') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°221 - Abril de 2019 - Ano XIX

Anuncie aqui

Passando em revista: Ecoparque da Mata em Massarandupió, Brasil

por Nick e Lins*

Naturismo e nudismo significam coisas diferentes para pessoas diferentes. Nós já passamos por este assunto talvez uma centena de vezes antes. É um estilo de vida que atrai as pessoas por muitas razões diferentes as quais são todas muito boas. Naturismo lembra a palavra “natureza” e é por causa disso o termo preferido para quem acha a ligação entre nudez e natureza importante. Se olharmos para naturismo a partir desse ponto de vista, poucos lugares naturistas merecem receber o termo “naturismo” mais do que Ecoparque da Mata em Massarandupió.

Ecoparque da Mata é muito mais do que apenas um lugar natural maravilhoso. É um lugar espiritual. Neste acampamento e pousada naturista tudo parece estar ligado e em equilíbrio. Há o respeito pela natureza e pelos projetos para preservar a Mata Atlântica. Existem as estreitas ligações com tribos indígenas que trazem cerimônias e medicamentos tradicionais. E, como uma espécie de cola, há o naturismo. A nudez como uma ligação entre a natureza, espiritualidade ancestral e você mesmo.

Como chegar ao Ecoparque da Mata

A região na Bahia, onde Massarandupió está localizado, a norte de Salvador, dificilmente poderia parecer mais atraente: A costa do Coco. Com a sua estrada principal chamada Linha Verde ou, ainda, pela Estrada do Coco. Ou ainda por um nome menos atraente, mas o seu GPS vai entender, BA-099.

Se você está chegando de avião, o aeroporto mais próximo é o Aeroporto internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães (SSA) em Salvador, a cerca de 100 km de Massarandupió. Este aeroporto tem ligações diretas para a maioria das cidades brasileiras, bem como Buenos Aires, Bogotá, Cidade do Panamá, Madrid e Lisboa. Vindo de qualquer outro lugar do mundo, a sua melhor aposta será obter um voo de ligação em São Paulo ou Rio de Janeiro.

O transporte público é praticamente inexistente na área de Massarandupió e há algumas distâncias que você preferirá não viajar a pé sob o sol brasileiro. Ecoparque está a cerca de 5 km da vila de Massarandupió que está a 3-4 km da praia de nudismo. Massarandupió tem algumas mercearias, mas o supermercado decente mais próximo fica a 20 km de distância.

É muito recomendado ter seu próprio transporte. No Aeroporto de Salvador há vários escritórios de aluguel de automóveis. Nós encontramos o melhor negócio via hotwire.com, mas certifique-se de verificar nossos outros sites preferidos de aluguel de automóveis através do nossa página de Pesquisas,  porque os preços tendem a ser diferentes dependendo do período.

Para ir de Salvador para Ecoparque basta seguir pela Estrada do Coco (BA-099) para o norte até o desvio para Massarandupió. Em vez de virar à direita para a cidade e para a praia, vire à esquerda na direção de Entre Rios. Após cerca de 2 km você encontrará Ecoparque da Mata no seu lado esquerdo.

Se você preferir não dirigir, as pessoas no Ecoparque podem ajudá-lo a entrar em contato com uma agência de transporte que pode levá-lo de e para o aeroporto, bem como de e para a praia. Ao fazer isso você também estará apoiando uma empresa local (e que pode ser confiável).

Onde ficar no Ecoparque da Mata

Teoricamente, há duas grandes partes diferentes. Por um lado há Ecoparque da Mata, que é um grande campo onde a maioria das instalações estão, bem como área de camping e pousada. Por outro lado há a Ecovila da Mata, que (como o nome sugere) contém casas e bangalôs. Tecnicamente, juntando uma parte com a outra faz com que seja simplesmente uma propriedade naturista muito grande (45 hectares).

