') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°202 - Setembro de 2017 - Ano XVIII

Anuncie aqui

Img: Pedro Ribeiro

Pai e filho posam na Pedra do cachorro na praia de Tambaba durante a realização do VI Encontro Norte-Nordeste de Naturismo.

Foram apenas três dias e meio, mas suficientes para trazer o espírito de congraçamento à tona na realização do VI Encontro Norte-Nordeste de Naturismo. Mesmo não tido participação efetiva das outras entidades naturistas dessa área do Brasil, por não terem enviados representantes oficiais, outras estiveram bem representadas: de São Paulo o NIP e o SPNAT estiveram com bom número de representantes, de Brasília, o Planat, do Rio de Janeiro, a ANAbricó, e, não como representantes oficiais, porém presentes e participantes, estavam naturistas da Colina do Sol, do Rio Grande do Sul, dando ao evento regional quase um caráter nacional.

Da região Nordeste, tivemos muitos representantes da SONATA, claro, a anfitriã do evento, mas outros de cidades nordestinas que não possuem grupos naturistas organizados, como Natal, Recife, Olinda e Fortaleza, desta forma realizando o objetivo primordial deste tipo de evento. Também esteve presente um jovem casal do Amazonas que não quis participar dos eventos de forma oficial.

img: Pedro Ribeiro

Roselaine Barbosa e Carlos Santiago foram os mestres de cerimônias

Carlos Santiago e Roselaine Barbosa foram os mestres de cerimônias que conduziram todos os trabalhos de maneira firme, dinâmica e objetiva.

A abertura, feita por Carlos Santiago foi na quinta-feira, 7 de setembro, feriado nacional, na ilha das tendas, armadas na primeira porção da praia de Tambaba, a partir de uma hora da tarde. Dezenas de pessoas sentaram no pequeno auditório montado especialmente para a ocasião e ouviram os discursos de boas vindas dos convidados a compor a mesa, juntamente com os anfitriões: o presidente da FBrN e um representante da prefeitura do Conde.

img: Pedro Ribeiro

Vice-campeão mundial de surfe Elivelton Santos recebeu simbolicamente o candeeiro que simboliza a luz dos encontros naturistas.

O primeiro momento emocionante foi a entrega do candeeiro que simboliza e acompanha todo Encontro Norte-Nordeste ao jovem paraibano campeão brasileiro e vice-campeão mundial de surfe Elivelton Santos, que participava do 10º Tambaba Open de Surfe Naturista como convidado. A intenção foi representar a juventude na continuidade dos encontros naturistas.

img: Pedro Ribeiro

O professor José Wagner de Oliveira mediou a palestra da professora...

 

Logo depois a professora Petrúcia Nóbrega, pesquisa- dora na área de estudos da filosofia do corpo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte apresentou palestra com o título "Ecologia do Corpo", mediada pelo também professor, da Universidade Federal da Paraíba e Conselheiro Maior suplente para a região Nordeste, José Wagner de Oliveira. A professora explicou que escolheu o Naturismo como tema de seu trabalho acadêmico para exemplificar a experiência prática e filosófica da Ecologia Corporal. Estes estudos estão publicados na revista acadêmica LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da UFMG.

Terminada esta primeira fase do Encontro, foi dado início ao primeiro dia das competições de surfe, com fase classificatória das diversas categorias.

img: Pedro Ribeiro

A vista do mar de Tambaba a partir do alto das falésias que a cercam é deslumbrante

A sexta-feira, dia 8, amanheceu com muita chuva, mas por volta das 8 da manhã ela já estava aliviada e a praia estava garantida. A primeira atividade do dia foi caminhada ambiental através da Mata Atlântica em torno da praia de Tambaba. Liderada por Rosana Diniz o grupo de 12 naturistas subiram até o alto das falésias que emolduram a praia, de onde ela pode ser observada em toda sua beleza. Mais adiante houve uma pequena pausa para meditação sob a sombras de frondosas árvores onde pudemos refletir sobre a natureza e nossa participação nela.

img: Pedro Ribeiro

O médico-major Souza fez palestra sobre os benefícios do Naturismo mediada por Hérmes Filho da SONATA.

