"É correto censurar o corpo humano no horário das crianças?"

Matéria publicada no Boletim de informações

da Federação Espanhola de Naturismo (FEN)

No dia 13 de agosto de 2021 o programa "Más Vale Tarde" da Sexta nos surpreendeu com um relato de quase 9 minutos sobre nudismo. La Sexta é uma emissora de televisão nacional na Espanha voltada para a audiência mais progressista ou de esquerda.

Segimón Rovira - Federação Espanhola de Naturismo - Federação Nudista-Naturista da Catalunha Em geral, o programa trata bem do assunto. Parte de uma notícia de eventos atuais, como a instalação de bares de praia anti-nudistas em praias de uso nudista consolidado, tema que tratamos extensivamente no artigo anterior "Salve a Costa Natura". Para isso, eles mudaram um correspondente para a praia de Illa Roja, onde entrevistaram Segimón Rovira.

Os usuários são os que fazem uma praia nudista, não os Conselhos Municipais

O conteúdo sonoro e de títulos é muito correto

É perceptível que a "expert", Alba Blanco, foi assessorada por fontes confiáveis. Explica muito bem a impossibilidade de criminalizar a nudez em nosso país e a falta de poderes para isso dos municípios. Parabéns!

Censura incomum nas televisões espanholas

Não é proibido fazer nudismo em qualquer praia ou lugar público na Espanha

No entanto, temos que fazer uma crítica severa ao tratamento das imagens. Na TV, a mensagem principal é transmitida pela imagem (e não pelo texto). Pixelando/desfocando genitais (e até mesmo bundas, como neste caso) transmite que há partes ruins do corpo, que devem ser escondidas de menores. É transmitido que qualquer nudez é prejudicial para as crianças. Isso implica que nossos menores (filhos de naturistas) estão sofrendo algum tipo de dano de seus pais. Isso implica que somos maus educadores. É, para dizer o mínimo, um insulto. Isso não nos ajuda.

Não há neutralidade, como afirma o diretor do programa, Hilario Pino. Está tomando partido na criação de uma fobia de nudez. Está sendo educado, mas mal. A ideologia está sendo transmitida, mas que é muito prejudicial para a criança.

A visão normalizada da nudez é muito benéfica para as crianças e, portanto, não só pode, mas deve ser mostrada no horário das crianças.

Nenhuma outra TV censura o naturismo (especialmente nudez nas praias), nem topless. Também não censuram manifestações animalestas, ou ciclonudistas, ou nus artísticos, como os de Spencer Tunick.

ELES TÊM QUE APRENDER A DISTINGUIR!

A autocensura da Sexta é evidente. Eles têm que descartar a "inquisição" por trás de tudo isso: censura do corpo; asteriscos em palavrões; Bipes ao estilo anglo-saxão... Nada disso está em nossa cultura. Muitas passagens de obras-primas de nossa literatura teriam mais asteriscos do que frases. Os asteriscos, os bipes, o barulho... eles fazem você prestar atenção ao que eles censuram. Eles fazem isso ruim, mas ao mesmo tempo eles destacam, e até cai no ridículo. Assim, o mesmo programa criticou o Instagram no dia anterior por censurar o pôster do último filme de Almodóvar. No cartaz aparece um mamilo do qual uma gota de leite cai. E sim, ele mostrou... para o dia seguinte cobrir alguns traseiros de um casal entrando no mar!

O nudismo deixou de ser considerado um escândalo público em 1988

"É necessário que a Ouvidoria da Criança e os órgãos de auto-regulação do conteúdo televisivo enviem uma circular para todos os meios impressos. Deve indicar que eles devem distinguir entre nudez sexualizada e comercial e nudez natural. Nus naturais não só podem, mas devem ser mostrados durante as horas de proteção especial de menores. Eles são uma parte fundamental da educação de nossos filhos. O naturismo é uma ideologia de dignificação do corpo humano, de todos os corpos."

Censura e proteção de identidade

Claro, se o que eles querem é preservar o anonimato do filmado, o que eles têm que fazer é pixelar/ borrar o ROSTO. Ou substituí-los por rostos inexistentes gerados por computador, para os quais já existem programas.

Ao pixelar genitália, o sujeito ainda é reconhecido, que será capaz de processar a cadeia. Embora os pixels cubram seus genitais, precisamente cobrindo-os é ainda mais claro que essa pessoa estava lá e nua, e poderia considerar sua privacidade violada.

Essas demandas são as únicas a serem temidas, e não as das organizações ultras, que não poderiam ganhar em qualquer caso, e atrairiam mais espectadores para o programa perseguido.

O vídeo...

5 pensamentos sobre "É certo censurar o corpo humano nos horários para crianças?"

Leia opinião de alguns naturistas diretamente no site da Federação Espanhola de Naturismo.

(enviado em 25/08/21 por Naturismo - FEN)


Você está acessando
Jornal OLHO NU - edição 250 - Setembro de 2021


Olho nu - Copyright© 2000 / 2021
Todos os direitos reservados.