Acampar é, naturalmente, a opção mais econômica e existem instalações comuns, como uma cozinha e uma quadra de chuveiros. Acabamos por ficar duas vezes no Ecoparque, na primeira vez na casa de hóspedes, que tem quartos espaçosos com casa de banho privada. Na segunda vez ficamos em uma casa na Ecovila que tem sua própria cozinha com frigorífico. Ele também oferece mais privacidade sendo escondido na floresta.

Achamos todas as opções com preços muito econômicos e não importa qual o orçamento com que você estiver viajando, pois vai encontrar algo que vai suprir suas necessidades. Todas as acomodações foram concebidas para estar em harmonia com a floresta circundante. Isso significa que apenas materiais locais foram utilizados e que tudo é completamente eco friendly. Portanto não espere uma TV ou ar condicionado.

O que fazer no Ecoparque da Mata

Você poderia vir a Ecoparque da Mata só porque é um terreno grande, onde você pode ficar nu sob o sol brasileiro nas proximidades de uma praia de nudismo. O que já seria muito bom. Mas você iria perder um monte de coisas. Muitos visitantes do Ecoparque vêm para uma jornada espiritual em busca de si mesmos e a conexão com a natureza e outros seres humanos. Enquanto nós viemos mais para a parte naturista que o holístico, estamos de mente aberta o suficiente para deixar-nos entrar na atmosfera específica que caracteriza o Ecoparque da Mata.

Nós acreditamos nas qualidades curativas de rituais indígenas antigos e medicamentos tradicionais (melhor pensar em tabaco sagrado ao invés de Xanax). As cerimônias de que participamos durante a estadia foram interessantes e inspiradoras e muito provavelmente têm o poder para resolver certos problemas de saúde física ou mental. Será que nos tornamos pessoas melhores ou mais fortes? Nós não sabemos, só temos uma compreensão superficial sobre isso. Certamente foram novas experiências enriquecedoras. Cabe a você decidir se quer se juntar a esses rituais ou não, mas certamente recomendamos o Temazcal. Este é um alojamento do suor com base nos mesmos princípios que uma sauna, com água em rochas quentes.

Se você estiver interessado em espiritualidade, nós recomendamos que você entre em contato com Ecoparque antes de sua visita para verificar se haverão cerimônias realizadas durante a sua estadia. Mesmo sem, há muito a fazer ainda. Ioga matinal pode ser organizada. Existem diferentes massagens terapêuticas, como a relaxante massagem padrão ou variantes mais holísticas, como Ayurveda. Há um rio para nadar, um banho de lama para chafurdar e muitos pontos diferentes para silenciosos banhos de sol ou meditação. O grande pedaço de Mata Atlântica na propriedade tem várias trilhas que você pode caminhar nu e sentir como Tarzan ou Robinson Crusoé.

Ecoparque da Mata também tem uma loja onde você pode comprar artesanato autênticos das tribos indígenas e um restaurante que serve ,a pedido, café da manhã, almoço e jantar .

Arredores do Ecoparque da Mata

A principal razão para que as pessoas dirijam-se para Massarandupió é, naturalmente, sua maravilhosa praia de nudismo. Há muitos anos atrás, esta foi a primeira praia de nudismo que já visitei fora da Europa, então talvez nossa opinião pode ser um pouco subjetiva. Mas ainda acho que é uma das mais maravilhosas praias de nudismo no mundo. Um trecho interminável de praia de areia, dunas brancas com palmeiras em um lado e o oceano Atlântico esmeralda do outro. Dois bares de praia que servem cervejas geladas, caipirinhas e frutos do mar tornam a imagem completa.

Massarandupió é uma vila divertida para passear por uma hora ou mais um pouco. Há algumas pousadas e um punhado de bares e restaurantes. Há também um supermercado ou dois, onde pode encontrar alguns itens básicos (como alimentos, bebidas e papel higiênico).

