do Ipiranga.

 

31/03/2013, domingo.
Livre.
12 h – Transfer Barra Seca/Aeroporto (a cargo BIOTUR).
16 h – Idem, idem.

 

Informes adicionais
Assunto: Itens a serem ofertados no CONGRENAT

 

1 – ALIMENTAÇÃO NA PRAIA
Serão colocados a disposição por terceiros:
- Salgadinhos, porções de fritas, porções de frango a passarinha, porções de aipim frito, espetinhos de carne, doces, chocolates e picolé
- cerveja em lata, refrigerante e água

Outras opções fora da praia:
- Bar do 15 – peixe e camarão frito
- Restaurante Mar Aberto:
– refeição e La carte no restaurante (preços conforme cardápio);
- filé de pescadinha (650 gr) 32,00;
- pescadinha em postas R$ 28,00
- marmitex a servir na praia:
- feijão tropeiro, arroz, legumes ou macarrão, frango (frito ou assado) ou carne de boi assada R$ 18,00.
- somente tropeiro ( para 3 pessoas) R$ 20,00;
- somente arroz (para 3 pessoas) R$ 15,00

 

2 – TRAVESSIA DO RIO

Será cobrado o valor de R$ 6,00 por pessoa para ida e volta (R$ 3,00 por trecho), preço hoje praticado e mantido para o Congresso.

OBS: Crianças até 10 anos não pagam a travessia, mas somente serão transportados com a presença de pais ou responsáveis.

 

3 – TAXA DE PARTICIPAÇÃO NO EVENTO

Com o fim de obtenção de fundos para a manutenção da NATES durante 2013 será cobrada taxa de participação no evento conforme segue:
- R$ 30,00 por pessoa, para pagamento até 20/03/2013;
- R$ 35,00 por pessoa, para pagamento entre 21/03 a 27/03/2013; e
- R$ 40,00 por pessoa para pagamento no dia de chegada ao Congresso

 

Conta para depósito: Congregação Naturista do E. E. Santo
Banco do Brasil – Agencia 1241-6 – Conta Corrente 42662-8

 

OBS:
I - Face a conta estar em agencia da Grande Vitória e Barra Seca estar distante de Linhares, tornado difícil a emissão de extratos da conta corrente até a data do evento, a Diretoria da NATES solicita que aqueles que efetuarem depósito na conta corrente da Entidade, favor apresentar comprovante na portaria de entrada para a área naturista.

 

II– Colaboradores da NATES com a taxa de colaboração de 2013 paga não pagarão taxa de participação no evento.

 

4 – ACAMPAMENTO NA PRAIA

Será solicitada colaboração de R$ 30,00 por pessoa acampada.

 

OBS:

– Aos colaboradores da NATES com a taxa de colaboração de 2013 paga não será solicitada colaboração de camping.

 

5 – ESTRUTURA DA PRAIA

A área destinada a prática do naturismo possui 4 sombreiros grandes e 3 sombreiros pequenos, 6 chuveiros de água doce fria, pontos de luz por toda a área, 3 pias e quadra de vôlei.

 

OBS: A churrasqueira da praia estará desativada durante o evento.

 

Certos da atenção a este pleito, agradecemos a atenção e renovamos nossos votos de estima e distinta consideração.

 

Atenciosamente.

 

Marcio Braga

Presidente da NATES

 

Veja todos os pacotes possíveis para ir ao CongreNAT

 

(enviado em 6/02/13 por João Olavo - presidente da FBrN)

XIII CongreNAT

CONGRENAT 2013 DO GRUPO NATURISMO CAPIXABA

 

O GRUPO NATURISMO CAPIXABA e seus associados alugaram duas casas no balneário Pontal do Ipiranga, a 10 km da Praia Naturista de Barra Seca, e irão participar do CONGRENAT - Congresso Naturista Brasileiro, que acontecerá de 28 a 31 de março de 2013. Vinte e cinco (25) naturistas, capixabas e alguns vindo de diversas regiões brasileiras, se juntaram e completaram a hospedagem.

 

A casa possui uma pequena piscina e o naturismo será praticado com total privacidade.

 

Já dizem que o QnG - Quartel nu Geral está formado!

 

(enviado em 4/02/13 por Maria Luzia)

NATAssociações

AO NATURAL

 

O fim de semana naturista do Grupo Naturismo Capixaba no sítio em Guarapari, ES, de 01 a 03 de fevereiro de 2013, foi maravilhosamente excepcional, confirmado pelos participantes que puderam aproveitar da piscina natural com dias de muito sol, natureza exuberante, comidas gostosas, leituras diversas, bate-papos animados e, principalmente, muita harmonia entre os participantes.

 

Um visitante apareceu querendo um carinho especial, depois foi colocado num viveiro aberto com comidinhas de onde bateu ases, livre, leve e solto. Como convém a todo ser naturista.

 

 

(enviado em 4/02/13 por Maria Luzia)

NATNotícias

Evandro Telles é homenageado

 

O escritor capixaba e naturista Evandro Telles foi o escritor homenageado da noite do dia 31 de janeiro de 2013 no evento "Café com Letras", no shopping Norte Sul, em Jardim Camburi concedendo entrevista para o programa "CIRCULANDO COM LU LIMA", na TV Tribuna, que irá ao ar dia 17/02/2013, domingo, às 10 h 30.

Obs: Café com Letras é um evento semanal, no shopping Norte Sul, em Jardim Camburi, Vitória, ES, onde reúne escritores capixabas apresentando seus trabalhos nas áreas de psicologia, educação, poesias etc.

 

NOVO LIVRO DE EVANDRO TELLES

Para adquirir o novo livro de Evandro Telles, "Naturismo - Um Estilo de Vida Transformador". PREÇO: R$ 30,00. PEDIDOS: evandro.telles@terra.com.br
DEPÓSITO: Banco do Brasil // Conta Poupança – variação 96 // Agência – 3193-3 // Conta – 17710-5
Informar o depósito efetuado e endereço completo para envio do livro.
 

(enviado em 4/02/13 por Maria Luzia)

NATCultura

CONVITE DO GRUPO NATURISMO CAPIXABA
 

21 DE FEVEREIRO DE 2013 - DIA NACIONAL DO NATURISMO. A Diretoria do Grupo Naturismo Capixaba tem a honra de convidar todos os naturistas para participarem do evento "Encontro com o Escritor" homenageando Evandro Telles,  dia 21 de fevereiro de 2013 às 19 horas, no shopping Norte Sul, em Jardim Camburi, quando também será comemorado o Dia Nacional do Naturismo, com homenagens à cachoeirense Dora Vivacqua, Luz del Fuego, madrinha do naturismo brasileiro.

 

Contamos com a presença de todos e o apoio na divulgação do evento.

 

(enviado em 4/02/13 por Maria Luzia)

Naturismo & Sociedade

Termo Naturismo cada vez mais reconhecido

 

 

 

Aos poucos o termo NATURISMO está sendo reconhecido pela sociedade. A Revista COQUETEL já incorporou o temo em suas cruzadinhas. Esta semana saiu em mais uma revista. Veja recortes.

