') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°226 - Setembro de 2019 - Ano XX

Anuncie aqui

Curso de horta orgânica no Ecoparque da Mata

 

 

Este curso foi desenhado para quem deseja melhorar o seu conhecimento sobre hortas urbanas ou iniciar uma horta orgânica do Zero !

 

A cada dia, mais e mais hortas estão surgindo pelo país, impulsionando o sonho de milhares de pessoas: *Produzir seu próprio alimento no quintal, apartamento, praças, condomínios, escolas, etc..*

 

Chaski Hortas Urbanas realiza cursos e ações pelo Brasil, Argentina e Perú.

 

Foram implantadas até o momento, 50 hortas permaculturais, ensinando a grupos, conhecimentos técnicos ligados ao cultivo de hortas e jardins comestíveis, conectando com a sabedoria e sensibilidade dos povos originários guardiões das sementes crioulas.

 

Durante dois dias, os participantes irão conhecer desde o planejamento, implantação e manutenção das hortas a partir de um olhar Ecológico e cuidadoso com a Mãe-Terra ( Pachamama ).

 

O *Ecoparque da Mata* oferecerá aos participantes, estadia ecológica e alimentação natural, além do contato íntimo com a floresta, que foi reconhecida pela *Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera Mata Atlântica*.

 

Informações sobre a programação:

 

*6 de Setembro - Sexta-Feira*: Recepção a partir das 17h - (Levar algum alimento, ex: Frutas, Água de Côco, Pastas, Pães, Grãos, para compartilhar)

 

*7 de setembro - Sábado*:

 

*9h* - Início e Apresentação.

Observação e Integração Ambiental dirigida.

Observar o entorno que pretende-se trabalhar, é um procedimento fundamental para o início de qualquer trabalho na terra.

Em um olhar dirigido, avaliaremos fatores lógicos como posicionamento geográfico, disponibilidade de recursos, vegetação existente e melhores espaços para o plantio.

 

*10h* - Agroecologia na Prática.

Agroecologia é uma forma de cultivo que observa e inclui fatores e técnicas ecológicas, ignoradas ou negligenciadas pelo agronegócio, com a intenção de recuperação natural do meio ambiente e disseminação dos saberes.

 

*11h* - Agrotóxicos x Permacultura e Agroecologia

De que forma a indústria mundial da guerra influenciou o surgimento do Agronegócio como forma de dominação da humanidade. A resposta dos ecologistas frente a cultura destrutiva das corporações internacionais da Agro-indústria.

 

*11:30h* - Conceitos da Agricultura Urbana.

- Otimização Espacial e Verticalização.

- Troca de saberes como fortalecimento comunitário.

- Hortas Comunitárias pelo País e América Latina.

- Mutirões e Trabalhos Coletivos.

- Captação e Otimização de Recursos.

 

*12h* - Almoço

As Nações Unidas recomendam que a população mundial adote uma redução no consumo de produtos de origem animal visando à diminuir os impactos das mudanças climáticas no planeta.

 

*13:30h*: Ferramentas, Instrumentos e Materiais:

Saber como e quando utilizá-las, abrem nosso campo de possibilidades para criação e aperfeiçoamento da nossa horta ou jardim, economiza tempo e energia.

 

*14h*: O poder das sementes:

A visão dos povos originários, astecas, maias e incas sobre as sementes.

 

*14:30h*: Semeadura direta, transplante - plantio na palha / plantio em recipiente.

Algumas plantas são semeadas e outras podem ser transplantadas / enxertadas.

Aprenderemos aqui a semear na terra ou diretamente na palha (sem usar terra) e também como fazer um transplante eficaz. Noções básicas da biodinâmica para melhorar os cultivos.

 

*15:30h*: Sementeira caseira

Algumas plantas precisam ser semeadas e atingirem um tamanho mínimo para o transplante, algumas plantas com estas características e semearemos de forma técnica.

 

*16:30h*: Consorciação e Controle Biológico

Um dos instrumentos da Agroecologia é a consorciação ou associação de plantas que interagem de forma mútua.

Iremos dar alguns exemplos desta técnica na prática: e criaremos um canteiro com uma proteção natural contra excesso de insetos.

 

*18h*: Temascal ( Sauna Indígena )

Para relaxarmos e nos conectarmos com o útero de Pachamama através desta vivência ancestral.

 

*19h* Jantar Vegetariano

 

*8 de Setembro* - Domingo

 

*7h* - Café da manhã

 

*8h* - Sistema de Irrigação de baixo custo

A otimização do processo de irrigação, é um fator muito importante para a economia de água, eficiência do processo de crescimento e ganho de tempo para outras tarefas. Iremos aprender na prática como desenhar, e montar um sistema de irrigação por gotejamento, com baixo custo, e materiais comprados em Aracaju.

 

*9:30h* - Composteira urbana Casa / Apartamento

Você sabia que um dos principais problemas mundiais do meio ambiente é ao mesmo tempo parte da solução da produção de hortas ? Juntos vamos fazer dois tipos de composteira: uma para apartamentos e pequenas casas e outra para quem tem um quintal maior.

 

*12h* - Almoço Vegetariano

 

*13:30h* - Geometria Sagrada:

A União entre: racional e o intuitivo, a partir da observação da natureza instiga a centenas de anos cientistas, que, foram levados por suas teorias ao infinito e lá encontraram-se com a divindade. Apresentaremos algumas descobertas que foram resignificadas pela permacultura e agroecologia.

 

*14:30h* - Desenho Permacultural / Otimizando Espaços

Como planejar sua horta, de acordo com conhecimentos permaculturais, formatos curvilíneos, acessibilidade, por onde começar ? Dimensões e distâncias a percorrer.

 

*15:30h* - Construção de Canteiro em Espiral.

Vamos construir coletivamente a Espiral de número 54, aplicando a teoria do curso em um dos projetos permaculturais mais replicados pelo mundo. Até o momento, o projeto Espiral Comunitária já envolveu mais de 420 pessoas, com mais de 500 mudas plantadas. Temos orgulho em representar o Nordeste - terra fértil - em 7 estados do país e na Argentina, levando conhecimento técnico e popular sobre as plantas e também o amor por Pachamama.

 

*Mais Informações*: (79) 99999-1174 (whatsapp)

 

(enviado em 1/09/19 via whatasapp)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2019
Todos os direitos reservados.