INF-FNI de volta às raízes

por Sieglinde Ivo*

No Congresso 2018 em Portugal fiz um discurso sobre naturistas e pessoas que adoram ficar nuas em diferentes ocasiões . Alguns delegados riram desse discurso e outros o ignoraram. Mas agora que tivemos que lidar com SARS-COVID-19 por mais de 7 meses, este discurso está recebendo mais e mais peso e importância.

Muita coisa mudou, certamente continuará a mudar, porque o vírus não vai desaparecer, e as vacinas necessárias ainda não estão totalmente disponíveis, e é questionável se eles estarão disponíveis em breve e também se mostrarão o efeito desejado. Por esse motivo, meu discurso de 2018 mais uma vez, talvez receba mais atenção agora, quando leio os relatórios das federações. Eu cada vez mais chego à conclusão de que algumas federações prestam mais atenção às praias gratuitas do que aos clubes!

O que nós, as federações, realmente queremos conseguir com isso?
    • As federações querem ter mais membros.
    • As federações querem receber mais atenção.
    • A INF-FNI deve oferecer mais anúncios.
    • A INF-FNI deve buscar mais atenção da mídia.

O que a INF-FNI quer?
   Vamos voltar ao ano em que a INF-FNI foi fundada e pergunte: "Para 'quem' foi fundada esta INF-FNI?" A INF-FNI foi fundada para quem gosta de naturismo, não só em casa, mas também nos clubes e estes clubes foram fundados para promover e divulgar naturismo. Infelizmente, nos distanciamos muito disso hoje e essa também é uma das razões pelas quais os naturistas não estão realmente entusiasmados com centros de férias e visita-os cada vez menos. Não existem apenas naturistas nos centros de férias, mas também pessoas que gostam de andar pelado, mas sem se preocupar com “O que é naturismo”.

Img: Facebook

Sieglinde Ivo, presidente da Federação internacional de Naturismo (INF-FNI)

Essa mistura pode não funcionar bem totalmente, já que os naturistas, claro, mantém distância daqueles, a quem, para simplificar, eu chamo de “nadadores nus” e se fecham em si mesmos. Mas a quais pessoas (grupo) realmente se destina com publicidade / atenção na mídia? Naturistas? Não. Nadadores nus? Sim.

Se quisermos manter a INF-FNI como foi fundada, deve focar novamente mais nas associações, nas federações. Se você acha que pode unir naturistas e nus nadadores, você está indo para o lado errado, porque é muito difícil conciliar esses dois grupos, esses grupos podem viver lado a lado, mas de forma alguma juntos!

Se quisermos manter a INF-FNI como foi fundada, então temos que prestar mais atenção ao que nosso membros como naturistas querem e também realizar esses desejos, quando possível. Os desejos e ideias dos nadadores nus devem ser colocados em último lugar, porque, se continuarmos a considerá-los, vamos perder a razão pela qual a INF-FNI foi fundada pelos “naturistas”.

Essa foi a declaração de 2 anos atrás e se nós olharmos nos olhos para os fatos presentes, devemos perceber que as associações dominaram o verão muito bem, mas os centros de férias e as praias livres foram visitados apenas esparsamente. Isso não vai mudar nos próximos 1-2 anos também. Mas quais parecem as chances dos centros de férias de sobreviver? As crises financeiras provocadas pela Corona, a quase interrupção total dos destinos de voo certamente contribuíram ao fato de que devemos pensar se no futuro será possível visitar outros continentes ou países mais remotos.

O que o futuro nos traz ou como devemos moldar o futuro? Chegou a hora de fundar uma INF-FNI Comercial? Quais as vantagens desta INF-FNI Comercial trará para integrar as federações não europeias? A atual INF-FNI com as federações da Europa como uma “Organização sem fins lucrativos e comercial INF-FNI com as federações não europeias como um “Organização de lucro”?

Ambas as organizações teriam mais espaço para operar, mas isso também aumentaria a popularidade? Poderíamos assim esperar aumento de membros? Mais federações não europeias seriam fundadas e seriam filiadas, pois teriam um representante que não cuidaria mais dos problemas europeus? Mas o que agora é e continua sendo o principal tarefa da INF-FNI é continuar a promover o naturismo?

A INF-FNI apoia naturistas em todos os países, seja para continuar o desenvolvimento ou ajudar a estabelecer federações e associações, um fato importante também é que podemos oferecer nossa assistência em questões legais. A Internet nos dá a possibilidade de obter acesso a todos os destinos, pode-se vê-los, pode-se ver o resultado dos relatos de experiência, pode comparar ofertas e preços. Esta informação detalhada pode ser trocada todos os dias e você está sempre atualizado. Portanto, também é muito importante que todos, sejam federações, associações ou centros de férias, tenham um bom site. Eles não podem existir sem qualquer site, e um site mal configurado não obterá atenção, então não tem valor. Se necessário, também podemos ajudar naquele ponto, porque hoje em dia isso é o melhor cartão de visitas.

Também reconhecemos que é de enorme importância para apresentar a nós mesmos e nossas federações para o público. No futuro, também, se for possível novamente, ou se for oferecido novamente, seremos cada vez mais representados nas feiras de negócios em muitos países diferentes. Nessas feiras todas as federações terão oportunidade de exibir material publicitário, sem qualquer custo.

A INF-FNI também apoia o “direito à liberdade de roupas". Nós nos definimos através das roupas, mas sem roupa só a pessoa conta, e isso é exatamente a liberdade pessoal de que os naturistas precisam e apreciam.

“Quando você se descola de sua roupas, é como colocar seu trabalho de lado, você é uma pessoa livre. “

*presidente da Federação internacional de Naturismo (INF-FNI)

(enviado em 8/02/21 por INF-FNI)


Você está acessando
Jornal OLHO NU - edição 243 - fevereiro de 2021


Olho nu - Copyright© 2000 / 2021
Todos os direitos reservados.