') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N° 236 - Julho de 2020 - Ano XX

Anuncie aqui

NUDISMO E  FOTOGRAFIA

 

Fórum nº 11 da CLANUD através do chat do Telegram

Moderador: Juancho Parada - Colômbia

Colaborador: Juan Castañeda - México

Participam 10 países da América Latina e Espanha

15-16 de junho de 2020

 

Definição da fotografia nudista tirada deste fórum:

 

"Uma fotografia nudista é uma imagem parcial ou total do corpo imersa em ambiente ou paisagem cotidiana ou natural, denotando atividade social nudista e/ou famíliar sem intenção de causar prazer erótico ou sexual entre o destinatário e remetente ".
 

Nesta ocasião, os participantes do fórum tiveram duas formas de expressão:

 

1. Através de mensagens de texto no chat.

 

As opiniões foram coletadas das seguintes perguntas e premissas:

1. O que é uma fotografia nudista e o que não é?

2. Qual é a diferença entre o nudismo presencial e o virtual? vantagens e desvantagens.

3. Que papéis as fotos desempenham em eventos nudistas?

4. Fotografias de nudistas em ambientes virtuais. Corresponsabilidade em seu
manejo.

 

2. Através de um questionário virtual

 

Um questionário foi criado no Google Forms, disponibilizado no bate-papo para aqueles que quisessem responder. No total, foram recebidas 35 respostas, das quais foram extraídas as seguintes informações.

 

- Do total de entrevistados, 97,1% eram homens e os 2,9% restantes, mulheres.

 

O resultado foi o seguinte no fórum:

 

1) Você está tira fotos nuas?

Houve um empate. 45,7% responderam SIM e a mesma porcentagem para o
NÃO. O valor restante respondeu OCASIONALMENTE.

 

2) Você considera obrigatório tirar fotos nuas para se apresentar aos grupos?

As respostas foram variadas, mas o consenso majoritário foi de que não é necessário, coincidindo que o naturismo seja compartilhado pessoalmente e como um grupo. Além do conforto de estar nu, somente assim se obtém benefícios psicológicos e sociais como aceitação de si mesmo, contato com a natureza e um relacionamento com o outro mais sincero e generoso, considerando-se a principal vantagem do nudismo é ser presencial e coletivo.

 

3) Você pode ser naturista sem compartilhar fotos?

A opinião geral era de que o nudismo deve parecer um opção de vida e não uma forma de exibição, embora alguns coordenadores ou líderes notaram que, de tempos em tempos, as fotos nudistas devem servir para apoiar a promoção de atividades.

 

4) Você compartilha fotos nuas?

45,7% responderam que era OCASIONALMENTE, 34,3% que sim e 20% categoricamente, NÃO.

 

5) Onde você costuma compartilhar essas imagens de nudez?

Houve uma variedade de respostas, mas dentro das três mais proeminentes foram, em primeiro lugar, serviços de mensagens como WhatsApp /Telegram (31,4%) e, em segundo lugar, empataram as opções Blogs ou páginas sobre naturismo ou mensagens privadas em uma rede social com 14,3% cada. 11,4% não costumam compartilhar fotos e 8,6% não têm fotos nuas.

 

6) Com quem você costuma compartilhar imagens nuas?

A opção mais votada foi: AMIGOS, com 34,3%, seguido por GRUPOS VIRTUAIS de nudismo (31,4%), COM NINGUÉM (20%) E COM O PARCEIRO/PARCEIRA a 14%.
 

7) Atividades nas quais se mostra nu em fotografias

A opção mais votada foi nas atividades EM CASA (25,9%), seguidas por nenhuma das opções acima (22,9%) e em ATIVIDADES COM GRUPOS (20%). As outras opções estavam em ESPORTE, em DESTINOS TURÍSTICOS nudistas e em REUNIÕES.

 

8) Quando você participa de fotos ou vídeos de grupo, solicita sua autorização e lhe explicam o que fazem com o material?

60% dos entrevistados responderam categoricamente NÃO. 22,9%, SIM responderam e 17,1% mencionaram OCASIONALMENTE.

 

A opinião geral era de que eles só deveriam tirar fotos ou vídeos nudistas expressamente autorizados a fotografar e a publicá-los. Ninguém é obrigado a aparecer nas fotos, se não quiser.