 

 

 

 

(enviado em 4/02/13 por Jaime Belém)

NATFolia
E A SEMANA DO CARNAVAL CHEGOU,
 
APROVEITE PARA CANTAR,DANÇAR E SE DIVERTIR NESSES DIAS DE FOLGA, VENHA
PARA O MIRANTE! ONDE A DIVERSÃO ROLA SOLTA.
 
TEREMOS BAILE À FANTASIA COM PREMIAÇÃO, E O DIA DO TROCA NÃO FIQUE DE FORA E NÃO SE ENTUSIASME É SÓ PARA TROCAR NESSE DIA OS VENCEDORES GANHARÃO PRÊMIO!!!
 
ESTAREMOS FUNCIONANDO A PARTIR DE SEXTA ÀS 17 h ATÉ TERÇA ÁS 19 h
 
 
RESTAM POUCAS VAGAS!!!
 
E NÃO SE ESQUEÇAM DIA 23 E 24 TEREMOS O MEGA ANIVERSÁRIO DO MIRANTE DO PARAÍSO COM CHURRASQUINHO E SALADAS Á BEIRA DA PISCINA, BOLO E MÚSICA AO VIVO , TODOS SABEM QUE ESSE É O DIA DE MAIS FREQUENCIA NO MIRANTE DO ANO.
 
CONTATOS E RESERVAS
 
xx 11 4658-6658
xx 11 99984-9309 vivo
xx 11 98444-2871 tim
NATFolia

 

(enviado em 4/02/13 por Waldo Andrade)

NATFolia

 

(enviado em 3/02/13 por Praia do Pinho)

De Olho na Mídia

Reportagem SPNat em revista nas bancas

 

O SPNat está na Revista Sou Mais Eu, da editora Abril desta semana, numero 324 de 31/01/2013. A entrevista foi concedida por mim, por telefone. Talvez encontrem alguns equívocos devido a adaptação feita pela repórter à linguagem utilizada na revista.  Fui procurada pela revista devido indicação do amigo Juvenal do Rincão. Agradeço a credibilidade deste amigo.

 

Creio que até fizeram um bom contexto, perante o que vemos na mídia. Já está nas bancas .

 

Rose Santana
Pres. Grupo SPNat

 

(enviado em 31/01/13 por Rose Santana)

Nu em Notícia

Museu de Viena vai aceitar visitantes sem roupa em exposição sobre nus

 

O Museu Leopold de Viena anunciou na última terça-feira (29) que prepara um dia especial para os que desejem visitar bem à vontade sua exposição "Homens Nus", sobre a história da representação do corpo masculino na arte.

 

No próximo dia 18 de fevereiro, a partir das 18h, o museu abrirá suas portas para quem deseje visitar a exposição sem roupa, após ter recebido várias solicitações a esse respeito por parte de associações nudistas.

 

A exposição "Homens Nus" foi motivo de polêmica e até autocensura em outubro por conta de um cartaz promocional com um nu frontal de três homens que divulgava a exposição.

 

A foto foi motivo de tantas ligações de protesto, tanto de mulheres como de homens, que o museu decidiu cobrir os genitais com uma chamativa faixa vermelha em muitas das cópias distribuídas pela cidade.

 

A exposição, aberta até o dia 4 de março, reúne mais de 300 quadros, fotos e esculturas.

 

Em 2005, o mesmo museu ofereceu a entrada gratuita às pessoas que visitassem nuas a exposição "A Verdade Nua: Klimt, Schiele, Kokoschka e outros escândalos".

 

Esse dia se tornou em um sucesso e centenas de pessoas visitaram a exposição com roupas de baixo ou completamente nuas.

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada

 

(enviado em 31/01/13 por Joaquim Salles)

NATFim-de-semana
Fim de semana com presença do presidente!
 
VENHA PASSAR O FINAL DE SEMANA NO MIRANTE. TEREMOS A PRESENÇA DO PRESIDENTE JOÃO OLAVO ONDE ELE ESTARÁ ENTREGANDO CERTIFICADOS PARA O MIRANTE DO PARAÍSO, SPNAT, RINCÃO E NIP.
 
SEGUNDO A PREVISÃO DO TEMPO TEREMOS SOL!!!
 
E SE PREPAREM SEMANA QUE VEM TEREMOS O GRANDE CARNAVAL, COM BAILE À FANTASIA E BAILE DO TROCA VALENDO PRÊMIOS
TRAGA A SUA FANTASIA, E LIBERTA A MULHER E O HOMEM QUE EXISTE EM VOCÊ POR UMA NOITE.
 
E NÃO SE ESQUEÇAM DIAS 23 E 24 TEREMOS O 11º MEGA ANIVERSÁRIO DO MIRANTE, SERÃO DOIS DIAS DE FESTA COM MÚSICA AO VIVO E CHURRASQUINHO
NA BEIRA DA PISCINA VENHA COMEMORAR ESTA DATA TÃO IMPORTANTE AQUI COM A GENTE!!!
 
CONTATOS E RESERVAS
 
xx 11 4658-6658
xx 11 99984-9309 vivo
xx 11 98444-2871 tim
 
ARNALDO
 
(enviado em 30/01/12 por Mirante do Paraíso)
Nudez & Sociedade

Escultura de neve em New Jersey  recebe uma fria recepção

 

A polícia do estado de Nova Jersey, EUA ordenou a uma família para encobrir a sua escultura de neve da famosa Vênus de Milo nua depois que um vizinho reclamou.

 

Eliza Gonzalez esculpiu a mulher de neve com seu filho e filha em seu gramado em Rahway depois de uma tempestade de neve.

 

Muitas pessoas elogiaram sua criação, mas um policial disse que um vizinho tinha achado aquilo muito perigoso, disse ela.

 

Quando foi dada a opção de cobrir a escultura ou de derrubá-la, ela a vestiu com um biquíni e canga.

 

"Nós não queremos ter nenhum problema com a polícia então nós a cobrimos," a Senhora Gonzalez disse à agência de notícias AFP.

 

Mas agora ela acha que a Vênus de neve parece "mais chamativa e sexualizada" do que estava antes das autoridades intervirem.

 

Fonte: http://news.bbc.co.uk

 

(enviado em 29/01/13 por Peladistas Unidos)

NATCultura

CAFÉ COM LETRAS

evento semanal, todas as quintas-feiras, às 19 horas, no Shopping Norte e Sul, em Jardim Camburi, Vitória. ES.

 

CONVITE:

 

O Café com Letras dessa quinta-feira, dia 31 de janeiro de 2013, será super especial e contamos com a presença dos amigos naturistas para prestigiar o nosso querido amigo e escritor EVANDRO TELLES que será o homenageado da noite, quando concederá entrevistas para a mídia local.

 

Café com Letras é um evento semanal, no shopping Norte Sul, em Jardim Camburi, Vitória, ES, onde reúne escritores capixabas apresentando seus trabalhos nas áreas de psicologia, educação, poesias etc.

 

É importante o incentivo à leitura, principalmente aos jovens cujo hábito tem sido perdido por diversos motivos.

 

Todas as 5ªs feiras, a partir das 19:00 h.

 

Agradecemos por sua presença, de seus familiares e amigos.

 

Ajude-nos a divulgar esse evento.

Naturalmente.

