Massarandupió pede socorro

Condições da estrada de acesso à praia das Dunas levam moradores da região a fazer protesto

Jânio Pereira Gonçalves, diretor de praia da Associação Massarandupiana de Naturismo (AMANAT), liderou protesto contra as condições da estrada de acesso às praias do vilarejo de Massarandupíó, onde se situa a famosa Praia das Dunas, oficial de naturismo, a única em todo estado da Bahia.

Jânio clama pela atenção das autoridades do município de Entre Rios e também dos políticos eleitos como deputados estaduais e federais, para que não abandonem a vila à própria sorte, já que nas condições atuais, não há qualquer recurso econômico para os habitantes, já que dependem inteiramente do turismo.

Acompanhe o vídeo de protesto e entenda a situação.

(Enviado em 23/08/20 via whatsapp)


Morreu no Rio o político criador do Naturismo na Praia do Abricó

Morreu na sexta-feira, dia 10 de julho, em um acidente de carro, no Rio de Janeiro, o ex-deputado federal e ex-vereador Alfredo Sirkis. Ele, quando então secretário do meio-ambiente do município do Rio de Janeiro, foi o político que teve "coragem" de assinar a Resolução 64/94 que estabeleceu a praia do Abricó como a primeira praia naturista (e única até hoje) da cidade.

Sua assinatura foi alcançada após muita luta de líderes naturistas, em 1994, mas representou um ganho sem precedentes para o Naturismo brasileiro, pois foi a primeira praia dedicada para esta finalidade num grande centro urbano em nosso país. .

Mas o grande mérito do político Sirkis, foi que ele permaneceu firme no seu propósito de manter a praia como reduto naturista, mesmo tendo sido proibida a prática do naturismo no local uma semana depois da assinatura, por liminar judicial, embora ele se declarasse oficialmente como não naturista e que "achava o Naturismo muito careta (por causa das suas regras de comportamento ético)".

Foi acusado na justiça de incentivar a imoralidade pública e, em resposta, como jornalista, que também era, publicou uma matéria intitulada "O País do terceiro bundismo" no jornal O Globo criticando toda a polêmica e consequência negativas que seu ato causou na sociedade em geral. Foi ameaçado de prisão por um juiz, que naquele momento parecia estar colérico com a ideia de ver bundas nuas na TV, justamente por causa das reportagens que surgiram após a proibição da praia.

Alfredo Sirkis nasceu em 1950, era jornalista, escritor, atuou na luta contra a Ditadura militar participando de movimentos estudantis, tornou-se ambientalista respeitado e admirado, sendo esta sua principal bandeira em todos os cargos políticos que ocupou eleito ou nomeado.

Leia mais sobre Alfredo Sirkis em g1.globo.com

(enviado em 11/07/20 por Pedro Ribeiro)


Nota de falecimento: José Ramalho

Entre outros talentos, Ramalho gostava de cantar e gravou um CD

Faleceu aos 73 anos, no dia 29 de junho, de infarto, o naturista de longa data José Antonio Ramalho Corrêa, ou simplesmente Ramalho, como era conhecido no mundo Naturista. Fundador da Estância Naturista RamaNAT, juntamente com a esposa Marina percorreram várias etapas dentro do Naturismo Brasileiro, iniciando a jornada na Praia do Pinho em Santa Catarina, em 1988, abraçaram o Movimento conhecendo quase todas as áreas brasileiras e muitas ao redor do mundo, "mudando totalmente o modo de encarar suas vidas" declara Marina, o que os inspiraram a fundar um espaço próprio, que era conhecido como o sítio naturista mais bonito e mais bem estruturado do Brasil, em Extrema, MG, durante 18 anos, filiado à FBrN até 2006.

(enviado em 12/07/20 por Pedro Ribeiro)


Você está acessando
Jornal OLHO NU - edição 237 - agosto de 2020


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.