Outra interessante cidade de praia vale a pena uma visita (embora muito mais turística) é a Praia do Forte. Famosa por seu projeto de proteção à tartaruga, por seu farol e seu mar. Várias outras cidades de praia na região podem dar-lhe a ideia perfeita sobre a vida bem vivida em uma das estradas costeira mais maravilhosas do mundo.

Em 2 horas você pode partir de Massarandupió para o centro de Salvador, dependendo do tráfego. Isto certamente vale a pena gastar um dia da viagem, embora nós recomendamos que você gaste mais algum tempo nesta cidade maravilhosa. Ela foi tanto a primeira cidade e primeira capital do Brasil e devido à sua história em escravidão ainda contém um monte de influências africanas. Espere um centro de cidade pitoresco (Pelourinho), muita música, capoeira e comida incrível.

Aqui está uma dica para Salvador: No meio do Largo do Pelourinho tem um cara que tem feito a venda de uma bebida de limão e coco por muitos anos. Compre uma, elas são deliciosas e muito bom para combater sua sede no tempo quente!

Pessoal do Ecoparque da Mata

Os proprietários do Ecoparque e Ecovila da Mata são Waldo e sua esposa Marisa. Waldo assume a liderança em quase tudo o que está acontecendo e nós temos que dizer que ele é uma das pessoas mais carismáticas que já conhecemos. Na verdade, se você estiver interessado em viver ecologicamente, a conservação da natureza ou a espiritualidade, um bate-papo com Waldo é uma razão em si mesmo de para ir ao Ecoparque.

Há variados outros membros da equipe. Há aqueles que mantêm os quartos, outros que trabalham no jardim e outros que prepararam as refeições. Um número de voluntários são adicionados à equipe para ajudar com as tarefas diárias, conversar com os convidados e muitas vezes funcionar como intérpretes entre Português e Inglês.

Os hóspedes do Ecoparque da Mata

Como mencionado anteriormente, muitos dos hóspedes no Ecoparque da Mata estão lá por causa do aspecto espiritual. Muitas vezes eles vêm como um grupo participando de um retiro. Durante a primeira estadia, havia um grupo de jovens americanos de diferentes estados dos EUA que vieram para um retiro de ioga nu organizado pela Kemetic Yogi . A segunda vez havia um grande grupo de dentro do estado da Bahia que fazia parte de um retiro holístico incluindo cerimônias e workshops.

Waldo também organiza 4 retiros por ano e incentiva os aspectos espiritual, ambiental, ecológico e naturista para visitar o Ecoparque. Mas é claro que é perfeitamente possível visitar como indivíduo, bem como fizemos duas vezes. A atmosfera aberta e descontraído no Ecoparque faz você se misturar facilmente com os outros.

Ecoparque da Mata é um lugar de roupas opcional e dependendo de outros hóspedes e seu propósito de visitar haverá mais ou menos pessoas  nuas. Enquanto o grupo ioga americano foi mais frequentemente nu, o outro grupo baiano incluía apenas alguns naturistas. No entanto, é sempre autorizado ficar nu na propriedade. Waldo, o proprietário vai ser visto muitas vezes vagando nu ou coberto em uma canga. Nós começamos a duvidar se ele realmente possui alguma roupa.

Reservas

Tanto para o Ecoparque como para a Ecovila é melhor entrar em contato com Waldo diretamente. Há um formulário de contato no site, mas é altamente recomendável usar WhatsApp em vez.

 

WhatsApp ECOPARQUE: 55 (71) 997010101

WhatsApp Waldo: 55 (71) 99908-1754

 

Se você estiver interessado em participar do retiro de ioga nu com Kemetic Yogi, visite o site https://kemeticyogi.com

 

*Nick e Lins, um casal belga de naturistas viajantes, com aproximadamente 30 anos de idade, contam suas aventuras em um blog muito interessante. Essa e outras histórias, originais em inglês, estão publicadas no link https://www.nakedwanderings.com/blog/   

 

(enviado em 23/03/19 via Whatsapp)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2019
Todos os direitos reservados.