') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°234 - Maio de 2020 - Ano XX

Anuncie aqui

DESAFIOS DAS MULHERES EM UMA COMUNIDADE NUDISTA

 

Fórum N ° 2 do CLANUD via Telegram chat

Moderador: Maité Gómez –Colômbia.

Participam 10 países da América Latina e Espanha

13 a 14 de abril de 2020

 

Por que existem mulheres que não se atrevem a viver e / ou permanecer em grupo nudista? Três aspectos influentes foram levantados no fórum: baixa auto-estima, comportamento desrespeitoso de alguns homens e o desejo de não ser visível.

 

SEGURANÇA PESSOAL (auto-estima) A primeira razão pela qual muitas mulheres não participam de um evento nudista é um desacordo com seus próprios
corpo; se elas ainda se sentem desconfortáveis ​​com as roupas, o simples fato de tirar a roupa delas é feita uma tarefa complexa.

 

A maneira pela qual as mulheres foram educadas influencia na decisão de se despir na frente dos outros ... Seja por crenças religiosas, culturais ou outras razões, a mulher teme ser julgada e essa concepção de pudor e recato gera a sensação de fazer algo impróprio ou imoral. Muitos participantes compartilharam suas experiências pessoais de como haviam iniciado no nudismo.

 

Alguns fizeram isso em praias públicas e outros em lugares particulares com amigos ou casais concordaram que era muito mais difícil para eles do que os homens. Mas eles finalmente superaram sua insegurança devido ao fato de sintirem-se respeitado.

 

Nesse sentido, a importância de trabalhar pessoalmente na autoestima para superar medos, inseguranças e preconceitos e, assim, vencer aceitação do próprio corpo. Eles concluíram que os benefícios desta prática é múltipla e um deles tem a ver com aprender a governar e amar seu próprio corpo e conhecer as pessoas em sua verdadeira essência.

 

COMPORTAMENTOS DESBLOQUEADOS

Comunidades nudistas, especialmente as virtuais, são espaços vulneráveis ​​por natureza e em certas ocasiões alguns homens, ou até as mulheres tendem a relacionar o nudismo a espaços onde podem ver ou ter encontros sexuais. Nas redes sociais ou grupos de bate-papo abertos muitas vezes as pessoas que desejam entrar em contato com um mulher, procurando algo além da amizade e criando situações ambíguas e embaraçosas que levam as mulheres a rejeitar o nudismo por sentirem-se ameaçadas ou assediadas.

 

Note-se que essas situações não são típicas do nudismo e que, pelo contrário, nestes grupos elas se desnaturalizam. Dados esses comportamentos, é aconselhável rejeitar qualquer convite de pessoas desconhecidas ou, se for alguém pertencente ao grupo, verifique quais são suas verdadeiras intenções e escolha não responder ou bloquear essa pessoa.

 

Embora o fato possa ser relatado ao administrador do grupo para que o grupo
agir, alguns pensaram que é comum nos chats que alguém quer se comunicar em particular para estabelecer amizade e que isso deve ser deixado à avaliação livre das pessoas envolvidas por serem maiores de idade.

 

Note-se que nem todos têm más intenções. Você deve ter muito cuidado para não agir precipitadamente confundir essas mensagens com um suposto erro chamado "assédio". E deve ser deixado bem claro quais são as condições para permanecer no grupo. Aprender a dizer NÃO é cuidar de si mesmo e evitar situações que podem causar uma experiência traumática, além de moldar o comportamento de um ambiente nudista.

 

Não é o mesmo para um homem se comunicar em particular, apresentando-se e procurando conversar, convidar expressamente um encontro sexual ou enviar fotos mostrando seus órgãos genitais em primeiro plano. Isso não tem nada a ver com o nudismo, mas com comportamentos deformados e prejudiciais.

 

A ação dos líderes deve ser direcionada para enfatizar que as comunidades nudistas não são lugares para encontros sexuais, mas espaços familiares para compartilhar um estilo de vida saudável que beneficie a todos, governado por regras da ética naturista. Aprender a cuidar de nós mesmos e cuidar de nós mesmos é uma maneira de continuar crescendo como comunidades.

 

VISIBILIDADE DE MULHERES EM UM AMBIENTE NUDISTA.

 

Este é um dos maiores desafios do nudismo. Além da disparidade no número de mulheres 16% vs homens 84% ​​que participam de um evento que perguntamos: Por que as mulheres que são líderes temem ser visíveis ou reconhecidas por isto?O que é feito para organizar grupos de mulheres no ambiente nudista? Como você pode treinar uma mulher que quer ser líder?
 

Outro ponto considerado é tirar fotos em eventos nudistas. Muitas mulheres da comunidade nudista não querem ser reconhecidas, nem fotografadas e preferem permanecer anônimas, o que geralmente é compreensível pelo seu trabalho, família ou condição social; isso deveria ser respeitado e levado em conta para que as mulheres sejam integradas. Assim também elas temem quem tira fotos sem autorização prévia (mesmo que consensual), porque eles podem ser publicados em locais inadequados e prejudicar sua reputação.

 

A integração de homens e mulheres nudistas é uma experiência que cada pessoa deve enfrentar a si mesma. O moderador do fórum considera que “Despir é um ato de bravura”; propõe a criação de uma rede nudista exclusiva para mulheres com propósito de que sua participação não esteja sujeita à presença de um parceiro masculino, o que limita sua integração efetiva e sua possibilidade de serem líderes para orientar a participação de outras mulheres.

 

Esta proposta inclui, na opinião de alguns participantes do fórum, incentivando
homens a convidar suas parceiras, familiares e amigas para experimentarem essas
experiências. Outros participantes discordaram que reuniões exclusivas de mulheres resolvem uma integração subsequente a um atmosfera naturista.

 

CONCLUSÕES

Todos concordaram que o nudismo é uma das práticas que trazem benefícios às pessoas em vários aspectos. Que a relação com o próprio corpo melhora substancialmente quando nós nos despimos socialmente e isso muda a percepção de nós mesmos qualquer que seja a nossa idade ou físico.

 

Algumas mulheres afirmaram que se sentiram muito confortáveis, atmosfera respeitosa mesmo sendo a única mulher. Que nas ações de pessoas deslocadas pode causar a deserção de mulheres iniciantes. Que ao agir contra essas ações, avaliar qual era a verdadeira intenção e proceder em conformidade e proporção ao fato ocorrido.

 

Que nem todo comportamento extraviado por um membro do grupo é assédio, termo reservado para ofensas criminais.

 

Que você deve ter muito cuidadoso diante do desejo de anonimato de mulheres. Que é aconselhável que os líderes as acompanhem no processo de integração de acordo com a idiossincrasia do ambiente em que se encontra a  comunidade nudista.

 

RECOMENDAÇÃO: A mulher que quer liderar uma comunidade nudista, deve se capacitar, ter uma autoestima equilibrada e trabalhar em suas habilidades de liderança; é um trabalho constante e satisfatório quando ele faz do naturismo o seu modo de vida, aceitando as consequências.
 

Confederação Latino-Americana de Nudismo. 04/2020

 

Leia o documento original em PDF: DESAFÍOS DE LA MUJER EN UNA COMUNIDAD NUDISTA

 

Voltar á página inicial do NATInforme da CLANUD.

 

(enviado em 8/05/20 por Maytê Róldan via whatsapp


Olho nu - Copyright© 2000 / 2020
Todos os direitos reservados.