') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°212 - Julho de 2018 - Ano XVIII

Anuncie aqui

Graúna comemora 15 anos de existência

 

O Casarão de Ideias, centro cultural no centro de Manaus, foi o primeiro palco para as comemorações do décimo quinto aniversário do Grupo Amazônico União Naturista, o Graúna, único grupo naturista oficial da região norte do Brasil.

 

Foram três dias de exposição fotográfica, de publicações e de muita história do combativo grupo manauara. Palestras com nomes do Naturismo brasileiro seguidos de debates com a plateia foram os pontos altos.

 

As atividades começaram na segunda-feira, 23 de julho, no hall do Casarão, onde havia uma grande exposição fotográfica lembrando momentos significativos da existência do grupo. Neste momento Jorge Bandeira, fundador do grupo e Ivanice Santos, presidente atual discursaram e homenagearam alguns personagens importante para sua história. Em seguida Pedro Ribeiro, presidente da FBrN, deu palestra sobre a persistência e consistência do Naturismo. Após, voltamos ao hall para o lançamento dos fanzines e cordéis sobre o Naturismo.

 

Na terça-feira, 24, Jorge Bandeira apresentou palestra sobre a história do Naturismo no Amazonas, com exibição de vídeos e fotos ilustrativas. 

 

Na quarta-feira dia de encerramento da primeira fase da comemoração e data do aniversário, Waldo Andrade palestrou sobre o ideal naturista da Ecovila e do Ecoparque da Mata, com exibição de muitas imagens, trazendo toda a magia do local para a plateia atenta. Logo após todos os presentes se dirigiram para assistir a duas esquetes teatrais. A primeira com atores membros do Graúna, o tema foi Inversão, satirizando os costumes da obrigatoriedade de se andar vestido e do desconforto e, às vezes, o  escândalo, que a nudez provoca na sociedade em geral. A segunda esquete foi o Grupo Eden de teatro que apresentou "As Três Mortes". Em seguida, de volta ao hall do Casarão de Ideias, foi a vez do "Parabéns prá você", com direito a bolo confeitado, salgadinhos e refrigerantes.

 

Depois, no final de semana, haverá o encontro naturista comemorativo no sítio habitual, com pernoite, jogos, quadrilha junina, bolo de aniversário e churrasco de peixe.

 

O único grupo de Naturismo do Norte do Brasil comemora seus 15 anos no local onde a Cultura fervilha em Manaus: CASARÃO DE IDEIAS.

Dias 23,24 e 25 de Julho.

Exposição fotográfica

Filmes

Palestras

Teatro e performance

Homenagens

 

Confirmadas as presenças do Presidente da Federação Brasileira de Naturismo , Sr. Pedro Ribeiro e de Waldo Andrade, coordenador da Ecovila da Mata, vila naturista na Bahia.

 

Programação:

Segunda-feira 23/07/2018

Local: Casarão de Ideias

 

Hora: 19 h 30

Abertura da exposição fotográfica "NATURISMO AMAZONENSE"

Hora: 20 h

Palestra com sr. Pedro Ricardo de Assis Ribeiro, presidente da Federação Brasileira de Naturismo.

Tema: "Naturismo, história de vida"

Hora: 21 h

Lançamento do fanzine naturista CORPUS POIESIS

 

Terça-feira 24/07/2018

Local: Casarão de Ideias

 

Hora: 19 h

Exibição de curtas-metragens do movimento naturista amazonense e brasileiro.

Hora: 20 h 30

Palestra sobre O Naturismo como movimento organizado no Amazonas, com Jorge Bandeira, cofundador do graúna.

 

Quarta-feira 25/07/2018

Local: Casarão de Ideias

 

Hora: 19 h

Palestra sobre O Naturismo no Ecoparque da Mata, na Bahia, com Waldo Andrade

Hora: 20h 30

Apresentações culturais:

Grupo Graúna (teatro Naturista). "Inversão: a violência têxtil"

Cia. Teatro Éden (Performance). "Os 3 mortos". Vivência naturista na segunda sessão da performance de "Os 3 mortos".

 

Hora: 21 h 30

Festa de Confraternização: "15 anos do Graúna"

 

(reenviado em 25/07/18 por Graúna via Whatsapp)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2018
Todos os direitos reservados.