') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°212 - Julho de 2018 - Ano XVIII

Anuncie aqui

Nudez e mídia: o preconceito ainda é grande

por Pedro Ribeiro*

 

Houve um breve período na televisão brasileira que a nudez não era um tabu instransponível. Isto ocorreu logo após a Abertura Política em meados da década de 80 e ficou assim durante uns dez anos. E isto ocorria na Tv aberta, pois a TV por assinatura ainda nem existia no Brasil no começo dos anos 80. Eram comerciais exibidos sem qualquer censura e pudor em vários horários do dia, programas que mostravam cenas de nudez de maneira natural em reportagens onde a nudez fazia parte do contexto da matéria e ela era exibida sem tarjas, sem cortes e sem frescuras. Foi um momento ímpar na televisão, pois jamais em toda sua história havia ocorrido tal fato. A televisão enfim acompanhava a liberação dos costumes da sociedade brasileira.

Kibon | Praia de Nudismo from CINE Cinematográfica on Vimeo.

 

Propaganda  da Kibon para a TV aberta, do início da década de 90, exibido em todos os canais e em qualquer horário, inimaginável ocorrer 20 anos depois.

 

No entanto, as coisas mudaram no final do século 20. E não foi a legislação que mudou, que continuou a mesma sobre essa questão, porém uma espécie de pudor pairou sobre as imagens humanas exibidas na TV. Talvez um sociólogo possa explicar esse fenômeno, mas, especulando um pouco, coincidiu com a explosão das igrejas pentecostais, que trouxe junto com elas os tabus e recalques em relação ao corpo humano de origem na conservadora sociedade norte-americana. Outra especulação é que também nesta época a informática começou se desenvolver, possibilitando ações inimagináveis, como por exemplo colar tarjas precisas (ou esmaecidas) sobre qualquer parte do corpo humano. Uma mão na roda para os puritanos de plantão.

 

Largados e Pelados é um programa tipo reality show que censura os corpos dos participantes

A censura sobre o corpo humano atingiu não só a TV aberta nos últimos 20 anos, mas como também a TV fechada, a dita TV por assinatura, que, teoricamente, estaria livre da censura, deixando seus clientes livres para optar qual programa desejasse assistir, somente informando para orientação do telespectador quais seriam as restrições etárias existentes e uma explicação sobre elas. No entanto alguns canais chegam a mutilar alguns filmes nas cenas que contém nudez, retirando todo o conteúdo considerado pelo canal como impróprio, porém mantendo a censura etária a mesma estabelecida para a obra completa. É o caso dos canais como TNT ou HBO Family, que às vezes deixam a cena incompreensível para o espectador. A pergunta é, porque exibem uma obra que não condiz com a filosofia do canal? -mas as cenas de violência, essas não são editadas, tarjadas ou mutiladas.

 

Atualmente há uma série de muito sucesso no canal Discovery, que se chama Largados e Pelados onde a vagina, o pênis,a bunda e os seios são totalmente escondidos digitalmente. Ok. A censura do programa é de 12 anos (mesmo sendo pela lei brasileira permitido mostrar nudez sem conotação sexual na TV, seja aberta ou fechada) e a nudez dos corpos não é o essencial do programa (será?), mas sim a sobrevivência na selva sem qualquer tipo de proteção. E a produção é norte-americana, o que justifica o pudor.

 

Naked Attraction é outro programa que usa a nudez como parte essencial da atração, no entanto todas as partyes do corpo são censuradas.

Há no entanto um outro programa, no canal TLC, com censura 18 anos, cujo o foco é justamente a nudez do corpo humano chamado Naked Attraction, onde uma pessoa (homem ou mulher) escolhe entre seis candidatos ou candidatas aquele com quem ela terá um encontro após o programa. O detalhe é que a escolha é a partir dos atributos físicos dos candidatos ou seja pênis, vagina, bunda, seios, pernas, barriga, costas, cabelos e rosto, os quais são avaliados pormenorizadamente e com closes generosos das câmeras. Mesmo sendo o corpo o essencial do programa, aqui no Brasil é exibido com os mesmo critérios do Largados e Pelados, que possui censura 12 anos. Um total contrassenso.

 

Todos os aparelhos atuais de TV e todas as operadoras de TV por assinatura possuem mecanismo de censura etária, o qual bloqueia a exibição de programas de acordo com a faixa etária ajustada pelo telespectador, evitando que programas considerados impróprios pelo usuário sejam acessados por qualquer um, a não ser por meio de senha. Então este tipo de atitude não se justifica.

 

O programa Naked Attraction é produção inglesa, e originalmente são produzidos sem tarjas, mas no Brasil eles são exibidos com censura, que o torna ridículo e demonstrando que ainda há muito para se percorrer para entender o que se passa pela cabeça dos empresários de comunicação brasileiros.

 

Veja bem que não considero nenhum dos dois programas citados como naturistas ou sobre o naturismo. Mas me espanta termos ainda hoje este tipo de situação em relação à nudez. Um retrocesso.

 

*Editor do jornal OLHO NU

 

(enviado em 2/07/18 por Pedro Ribeiro)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2018
Todos os direitos reservados.