O que o naturismo significa para mim

por Nick Alimonos*

"A pior solidão é não estar confortável consigo mesmo"
                                                                         Mark Twain

Quem precisa de roupas de banho em uma praia como essa?

Sim, sou nudista! Ou naturista, como prefiro me chamar. Tenho feito rodeios em relação a este assunto, sugerido aqui e ali, em artigos e na minha ficção, e para muitos dos meus leitores astutos, isto pode não ser uma surpresa. Então aqui está, minha “revelação” oficial, por assim dizer, ou talvez “meu despir-me” seja uma metáfora melhor. Por que outro motivo eu teria dedicado os últimos dez anos da minha vida a um romance de fantasia com heróis nudistas / naturistas ? Sou nudista desde os 12 anos de idade, desde quando visitei as ilhas Cíclades da Grécia, onde os trajes de banho costumavam ser muito formais. Passei todos os verões nessas praias e não demorou muito para perceber que a vida é melhor sem roupas, até mesmo fazendo álgebra.

De volta à casa nos Estados Unidos, explorei bosques isolados da maneira que a natureza pretendia e, sempre que os pais estavam fora, as roupas caíam, ficavam fora! Mas a maioria dos meus amigos e familiares nunca imaginaria que passo a maior parte do tempo nu. Por décadas, mantive isso em segredo, me preocupando com a reação das pessoas, porque existem muitos conceitos errôneos e estereótipos negativos em relação ao nudismo. Mas a sociedade está mudando. Com os numerosos escândalos envolvendo a Igreja Católica, a batalha pelos direitos dos homossexuais dentro das denominações protestantes e os contínuos atos terroristas associados ao Islã, a religião organizada está perdendo sua autoridade moral. Ao mesmo tempo, o advento da mídia social proporcionou uma explosão de compreensão e tolerância. Pessoas que antes tinham medo de perguntar sobre estilos de vida diferentes agora podem encontrar indivíduos com ideias semelhantes em todo o mundo. A homossexualidade, uma questão que a maioria das pessoas temia discutir nos anos 80, está ganhando rapidamente o apoio popular, e não tenho dúvidas de que em dez ou vinte anos a sociedade aceitará o casamento gay assim como aceitou os casais inter-raciais. Embora o nudismo não seja tão estigmatizado aos olhos do público como a comunidade LGBT, posso me identificar com a necessidade de se esconder do escrutínio. Mas encontro coragem na nova sociedade que está surgindo, uma sociedade onde a identidade pessoal será um direito inalienável, onde as pessoas, incluindo aquelas que preferem não usar roupas, terão o mesmo respeito que aquelas de diferentes religiões e orientações sexuais.

Naturismo é inocência

Primeiro, deixe-me abordar o que o naturismo não é. Definitivamente, não se trata de sexo. Meus costumes são tão conservadores quanto podem ser. Acredito que o melhor arranjo para os amantes seja o sexo pós-marital, porque há muitas gravidezes indesejadas e pais solteiros neste país. Claro, é difícil argumentar que essa é uma meta realista, mas sempre segui uma regra simples: dormir com alguém que você ama. Um casal pode criar um filho melhor, mesmo que o filho tenha surgido por acaso. Então, para mim, nudismo / naturismo não tem nada a ver com sexo. Você pode achar difícil de acreditar se tiver sido criado, como a maioria das pessoas, que igualam o corpo humano à relação sexual. Você pode suspeitar que somos pervertidos escondidos no armário. Mas do ponto de vista naturista, os têxteis(não naturistas) são os esquisitos loucos por sexo. Pense assim, a filosofia têxtil é esta: todo homem, mulher e criança deve estar vestido o tempo todo porque, se não, todos nós queremos fazer sexo uns com os outros. O naturista, por outro lado, olha para um corpo sem vestimenta e simplesmente vê outro ser humano. Não temos medo de ver acidentalmente nossos irmãos ou amigos no chuveiro ou na cabine de troca. O desejo de fornicação não anula nosso julgamento. Não acredita em mim? Na faculdade, passei dois dias em um resort, totalmente nu, com uma garota de Nova Jersey. Comemos nus; jogamos vôlei de piscina nus; jogamos palavras -cruzadas de tabuleiro nus, e adivinha? Sem sexo. Nós nem nos beijamos. Por quê? Porque eu mal a conhecia. Ela voltaria para casa no dia seguinte e nenhum de nós queria uma aventura sem sentido. Resumindo, o naturismo é inocente!

