') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°207 - Fevereiro de 2018 - Ano XVII

Anuncie aqui

VESTIDOS EM ARTE - OS NUS DOS ACERVOS PÚBLICOS DE CURITIBA

 

O Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba (vulgo museu do olho) expõe, desde 15 de dezembro de 2017 até 25 de março de 2018, algumas peças de arte, de nudez não erótica: uma escultura que representa mulher; 3 ou 4 telas que representam mulheres; cerca de trinta desenhos, de diversos tamanhos, que representam corpos, no todo ou em parte. Há três fotografias, em tamanho natural e em cores (duas de senhora obesa; uma de rapazes gêmeos ou da mesma pessoa, em montagem).

 

Alguns dos autores das peças são Teodoro de Bona, Erbo Stenzel, Franco Giglio. Exibe-se, na exposição, filme de entrevistas com artistas e pessoas do meio artístico curitibano.

 

A mostra analisa e contextualiza as imagens artísticas dos corpos nus, especificamente nos acervos públicos, produzidas durante o século XX até a atualidade, sob o conceito que visa cruzar as áreas da História da Arte e os Estudos de Gênero. Os nus recebem inscrições discursivas de gênero, raça e classe, uma vez que o corpo é um lugar simbólico entre o indivíduo e a sociedade bem entre desejos individuais e ânsias coletivas.

 

Para o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, é fundamental disponibilizar um estudo como este, que suscita reflexões importantes no espectador. “A exposição ‘Vestidos em arte – nus nos acervos públicos de Curitiba’ traz um estudo importante sobre o tema. Analisar e propor reflexões são fundamentais para aprimorar o conteúdo do museu ao público”, ressalta a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

 

O levantamento sobre a disciplina de desenho com modelo vivo traz luz sobre a concepção do ensino da figura humana, que se entende como alicerce da formação acadêmica artística. “O material imagético compõe as possíveis concepções da construção discursiva sobre o corpo no palco das artes visuais dentro e fora da academia”, afirma a curadora Stephanie Dahn Batista.

 

Concepção da mostra

 

A exposição sobre o corpo humano é composta por sete seções apresentando as várias facetas da representação do corpo e suas inscrições artísticas e discursivas: o corpo como objeto artístico; o corpo na Academia; o corpo e seu desejo; o corpo vem em gênero; o corpo bizarro e grotesco; o corpo fragmentado; o corpo invisível.

Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
41 3350-4400
Terça a domingo, das 10h às 18h
Retirada de ingressos: até 17h30
R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
museuoscarniemeyer.org.br  


 

 

(enviado em  8/01/18 por Arthur Virmond de Lacerda Neto)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2018
Todos os direitos reservados.