 

Diretoria do Grupo Naturismo Capixaba

 

(enviado em 28/01/13 por Maria Luzia)

NATVerão

Clique sobre a imagem para visualizar melhor

 

(enviado em 29/01/13 por Praia do Pinho)

NATAgenda Internacional

EVENTOS EM YATAN RUMI DURANTE FEVEREIRO-2013

 

SÁBADO 9, DOMINGO 10 E SEGUNDA 11, BAILES DE CARNAVAL, com concurso de FANTASIAS com prêmios para os melhores.

 

SÁBADO 16 e DOMINGO 17
FESTEJAMOS O 10º ANIVERSÁRIO DE YATAN RUMI
HAVERÁ BAILE, KARAOKÊ  E BEBIDAS NO SÁBADO PELA NOITE
NO DOMINGO, GRANDE ALMOÇO COM BOLO E VELAS QUE APAGAREMOS TODOS JUNTOS.

RESERVEM SEUS LUGARES COM ANTECEDÊNCIA.

ESPERAMOS VOCÊS

 

Fonte: http://www.facebook.com/yatan.rumi.3

+54 9 351 512-9414
E-mail: info@yatanrumi.com.ar

Website: http://www.yatanrumi.com.ar
 

(enviado em 29/01/13 por Brasil Naturista via Facebook)

NATAssociações

SPNat divulga como foi sua festa de aniversário de dois anos

 

No sábado passado o SPNat (Naturistas de São Paulo) comemoraram seu segundo aniversário de fundação em um sítio alugado em Bragança Paulista, interior do estado. De sexta-feira, 18 a domingo, 20 de janeiro, jogos, música, dança e piscina aquecida fizeram a alegria da galera.

 

"Foi uma festa maravilhosa, em local lindo e com muitos amigos e famílias naturistas. Muito importante para informação de como estamos trabalhando com a filosofia naturista" declarou Rose Capellato, presidente da associação.
 

O evento foi registrado com muitas imagens em fotos e vídeos que estão disponíveis no blog da associação. Vamos dar uma espiadinha?

 

http://www.sp-nat.blogspot.com.br

 

(enviado em 25/01/13 por Rose Santana

Naturismo & Mídia

Reality Show na praia do Abricó

 

A dupla competidora e equipe de tv israelense na praia do Abricó

Nesta quinta-feira, 24 de janeiro, a praia do Abricó foi palco de mais uma atração inusitada. Ela serviu como uma prova de um reality show israelense.

 

O programa Amazing Race Israel consiste em uma competição entre 7 duplas que precisam realizar provas inusitadas em diversas partes do Globo. A tarefa que incluiu a praia do Abricó era a de ir a uma praia de nudismo no Rio de Janeiro, tirar as roupas e jogar frescobol com frequentadores. As duplas podem se recusar a realizar as tarefas, mas perdem pontuação na disputa de 500 mil dólares.

 

Equipe de produção e frequentadores da praia posam para foto após as gravações

Apenas uma dupla concordou em realizar a tarefa na praia do Abricó. Eles haviam chegado pela manhã de Paris, na França, onde a temperatura beirava os cinquenta graus negativos e foram direto para a praia onde a temperatura batia os trinta e seis graus positivos. Pelas regras do programa eles não podem nem mudar de roupa para chegar ao local da tarefa e por isso antes da nudez vestiam roupas pesadas de frio, as quais foram novamente usadas para ir embora.

 

Os naturistas da praia do Abricó curtiram muito a brincadeira.

 

(enviado em 25/01/13 por Pedro Ribeiro)

Nu em Notícia

Posar nu na neve vira mania na internet

Participantes apenas escondem suas partes íntimas.
Mania foi criada pelas britânicas Leanne Myers e Danielle Smith.

 

Uma nova mania faz sucesso na internet. Dezenas de pessoas têm postado fotos no Facebook em que aparecem nuas na neve. Segundo o jornal inglês "Metro", a mania foi criada pelas britânicas Leanne Myers e Danielle Smith.

 

Depois que elas publicaram suas fotos, dezenas de outras fizeram o mesmo. Os participantes apenas escondem suas partes íntimas. Leanne diz que não tinha ideia que a brincadeira fosse fazer tanto sucesso. "É incrível", afirmou ela.

 

Fonte: http://g1.globo.com/planeta-bizarro

 

(enviado em 23/01/13 por Jorge Ramos)

Nu em Notícia

Por uma boa causa, ala do São José posa pelado só com bola de basquete
Dedé participa de projeto 'Nus para o Bem', que ajuda crianças com HIV
 

O ala do São José, Dedé Stefanelli, participou de uma experiência diferente. O jogador trocou a quadra pelo estúdio fotográfico, mesmo assim, não deixou a bola de basquete de lado. O atleta participou de um ensaio pelado, apenas com a redonda nas mãos. A iniciativa faz parte do projeto "Nus para o Bem", que ajuda crianças com o vírus HIV.

 

A iniciativa, criada há três anos, trabalha para vender calendários com fotos de personalidades de diversas áreas da mídia, como o jogador de polo aquático Alessandro Mosconi, o ator Sérgio Abreu e a apresentadora Lizi Benites, para ajudar ONGs que atendem crianças com HIV.

 

Para ajudar na boa causa, Dedé confessa que, no início, não foi fácil, mas depois de conhecer melhor o projeto embarcou na nova experiência.

 

- No início fiquei meio preocupado, pois nunca tinha feito uma foto assim. Mas depois que vi que era um trabalho sério, uma causa nobre, achei interessante - disse o jogador do São José, que disputa o NBB 2012/2013.

 

As fotos foram feitas pelo fotógrafo Pedro Colon, que ajuda a desenvolver o "Nus pelo Bem". Dedé ficou satisfeito com o trabalho, e o calendário tem previsão de lançamento para novembro de 2013, ficando à venda em sites e livrarias.

 

- Independente da foto, fiquei honrado em receber esse convite e tenho certeza que o resultado será ótimo e fico feliz em poder ajudar - finalizou Dedé.

 

Leia a matéria completa em http://globoesporte.globo.com

 

(enviado em 23/01/13 por Peladistas Unidos)

NATFeriadão
Feriadão de 25 de janeiro (em São Paulo)
 
VAMOS APROVEITAR A PARTIR DE QUINTA ÁS 17 HORAS JÁ ESTAREMOS RECEBENDO TODOS OS QUE NÃO VÃO TRABALHAR NA SEXTA OU ESTÃO DE FÉRIAS OU QUEREM APROVEITAR O SOL DE FINAL DE SEMANA, FERIADÃO DE SEXTA FEIRA ESTE ANO NÃO TEREMOS MAIS!!!
 
E PARA O MAIOR CARNAVAL NATURISTA DE SÃO PAULO TEMOS POUCAS VAGAS,E NÃO SE ESQUEÇAM O DIA QUE TODOS OS NATURISTAS SE REÚNEM 11º ANIVERSÁRIO DO MIRANTE DOIS DIAS DE MUITA FESTA,CHURRASQUINHO A BEIRA DA PISCINA,MUSICA AO VIVO E O TRADICIONAL BOLO A FAMÍLIA MIRANTE DO PARAÍSO ESPERA PELA PRESENÇA DE TODOS!!!
 