Por outro lado, os naturistas não são robôs assexuados. Infelizmente, este é um equívoco comum, mesmo entre as comunidades naturistas. Nudistas / naturistas têm lutado contra a ideia de que nudez = sexo principalmente porque sexo foi, no século passado, um tabu fora do casamento. Mas os costumes públicos mudaram. A sociedade não demoniza mais a fornicação e até mesmo o “caso de uma noite” perdeu seu estigma. Tenho a impressão de que, se o nudismo fosse sobre sexo, ele poderia até ganhar popularidade. A verdade é que os nudistas, como todo mundo, apreciam o corpo humano por sua beleza e, sim, seu apelo sexual. Isso contradiz meu parágrafo anterior? Não. A natureza humana é complexa. Hoje em dia, o apelo sexual está em toda parte, de carros esportivos a roupas e filmes. Desnecessário dizer, "Avatar" teria sido muito menos atraente se o Navi fosse bolhas azuis gigantes. Em Vingadores, a Viúva Negra não teria sido tão popular sem suas meias justas. Mesmo tutus e biquínis são projetados com o apelo sexual em mente. Isso equivale a ir à praia como se fosse visitar uma loja de pornografia? Claro que não. Os naturistas apreciam o corpo humano da mesma forma que um homem gostaria de ver uma garota atraente de biquíni; no entanto, assim como na praia, há pouco medo em um resort naturista de que uma orgia venha a acontecer. Afinal, somos seres humanos, não animais.

Em terceiro lugar, nudismo / naturismo não tem nada a ver com olhar de tara para as pessoas. Uma visita a qualquer resort irá descartar quase que instantaneamente esse mito, porque ver centenas de pessoas nuas de todas as formas e tamanhos, de crianças a avós, é tudo, menos excitante. E se ficar tarado é algo que você deseja, existem lugares específicos reservados para isso. Depois da minha segunda viagem a um clube de strip, fiquei enojado e nunca mais fui.

Em quarto lugar, os naturistas não são estranhos. Claro, estamos em minoria, mas não somos desvairados. Cada vez que um programa de TV tenta tirar sarro de nós, eles parecem ter dificuldade em manter a piada rolando, ou encontram algum louco que não representa o movimento de forma alguma. Nudistas / naturistas são “normais demais” para a TV. Se estiver frio, colocamos roupas. Se estiver calor, nós os tiramos. Se estivermos em um local público, como um restaurante ou mercearia, nos vestimos adequadamente. Eu preferiria viver nu 24 horas por dia, 7 dias por semana? Certamente! Mas não vivemos na Amazônia, nem em Ilmarinen, e não desejo ir a Carrabba's nu mais do que qualquer pessoa de maiô. Há hora e lugar adequados para tudo.

Agora, para abordar um pouco do absurdo: naturistas / nudistas não vivem em colônias. O que, exatamente, é uma colônia nudista? Não somos uma nação de pessoas. Não podemos aparecer em alguma costa distante para fincar uma bandeira para nosso povo. Na realidade, nudistas / naturistas estão em toda parte. Se você não se vestir imediatamente após tomar banho, você pode ser um nudista. As pessoas também pensam que gostamos de andar em círculos. Dizem que “desfilamos” nus, como se estivéssemos nos exibindo. Somos equiparados a pisca-pisca, chamadores de atenção ou strippers. Eles acham que queremos chocar e ofender as pessoas com nossos órgãos genitais. Mas nada poderia estar mais longe da verdade. Visite qualquer praia com roupas opcionais e você sempre encontrará pessoas nuas bem no fundo, muitas vezes se escondendo. Normalmente, temos as piores partes da costa, com as rochas, os ouriços e as algas marinhas.

