') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°208 - Março de 2018 - Ano XVIII

Anuncie aqui

Pedalando Pelado nas ruas de São Paulo

por Fred Schinke

Fred Schinke é o que está exatamente no meio dos três ciclistas acima.

Qual a sensação que eu tenho quando participo da Pedalada Pelada?

Em primeiro lugar, liberdade, libertação, amizade, respeito e união. A nudez aproxima, iguala, mostra que todos somos feitos do mesmo material, temos a mesma natureza, não somos assim tão diferentes, uns dos outros... Me sinto próximo e conectado com as pessoas, me sinto parte de uma coletividade coesa, unida por um propósito e identificada pela nudez.

Também sinto que tenho uma proposta para fazer para as pessoas que estão de fora, nos observando curiosas. Uma proposta alegre e responsável de cuidar da Natureza, de se cuidar e de se aceitar a si mesmas. Uma proposta de libertação, para que elas se sintam tão bem como eu me sinto.

Sinto o prazer de sentir o vento batendo no meu corpo, nas descidas e de sentir o suor molhando meu corpo e depois evaporando livre, nas subidas. Adoro poder avançar um montão de sinais vermelhos sem o medo de tomar multa. Sinto a felicidade de ver a felicidade estampada nos rostos das pessoas. Sinto a satisfação de ver que o meu corpo é capaz de se mover livremente, de se equilibrar e de vencer distâncias e obstáculos.

Numa praia de nudismo, ou numa sauna, convenciona-se que as pessoas estejam nuas. No meio da rua, não. O que muda é a sensação de transgressão, e o proibido é sempre mais gostoso. Não quero ser arrogante nem prepotente, impondo minha nudez a quem não quer vê-la, mas noto que as pessoas que nos observam, o fazem com muito interesse! Quem não quiser ver, simplesmente pode virar para o outro lado, mas ninguém faz isso! As pessoas nos olham com curiosidade, com surpresa e sempre com uma ponta de inveja. Sinto que no fundo no fundo, alguma coisa dizem para elas: "por que não?". Essa voz, que a malícia sufoca, a vergonha esconde e a mídia transforma em algo tão complicado, está dizendo uma coisa muito simples: "SEJA LIVRE! NÃO HÁ RAZÃO PARA ESCONDER SEU CORPO! A VIDA VAI SER MUITO MAIS GOSTOSA SE VOCÊ SE DESCOMPLICAR, SE DEIXAR DE LADO TODOS ESSES TABUS, SE VOCÊ ACEITAR A SI MESMO E ACEITAR AS PESSOAS AO SEU REDOR!".

Numa praia de Nudismo (eu costumo frequentar várias), a gente fica meio isolado. Cada um na sua... Estamos todos na mesma situação de nudez. É tudo mais tranquilo. Por outro lado, ser observado por centenas de pessoas vestidas e ser filmado por dezenas de celulares é mais complicado. Exige de nós um desprendimento maior, uma certeza maior das nossas convicções ligadas à nudez. Exige uma autovigilância constante para não cair nos extremos da vergonha ou do exibicionismo. Faz a gente se sentir meio como um "bicho de zoológico", o que não é uma sensação boa... mas frente a todas as outras sensações, vale a pena.

Na Pedalada, o nu ganha um sentido político e de protesto muito forte. A Pedalada não é um evento Naturista. A Pedalada não tem o objetivo de proporcionar o lazer. Não é um encontro festivo entre amigos. A Pedalada tem um propósito diferente: chamar a atenção e passar uma mensagem de reivindicação e até de protesto pelos acidentes com ciclistas. Eu, como ciclista (mesmo que eventual) me identifico e me solidarizo com isso.

O fato de ter pessoas nuas chama muito a atenção do público. Se estivéssemos todos vestidos, pedalando pelas ruas e gritando frases de efeito, o movimento não teria um décimo da repercussão que ele tem. As pessoas na rua querem ver gente pelada. As pessoas que acessam a Internet, que leem jornais e revistas querem ver gente pelada. O nu é interessante justamente porque é um tabu. Isso é triste. Mostra escancaradamente que estamos nos privando de um estado que é o nosso estado natural. O ser humano é um ser nu. As roupas deveriam ser usadas somente quando necessárias. As roupas não fazem parte daquilo que somos. Elas são só acessórios, são bens materiais que usamos, e as estamos usando mal. Estamos usando as roupas para nos esconder, para nos limitar, para satisfazer regras impostas pela sociedade e para mostrar uma coisa que não somos. Ver pessoas despojadas disso chama a atenção porque mostra esta verdade que sentimos dentro de nós.

Todo esse interesse mostra que a maioria das pessoas ainda não está preparada para lidar com a própria nudez. Mas também mostra que existe o interesse em evoluir. Uma prova disso é que houve muito respeito das pessoas, ao nos observar. Não vi ninguém nos ofendendo! Pelo contrário, houve muito apoio e até algumas pessoas nas calçadas que baixaram suas calças ou mostraram os seios em apoio a nós! As pessoas lidaram com a nossa nudez com respeito, curiosidade e admiração. Isso mostra que, nas condições certas, as pessoas estão razoavelmente preparadas para aceitar a nudez alheia.

Nem todas as pessoas mostraram simpatia. Algumas pessoas que nos viram se mostraram surpresas, e disseram algo como "Que horror!", mas mesmo estas nos respeitaram e eu tenho a certeza de que agora elas estão pensando e avaliando o que nós fizemos. Com o tempo, essas pessoas também vão nos aceitar melhor e algumas vão até experimentar lidar melhor com sua própria nudez.

Acredito que eventos como esse ajudam a fazer as pessoas verem que a Nudez é Natural. As pessoas em geral estão sexualizando demais a nudez. As pessoas em geral só ficam nuas para tomar banho, trocar de roupa ou fazer sexo. Mostrar que é possível estar nu fazendo outras coisas, e que isso é saudável e prazeroso, ajuda a desmistificar a nudez, a quebrar esse tabu. Isso faz a sociedade ser menos neurótica e aproxima mais o ser humano de sua essência nua. Mostra que o nu não precisa ser sensual nem erótico. Mostra que corpos sem retoques e sem enfeites não precisam causar repulsa. Mostra que somos reais, com corpos reais, e que ninguém precisa se sentir inferiorizado por não ter aquele corpo artificial, editado digitalmente, que a gente vê na mídia. Mostra que podemos nos aceitar e aceitar o outro, porque, em essência, somos todos seres humanos e todos somos nus.

Fonte das Imagens: http://www.lifo.gr/now

(enviado em 16/03/18 por Fred Schinke)


Confira os melhores momentos da Pedalada Pelada em São Paulo no site Os Naturistas

http://osnaturistas.com/noticias/confira-os-melhores-momentos-da-11-pedalada-pelada-sao-paulo/

(enviado em 19/03/18)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2018
Todos os direitos reservados.