CONTATOS E RESERVAS
 
xx 11 4658-6658
xx 11 99984-9309 vivo
xx 11 98444-2871 tim
 
ARNALDO

 

(enviado em 22/01/12 por Mirante do Paraíso)
NATCarnaval

Vem aí o maior carnaval naturista do mundo

 

Clique sobre a imagem para visualizar melhor

 

(enviado em 22/01/13 por Praia do Pinho)

Naturismo & Sociedade

Naturismo no Fórum Social Mundial (FSM2013), em Porto Alegre

 

Glacy Moraes Machado, do Blog da Glacy, Carina Moreschi e Marcelo Pacheco, do portal Brasil Naturista,  estarão no dia 27 de janeiro das 17 às 19 horas, na sala Multiuso 2 da Usina do Gasômetro, em uma atividade com o título: “Porto Alegre precisa de um espaço naturista?”, e contará com uma breve apresentação da filosofia naturista, a apresentação multimídia de espaços naturistas e o histórico do movimento no país, espaço para perguntas e organização de uma excursão para o clube “Colina do Sol”, em Taquara, para a criação de um espaço de debates com o intuito de gerar uma posição naturista dentro do FSM2013, suas reivindicações e sugestões para o novo mundo que se quer.
 

Quem quiser participar ligue para o número celular (51) 8414 3997.

 

Leia o texto publicado na página do fórum justificando a iniciativa.

 

(enviado em 22/01/13 por Portal Brasil Naturista)

XIII Congresso Brasileiro de Naturismo

ROTEIRO DO XIII CongreNAT

 

REALIZAÇÃO DO XIII CONGRENAT NA ÁREA NATURISTA DA PRAIA DE BARRA SECA - LINHARES - E.S.

 

A Diretoria da CONGREGAÇÃO NATURISTA DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO – NATES, apresenta o Roteiro geral para a realização do XIII Congresso Brasileiro de Naturismo – CONGRENAT, a se realizar na área utilizada para a prática do naturismo na Praia de Barra Seca, na comunidade de Barra Seca do Balneário do Pontal do Ipiranga em Linhares E.S.

 

Objetivo Geral:

Formalizar a estrutura da programação a ser seguida no XIII Congresso Brasileiro de Naturismo – CONGRENAT, na Praia de Barra Seca, em Linhares, Espírito Santo.
 

Período de realização
O evento será realizado no período de 28/03/2013 a 31/03/2013.

 

Proposta para o evento

1 - Abertura do Congresso (evento não naturista) a ser realizada em área de entrada para a praia, com a presença de autoridades do município de Linhares e lideranças da comunidade de Barra Seca, dirigentes da Federação Brasileira de Naturismo, da NATES e demais áreas e meios de divulgação do naturismo;

 

2 - Recepção aos naturistas

 

3 - Assembléia de instalação do XIII CONGRENAT (evento naturista) a realizar-se na própria praia,

 

4 – Realização do evento

4.1 - Parte da manhã dos dias 28 a 30/03/2013:

- uma palestra e um evento paralelo;

- atividades de jogos, caminhadas pela área da praia e passeios pela região tanto de barco quanto de veículo (a ser programado).

4.2 - Parte da tarde de cada dia:

- reservado a apresentação de temas propostos pela Federação;

- realização de oficinas de discussão de propostas dos temas ;

- atividades de jogos, caminhadas pela área da praia;

- visita aos pontos turísticos do Pontal do Ipiranga (a ser programado com a Associação de Moradores

- passeios pela região, tanto de barco quanto de veículo (a ser programado)

4.3 – Parte da noite

- eventos para a comunidade com a apresentação de grupos folclóricos da região

- evento nas pousadas locais dias 28 e 29/03/2013;

- Forró em Cabana na área de Barra Seca e no Balneário do Pontal do Ipiranga dia 30/03/2013

 

5 – Encerramento dia 31/03/2013

- Solenidade de despedida dos participantes;

- Encerramento do Congresso

 

Após estarem definidos os eventos programados a Diretoria da NATES informara a programação completa do evento.

 

Márcio Braga

Presidente da NATES

 

Veja na edição de janeiro do jornal OLHO NU as opções de hospedagem e o pacotes de excursão para o XIII CongreNAT

 

(enviado em21/01/13 por Ormindo Affonso)

NATCultura

Café com Letras

 

Café com Letras é um evento semanal onde reúne escritores capixabas apresentando seus trabalhos nas áreas da psicologia, educação, poesias etc.

 

É importante o incentivo à leitura, principalmente aos jovens cujo hábito tem sido perdido por diversos fatores.

 

Todas as 5ªs feiras a partir das 19 h estarei presente apresentando livros e outros trabalhos sobre o Naturismo, no Shopping NorteSul, em Vitória, ES.

 

Solicito o apoio dos amigos com a sua participação.

 

Conto com todos vocês.

 

(enviado em 21/01/13 por Evandro Telles)

NATAssociações

Informativo Graúna - fevereiro de 2013

 

O Grupo Amazônico União naturista divulga seu boletim de fevereiro de 2013. Esta edição apresenta como destaques o texto de autoria do diretor de Ética "A Coragem de ser naturista" e as explicações de como é o Graúna.

 

Leia o boletim completo clicando aqui.

 

(enviado em 20/01/13 por Jorge Bandeira)

NATAssociações

Estamos convidando exclusivamente você e sua família para a próxima reunião do GOIASNAT.

 

Nossa última reunião foi em outubro. Por motivo de força maior não fizemos o encontro de novembro. No entanto vamos recomeçar 2013 com força total. Por enquanto continuamos em Bela Vista. Mas logo estaremos em nossa nova sede. Aguardem.

 

Caso outras pessoas desejem comparecer, devem entrar em contato com a diretoria do GOIASNAT exclusivamente por email (goiasnat.fbrn@gmail.com) se identificando (nome, endereço, telefone) para que possamos entrar em contato.

 

Somente estão sendo convidados às reuniões os portadores do CARTÃO INF, conforme preconiza a Resolução 001/2010 da FBrN.

 

Se o seu Cartão INF estiver desatualizado (falta do selo 2012) ou se ainda não recebeu o mesmo, leve, duas fotos 3x4. Durante o encontro você irá preencher ou atualizar a ficha de cadastro e receberá seu Cartão INF ou o novo selo na hora.

 

Clique sobre a figura acima para obter todas as informações necessárias.

 

GOIASNAT - Associação Goiana de Naturismo
www.goiasnat.com.br 
Filiada à FBrN - Federação Brasileira de Naturismo
www.fbrn.org.br 

 

José Antônio Ribeiro Tannús

 

(enviado em 17/01/13 por Associação Goiana de Naturismo)

NATTurismo

Tambaba é eleita um dos 36 destinos de praia pela revista Viagem e Turismo

 

A edição de janeiro da revista Viagem e Turismo traz extensa reportagem sobre 36 destinos de praia para o viajante aproveitar durante o verão. A praia de Tambaba, no município do Conde, Litoral Sul paraibano, é uma das indicadas pelos jornalistas Fabrício Brasiliense e Betina Neves. Os textos são curtos e oferecem informações sobre onde fazer um bom mergulho, surfar, contemplar a natureza, brincar na areia ou apenas aproveitar o lazer.