Então, se não é sobre sexo, ficar babando ou se exibir, de que adianta? Responder a essa pergunta é como responder por que é divertido dançar, nadar ou andar de bicicleta. Você apenas tem que experimentar para entender. Você provavelmente já foi naturista em algum momento de sua vida e já foi esquecido. Você não nasceu com vergonha de seu corpo. Tire a fralda de uma criança e observe como eles correm alegremente pela sala de estar. A roupa é um hábito aprendido, um produto da sociedade, não da natureza. Por outro lado, crianças criadas em famílias naturistas têm menos probabilidade de desenvolver ódio por seus corpos.

OK, mas roupas certamente são uma coisa boa, certo? As pessoas não podem se reverter aos animais, para ir morar na selva. . . e eu concordo. Serei o primeiro a admitir que “primitivismo” é uma má ideia. A sociedade moderna oferece acesso a alimentos, remédios e abrigo sem os quais eu não gostaria de viver. Por outro lado, muito do que a sociedade moderna nos deu também é prejudicial, como o estilo de vida sedentário trazido pela TV e a Internet, ou os alimentos salgados e o xarope de milho rico em frutose que estão lentamente nos matando. Portanto, temos que escolher o bom do mau, e a obsessão da sociedade moderna em esconder o corpo humano foi e continua a ser prejudicial, tanto para crianças quanto para adultos.

Naturismo, sob qualquer ponto de vista, é uma "não-coisa". Assim como o frio é a ausência de calor, o naturismo é a ausência de vergonha. A vergonha pode ser uma coisa boa pelos motivos certos. Deve ser vergonhoso mentir, trapacear ou roubar. Mas simplesmente ter um corpo e ser visto nesse corpo nunca deve ser vergonhoso. O naturismo, como movimento, existe como resposta a um preconceito ultrapassado.

Agora, eu não falo por todos os naturistas, naturalmente, e estou bem ciente de que para muitos no estilo de vida, o naturismo não pode ou não deve ser equiparado a nenhuma das coisas que listei abaixo, mas, novamente, é isso que o naturismo significa para mim. É uma forma única de olhar o mundo, que aborda muitos assuntos:

1. Naturismo = Respeito Pessoal: A nudez não é incomum em nosso mundo. Vemos isso em todos os lugares, da revista Cosmopolitan a filmes como Machete e o clube de strip-tease local. Mulheres (e homens) podem mostrar seus corpos apenas se eles se encaixarem em uma concepção de beleza extremamente estreita e irreal. A mensagem que isso manda para os jovens é clara: se você não tem uma certa aparência, deve esconder a sua feiura. Esta é uma mensagem prejudicial, pois faz com que as meninas (e às vezes os meninos) se tornem anoréxicas, bulímicas ou simplesmente se odeiem. Se as pessoas pudessem ver a ampla gama de tipos de corpos que existem no mundo, elas não odiariam os seus próprios.

2. Naturismo = Igualdade: Somos todos seres humanos, vivendo no mesmo planeta, compostos das mesmas partes. Isso é muito simples. De um afro-americano a um anglo-saxão, de um hindu a um judeu, somos todos notavelmente semelhantes. Sem roupas, Bill Gates não parece mais rico do que um sem-teto, e o presidente não é mais importante do que seu zelador. Infelizmente, os rótulos que criamos para nós mesmos nos dividem, causando inveja, ódio e guerras. É muito mais fácil matar outro ser humano quando ele ou ela é visto como algo estranho. Os uniformes identificam o inimigo. Em nada além de nossos corpos, encontramos pouca diferença entre nós.