Logo depois, o médico da polícia militar do estado da Paraíba, Major Alex Sandro Souza fez palestra sobre Benefícios do Naturismo para a saúde e o bem estar, seguido de debate sobre o tema.

Em seguida foram convidados os representantes inscritos no Encontro para apresentarem exemplos de experiências de vivências criativas e sustentáveis na transformação de uma sociedade, aplicadas nos seus próprios grupos em que participam, seguido também de debate.

img: Pedro Ribeiro

Por volta das duas da tarde começou o segundo dia de competições do Tambaba Open de surfe, já com as semi-finais e finais. O resultado dessa competição somente será divulgado na Festa e Show de Congraçamento previstos para sábado à noite.

img: Pedro Ribeiro

 

 

A última atividade do dia foi o Luau, transferido para o Território Macuxi. Dezenas de naturistas compareceram em baixo de chuva forte inicialmente, mas que ficaram mais amenas no decorrer da noite. Canto e violão foi o mote do evento que fez muita gente soltar a voz e o balanço.

img: Pedro Ribeiro

O banho de lama foi  a parada da trilha no Território Macuxi.

No dia seguinte foi também o Território Macuxi o palco das atividades do dia: Vivências e Lazer. A manhã toda foi de chuva forte. Mas quando deu uma trégua, foram feitas as trilhas e atividades tradicionais desta propriedade. Começamos com banho de argila, caminhada pelo igarapé e depois banho de rio para tirar a lama endurecida do corpo e, em outro trecho, mergulhos no Rio de maneira acrobática. Em seguida o abraço ao famoso cajueiro centenário com oração de agradecimento à terra, com direito a pulos com Tarzan faria a partir de um "cipó" pendurado no cajueiro.

img: Pedro Ribeiro

O passeio de caiaque movimentou o rio.

Depois do almoço tivemos atividades esportivas: primeiro o passeio de caiaque pelo igarapé, depois competição de tiro de arco e flecha no alvo especialmente feito para este fim. Esta competição foi vencida pelo jovem Yuri, morador do Territótio Macuxi.

img: Leo Olinda

Carlos Santiago à direita) entrega diploma e troféu a Pedro Ribeiro por reconhecimento de trabalho de apoio do jornal OLHO NU ao Projeto Surf Nu.

À noite do sábado, foi a vez da Festa e Show de Congraçamento na pousada Arca do Bilú, onde diversas homenagens foram prestadas por Carlos Santiago a diversos naturistas que colaboraram para o contínuo sucesso das edições anuais do Tambaba Open de Surfe Naturista, a única competição oficial de surfe naturista do mundo. Inclusive, o jornal OLHO NU, em minha pessoa, foi agraciado com um diploma e um simbólico troféu por seu trabalho de divulgação do evento nestes últimos dez anos.

Em seguida foram divulgados os nomes de todos os surfistas premiados e entregues os respectivos prêmios. E aí começou a festa dançante com muito reggae e a banda convidada.

img: Leo Olinda

A foto oficial do evento não podia faltar

No domingo, 10 de setembro, o encerramento oficial do VI Encontro Norte Nordeste de Naturismo foi feito na Ilha das Tendas na praia de Tambaba. Ali foram debatidas questões administrativas de interesse comum às diversas entidades representadas. Então foi redigida a conclusão do evento e escolhida a próxima sede do Encontro, que será em 2018 no Ecoparque da Mata, na Bahia e, enfim, a infalível foto oficial.

(enviado em 14/09/17 por Pedro Ribeiro)

Veja como foi o 10º Tambaba Open de Surf Naturista

Conheça o surfista Elivelton Santos

As fotos dos fatos deste evento


Olho nu - Copyright© 2000 / 2017
Todos os direitos reservados.