 

Tambaba se encaixou no perfil daqueles turistas que gostam de praticar surf e de ficar ao natural. O texto destaca que a praia fica a 33 km de João Pessoa e que o local é frequentado por ‘naturistas-velha-guarda’, numa alusão às pessoas que gostam de curtir a natureza. Os jornalistas informam que "a praia é pioneira no Nordeste e sedia até um campeonato de surf, do qual só participam peladões".

 

A praia de Tambaba tornou-se oficialmente naturista em 1991, a primeira da região Nordeste do Brasil. Os dois repórteres explicam ao leitor que "há uma faixa de areia pequena, cercada de falésias, vegetação de restinga e coqueirais. Ali é disputado o campeonato de surfe para pelados, o Tambaba Open. E existe um trecho específico para quem não quer ficar pelado. Só lembrando: fotografar ou filmar é proibido", alertam.

 

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, disse que a citação e indicação de uma praia paraibana na revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, é uma comprovação de que o Destino Paraíba vem se consolidando junto aos turistas de todo o Brasil e exterior. "Os repórteres da Editora Abril são especializados em turismo, profissionais criteriosos. Não tenho dúvidas de que a praia de Tambaba já é um point nacional. Aliás, o Litoral Sul é considerado um dos mais belos do país", declarou.

 

Em setembro de 2012, o jornalista José Eduardo Camargo, redator-chefe do Guia Quatro Rodas, realizou no auditório da PBTur uma palestra sobre o desenvolvimento do turismo no Brasil. Camargo disse que o Litoral Sul paraibano estava entre os mais belos do país.

 

Fonte: http://governo-pb.jusbrasil.com.br

 

(enviado em 17/01/13 por Peladistas Unidos) 

NATAssociações

GRUPO NATURISMO CAPIXABA informa

PRÉ-CARNAVAL 2013
de 01 a 03/02/2013 no sítio naturista em Guarapari, ES,
Venha se divertir com muita alegria!
 
Para adquirir o novo livro de Evandro Telles, "Naturismo - Um Estilo de Vida Transformador"
PREÇO: R$ 30,00
DEPÓSITO: Banco do Brasil // Conta Poupança – variação 96 // Agência – 3193-3 // Conta – 17710-5

Informar o depósito efetuado e endereço completo para envio do livro.

 
Todos os naturistas estão convidados para participar do evento no sítio
naturista sendo necessário que todos confirmem suas reservas com o
presidente Evandro no fone (27) 3314-6386 ou nos email evandro.telles@terra.com.br
 

Valores, de sexta-feira à tarde até domingo às 17:00 horas:

Associado ao GNC ou portador do Cartão INF: R$ 25,00 para quem ficar somente um dia (sem pernoite)

ou R$ 50,00 pelo pacote.

Não Associado: R$ 30,00 para quem ficar somente um dia (sem pernoite)

ou R$ 60,00 pelo pacote.

 

IMPORTANTE: NESSES VALORES NÃO ESTÃO INCLUÍDAS AS ALIMENTAÇÕES, BEBIDAS E OUTROS, E CADA NATURISTA FICARÁ RESPONSÁVEL POR SUA PRÓPRIA ALIMENTAÇÃO.

 

Com relação à alimentação, sugerimos os churrascos que congregam a todos devendo cada um levar carnes e adicionais para a quantidade que sua família consumir. Não esquecer de produtos para lanches, café da manhã e quem gosta, das frutas.

Importante: todas as refeições são feitas coletivamente e os produtos que sobrarem não deverão ser levados embora ficando para os que permanecerem no sítio. Produtos que sobrarem serão doados ou guardados para os próximos encontros.

 
Em contato com a natureza, iremos ao Sítio São João com piscina natural de água corrente cristalina, área para camping, área coberta com churrasqueira e forno a lenha, casa com vários quartos e banheiros, cozinha equipada com fogão, geladeira e freezer, e uma varanda na parte superior.

Os quartos serão reservados mediante ORDEM DE RESERVAS, por telefone ou email, diretamente com o presidente Evandro, podendo os valores serem pagos no local do evento.

Completadas as reservas dos quartos, os demais participantes deverão levar colchonetes que poderão ser colocados nas duas salas

ou em barracas para camping.

 

Levar:

Roupas de cama e banho, inclusive para para o friozinho que poderá fazer à noite devido à altitude de 450 metros;

Protetor solar;

Repelentes para insetos - estaremos em contato direto com a natureza;

Cortinados, quem desejar;

Ventilador, quem desejar.

Jogos;

Livros, quem gosta de ler;

Redes c/ cordas para amarrar;

 

Localização do Sítio São João, Buenos Aires, Guarapari, ES:

Na Br-101 , no trevo de entrada para Guarapari, observar placa à direita indicando a região de Buenos Aires, seguir adiante por 4 km (é tudo asfaltado) até avistar o muro do Sítio São João.

A entrada do sítio fica à direita e numa curva, siga devagar para não passar do local, cf foto ao lado:

 

Grupo Naturismo Capixaba

naturismocapixaba@gmail.com

Evandro: 3314-6386

Maria Luzia: 3315-8256

 

"Naturismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social,

que tem por intenção encorajar o auto respeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente"

 

(enviado em 17/01/13 por Naturismo Capixaba)

De Olho na Mídia

Peladões encaram as ondas da praia naturista do Balneário

 

Sol, praia, altas ondas, pranchas e nenhuma roupa. Foi assim o primeiro campeonato de surfe da praia do Pinho, no Balneário Camboriú. O chamado “Surf Nu Pinho”, rolou durante todo o sábado. Doze surfistas peladões encararam as ondas em busca do troféu de primeiro lugar da competição pra cerca de três mil observadores, de acordo com a organização. Após três baterias eliminatórias, duas semifinais e uma final, Rafael Goulart, de 35 anos, ficou com o caneco. Em segundo lugar ficou Moisés Alves, e Jedielson Linhares completou o pódio. O quarto finalista foi Gilmar Silva.

 

A galera que estava por lá aprovou a ideia e já pede bis do evento. Enquanto os brous encaravam a água, na areia 25 naturistas faziam uma performance com os corpos pintados em comemoração aos 25 anos de início do naturismo no Brasil, movimento que começou na Maravilha do Atlântico.

 

Leia a matéria completa em http://www.diarinho.com.br/materias

 

(enviado em 17/01/13 por Peladistas Unidos)

NATCarnaval
Notícia urgente do Recanto Paraíso:
 
Informamos que estamos com todas as unidades já ocupadas.
Devido porém a uma desistência de última hora, temos um quarto
e vagas no camping ainda disponíveis.
É possível também apenas passar o dia com refeições sem pernoitar.
Se vocês ainda não se decidiram, entrem em contato imediatamente.
Informações e reservas,
Valdir 021 2576-9977 9429-4610

 

(enviado em 17/01/12 por Recanto Paraíso)

NATFeriadão
Feriado de São Paulo
 
ESTAREMOS FUNCIONANDO NORMALMENTE NESTE FINAL DE SEMANA A PARTIR DE SÁBADO ÀS 08:00!
 
