') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°225 - Agosto de 2019 - Ano XX

Anuncie aqui

O inverno continua seu curso, deixando temperaturas baixíssimas no Sul e Sudeste, altas no Norte e clima chuvoso no Nordeste. Além disso o litoral do Sul e parte do Sudeste tem sido atingido por fortes ressacas que não estão deixando o mar convidativo para o banho. Em outras palavras, é o momento de reunir os amigos e curtir o Naturismo indoor, nas regiões onde o clima está castigando. Nada como reuniões menores, em volta de uma fogueira ou lareira, tomando uma bebida quente e calórica. É O Naturismo mais familiar do que nunca. Naqueles momentos em baixo das cobertas, que tal se concentrar e curtir a leitura bem embasada sobre o naturismo? O jornal OLHO NU oferece diversos textos de autores consagrados publicados mensalmente nas edições normais e livros à disposição para compra na loja virtual. Você já a visitou? Dá uma passadinha por lá e conheça as obras disponíveis que ajudarão a aumentar ainda mais seu conhecimento sobre nosso estilo de vida.

 

Neste mês de agosto, mais precisamente no dia primeiro, o jornal OLHO NU completou mais uma primavera (ou seria mais um inverno?). São 19 anos de vida, levando mensalmente informações sobre o Naturismo brasileiro, com artigos, reflexões, matérias, reportagens e muito mais. Tudo começou com uma ideia na cabeça e vontade de mostrar ao mundo o que é o Naturismo. A primeira edição e muitas outras que se seguiram foram feitas no Word e eram distribuídos em anexo para os e-mails cadastrados. Ainda não havia o site, que foi criado quase um ano depois. TODAS as edições e matérias publicadas até hoje estão disponíveis para consulta. Basta ir no menu principal em "busca interna", digitar o mês e o ano, ou o número da edição, para ver  e saber o que acontecia no naturismo brasileiro há quase 20 anos. Neste momento começamos a contagem do ano 20. E vamos, quem sabe?, ter mais 20 anos pela frente.

 

Enquanto você não faz isso pode se deleitar com o texto de um dos autores vendidos em nossa loja. Paulo Pereira é biólogo, jornalista, naturista experiente, já foi presidente da RioNAT e é membro do Conselho Consultivo da FBrN. Ele é também um dos mais conceituados autores estudiosos do Naturismo. É de sua autoria o texto da NATReflexão desta edição. A partir da análise do livro "A Alma Imoral" de Nilton Bonder, Paulo Pereira nos mostra que Bonder nos recorda que a nudez humana é, na prática, irrecorrível: “Não importa o quanto Adão se escondia; cada vez mais descobria sua nudez. O não-encontro de si mesmo está na incapacidade de arcar com a transgressão”... Por isso mesmo, é importante ressaltarmos aqui e agora, muitos indivíduos, mesmo sem roupas (inclusive alguns ditos naturistas), permanecem estranhamente vestidos, engessados, cobertos por crendices e preconceitos, inclusive por velhos mitos, medos e interesses menores. O verdadeiro encontro consigo mesmo é uma obra de despojamento consciente; de reconstrução íntima, que só acontece pelo conhecimento. A transgressão consciente de medos, de pudores e de convenções mofadas, afastando as ideias de pecado e castigo, vai nos conduzir, enfim, ao grande encontro com a verdade nua.

 

Em setembro o Território Macuxi e a praia de Tambaba vão sediar o VIII Encontro Norte-Nordeste de Naturismo com uma programação diversificada e completa. Inclusive o coletivo Graúna que apresentará a peça teatral "O Mito do Cuidado". Paralelamente será realizado também o tradicional campeonato de surf naturista, o único do gênero no mundo. Em NATEvento.