 

9) Você concorda com as normas que regulam os registros fotográficos e vídeo em eventos presenciais e espaços naturistas virtuais? o que você sugere para melhorá-los?

A maioria expressou que concorda com a existência de normas que regulem tais registros fotográficos ou de vídeo em eventos naturistas. Também foi destacado que, em muitos eventos, nem mesmo se consente tirar fotos ou vídeos.

 

A conclusão foi que aqueles que tiram fotos ou vídeos de nudistas devem ter a autorização expressa do mesmo (e se possível por escrito), levando em consideração os aspectos positivos e negativos do compartilhamento de imagens. A autorização expressa garante que você evite futuras conflitos com pessoas que não querem aparecer nuas por razões de privacidade ou outros motivos.

 

10) As sugestões dos entrevistados foram as seguintes

● Na chamada para eventos chamados "Fotografia de Nudez" para fins comerciais ou promocionais, deve constar os dados da pessoa encarregada de tirar as fotografias.

● De preferência, você deve ser um fotógrafo profissional e mostrar sua identificação como tal.

● Todos os participantes devem dar permissão por escrito e concordar em atribuir seus direitos de imagem.

● Você não deve tirar fotos de menores nus, exceto com os pais e com autorização expressa para publicá-lo.

● Ao tirar fotos para fins documentais da trajetória de atividades em grupo, deve ser informado sobre quem ou a quem está autorizado a fotografar.

 

11) Aparecer nu em uma foto credita automaticamente que a pessoa é nudista?

Isso deu origem a um debate interessante sobre o conceito de nudismo. Nesse sentido, alguns acreditavam que o nudismo é uma maneira de ser, um manifestação simples, ação pontual ou ocasional.

 

Mas a opinião da maioria era que o nudismo é um estilo de vida que promove os princípios estabelecidos pela Federação Naturista Internacional, existindo fotografias de nus que não representam isso, como fotos eróticas ou pornográficas, fotos de nus protestando, fotos de nudez artística, nudez comercial, etc.

 

Comentário sobre a pesquisa

 

Sendo uma pesquisa que foi respondida principalmente por homens, podemos concluir que: em geral, os homens não têm problemas em fotografarem a si mesmos e compartilham suas imagens nas redes sociais.

 

Inversamente: as poucas mulheres que responderam não são propensas a compartilhar suas fotos nas redes com medo de que elas circulem e sejam usadas em qualquer site. Isso não vem necessariamente de seus medos ou inseguranças relacionados ao seu físico, mas à incerteza sobre o destino final de sua imagem e suas possíveis consequências (que seja reconhecida, que percam seus empregos, que sejam assediadas ou incomodadas, etc)

 

Conclusão:

 

Um elemento importante para a promoção do nudismo, especialmente para parte dos grupos e associações nudistas, é fornecer informações completas no direito à autoimagem.

 

Essas informações, para serem completas, devem incluir não apenas os aspectos relativos para tirar e publicar fotos, mas também para o risco de se apropriar das imagens de terceiros; porque em espaços virtuais existem pessoas desconhecidas que poderiam usar mal as imagens.

 

A privacidade é um direito individual fundamental que deve sempre ser respeitado. É bom ter e poder compartilhar registros de eventos naturistas em que participou ou organizou; mas você deve sempre perguntar a quem aparecer nas fotos e vídeos, se autoriza expressamente e seja devidamente informado seu destino, em quais círculos e de que maneira eles podem ser compartilhados.

 

Recomendação

 

Os organizadores do evento devem assumir responsabilidade conjunta se autorizarem terceiros tirando fotos e vídeos em suas atividades, há de encontrar mecanismos para minimizar o risco de pessoas desrespeitem regulamentos estabelecidos e tirem fotos indiscriminadamente, o que, em alguns países, tem consequências legais.
 

Confederação Latino-Americana de Nudismo. Junho / 2020
 

Leia o documento original em PDF: NUDISMO Y FOTOGRAFÍA

 

Voltar á página inicial do NATInforme da CLANUD.

 

(enviado em 23/05/20 por Maytê Róldan via whatsapp


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.