AVISO: DEVIDO AO FERIADO DE SÃO PAULO ESTAREMOS ABERTOS A PARTIR DO DIA 24/01/2013 ÀS 18:00 ATÉ DIA 27/01/2013!!
 
NÃO ESQUEÇAM: O MÊS DE FEVEREIRO SERÁ CHEIO DE FESTAS NO MIRANTE
FAÇA A SUA RESERVA PARA O CARNAVAL E PARA O ANIVERSÁRIO DIAS 23 E 24 DE FEVEREIRO QUE SERÃO DOIS DIAS DE FESTAS
COM CHURRASQUINHO E MUSICA AO VIVO NA BEIRA DA PISCINA, E O NOSSO TRADICIONAL BOLO VOCÊ NÃO PODE PERDER!!!
 
CONTATOS E RESERVAS
 
xx 11 4658-6658
xx 11 98444-2871 TIM
xx 11 99984-9309 VIVO
 
ARNALDO
 
(enviado em 16/01/12 por Mirante do Paraíso)
De Olho na Mídia

Naturistas dão depoimento em site sobre problemas de bairro

 

Naturistas da praia do Abricó foram convidados para dar depoimento sobre os problemas do bairro de Grumari para um site específico sobre o bairro do Recreio dos Bandeirantes e arredores, no Rio de Janeiro. É uma forma do Naturismo estar inserido no cotidiano da cidade.

 

Veja a página http://barrainside.com.br/novo/

 

(enviado em 15/01/13 por Barra Inside)

NATInternacional

Outra vitória para a Federação Espanhola de Naturismo: cancelar a proibição da nudez em O Grove

 

A Federação Espanhola de naturismo conseguiu mais uma vitória em seu país: derrubou uma lei aprovada em O Grove, município praiano da região da Galicia, que proibia a prática do nudismo em qualquer praia da região,  inclusive nas sinalizadas para este fim, além de determinar como deveriam ser as roupas de banho usadas pelos banhistas.

 

Depois do recurso da FEN, a municipalidade retirou a proibição e ainda fez a recomendação de fazer a promoção das áreas de nudismo em circuitos nacionais e internacionais.

 

Leia a notícia completa em http://fen-naturismo.blogspot.com.es

 

(enviado em 15/01/13 por Peladistas Unidos)

NATInternacional

Associação tenta parceria com 100 empresas para investir em nudismo

 

Foram enviadas cem cartas para grandes empresas dos Estados Unidos com as propostas da associação. Apenas três foram respondidas.

 

A Associação de Nudismo Recreativo - a maior dos EUA -, decidiu sair em busca de parceiros para investirem dinheiro em suas ideias.

 

Em outubro de 2012, foram enviadas cem cartas para grandes empresas com as propostas da associação. Apenas três empresas responderam, e as respostas foram negativas.

 

O dinheiro das empresas seria investido na renovação do site, do slogan, e assim chamar mais atenção para o assunto.

 

A organização, que existe há 82 anos, financia 266 refúgios nos Estados Unidos e no Canadá, entre campings, resorts e pousadas para nudistas.

 

De qualquer forma, uma pesquisa constatou que só 15% dos americanos disseram que pensariam em passar férias em um lugar naturista, e apenas 12% se aventurariam em uma praia de nudismo.

 

Acesse a fonte: http://g1.globo.com/globo-news e assista ao vídeo com um debate sobre a notícia no canal Globo News

 

(enviado em 15/01/13 por Marcelo Pacheco via Ativismo Naturista Brasileiro)

De Olho na Mídia

25 anos da FBrN na mídia

 

Registro de um jornal local catarinense, em vídeo, sobre o V Encontro de dirigentes naturistas e das comemorações de fundação da Federação Brasileira de Naturismo, realizados na praia do Pinho neste final de semana.

 

Clique no link a seguir: http://www.diarinho.com.br/player

 

(enviado em 15/01/13 por Airam Santos)

NATClassificados

Contato com naturistas do RJ e do ES

 

Naturista de Vitória quer contato com naturistas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Detalhes nos NATClassificados.

 

(enviado em 14/01/13 por Jornal OLHO NU)

NATCarnaval

Nu
RINCÃO
 

Venha fazer parte do melhor e mais tradicional Carnaval Naturista!!!Serão 4 dias de muita folia no saudável ambiente do Clube Rincão. A cada noite uma atração diferente; baile com marchinhas, sambas e músicas atuais, o famoso gala gay, a noite das e muito mais. Tudo isso no salão social especialmente decorado. Como sempre durante o dia muito sol, piscina, esportes e todo o verde para curtir e relaxar.
 

Para esses 4 dias preparamos pacotes para todas as preferências.
 

Nas diárias de Quartos e Bangalôs estão inclusos café da manha, almoço e jantar; desde o jantar do dia 8 até o almoço do dia 12. São Bangalôs, Quartos e Camping.
 

Veja as opções abaixo:
Bangalôs - preços por casal: Não sócios: R$ 1.153,00 Não Sócios: R$ 993,00

Quartos - preços por Casal: Sócios: R$ 953,00 Não Sócios: R$ 793,00
Camping - Preços por PESSOA: Não sócios: R$ 140,00; Sócios: R$ 40,00
Obs. NÃO incluem refeições.
Nosso camping oferece:
 Energia elétrica e banhos quentes
 Iluminação
 Geladeira, fogão e mesa comunitários
 Nova churrasqueira exclusiva para o Camping!!!
Observações para todos os pacotes.
 Crianças até 10 anos: GRÁTIS
 Adolescentes até 17 anos: 50%
 Naturistas federados (com selo FBrN 2012) : 10% de desconto em todos os pacotes.
 

Lembramos que a nossa disponibilidade de hospedagem é bastante limitada.


 Juvenal De Dominicis
(11) 5572-9309 (11) 999-982-602
 André De Dominicis
(11) 999-999-293
E-mail juvenaldedominicis@yahoo.com.br
 

Para efetuar a reserva é necessário que se deposite 50% do valor antecipadamente. Reservas com depósito de 50% na conta de Rincão Clube Naturista.
Banco Itaú
Ag. 0156
C/C 51970-4
RINCÃO CLUBE NATURISTA

 

(enviado em 10/01/13 por Juvenal de Dominicis)

V EDN e 25 Anos da FBrN

Domingo de emoções no encerramento do V EDN

 

Celso Rossi entrega a Luiz Hack o certificado de área naturista para a AAPP

Neste domingo, 13, foi encerrado na sede da Associação dos Amigos da Praia do Pinho o V Encontro de Dirigentes Naturistas, numa ensolarada manhã de verão. A emoção foi a tônica dominante em vários momentos, como o discurso de Celso Rossi, fundador da Federação Brasileira de Naturismo, que relembrou da trajetória da instituição e da luta realizada pelos seus sucessores para mantê-la

Muitos naturistas foram homenageados, inclusive aqueles que trabalham nos bastidores para tudo dar certo

ativa e atuante. Muitos naturistas foram homenageados com entregas de diplomas como reconhecimento por suas contribuições para o desenvolvimento do naturismo brasileiro, além da entrega das certificações de áreas naturistas aos dirigentes que ainda não a haviam recebido.