3. Naturismo = Feminismo: Olhe ao redor do mundo. Onde quer que as mulheres sejam forçadas a esconder seus corpos, no Paquistão, Afeganistão ou Arábia Saudita, as mulheres têm pouca liberdade e são consideradas inferiores aos homens. Na Espanha, França, Suécia e Noruega, onde as mulheres podem fazer topless em público, é muito mais provável que você encontre igualdade sexual. Na Finlândia, uma das nações mais pró-naturistas do planeta, a educação costuma ser classificada como a número 1 no mundo. Compare isso com o Afeganistão, onde as mulheres eram incapazes, até recentemente, de mostrar nem mesmo seus olhos em público, a taxa de alfabetização era de apenas 18%. Durante séculos, acreditou-se que roupas modestas existiam para proteger a dignidade de uma mulher. Mas o fato de um homem ditar o que suas esposas, namoradas, irmãs ou filhas têm permissão para vestir, se elas escolherem se vestir, lhes rouba o direito de se definirem. Uma mulher que anda pelas ruas com shorts reduzidos sinaliza que é prostituta, mas outra mulher na praia, vestindo menos ainda, é considerada virtuosa. Sem tabus corporais, as mulheres só podem ser julgadas por seu caráter. Roupas modestas têm menos a ver com costumes sexuais e mais a ver com poder. O que estamos dizendo para metade da população quando a única vez em que elas podem estar legalmente nuas é no ato de entreter os homens?

4. Naturismo = Ambientalismo. A direita religiosa e o movimento conservador há muito lutam contra os esforços para salvar o meio ambiente. Por quê? As razões são inúmeras, mas uma pode ser encontrada na Bíblia, onde, no livro de Gênesis, Deus dá ao homem domínio sobre a natureza. Basicamente, prossegue o pensamento, podemos destruir a natureza porque estamos acima dela. Mas, como naturista, não me vejo como uma coisa separada da natureza. Os seres humanos são animais altamente evoluídos e inteligentes, mas mesmo assim são animais. É óbvio, olhando para o corpo nu, o quanto somos parte da natureza. Para um naturista, devastar habitats de animais é um crime contra a família.

5. Naturismo = Saúde. Poucos sites igualam os dois, mas na virada do século, nudismo / naturismo era considerado um movimento de saúde. Argumentou-se que o sol e o ar fresco eram bons para o corpo, o que certamente é o caso, mas é claro que parte do movimento morreu rapidamente quando pessoas com mais bom senso argumentaram, e eu parafraseio aqui: “O sol tem que brilhar onde o sol não brilha para obter vitamina D suficiente? ” Eu acredito, no entanto, que o naturismo é saudável de outras maneiras. Promove atividades externas, como nadar e fazer caminhadas, que são mais agradáveis ​​sem roupa, e nos obriga a cuidar disso que chamamos de corpo, que os naturistas têm profundo respeito. Parte do estigma que os nudistas / naturistas enfrentam hoje é que o movimento é feito de pessoas idosas e fora de forma e, pela minha experiência, parece ser esse o caso. Se algum dia quisermos ir para o mainstream, precisaremos nos preparar. Claro, isso não quer dizer que precisamos nos encaixar no estreito molde de beleza estabelecido pela indústria de revistas, mas precisamos aprender a nos alimentar de maneira saudável e fazer exercícios, porque ingerir alimentos processados ​​e ficar sentados de bunda nua o dia todo é muito menos natural e muito mais prejudicial do que usar roupas.

"Para mim, sempre houve uma dimensão espiritual no Naturismo."

