Jornal Olho nu - edição N° 236 - Julho de 2020 - Ano XX

Anuncie aqui

Morreu no Rio o político criador do Naturismo na Praia do Abricó

 

Morreu na sexta-feira, dia 10 de julho, em um acidente de carro, no Rio de Janeiro, o ex-deputado federal e ex-vereador Alfredo Sirkis. Ele, quando então secretário do meio-ambiente do município do Rio de Janeiro, foi o político que teve "coragem" de assinar a Resolução 64/94 que estabeleceu a praia do Abricó como a primeira praia naturista (e única até hoje) da cidade.

 

Sua assinatura foi alcançada após muita luta de líderes naturistas, em 1994, mas representou um ganho sem precedentes para o Naturismo brasileiro, pois foi a primeira praia dedicada para esta finalidade num grande centro urbano em nosso país.

 

Mas o grande mérito do político Sirkis, foi que ele permaneceu firme no seu propósito de manter a praia como reduto naturista, mesmo tendo sido proibida a prática do naturismo no local uma semana depois da assinatura, por liminar judicial, embora ele se declarasse oficialmente como não naturista e que "achava o Naturismo muito careta (por causa das suas regras de comportamento ético)".

 

Foi acusado na justiça de incentivar a imoralidade pública e, em resposta, como jornalista, que também era, publicou uma matéria intitulada "O País do terceiro bundismo" no jornal O Globo criticando toda a polêmica e consequência negativas que seu ato causou na sociedade em geral. Foi ameaçado de prisão por um juiz, que naquele momento parecia estar colérico com a ideia de ver bundas nuas na TV, justamente por causa das reportagens que surgiram após a proibição da praia.

 

Alfredo Sirkis nasceu em 1950, era jornalista, escritor, atuou na luta contra a Ditadura militar participando de movimentos estudantis, tornou-se ambientalista respeitado e admirado, sendo esta sua principal bandeira em todos os cargos políticos que ocupou eleito ou nomeado.

 

Leia mais sobre Alfredo Sirkis em g1.globo.com

 

(enviado em 11/07/20 por Pedro Ribeiro)


Nota de falecimento: José Ramalho

 

Entre outros talentos, Ramalho gostava de cantar e gravou um CD

Faleceu aos 73 anos, no dia 29 de junho, de infarto, o naturista de longa data José Antonio Ramalho Corrêa, ou simplesmente Ramalho, como era conhecido no mundo Naturista. Fundador da Estância Naturista RamaNAT, juntamente com a esposa Marina percorreram várias etapas dentro do Naturismo Brasileiro, iniciando a jornada na Praia do Pinho em Santa Catarina, em 1988, abraçaram o Movimento conhecendo quase todas as áreas brasileiras e muitas ao redor do mundo, "mudando totalmente o modo de encarar suas vidas" declara Marina, o que os inspiraram a fundar um espaço próprio, que era conhecido como o sítio naturista mais bonito e mais bem estruturado do Brasil, em Extrema, MG, durante 18 anos, filiado à FBrN até 2006.

 

(enviado em 12/07/20 por Pedro Ribeiro)  


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.