') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°202 - Setembro de 2017 - Ano XVIII

Anuncie aqui

O VI Encontro Norte-Nordeste de Naturismo – VI ENNN ocorreu no período de 07 a 10/09 na Praia de Tambaba, no município de Conde/PB e teve como atividade paralela o evento comemorativo dos 10 anos do Projeto SurfNU.

 

O ENNN aconteceu pela terceira vez, tendo sido realizado pela primeira vez em 2012 na praia de Tambaba. Segundo Carlos Santiago, coordenador geral, o evento atendeu os objetivos propostos, teve boa representação de organizações/espaços naturistas locais (como a própria SONATA, Movimento NU, Território Macuxí e Oca Piá Aborígine ), organizações de outras regiões fora do eixo norte-nordeste ( Abricó, NIP, SPNat), a FBrN, naturistas do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Piauí, DF e Rio Grande do Sul, surfistas e uma excelente divulgação/cobertura dos meios de comunicação têxtil e naturistas como Jornal Olho NU e Os naturistas.com.

 

A programação teve início no período da tarde do dia 07/09 (quinta-feira), às 13h, com a Abertura Oficial , inicialmente com a instalação da mesa diretiva que contou com a presença da Roselaine Barbosa, Presidente da SONATA, Ronaldo Leão, representante da Prefeitura de Conde e Pedro Ribeiro, Presidente da FBrN. Na sequencia houve o Hino Nacional, tocado por Burgo Hipólito, recebimento do candeeiro, o símbolo da paz, e da união, conduzido por Elivelton Santos, surfista, representante do Brasil em competições internacionais e encerrando o momento solene a Presidente da SONATA, declarou aberto os trabalho do VI ENNN e a 10ª edição do Tambaba Open de Surf Naturista. Logo em seguida, houve a palestra de abertura, proferida pela Prof. Teresinha Petrúcia, da UFRN, com o tema “Naturismo como Ecologia do Corpo” e teve o Prof. José Wagner como mediador. Depois todos foram convidados para assistir o início das competições do 10º Tambaba Open de Surf Naturista, com as disputas das categorias Iniciante e Open.

 

No dia 08/09 (sexta-feira), às 10h, as atividades do dia começaram com uma Caminhada Reflexiva “ O despertar da consciência ambiental”, conduzida por Rosana Diniz, às 11h, teve a palestra “ Benefícios do Naturismo para Saúde e o Bem-Estar, ministrada pelo Dr. Alex Souza, tendo como mediador Hérmes Machado e em seguida, às 12h, fechando a programação da manhã, ocorreram os relatos de entidades/representações de “Experiências criativas e sustentáveis na transformação de uma sociedade, que foi coordenada pela Rose Barbosa. No inicio da tarde , às 13h, dando continuidade as competições do Tambaba Open, ocorreram disputas da categoria Local e depois as finais de todas as categorias . Por volta das 16h, houve a Plenária, coordenada por Carlos Santiago, com discussões e proposituras para o fortalecimento do naturismo, com destaques para questões relacionadas à segurança e medidas de controle de acesso as áreas públicas destinadas ao naturismo e fechando a programação, às 19h, o Luau no Território Macuxí, ao som da viola, fogueira e muita alegria.

 

No dia 09/09 (sábado) pela manhã das 10h às 16h, teve lazer e vivências no Território Macuxí com caminhada, banho de argila, banho de rio, passeio de caiaque e uma competição de arco e flecha, conduzido pelo Julíndio Macuxí, depois uma breve passagem pelo feira de artesanato de Jacumã/Conde. A noite, às 21h, no restaurante “A Arca de Bilú” em Tambaba, a festa de congraçamento e dos 10 anos do Projeto Surf NU, com homenagens as pessoas que direta e indiretamente contribuíram para o sucesso do Projeto SurfNU, teve ainda a premiação dos vencedores do 10º Tambaba Open de Surf Naturista e o show com a Banda Reggaear e Alfaiarte, radicalizando na musicalidade e alegrando o ambiente.

 

O domingo, 10/09, foi o último dia do evento, às 11h, na ilha das tendas, na Praia de Tambaba, teve a sessão de encerramento do VI ENNN com fechamento da proposta para o próximo encontro que terá como tema “Educação para naturismo” , escolha do próximo local sede do VII ENNN que será no Ecoparque da Mata, Entre Rios, Bahia, apresentação dos pontos que constituirão a ATA do VI ENNN e encerrando os trabalhos a Roselaine Barbosa, Presidente da SONATA, agradeceu a presença de todos e deu por encerrado o VI ENNN.

 

O VI ENNN e o 10º Tambaba Open foi realizado pela SONATA, teve como correalizadores a Prefeitura de Conde, PBTUR e o Movimento NU , contou com o apoio do SEBRAE, INF, FBrN, Território Macuxí, NIP, FPbS, Pranchas WM, ATCC, ACIC, Plume Comunicação Visual, Arca de Bilú Pousada e Restaurante, Tambaba Camping, Supermercado Novo Mundo, The Perfect Tattoo, Cut Back, Grillo Tattoo Art, Rolly Surfboards, Magnet Wax, R3 Surf, Fort Motos e Loja do Motociclista.

 

Sociedade Naturista de Tambaba - SONATA
CNPJ/MF nº 003.915.145/0001-00
Utilidade Pública Estadual ( Lei nº 7.308, publicado no DO em 14/01/2003)
E-mail: sonata.tambaba@gmail.com
Conde – Paraíba – Brasil

 

Registro fotográfico - ArquivoNU&Colaboradores
 

(enviado em 18/09/17 por SONATA-Naturismo)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2017
Todos os direitos reservados.