 

A infalível foto final foi tirada na entrada da AAPP pela praia do Pinho

Por sugestão do presidente João Olavo, e logo acatada pelas instituições, foram sorteadas entre os presentes estadias nas diversas áreas naturistas brasileiras, o que causou muita alegria aos vencedores. Para encerrar solenemente foi plantada uma árvore na entrada da AAPP que dá acesso à praia do Pinho, como marco dos 25 anos da federação. João Olavo conclamou a todos o comparecimento maciço no próximo CongreNAT, a ser realizado em final de março, na praia de Barra Seca, no Espírito Santo.

 

(enviado em 14/01/113 por Pedro Ribeiro)

De Olho na Mídia

Naturismo esquenta na TV Globo

 

Hoje, domingo 13, Naturistas que participaram da excursão "Brasil Naturista pela estrada" vão estar presentes no programa Esquenta da Rede Globo comandado pela apresentadora Regina Casé, cujo tema será viagens crescentes cada vez mais no Brasil. O Naturismo será gancho para o quadro excursões. Os participantes gravaram o programa em dezembro, durante sete horas consecutivas, num estúdio "frigorífico" do Projac, reclamam.

 

Mas o sacrifício terá valido a pena se a edição do programa deixar mostrar todas as entrevistas. A conferir.

 

(enviado em 13/01/13 por Pedro Ribeiro)

V EDN e 25 Anos FBrN

Sábado de surfe, perfomance artística e deliberações

 

Neste sábado 12, nas atividades do V Encontro de Dirigentes Naturistas e das comemorações do Jubileu de Prata da Federação Brasileira de Naturismo, houve opções artísticas, esportivas, dançantes e reunião deliberativa.

 

O dia começou com o momento solene de hasteamento das bandeiras da Associação da Praia do Pinho, da Federação Brasileira de Naturismo, do estado de Santa Catarina e do Brasil pelos nomes relevantes do Naturismo brasileiro ao som do Hino Nacional cantado com muito sentimento pelos participantes do Encontro. Após o hino do Brasil, quatro naturistas argentinos também cantaram o hino da República Argentina sob atenção completa dos brasileiros.

 

Pontualmente às 10 horas, começou o 1º Campeonato de surfe naturista da Praia do Pinho, disputado em quatro baterias por doze concorrentes, a maioria oriunda das praias da região catarinense. Quase ao mesmo tempo e sob Sol forte começou a exibição do artista plástico espanhol José Izquierdo, que com a ajuda de cinquenta naturistas voluntários separados em duplas e com os corpos pintados, montou um painel humano nas areias da praia do Pinho, representado a iluminação do Sol e a sombra projetada a partir dos corpos. Vários órgãos de comunicação não naturista estiveram neste momento presentes para cobrir os dois eventos.

 

De volta à sede da AAPP foi servido o almoço: costela assada na vala, iguaria preparada à moda gaúcha, deixando os naturistas refestelados de tanto comer, o que provocou quase uma siesta coletiva logo após.

 

Às quatro da tarde começou a assembleia dos dirigentes naturistas comandada pelo presidente da FBrN, João Olavo Rosès, que deliberou sobre vários temas importantes, tais como a ratificação do Protocolo de Intenções para o estabelecimento de um fluxo turístico naturista entre Brasil, Chile, Argentina e Uruguai; Decisão do número de selos a comprar da Federação Internacional neste ano; A marcação de períodos e locais onde serão realizados os próximos eventos naturistas nacionais até o CongreNAT de 2015, que tem o Hotel Ocara, na Colina do Sol, como candidato à sede e a confirmação da pré-candidatura do Brasil como sede do Congresso Internacional de 2016, entre outros assuntos.

 

À Noite foi realizada no camping e na praia do Pinho a festa comemorativa da fundação da FBrN. No domingo, haverá solenidade de encerramento por volta das dez da manhã.

 

(enviado em 13/01/13 por Pedro Ribeiro)

V EDN e 25 Anos da FBrN

Abertura oficial, porém descontraída

 

Celso Rossi, João Olavo e Carlos Gil conversam descontraidamente

Nesta sexta feira, 11 de janeiro, foi aberto oficialmente o V Encontro de Dirigentes Naturistas na sede da Associação dos Amigos da Praia do Pinho no Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O presidente da Federação Brasileira de Naturismo, João Olavo falou sobre a importância do evento, que tratará de assuntos importantes, como a sede do próximo ELAN e sobre a candidatura do Brasil para sediar o Congresso Internacional de Naturismo em 2016, mas ressaltou também a oportunidade que esses encontros propiciam no sentido de unificar ainda mais o Naturismo brasileiro e reforçar laços de amizade e comprometimento com a filosofia.

 

A abertura no entanto começou bastante informal, com o serviço do coffeebreak antes de qualquer coisa. Uma grande surpresa é a presença do artista plástico espanhol José Izquierdo que, juntamente com seu conterrâneo Carlos Gil, ex-representante da INF para a o desenvolvimento do Naturismo na América Latina, vieram prestigiar as comemorações dos 25 anos de fundação da FBrN, ocorrida no dia 15 de janeiro de 1988, por Celso Rossi, que também está presente neste evento.

 

Luiz Haak, Carlos Gil e o artista Jose Izquierdo, que apresenta seu trabalho aos espectadores

Izquierdo pretende presentear a Federação com uma performance fotográfica na praia do Pinho, onde cerca de cinquenta naturistas voluntários deverão posar para suas lentes neste sábado, 12. Durante a abertura do V EDN ele projetou alguns de seus trabalhos.

 

Para este sábado, além da performance artística, estão programadas outras atrações para os visitantes como o campeonato de surfe naturista e o baile comemorativo dos 25 anos da FBrN. À tarde, diferente do que havia sido planejado para não haver coincidência de horários, haverá a assembleia deliberativa dos dirigentes das áreas naturistas, que até ontem já contava com 18 representantes. Para hoje é esperada a chegada de mais alguns. Também representantes de associações argentina e uruguaia prestigiam o evento.

 

(enviado em 12/01/13 por Pedro Ribeiro)

NATLuta urgente!

Mobilização pela preservação ambiental de Tambaba e a permanência do Naturismo.

 

Participe da mobilização “Por uma Tambaba preservada e naturalmente nua” e manifeste-se contra o licenciamento do Complexo Ecoturístico Reserva do Garaú na AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE SERÁ REALIZADA NO DIA 14/01/2013 (SEGUNDA-FEIRA), ÀS 15h00, NO SALÃO PAROQUIAL DA IGREJA MATRIZ DA CIDADE DE CONDE/PB.

Naturistas Unidos
movimentoNU

 

Leia abaixo o manifesto completo

 

João Pessoa, 09 de janeiro de 2012

 

Segmentos do naturismo paraibano desde 2007 têm chamado à atenção das autoridades, da comunidade naturista e da sociedade em geral sobre a necessidade de um projeto de desenvolvimento sustentável para Tambaba, pois entende que se não houver um direcionamento quanto ao uso e ocupação do loteamento Barra de Jacumã/Tambaba, poderá gerar conflitos de ordem ambiental e de interferência no naturismo.