6. Naturismo = Espiritualidade. Esta é uma pergunta difícil de explicar, especialmente se você nunca experimentou isso, mas me senti mais perto de Deus em minha roupa de nascença do que em roupas abafadas de domingo na igreja. Há algo espiritualmente edificante, inspirador até, quando você está nu em um ambiente intocado pela civilização, sem fibras sintéticas para lembrá-lo de tempo e lugar. Em uma praia em uma ilha grega, eu estava em uma rocha onde os Gregos Antigos estavam, onde o homem pré-histórico estava há milhões de anos; eles sentiram as mesmas sensações em seus pés descalços, viram as mesmas marés subir e descer, olharam sonhadoramente para o mesmo céu. Sem roupas para me lembrar de minha existência diária, passado e presente se fundiram em um, e eu podia sentir a conexão entre meu corpo e um universo infinito.

7. Naturismo = Romantismo. Como escritor, sinto que tenho uma apreciação especial pela natureza e pelo corpo humano que nem mesmo muitos naturistas compartilham. Os escritores desafiam o status quo, transcendendo preconceitos e fronteiras sociais para chegar à verdade ou essência da vida. Para mim, não é por acaso que devo amar tanto a escrita quanto o naturismo. Os dois andam de mãos dadas, especialmente na tradição literária romântica (não confundir com romance), que muitas vezes romantiza (para simplificar, torna maior que a vida) a natureza e o corpo humano. Aqui estão apenas algumas citações que eu adoraria ter escrito:

Walt Whitman - Escritor americano, A Sun-bathed Nakedness (Uma Nudez banhada pelo Sol)

"Nunca antes cheguei tão perto da Natureza; nunca antes ela chegou tão perto de mim … a natureza estava nua, e eu também estava … doce, são, ainda nudez na natureza! – ah, se a humanidade pobre, doente e lasciva nas cidades realmente te conhecesse mais uma vez! A nudez não é indecente? Não, não inerentemente. É o seu pensamento, sua sofisticação, seu medo, sua respeitabilidade, que é indecente. Chega-se a um clima em que essas nossas roupas não só são muito enfadonhas de usar, mas também são indecentes."

Henry David Thoreau, Na selva está a preservação do mundo, em Walking

"Não podemos apreciar adequadamente este aspecto da natureza se o abordarmos com qualquer mancha de pretensão humana. Isso nos escapará se permitirmos que artefatos como roupas interfiram entre nós e esse Outro. Para apreendê-lo, não podemos estar nus o suficiente."

Edgar Rice Burroughs, de Tarzan

Roupas que ele abominava – coisas desconfortáveis, horríveis, confinantes que de alguma forma o lembravam dos laços que o prendiam à vida que ele vira viver as pobres criaturas de Londres e Paris. As roupas eram os emblemas daquela hipocrisia que a civilização representava – uma pretensão de que os que a vestiam se envergonhavam do que as roupas cobriam, da forma humana feita à semelhança de Deus.

Muitos outros autores eram naturistas, incluindo Victor Hugo, Ernest Hemingway, DH Lawrence, Benjamin Franklin, Franz Kafka e Robert Heinlein. Meu sonho, em última análise, é inspirar mudanças no mundo. Mas essa mudança nunca pode acontecer se tivermos muito medo de mostrar ao mundo quem somos e no que acreditamos.

*Nick Alimonos escreveu sua primeira história quando tinha seis anos

e tem dedicado sua vida a contar histórias desde então.

É o autor da série Aenya, que inclui Idades de Aenya e A Princesa de Aenya.

Ver mais postagens

 

Licença de atribuição Creative Commons

Via Being and Nakedness, editora N

Equipe OS NATURISTAS

Quer ler mais artigos como este?, faça sua assinatura, clicando aqui, e tenha acesso a todo conteúdo exclusivo,

pague com sua conta do PayPal ou PagSeguro ou faça um PIX

Ajude o Portal OS NATURISTAS a trazer mais conteúdo de qualidade para todos!

 

(enviado em 9/05/21 por Celso Costa via Whatsapp)


Você está acessando
Jornal OLHO NU - edição 247 - Junho de 2021


Olho nu - Copyright© 2000 / 2021
Todos os direitos reservados.