') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°221 - Abril de 2019 - Ano XIX

Anuncie aqui

FBrN visita oficialmente áreas naturistas do Brasil

 

O presidente da Ecovila da Mata recebe o Certificado de entidade naturista das mãos do presidente da FBrN

Começou no último dia 30 de abril a visitação oficial da diretoria da Federação Brasileira de Naturismo às áreas filiadas em todo Brasil. Até o meado do ano todas serão visitadas por pelo menos um membro da diretoria, que ouvirá das entidades suas reivindicações, questionamentos e sugestões para aprimorar a gestão da federação. Também a FBrN, nas ocasiões, cobrará das entidades a adimplência com as regras estatutárias e administrativas com a instituição federativa.

 

O presidente da FBrN e o diretor de Praia da AmaNAT se reuniram com o Major Ivan Paulo, comandante da PM do estado da Bahia na região que engloba a Vila de Massarandupió

O presidente da FBrN, Pedro Ribeiro, começou a saga visitando as três instituições filiadas na Bahia e que se concentram na área da Vila de Massarandupió. A primeira visitada foi a Ecovila da Mata, onde o presidente Cicinato Moraes recepcionou Pedro Ribeiro em sua residência dentro do condomínio naturista, com uma chuva torrencial no lado de fora, no dia 30 de março.

 

Na terça-feira, dia 2 de abril, foi a vez da AMANAT, Associação Massarandupiense de Naturismo, representada por seu diretor de praia Jânio Gonçalves, receber o presidente da FBrN. Juntos eles foram participar de diversas reuniões com autoridades estaduais e municipais da região, para reivindicarem ações mais enérgicas e efetivas para o controle e o respeito pelo Naturismo na praia das Dunas. Foi uma ação de dia inteiro, mas com resultados esperançosos.

 

Pedro Ribeiro entrega certificado de entidade naturista aos diretores do Ecoparque da Mata.

Na quarta-feira, dia 3, foi a vez do Ecoparque da Mata. Recebido pelo diretor-presidente Valdenor Andrade e sua esposa Marisa Fraga, Pedro Ribeiro reuniu-se com uma pequena comitiva do Ecoparque, quando foram debatidos alguns pontos de interesse do naturismo e apresentadas sugestões pelos anfitriões. Logo após um peixe na brasa preparado por índios tupinambás foi servido como almoço.

 

Na semana seguinte foi a vez das entidades da Paraíba receberem a visita do presidente.

 

José Wagner ao lado de Pedro Ribeiro no museu Oca de Piá Aborígene, em João Pessoa

Na sexta-feira dia 12 de abril, José Wagner de Oliveira recebeu no Museu Santuário Etnológico Oca de Piá Aborígene, no centro histórico de João Pessoa, o presidente Pedro Ribeiro. Mais uma vez o roteiro da visita foi saber diretamente da entidade parceira quais são as principais dificuldades (desafios) que a entidade afiliada enfrenta e como a FBrN pode ajudar para superar esses obstáculos. Wagner reclamou de um modo geral da falta de interesse dos naturistas pela leitura e pela história do movimento. Disse também que o número de visitantes à instituição é muito pequeno, porém quase inexistente quando se fala de visitantes naturistas.

 

O presidente sugeriu então que José Wagner aproveitasse o espaço que possui para promover palestras e bate-papos sobre naturismo e outras atividades, anunciando na mídia naturista e principalmente na mídia comum, de maneira regular, como, por exemplo, uma vez por mês. Mesmo que o resultado seja pífio inicialmente.

 

No final do encontro Pedro Ribeiro entregou em nome da FBrN, o certificado de entidade naturista 2019 a José Wagner, pela direção do Museu.

 

No domingo, dia 14, foi o momento da Sociedade Naturista de Tambaba se reunir no Território Macuxi, uma estância ecoesportiva, para receber a presidência da FBrN. O vice-presidente da entidade, Thiago Lima, representou-a, na impossibilidade de presença do presidente Alex Souza. Boa parte da diretoria e alguns associados estavam presentes na reunião que mais parecia uma assembleia. Estava presente também Ivan Burity, secretário de turismo do estado da Paraíba e associado da Sonata. Primeiramente o presidente Pedro Ribeiro descreveu o que percebeu da atuação da Sonata na praia de Tambaba, e apresentou sugestões de mudanças para que houvesse o crescimento da associação e torná-la mais conhecida e atuante. Seguiram-se um intenso debate e argumentações pró e contra às mudanças sugeridas.