 

Infelizmente não houve até a presente data nenhum avanço quanto ao projeto ideal para Tambaba e, para nossa surpresa já está em via de licenciamento o Complexo Ecoturístico Reserva do Garaú, empreendimento de cunho turístico e residencial que ocupará toda a área do loteamento Barra de Jacumã/Tambaba onde se encontra a Praia de Naturismo. O projeto de grandeza “faraônico” ocupará uma área de 186,79ha, terá capacidade instalada para 8.880 pessoas, será constituído por 4(quatro) resorts, 3(três) pousadas, 4 (quatro) condomínios residenciais, centro comercial e um clube, que se implantado nesta proporção, ocasionará um grande impacto ambiental com degradação e descaracterização do ambiente costeiro local e poderá por fim a prática naturista, costume que há 22 anos é praticado oficialmente em Tambaba.

 

Portanto diante do quadro nefasto, solicitamos o engajamento da sociedade em geral, manifestando-se contrária ao licenciamento do empreendimento que de proposta de sustentabilidade ambiental só tem o nome (Complexo Ecoturístico Reserva do Garaú), para que juntos possamos reverter esta situação, garantindo o real desenvolvimento sustentável para Tambaba, preservando o ambiente costeiro e assegurando a permanência do naturismo, que tanto tem projetado a Paraíba e o Brasil no cenário mundial.

 

Participe da mobilização “Por uma Tambaba preservada e naturalmente nua” e manifeste-se contra o licenciamento do Complexo Ecoturístico Reserva do Garaú na AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE SERÁ REALIZADA NO DIA 14/01/2013 (SEGUNDA-FEIRA), ÀS 15h00, NO SALÃO PAROQUIAL DA IGREJA MATRIZ DA CIDADE DE CONDE/PB.

 

Naturistas Unidos

movimentoNU

 

IMPORTANTE
Acesso ao EIA/RIMA (Complexo Ecoturístico Reserva do Garaú).
http://www.sudema.pb.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=754&Itemid=100051
Vídeo sobre o empreendimento:
http://www.youtube.com/watch?v=xlqZxeW469Y
 

Órgão responsável pelo licenciamento ambiental:
Superintendência de Administração do Meio Ambiente - SUDEMA
Superintendente: Laura Farias
Av. Monsenhor Walfredo Leal, 181 - Tambiá - João Pessoa-PB
CEP 58.020-540 - CGC 08.329.849/0001-15
emails: sudema@sudema.pb.gov.br / sudema.paraiba@gmail.com

 

(enviado em 10/01/13 por Naturistas Unidos)

NATCultura

PARA ADQUIRIR O NOVO LIVRO DE EVANDRO TELLES, "NATURISMO UM ESTILO DE VIDA TRANSFORMADOR":
 

O valor unitário é de R$ 30,00 que poderá ser depositado na conta abaixo mencionada, informando ao Evandro o referido depósito por e-mail evandro.telles@terra.com.br informando o endereço pessoal para envio do livro.
 

Banco do Brasil
Conta Poupança – variação 96
Agência – 3193-3
Conta – 17710-5

 

(enviado em 8/01/13 por Grupo Naturismo Capixaba)

Notícias da FBrN

Roteiro de "FBrN na estrada mais uma vez"

 

Compartilhando da companhia dos dirigentes naturistas Waldo Andrade e Marisa Fraga a  caravana segue em direção ao Sul, de carro.

09/01, quarta feira – Balneário Camboriú/Florianópolis – 70 km. Visita à praia da Galheta. Retorno para Balneário Camboriú – 70 km.

10/01, quinta feira – Auxílio na organização dos eventos da AAPP e Praia do Pinho.

11 a 13/01/2013 – V EDN e os 25 ANOS DA FBrN.

14/01, segunda feira – Balneário Camboriú/Centro Naturista Colina do Sol – 470 km.

15/01, terça feira - Reuniões com as entidades OCARA e HMN.

16/01, quarta feira – Centro Naturista Colina do Sol/Porto Alegre(RS) – 60 km.

17/01, quinta feira – Porto Alegre/Centro Naturista Colina do Sol – 60 km. Reunião conjunta FBrN, OCARA, HMN e FACCAT, com entrega de Diploma de Reconhecimento ao diretor Delmar Backs pelo primeiro Protocolo de Intenções FBrN/Universidade.

18 a 31/01/2013 – Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, para o qual o naturismo brasileiro está convidado a participar.

Waldo e Marisa retornam de avião e Rayssa e João Olavo retornam, de carro, visitando os demais espaços naturistas não visitados nesta terceira etapa.

 

(enviado em 9/01/13 por Valdir Silva)

NATClassificados

Cabana para alugar em Pedras Altas

 

Leitora aluga para a temporada de festas e de verão cabana em Pedras Altas, no município de Palhoça, em Santa Catarina, próximo à bela praia naturista de Pedras Altas. Maiores informações no NATClassificados.

 

(reenviado em 6/01/13 por jornal OLHO NU)

V EDN e NATComemoração

 

As inscrições e cadastramento para o evento serão na AAPP, pelos fones 047 3319 3136 047 8444 7035Operadora TIM

Das 9 às 18 h de segunda à sexta-feira.

 

(enviado em 3/01/13 por Praia do Pinho)

NATVerão

GNC Informa: abertura do Verão 2013

 

A programação da ABERTURA DE VERÃO 2013 do Grupo Naturismo Capixaba está bem especial, começando amanhã com o lançamento do novo livro de Evandro Telles - "Naturismo - Um Estilo de Vida Transformador" - dia 03 de Janeiro de 2013, Quinta-feira às 19:00 hs, no Shopping Norte Sul, Jardim Camburi, Vitória, ES, com a presença especial do Presidente da FBRN, João Olavo Rosés e da caravana FBrN na ESTRADA + UMA VEZ .

 

Na sexta-feira pela manhã já seguimos para o sítio naturista em Guarapari, ES, para organizar os preparativos para a chegada de naturistas mineiros, paulistas, cariocas, baianos e capixabas que serão recepcionados com uma super moqueca capixaba na sexta-feira à noite (Leonardo já congelou 10 kg de peixe que estão no freezer da pousada). Quem desejar participar e ainda não fez reservas deverá providenciar barraca de camping e demais produtos observados no texto abaixo.
 

Apenas uma exigência para quem vai participar: levar muita alegria!
 

Até lá! Naturalmente,

Diretoria do Grupo Naturismo Capixaba

 

Clique sobre a figura ao lado para ver o panfleto informativo com todos os detalhes.

 

(enviado em 2/01/03 por Naturismo Capixaba)
 

 

NATCultura

Novo livro lançado nesta quinta-feira

 

A FBRN e o GRUPO NATURISMO CAPIXABA convidam a todos os amigos para o lançamento do livro "Naturismo - Um Estilo de Vida Transformador", de autoria de EVANDRO TELLES, no dia 03/01/13 às 19 h no Shopping Norte Sul em Jardim Camburi, Vitória ES. 

 

 

(enviado em 1/01/13 por Grupo Naturismo Capixaba, via Facebook)


 

(VOLTAR)

 



Olho nu - Copyright© 2000 / 2013
Todos os direitos reservados.