 

A mais nova entidade parceira da Federação Brasileira de naturismo é velha conhecida dos atentos leitores do jornal OLHO NU. A Ecomar Viagens e Turismo já organiza há anos passeios, eventos e viagens naturistas por vários pontos do país, com ineditismo e ousadia. Em sua página no jornal OLHO NU anuncia alguns eventos alternativos e muito especiais. No final deste mês de agosto haverá a visita a uma aldeia indígena na Amazônia, para assistir a cerimônia do Kuarup, onde, quem quiser, poderá praticar o naturismo em toda sua essência. Em outubro uma experiência inédita, passeando de barco naturista pelos rios da Amazônia. Em 2020, duas opções para vivência tribal na Amazônia, um no Pará e outra no Amazonas.

 

Um novo projeto fotográfico foi lançado pelo artista fotógrafo Jairo Reiges diretamente do Ceará para todo o Brasil é o Nuvemce. As fotografias são de pessoas nuas, posando de maneira natural para suas lentes. Para conhecer essa novidade e um pouco de seu autor leia o NATArte.

 

Cristina Agostinho, autora do livro "Luz del Fuego - a bailarina do povo" vai fazer um novo evento de lançamento de sua obra, no Rio de Janeiro. Na sexta-feira, 30 de agosto todos estão convidados para leitura do Manifesto Naturalista de Luz del Fuego, exibição de curtas-metragens e bate papo com a autora. Imperdível. Em NATCultura.

 

Nesta edição está de volta a seção Carta dos leitores, com uma carta de felicitação aos décimo nono aniversário do jornal OLHO NU.

 

A seção NATClassificados continua com oferta de venda de uma cabana na Colina do Sol, o clube naturista do Rio Grande do Sul. É a oportunidade de morar em uma área naturista em tempo integral.

 

Em Salvador na Bahia, um motorista de aplicativo está organizando uma corrida de pelados pelas ruas da capital da Bahia, no início de setembro. A PELADATONA está causando polêmica na cidade.

 

A Federação internacional de Naturismo apresenta a edição de agosto do boletim FOCUS, que traz artigos sobre o Naturismo para leitura e reflexão. Acesse o documento em Notícias da FBrN.

 

Neste ano, pela primeira vez, será realizado o Acampamento Internacional do Lago de Naturismo da Estônia. O Lake Camp convida todos os naturistas, fãs de cultura corporal nua e artistas a abrirem uma nova comunidade de Naturismo na Estônia; Em Portugal está marcado um encontro em camping no final de agosto; Quito, no Equador, será a cidade sede do próximo Encontro Latino Americano de Naturismo, em 2020 e divulga seu lindo logotipo. Participe. E para outubro de 2019 já está marcada a próxima edição do Encontro de gala da natação em Paris. Os brasileiros estão convidados. Em NATInternacional.

 

A seção NATInternacional ficou tão grande nesta edição, que abrimos mais uma aba para anunciar um evento naturista no outro lado do mundo, ainda neste ano. É o Grande Evento na Oriental Beach Village Grand de 25 a 27 de outubro de 2019, promovido pela Associação Naturista da Tailândia. E pegando a carona na mesma seção, Portugal anuncia mais uma corrida naturista na praia, em Almada.

 

A NATAgenda está recheada de opções que são descritas a seguir: Neste mês de agosto, o SPNat faz encontro têxtil em pastelaria. A ANAbricó realiza a festa dos aniversariantes do bimestre. Em setembro o PlaNAT promove mais um encontro com preços mais baixos. A SONATA, o NATVale, o SPNAT, o GNM, o GNC e a NATES divulgam seus calendários de atividades para ano de 2019. A ANAbricó começou campanha para o verão e precisa de doação.

 

Em setembro a Ilha Grande te espera para mais um encontro naturista. Aproveite para conhecer a praia do Pinho levado por uma empresa de turismo. Em novembro já há programa visitar a praia naturista de Barra Seca. Também em agosto mais um happy hour naturista em São Paulo. Em outubro há o Encontro dos amigos de Tambaba. No final do ano há o NU REVEILLON em Bragança Paulista. Os grupos que realizam estes encontros não são federados à FBrN.

 

O jornal Olho Nu será atualizado durante todo o mês. Fique atento.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

 

Até a edição de Setembro.

 

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2019
Todos os direitos reservados.