 

Na continuação da reunião foi pedido à Sonata que apresentasse sugestões, críticas, elogios, que o grupo tem em relação à atuação da FBrN. Foi reclamado que os eventos da Sonata não têm sido divulgados no site da FBrN.

 

No momento da reunião destinado às informações gerais sobre as atividades da FBrN, foi feito um grande apanhado sobre as condições do terreno da federação que se localiza em frente da praia de Tambaba. Pedro Ribeiro revelou das intenções de como fazer uso sustentável financeiramente da propriedade, continuando com uso como estacionamento e áreas comercializadas. O secretário Ivan Burity explicou como está o andamento da implementação da lei que tornou a praia e seus arredores como área especial de interesse turístico naturista do estado da Paraíba.

 

Após a reunião todos foram convidados a participar da homenagem ao aniversário do Movimento Nu com discursos e bolo de aniversário.

 

(atualizado em 17/04/19 por FBrN


Focus -edição de abril

boletim oficial da INF

 

A edição de abril do boletim Focus, mídia oficial da Federação internacional de Naturismo, está disponível para download e leitura. Para obter o arquivo PDF basta clicar sobre a imagem ao lado.

 

Nesta edição leia que a fundadora da Federação Francesa de Naturismo, Christiane Lecocq, completou 100 anos de idade. Seu trabalho originou o movimento naturista mundial. O histórico destes fatos estão relacionados aqui.

 

Outra matéria mostra o paraíso naturista na ilha de Curaçao, no mar do Caribe, em uma entrevista com o casal belga criador do maior resort naturista do local, num território controlado por holandeses.

 

(enviado em 04/04/19 por Naturism - INF)


Cruzeiro Naturista - satisfação aos interessados

 

Prezados(as) Amigos(as) Naturistas

 

Esta Mensagem tem por objetivo dar uma resposta e satisfação aos interessados em participar do I Cruzeiro Naturista Brasileiro.

 

Como é do seu conhecimento, estamos planejando esse cruzeiro para o verão de 2020 desde outubro de 2018.

 

Entramos em contato com as três empresas europeias de cruzeiros que trazem seus navios para realizarem essas viagens na costa brasileira e nos deparamos com alguns desafios que relato a seguir.

 

Os navios enviados para o Brasil são geralmente de grande porte – com capacidade para 5.000 a 6.000 passageiros.

 

Havia a expectativa de termos para o verão de 2020 navios menores que acomodam cerca de 1800 pessoas, o que acabou não se confirmando, mesmo depois de muitas negociações com as empresas matriz na Europa.

 

Outro desafio levantado por essas empresas diz respeito à tripulação. Como eles trabalham com cerca de 600 tripulantes em cada navio, e de diferentes nacionalidades, bem como com diversas religiões e aspectos culturais, a tripulação que já está escalada para trabalhar no próximo verão não foi selecionada com perfil para trabalhar com o público naturista.

 

Desta forma, após várias reuniões e negociações para viabilizar a realização do cruzeiro no próximo ano, entendemos que isso não seria possível. O principal motivo seria o risco de não conseguirmos reunir um mínimo de 5.000 pessoas pagantes, o que inviabilizaria o projeto para o verão de 2020.

 

Todavia, ainda seguimos negociando para o verão de 2021.

 

Tão logo tenhamos uma definição do navio, tripulação, data e valores, todos os senhores serão imediatamente informados.

 

É também muito importante informar que, com a pouca divulgação que fizemos, chegamos a um número de 582 brasileiros interessados, cerca de 400 passageiros dos Estados Unidos e mais de 100 pessoas que viriam de países da América do Sul.

 

Portanto, hoje sabemos que o interesse existe.

 

Agradecemos a atenção e nos desculpamos antecipadamente pela expectativa causada.

 

A NOSSA DREAM TRIP NATURISTA CONTINUA NO FORNO!

 

Atenciosamente...
Léo Spinola
Carlos Oscar

 

(enviado em 28/03/19 via Whatsapp)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2019
Todos os direitos reservados.