') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°234 - Maio de 2020 - Ano XX

Anuncie aqui

VOCÊ ABERTAMENTE DIZ ÀS PESSOAS QUE É NUDISTA?

 

Fórum N ° 4 do CLANUD através do chat do Telegram

Moderador: Anisha Rivera - Equador.

Participam 10 países da América Latina e Espanha

27 a 28 de abril de 2020

 

"Em um estilo de vida como o nosso, diferente do considerado como cotidiano ou comum, nos vemos vestidos do medo de como explicar às pessoas ao nosso redor, nosso modo de vida ou o que é igual ao direito ao nu ”.

 

Quem pratica nudismo e tem consciência de que faz isso parte da sua vida, busca simpatizar e harmonizar com a natureza; sei que é uma experiência coletiva e naturista, é saudável e não tem nenhum problema em expressar abertamente sua satisfação e até a necessidade de se sentir completamente livre para fazê-lo.

 

Aceitar o próprio corpo e ser consistente com o nudismo ajuda a aumentar a confiança, promover a autoestima e recriar naturalmente o que qualquer têxtil poderia desfrutar, como atividades na piscina, banheira de hidromassagem, sauna, banho turco, cachoeira, rio, praia, fontes termais, etc., tente se divertir em grupo ao tomar banhos de sol e fazer atividades lúdicas sem roupas, desde que o clima o permita; a origem da vergonha para o corpo nu é de natureza religiosa, cultural e política; e, é precisamente esse preconceito que deve ser combatido, empunhando todos os argumentos válidos que tirar a roupa é um prazer pessoal e coletivo.
 

O nudismo não é novidade e nas cidades pequenas. É muito comum ver as famílias reunidas à beira do rio para desfrutar de um momento de espaçamento enquanto as crianças se banham nuas no rio, as mulheres lavam roupas com seios nus e nada acontece fora do habitual.
 

Se cultivado em um ambiente naturista, tudo é administrado intrinsecamente no mesmo contexto; no entanto, quando você nasce em um ambiente têxtil e ainda mais em uma família conservadora, a situação é complicada por não saber como expor abertamente "sou nudista", porque, para evitar conflitos, evitamos tocar um tema como este, que é considerado imoral, que diz respeito ao falso pudor e que está listado como de mau gosto.
 

O mesmo que pode até atingir mórbido sexual; portanto, se faz necessário de dar a conhecer, e assim aos poucos é que nasce a empatia pelo nudismo; foi o caso que os pais descobriram abruptamente e isso tornou-se uma experiência desagradável.
 

Aparentemente, não é o mesmo com o círculo íntimo de amigos, que são em geral com quem se descobre primeiro e com quem fica mais fácil comentar sobre a nova experiência, alguns a encaram com curiosidade, outros com surpresa ou admiração, talvez alguns pareçam estranhos ou mudem de assunto ou até rejeitá-lo categoricamente, também há aqueles que se interessam ​​em viver a experiência, se segurança e confiança são transmitidas a eles; sempre mantendo o devido respeito.
 

Tudo depende do grau de afinidade e comunicação que existe; também, às vezes, há pessoas que tiram sarro, fazem piadas ou teorias eróticas sobre o nudismo, o mesmo que permanece sem argumento se desafiado a investigar sobre o assunto ou participar de uma atividade para que eles possam verificar se suas teorias são verdadeiras ou não.
 

Ser nudista não é um assunto a ser anunciado; mas sim, se você encontrar oportunidade de compartilhar suas próprias experiências, circunstâncias que são bem aproveitadas pelo naturista, eles servem para explicar ao interlocutor, conversar diretamente e esclarecer as dúvidas com a seriedade que o caso justifica, pois que, na esfera pessoal e social, deve saber decifrar, interpretar e valorizar as situações ao seu redor; no momento em que externaliza, expressa ou utiliza o direito de expor sua privacidade pode significar rejeição ou assédio quando os indivíduos são incapazes de sentir empatia, entender e ao menos respeitar; como aconteceria com qualquer outra maneira de coexistir, uma vez que não é a norma geral que governa a sociedade.

 

Se um indivíduo, na faceta têxtil, se destaca e se dá a conhecer pelo que é,
uma pessoa que é honesta e irrepreensível em suas ações, se ganha respeito em suas atividades cotidianas e construiu uma reputação positiva, esta é uma carta de apresentação que o precede, antes de se apresentar como naturista; a maturidade com a qual ele assume não o faz se preocupar com a dissidência das pessoas e se se orgulha de como escolheu viver, compartilhe com aquelas pessoas que respeitam esse modo de pensar diferente, como em qualquer outro aspecto da vida, sem que seja a causa de ser assediado ou julgado no meio que vive; No entanto, não faltam aqueles que sofreram marginalização por causa de seu estilo de vida ou porque preferem manter suas vidas privadas e mantenha distância.

 

Nunca faltam pessoas que confundem nudismo com pornografia, e quem pensa que são sinônimos ou que não há nudismo sem cópula; Da mesma forma, você tende a pensar que está fora do que é classificado como normal, a ser realizado em uma prática privada ou exclusiva com seu parceiro, portanto, você a pratica na solidão, sem o seu entorno descobrir.

 

Nada mais errado, porque o naturismo é promovido como coexistência, recreação, aceitação integral de si e dos outros, através de atividades educacionais, artísticas, culturais, sociais, esportivas, recreativas, turísticas, científicas e tradicionais de cada região; sem forma alguma de discriminação e apenas com as restrições que o Código de Ética e de Coexistência Naturista da Federação Naturista Internacional e da prática de nudismo social e familiar, sempre de acordo com as culturas, costumes e legislação de cada país.
 

Com base no exposto, conclui-se que o nudismo é mais natural que o próprio vestuário, que é uma decisão pessoal e que quanto mais maturidade houver na pessoa, é mais fácil para ela falar sobre isso. Ser um estilo de vida faz parte de você e expõe a outros de acordo com quem precisa de informações e dependendo das circunstâncias, sendo natural e mostrando caráter, a melhor maneira de dizer às pessoas que o nudismo é uma escolha saudável de viver é apresentar-se à sociedade como naturista; bem, você tende a sentir medo do que é desconhecido.

 

É tarefa de todos nós que praticamos o naturismo: mudar a percepção com a qual nos olhamos, desfrutar do que fazemos e compartilhar nossa ideologia, hobbies, usos e costumes.

 

Me despeço citando um amigo da Colômbia, Daniel Gómez: “a vida é de experiências e você só saberá como é uma experiência nudista se a viver e quando você vive, existe um risco muito alto de que você goste ”.

 

É difícil ser diferente em uma sociedade cheia de preconceitos e paradigmas!
 

Confederação Latino-Americana de Nudismo. 04/2020

 

Leia o documento original em PDF: ¿LE DICES ABIERTAMENTE A LA GENTE, QUE ERES NUDISTA?

 

Voltar á página inicial do NATInforme da CLANUD.

 

(enviado em 8/05/20 por Maytê Róldan via whatsapp


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.